Contextualização
O Brasil republicano, mais especificamente o período conhecido como "A República das Espadas", é uma era histórica que se inicia no ano de 1889 e termina em 1894, marcada pelo comando de dois presidentes militares, o Marechal Deodoro da Fonseca e o Marechal Floriano Peixoto. Este período consiste em uma fase de transição do Brasil Império para um governo republicano. Naturamente, constituí-se de um momento de muita turbulência, conflitos e desafios para a nova estrutura política e social estabelecida.
Este período é fundamental no estudo da História do Brasil pois revela as origens de como e porquê a República foi implementada no país. Esta fase mostra ainda como a influência militar foi decisiva na consolidação do novo regime.
A República das Espadas, embora breve, foi densa e repleta de eventos marcantes, como a proclamação da República, a promulgação da primeira Constituição republicana, a Revolta da Armada, a Revolução Federalista, entre outros acontecimentos. Estes eventos influenciaram de maneira definitiva o desenvolvimento posterior do Brasil republicano.
Relevância do tema
A História é o elo entre o passado e o futuro. Ela nos ajuda a compreender nossas raízes, nossa identidade como nação, e nos auxilia a tomar decisões mais conscientes para nosso futuro. Conhecer a fundo o período da República das Espadas é crucial para entendermos a dinâmica política, social e econômica do Brasil atual.
Implantada de maneira abrupta e por um golpe militar, a República brasileira nasceu mais das circunstâncias do que de um projeto político sólido e discutido com a sociedade. As consequências disso são sentidas até hoje, como a instabilidade política crônica, a fragilidade das nossas instituições democráticas e os constantes ataques à autonomia civil.
Como referências para este estudo, recomenda-se:
- Livro "A República das Espadas: Memórias de um Sargento de Milícias", de Hugo Studart.
- Documentário "De Caras Limpa", da TV Escola, disponível no YouTube.
- Artigos acadêmicos disponíveis na Scielo e no Google Scholar, pesquisando por "República das Espadas" ou "História do Brasil República".
Atividade Prática
Título da Atividade: "Simulando a República das Espadas: Um Jogo de Cartas Histórico"
Objetivo da Atividade
O objetivo do projeto é desenvolver um jogo de cartas que represente os principais eventos, personagens e desafios da República das Espadas. Os alunos irão pesquisar, elaborar e executar as regras do jogo, além disso, irão aprender e trabalhar em equipe na confecção das cartas de personagens, eventos e desafios.
O projeto almeja consolidar o conhecimento adquirido sobre a República das Espadas de maneira lúdica e interativa, promovendo também o trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento criativo.
Descrição Detalhada do Trabalho
Os grupos devem se dividir em subgrupos e encarregar cada um de uma fase do jogo:
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Subgrupo de Pesquisa: será responsável por pesquisar os eventos, personagens e desafios que aparecerão nas cartas. Deverão selecionar e descrever pelo menos 20 eventos, 20 personagens e 20 desafios históricos que aconteceram na República das Espadas.
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Subgrupo de Design de Cartas: será responsável por criar a arte e a disposição textual das cartas. As cartas devem conter: nome, imagem relacionada, uma breve descrição e as regras da carta no jogo.
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Subgrupo de Regras do Jogo: será responsável por criar as regras. Deve definir como um jogador ganha o jogo, como as cartas são distribuídas, e como os eventos, personagens e desafios interagem no jogo.
Materiais Necessários
- Material para confecção das cartas (papel cartão, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura, etc);
- Acesso à internet para pesquisa;
- Livros de História do Brasil
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve dividir-se em subgrupos (Pesquisa, Design de Cartas e Regras do Jogo).
- O Subgrupo de Pesquisa deve procurar nos livros de história e na internet os eventos, personagens e desafios que aconteceram no período da República das Espadas.
- O Subgrupo de Design de Cartas deve definir o layout das cartas e iniciar a produção das mesmas com os dados fornecidos pelo Subgrupo de Pesquisa.
- O Subgrupo de Regras do Jogo deve pensar e escrever claramente as regras, e como os personagens, eventos e desafios influenciam o jogo. Este subgrupo deve interagir constantemente com o Subgrupo de Pesquisa para atribuir ações às cartas.
- Ao final da confecção das cartas e das regras, cada grupo deve jogar seu próprio jogo para testar as regras.
- Ao final da atividade prática, os alunos devem escrever um relatório contendo: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Relatório Final
Os alunos devem redigir um documento escrito reportando o desenvolvimento do projeto. O relatório deve conter:
- Introdução: contextualizando o tema, relevância, aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: detalhar a teoria sobre a República das Espadas, explicar a atividade em detalhes, os subgrupos formados, o processo de pesquisa e desenvolvimento do jogo, a metodologia utilizada e o resultado final obtido.
- Conclusão: reafirmar os pontos principais, explicar os aprendizados obtidos, e as conclusões retiradas sobre o projeto.
- Bibliografia: indicar todas as fontes utilizadas para trabalhar no projeto.
Dessa forma, o relatório deve refletir todo o processo de construção do jogo, desde a fase de pesquisa até a apresentação final do produto, conectando a realização das tarefas práticas com os conceitos teóricos estudados.