Entrar

Projeto: Passive Voice in News Reporting

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Voz Passiva

Contextualização

A voz passiva é um elemento crucial no domínio da gramática do inglês. Em essência, ela é utilizada para enfatizar a ação em vez do agente que a executa. A manipulação correta da voz passiva pode, de fato, impactar a clareza e a precisão com que comunicamos nossos pensamentos e ideias. Em certos cenários, o uso do sujeito pode ser menos importante ou até mesmo irrelevante. Nesses casos, a voz passiva se torna uma ferramenta valiosa para desviar a ênfase para onde ela realmente importa.

Nem precisa dizer que compreender a voz passiva é crucial, não apenas para passar por provas e exames, mas também para ser capaz de se comunicar efetivamente em inglês em um contexto real. Nesse projeto, nosso objetivo é aprofundar nosso entendimento da voz passiva por meio de uma série de atividades atraentes e colaborativas.

A voz passiva é uma presença comum em textos mais formais, como relatórios acadêmicos, artigos de notícias e manuais de instruções. Em muitos casos, ela é utilizada para despersonalizar as informações, o que torna o texto menos subjetivo e mais voltado para os dados objetivos. Por exemplo, em vez de dizer "Eu analisei os dados", um pesquisador pode optar por dizer "Os dados foram analisados". Isso coloca a ênfase na ação de analisar os dados, em vez de no indivíduo que realizou a análise.

Atividade Prática: "Passive Voice in News Reporting"

Objetivo da Atividade Prática

O objetivo deste projeto é permitir que os alunos compreendam e apliquem a voz passiva em situações práticas de escrita e leitura. Eles aprenderão a identificar a voz passiva, transformar a voz ativa em passiva e usar a voz passiva de maneira apropriada em contextos de notícias.

Descrição Detalhada da Atividade Prática

Os grupos de alunos serão encarregados de criar uma "notícia falsa" em inglês, fazendo uso extensivo da voz passiva. A notícia deve abordar um tópico fictício, porém verossímil, e deve ser escrita de maneira formal e objetiva, semelhante ao estilo de uma reportagem de jornal real.

Cada notícia deve conter por volta de 500 palavras e ao menos 10 sentenças na voz passiva. Os alunos também devem fornecer uma lista das sentenças na voz passiva utilizadas, bem como suas equivalentes na voz ativa.

A atividade permitirá aos alunos experimentar como é utilizar a voz passiva em uma situação real, bem como entender os efeitos que obtemos ao optar pela voz passiva em lugar da voz ativa em nossos textos.

Materiais Necessários

  • Acesso à Internet para pesquisas
  • Computador ou papel para escrever a notícia

Passo a Passo Detalhado

  1. Os alunos devem se agrupar em times de 3 a 5 pessoas.

  2. Cada grupo deve decidir sobre um tópico verossímil para a sua notícia falsa. Eles podem buscar inspiração em notícias reais.

  3. Os grupos devem fazer uma pesquisa prévia sobre a voz passiva, utilizando os recursos sugeridos ou qualquer outro que considerem útil.

  4. Os alunos devem então redigir suas notícias, lembrando de incluir ao menos 10 sentenças na voz passiva. Eles devem dar atenção especial à escolha dos verbos e à estrutura das frases.

  5. Paralelamente à redação da notícia, os alunos devem listar as sentenças que estão na voz passiva e suas versões na voz ativa para referência futura.

  6. Após a finalização da redação, os grupos devem revisar suas notícias e fazer quaisquer ajustes necessários.

  7. Por fim, os alunos devem preparar uma apresentação oral da notícia para a classe.

Entregáveis do Projeto

  • A notícia finalizada, contendo cerca de 500 palavras e ao menos 10 sentenças na voz passiva.

  • A lista das sentenças na voz passiva utilizadas na notícia, bem como suas equivalentes na voz ativa.

  • Uma apresentação oral da notícia para a classe.

  • Um relatório escrito sobre o projeto, com as seções:

    a. Introdução: Os alunos devem explicar por que a voz passiva é importante e como ela é usada na redação de notícias.

    b. Desenvolvimento: Os alunos devem relatar o processo de criação da notícia, explicar como as sentenças na voz passiva foram escolhidas e construídas, e discutir os resultados obtidos.

    c. Conclusão: Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam durante o projeto, os desafios enfrentados e as soluções encontradas, e também como o entendimento deles sobre a voz passiva mudou durante o projeto.

    d. Bibliografia: Sempre é bom citar as fontes utilizadas para ajudar durante o projeto.

O trabalho em grupo, a divisão de tarefas, a negociação de ideias e a colaboração para a redação da notícia e do relatório são experiências valiosas que contribuirão para o desenvolvimento não apenas das habilidades linguísticas dos alunos, mas também das suas competências socioemocionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies