Contextualização
Introdução
Os pronomes reflexivos em inglês são uma parte essencial da gramática inglesa, usados quando queremos dizer que o sujeito e o objeto de uma ação são a mesma pessoa. Por exemplo, "She looks at herself in the mirror." (Ela se olha no espelho).
Os pronomes reflexivos geralmente têm a forma de "self" ou "selves" e devem concordar com o sujeito a que se referem. São baseados na estrutura de pronomes pessoais, adicionando "-self" no singular (como "myself", "yourself") e "-selves" no plural (como "ourselves", "yourselves").
Eles também podem ser usados para propósitos enfáticos, para dar mais ênfase ao sujeito. Por exemplo, "I made it myself." (Eu mesmo fiz isso).
A Importância dos Pronomes Reflexivos
Os pronomes reflexivos têm um papel fundamental para entender e ser entendido em inglês. Eles são utilizados em diversas situações do cotidiano, sejam elas formais ou informais. Além disso, o uso correto de pronomes reflexivos pode evitar ambiguidades e mal-entendidos.
Por exemplo, na frase "I will send the report to you", não fica claro se a pessoa vai enviar o relatório para si mesma ou para alguém. Agora, se colocarmos “I will send the report to myself”, a frase fica clara que a pessoa vai enviar o relatório para ela mesma.
Atividade Prática
Título da Atividade: "A Reflexive Journey: Exploring Reflexive Pronouns in English"
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma oportunidade interessante e envolvente de aprender e praticar o uso de pronomes reflexivos em inglês enquanto trabalham em equipe.
Descrição detalhada do projeto
Neste projeto, os alunos serão divididos em grupos de 3-5 e serão desafiados a criar uma história em inglês que incorpore o uso de pronomes reflexivos de maneira criativa e interessante. Após a criação da história, o grupo também será encarregado de montar uma apresentação para a classe, onde cada membro do grupo deve participar ativamente na apresentação.
Materiais necessários
- Canetas e papéis para anotar ideias e fazer rascunhos.
- Computador ou tablet com acesso à Internet para pesquisa e elaboração do script da história e da apresentação.
- Software de apresentação (como o Microsoft PowerPoint, Google Slides, etc.) para a criação da apresentação.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
-
Formação de grupos: Forme grupos de 3 a 5 alunos, certificando-se de que cada grupo seja diversificado em termos de pontos fortes e habilidades dos alunos.
-
Brainstorming: Cada grupo deve começar com uma sessão de brainstorming para decidir sobre o tema da história e como eles planejam incorporar os pronomes reflexivos.
-
Pesquisa e roteiro: Após decidir o tema, os alunos devem realizar pesquisas para adquirir uma melhor compreensão dos pronomes reflexivos e começar a criar um roteiro para a história.
-
Escrita da história: Com base no roteiro, os alunos devem trabalhar juntos para escrever a história, garantindo que os pronomes reflexivos sejam usados de forma adequada e eficaz.
-
Preparação da apresentação: Uma vez que a história esteja completa, o grupo deve começar a preparar a apresentação. Isto deve incluir a criação de slides e a prática de como a história será contada para a classe.
-
Revisão e edição: Antes da apresentação final, os alunos devem revisar e editar tanto a história como a apresentação, verificando a precisão e a gramática.
-
Apresentação para a classe: Cada grupo irá apresentar a sua história para a classe. Cada membro do grupo deve participar ativamente na apresentação.
-
Elaboração do relatório: Após a apresentação, cada grupo deve elaborar um relatório detalhando o processo de concepção e realização do projeto.
Entregas do projeto
Ao concluir o projeto, cada grupo deve ter as seguintes entregas:
- História escrita: Uma história original escrita em inglês que faz um uso eficaz dos pronomes reflexivos.
- Apresentação: Uma apresentação bem elaborada e ensaiada da história para a classe.
- Relatório escrito: Um relatório detalhado sobre o projeto que inclui os seguintes pontos:
- Introdução: Uma contextualização do tema dos pronomes reflexivos, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Uma explicação do processo que o grupo seguiu para construir a história, escolher um tema, integrar os pronomes reflexivos, e preparar e realizar a apresentação. Isso deve incluir o pensamento e o raciocínio por trás das decisões tomadas pelo grupo, os desafios encontrados e como foram superados, e uma análise e discussão sobre como e onde os pronomes reflexivos foram utilizados na história.
- Conclusão: Uma reflexão sobre os principais aprendizados do projeto, as habilidades adquiridas e como os alunos pretendem aplicar esses aprendizados no futuro.
- Bibliografia: Citação de todas as fontes que o grupo utilizou para trabalho no projeto, sejam elas livros, páginas da web, vídeos, entre outros.
A qualidade e a profundidade da história escrita, a eficácia da apresentação e a abrangência e clareza do relatório escrito serão os critérios base para avaliar o sucesso do projeto.