Entrar

Projeto: A Reflexive Journey: Exploring Reflexive Pronouns in English

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Pronomes: Reflexivos

Contextualização

Introdução

Os pronomes reflexivos em inglês são uma parte essencial da gramática inglesa, usados quando queremos dizer que o sujeito e o objeto de uma ação são a mesma pessoa. Por exemplo, "She looks at herself in the mirror." (Ela se olha no espelho).

Os pronomes reflexivos geralmente têm a forma de "self" ou "selves" e devem concordar com o sujeito a que se referem. São baseados na estrutura de pronomes pessoais, adicionando "-self" no singular (como "myself", "yourself") e "-selves" no plural (como "ourselves", "yourselves").

Eles também podem ser usados para propósitos enfáticos, para dar mais ênfase ao sujeito. Por exemplo, "I made it myself." (Eu mesmo fiz isso).

A Importância dos Pronomes Reflexivos

Os pronomes reflexivos têm um papel fundamental para entender e ser entendido em inglês. Eles são utilizados em diversas situações do cotidiano, sejam elas formais ou informais. Além disso, o uso correto de pronomes reflexivos pode evitar ambiguidades e mal-entendidos.

Por exemplo, na frase "I will send the report to you", não fica claro se a pessoa vai enviar o relatório para si mesma ou para alguém. Agora, se colocarmos “I will send the report to myself”, a frase fica clara que a pessoa vai enviar o relatório para ela mesma.

Atividade Prática

Título da Atividade: "A Reflexive Journey: Exploring Reflexive Pronouns in English"

Objetivo do Projeto

O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma oportunidade interessante e envolvente de aprender e praticar o uso de pronomes reflexivos em inglês enquanto trabalham em equipe.

Descrição detalhada do projeto

Neste projeto, os alunos serão divididos em grupos de 3-5 e serão desafiados a criar uma história em inglês que incorpore o uso de pronomes reflexivos de maneira criativa e interessante. Após a criação da história, o grupo também será encarregado de montar uma apresentação para a classe, onde cada membro do grupo deve participar ativamente na apresentação.

Materiais necessários

  1. Canetas e papéis para anotar ideias e fazer rascunhos.
  2. Computador ou tablet com acesso à Internet para pesquisa e elaboração do script da história e da apresentação.
  3. Software de apresentação (como o Microsoft PowerPoint, Google Slides, etc.) para a criação da apresentação.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Formação de grupos: Forme grupos de 3 a 5 alunos, certificando-se de que cada grupo seja diversificado em termos de pontos fortes e habilidades dos alunos.

  2. Brainstorming: Cada grupo deve começar com uma sessão de brainstorming para decidir sobre o tema da história e como eles planejam incorporar os pronomes reflexivos.

  3. Pesquisa e roteiro: Após decidir o tema, os alunos devem realizar pesquisas para adquirir uma melhor compreensão dos pronomes reflexivos e começar a criar um roteiro para a história.

  4. Escrita da história: Com base no roteiro, os alunos devem trabalhar juntos para escrever a história, garantindo que os pronomes reflexivos sejam usados de forma adequada e eficaz.

  5. Preparação da apresentação: Uma vez que a história esteja completa, o grupo deve começar a preparar a apresentação. Isto deve incluir a criação de slides e a prática de como a história será contada para a classe.

  6. Revisão e edição: Antes da apresentação final, os alunos devem revisar e editar tanto a história como a apresentação, verificando a precisão e a gramática.

  7. Apresentação para a classe: Cada grupo irá apresentar a sua história para a classe. Cada membro do grupo deve participar ativamente na apresentação.

  8. Elaboração do relatório: Após a apresentação, cada grupo deve elaborar um relatório detalhando o processo de concepção e realização do projeto.

Entregas do projeto

Ao concluir o projeto, cada grupo deve ter as seguintes entregas:

  1. História escrita: Uma história original escrita em inglês que faz um uso eficaz dos pronomes reflexivos.
  2. Apresentação: Uma apresentação bem elaborada e ensaiada da história para a classe.
  3. Relatório escrito: Um relatório detalhado sobre o projeto que inclui os seguintes pontos:
    • Introdução: Uma contextualização do tema dos pronomes reflexivos, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
    • Desenvolvimento: Uma explicação do processo que o grupo seguiu para construir a história, escolher um tema, integrar os pronomes reflexivos, e preparar e realizar a apresentação. Isso deve incluir o pensamento e o raciocínio por trás das decisões tomadas pelo grupo, os desafios encontrados e como foram superados, e uma análise e discussão sobre como e onde os pronomes reflexivos foram utilizados na história.
    • Conclusão: Uma reflexão sobre os principais aprendizados do projeto, as habilidades adquiridas e como os alunos pretendem aplicar esses aprendizados no futuro.
    • Bibliografia: Citação de todas as fontes que o grupo utilizou para trabalho no projeto, sejam elas livros, páginas da web, vídeos, entre outros.

A qualidade e a profundidade da história escrita, a eficácia da apresentação e a abrangência e clareza do relatório escrito serão os critérios base para avaliar o sucesso do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies