Contextualização
As treze colônias foram uma série de colônias britânicas na costa leste da América do Norte, fundadas no século XVII e XVIII, que declararam sua independência em 1776 e formaram os Estados Unidos. Elas eram; Delaware, Pensilvânia, Nova Jersey, Geórgia, Connecticut, Massachusetts Bay, Maryland, Carolina do Sul, New Hampshire, Virgínia, Nova York, Carolina do Norte, e Rhode Island e Plantations Providence.
A história das Treze Colônias é intrinsecamente ligada ao processo de formação dos Estados Unidos como nação. Essa exploração dos assuntos relacionados a este período é essencial para compreender como foram estabelecidas as bases políticas, econômicas e sociais que moldaram a formação dos EUA.
Introdução
Neste projeto, vamos mergulhar na formação das Treze Colônias, explorar suas diferentes características e entender o papel fundamental que desempenharam na formação dos Estados Unidos da América. Cada colônia tinha suas particularidades, desde diferenças econômicas, culturais e religiosas, que acabaram por influenciar o caráter federalista do recém-formado país.
No início, as colônias foram estabelecidas com objetivos comerciais ou religiosos. Com o tempo, elas se desenvolveram em sociedades multifacetadas com sua própria identidade política e cultural. O conflito com a metrópole britânica, culminando na Guerra da Independência, foi uma etapa fundamental na formação dos Estados Unidos.
Atividade Prática
Título da Atividade: Recriando as Treze Colônias
Objetivo do Projeto
Os alunos deverão estudar a história, cultura, economia, e política de cada uma das Treze Colônias e criar painéis informativos e apresentações detalhadas para compartilhar seus conhecimentos com a classe.
Através desta atividade, os alunos adquirirão uma compreensão aprofundada sobre as origens dos Estados Unidos e como o estabelecimento dessas colônias contribuíram para a formação da nação.
Descrição Detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em 13 grupos, cada um representando uma das Treze Colônias. A cada grupo será atribuída uma das colônias e deverão pesquisar exaustivamente sobre sua atribuição, se concentrando nos seguintes tópicos:
- História da colonização e fundação.
- Economia (atividades econômicas, principais produtos, etc.)
- Sociedade (estrutura social, costumes, religião, etc.)
- Conflito com a metrópole e participação na Guerra da Independência.
A atividade será dividida em duas partes principais: criação do painel e apresentação oral.
Materiais Necessários
- Cartolina ou painéis de papelão
- Marcadores, canetas coloridas, lápis de cor
- Computadores com acesso à Internet para pesquisa
- Materiais diversos para decoração e criação de modelos tridimensionais (opcional)
Passo a Passo Detalhado
-
Pesquisa (2 horas): Os grupos devem começar pesquisando sobre sua colônia no contexto dos tópicos acima. Eles devem usar os recursos fornecidos e podem buscar mais informações na biblioteca ou na internet.
-
Construção do Painel (1 hora): Com as informações recolhidas, os grupos precisam criar um painel informativo. Devem ser incluídas imagens, mapas, gráficos e outras formas visuais de representar as informações.
-
Preparação e ensaio da apresentação (1 hora): Os grupos devem preparar uma apresentação de 5 a 10 minutos sobre sua colônia. A apresentação deve ser estruturada como uma narrativa abrangendo os quatro tópicos de pesquisa.
-
Apresentações (Tempo variável): Cada grupo apresentará seu painel e dará uma breve palestra sobre sua colônia.
Entregas do Projeto
-
Um painel informativo sobre a colônia.
-
Uma apresentação oral sobre a pesquisa realizada.
-
Um documento escrito, organizado da seguinte forma:
-
Introdução: Contextualização de sua colônia no âmbito das Treze Colônias e breve descrição da importância desse projeto.
-
Desenvolvimento: Detalhamento dos tópicos estudados (história da colonização, economia, sociedade e conflito com a metrópole). Devem ser incluídas a metodologia utilizada para a coleta e análise dos dados e as principais descobertas.
-
Conclusão: Uma análise reflexiva sobre o que foi aprendido a partir da pesquisa e apresentação, o significado da história de sua colônia para a formação dos Estados Unidos e os aprendizados obtidos com a realização do projeto.
-
Bibliografia: Referências dos materiais usados para pesquisa, formatadas de acordo com as normas da ABNT.
-
Os alunos terão uma semana para realizar o projeto, contando a partir da data de explicação das diretrizes. O projeto estimula não apenas o conhecimento sobre o tema, mas também habilidades, como trabalho em equipe, pesquisa, comunicação oral e escrita, e gerenciamento do tempo.