Entrar

Projeto: Simulando a República das Espadas: Um Jogo de Cartas Histórico

História

Original Teachy

'EF09HI01'

Brasil Republicano: República das Espadas: Revisão

Contextualização

O Brasil republicano, mais especificamente o período conhecido como "A República das Espadas", é uma era histórica que se inicia no ano de 1889 e termina em 1894, marcada pelo comando de dois presidentes militares, o Marechal Deodoro da Fonseca e o Marechal Floriano Peixoto. Este período consiste em uma fase de transição do Brasil Império para um governo republicano. Naturamente, constituí-se de um momento de muita turbulência, conflitos e desafios para a nova estrutura política e social estabelecida.

Este período é fundamental no estudo da História do Brasil pois revela as origens de como e porquê a República foi implementada no país. Esta fase mostra ainda como a influência militar foi decisiva na consolidação do novo regime.

A República das Espadas, embora breve, foi densa e repleta de eventos marcantes, como a proclamação da República, a promulgação da primeira Constituição republicana, a Revolta da Armada, a Revolução Federalista, entre outros acontecimentos. Estes eventos influenciaram de maneira definitiva o desenvolvimento posterior do Brasil republicano.

Relevância do tema

A História é o elo entre o passado e o futuro. Ela nos ajuda a compreender nossas raízes, nossa identidade como nação, e nos auxilia a tomar decisões mais conscientes para nosso futuro. Conhecer a fundo o período da República das Espadas é crucial para entendermos a dinâmica política, social e econômica do Brasil atual.

Implantada de maneira abrupta e por um golpe militar, a República brasileira nasceu mais das circunstâncias do que de um projeto político sólido e discutido com a sociedade. As consequências disso são sentidas até hoje, como a instabilidade política crônica, a fragilidade das nossas instituições democráticas e os constantes ataques à autonomia civil.

Como referências para este estudo, recomenda-se:

  • Livro "A República das Espadas: Memórias de um Sargento de Milícias", de Hugo Studart.
  • Documentário "De Caras Limpa", da TV Escola, disponível no YouTube.
  • Artigos acadêmicos disponíveis na Scielo e no Google Scholar, pesquisando por "República das Espadas" ou "História do Brasil República".

Atividade Prática

Título da Atividade: "Simulando a República das Espadas: Um Jogo de Cartas Histórico"

Objetivo da Atividade

O objetivo do projeto é desenvolver um jogo de cartas que represente os principais eventos, personagens e desafios da República das Espadas. Os alunos irão pesquisar, elaborar e executar as regras do jogo, além disso, irão aprender e trabalhar em equipe na confecção das cartas de personagens, eventos e desafios.

O projeto almeja consolidar o conhecimento adquirido sobre a República das Espadas de maneira lúdica e interativa, promovendo também o trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento criativo.

Descrição Detalhada do Trabalho

Os grupos devem se dividir em subgrupos e encarregar cada um de uma fase do jogo:

  1. Subgrupo de Pesquisa: será responsável por pesquisar os eventos, personagens e desafios que aparecerão nas cartas. Deverão selecionar e descrever pelo menos 20 eventos, 20 personagens e 20 desafios históricos que aconteceram na República das Espadas.

  2. Subgrupo de Design de Cartas: será responsável por criar a arte e a disposição textual das cartas. As cartas devem conter: nome, imagem relacionada, uma breve descrição e as regras da carta no jogo.

  3. Subgrupo de Regras do Jogo: será responsável por criar as regras. Deve definir como um jogador ganha o jogo, como as cartas são distribuídas, e como os eventos, personagens e desafios interagem no jogo.

Materiais Necessários

  • Material para confecção das cartas (papel cartão, lápis de cor, canetinhas, cola, tesoura, etc);
  • Acesso à internet para pesquisa;
  • Livros de História do Brasil

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve dividir-se em subgrupos (Pesquisa, Design de Cartas e Regras do Jogo).
  3. O Subgrupo de Pesquisa deve procurar nos livros de história e na internet os eventos, personagens e desafios que aconteceram no período da República das Espadas.
  4. O Subgrupo de Design de Cartas deve definir o layout das cartas e iniciar a produção das mesmas com os dados fornecidos pelo Subgrupo de Pesquisa.
  5. O Subgrupo de Regras do Jogo deve pensar e escrever claramente as regras, e como os personagens, eventos e desafios influenciam o jogo. Este subgrupo deve interagir constantemente com o Subgrupo de Pesquisa para atribuir ações às cartas.
  6. Ao final da confecção das cartas e das regras, cada grupo deve jogar seu próprio jogo para testar as regras.
  7. Ao final da atividade prática, os alunos devem escrever um relatório contendo: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

Relatório Final

Os alunos devem redigir um documento escrito reportando o desenvolvimento do projeto. O relatório deve conter:

  • Introdução: contextualizando o tema, relevância, aplicação no mundo real e o objetivo do projeto.
  • Desenvolvimento: detalhar a teoria sobre a República das Espadas, explicar a atividade em detalhes, os subgrupos formados, o processo de pesquisa e desenvolvimento do jogo, a metodologia utilizada e o resultado final obtido.
  • Conclusão: reafirmar os pontos principais, explicar os aprendizados obtidos, e as conclusões retiradas sobre o projeto.
  • Bibliografia: indicar todas as fontes utilizadas para trabalhar no projeto.

Dessa forma, o relatório deve refletir todo o processo de construção do jogo, desde a fase de pesquisa até a apresentação final do produto, conectando a realização das tarefas práticas com os conceitos teóricos estudados.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies