Entrar

Projeto: Adjetivo e Numeral | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Adjetivo e Numeral

Objetivos

- Reconhecer e diferenciar os adjetivos e numerais em um texto.

- Compreender como artigos e numerais determinam o substantivo.

- Identificar a aplicabilidade de adjetivos e numerais em diferentes tipos de textos.

- Desenvolver habilidades de análise e interpretação textual.

- Aplicar adjetivos e numerais de forma criativa e influente em contextos digitais.

Você Sabia?

1.Sabia que alguns numerais em português mudam dependendo do gênero do substantivo? Sim, é tipo mágica da gramática! O 'primeiro' se transforma em 'primeira' quando falamos de coisas femininas.

2. 慄‍♂️ Adjetivos desempenham o papel de camaleão na língua portuguesa! 年 Eles mudam de forma e de sentido dependendo da história que você quiser contar. Que versáteis!

3.Os publicitários adoram adjetivos poderosos!  Um simples 'incrível' pode fazer a diferença entre um produto que vende e um produto que encalha. Como mágica do marketing!

Contextualizando

Vamos falar de adjetivos e numerais!  Sabe aquelas palavras especiais que ajudam a dar mais vida e cor aos textos? Então, os adjetivos são mestres nisso! Eles aparecem para deixar ainda melhor a descrição de um substantivo, mudando completamente a nossa percepção e trazendo detalhes impressionantes. Já pensou se deixássemos os adjetivos de fora? Seria um mundo sem graça e sem detalhes! 樂

E os numerais? Eles são como o GPS das palavras. Nos ajudam a localizar perfeitamente a quantidade exata, além de mostrar a ordem dos itens. Que avançados, não é mesmo? Sem eles, tudo ficaria uma grande bagunça!

Mas o que torna esses elementos tão incríveis?  Bom, eles são verdadeiros artistas camaleônicos, se adaptando a qualquer contexto. Em um simples tweet, podemos mudar a sensação de empolgação só com a escolha das palavras. E olha só que legal: vamos aprender a usar tudo isso de forma prática e divertida! Admiradores de boas narrativas digitais e textões deslumbrantes, preparem-se!  Sejam bem-vindos a uma jornada onde as palavras têm superpoderes e a gramática é a fórmula secreta para conteúdos incríveis!

Atividade 1: Conteúdo Inflamável: Postagens Incendiárias de Adjetivos e Numerais

Descrição

Que tal se tornar mestre na arte de tornar qualquer texto mais criativo e impactante?  Imagina transformar um simples post em um verdadeiro sucesso nas redes sociais utilizando adjetivos e numerais com maestria? Vamos criar juntos uma série de posts incríveis!  Nesta atividade, vocês vão trabalhar juntos como um único grupo para criar um blog ou canal fictício em uma rede social de sua escolha. O desafio é desenvolver postagens que emocionem, ensinem ou divirtam, mas sempre fazendo brilhar a luz dos adjetivos e numerais. Em cada post, vocês vão usar esses elementos para moldar mensagens inspiradoras, curiosas e superengajadoras. Preparados para se tornar redatores digitais de mão cheia? Vamos nessa! 

Materiais Necessários

- Computador ou tablet com acesso à internet

- Celular com câmera para criação de conteúdo visual

- Conta em rede social para uso compartilhado

- Papéis e canetas para rascunhos e anotações

- Editor de texto e/ou blog (ex. Google Docs, WordPress)

- Editor de imagem (ex. Canva, Google Drawings)

- Ferramentas de agendamento de postagens (ex. Hootsuite, Buffer)

Passo a Passo

  • Formar grupos menores dentro do grupo principal, onde cada subgrupo ficará responsável por uma parte específica do projeto (criação de conteúdo, design gráfico, edição de vídeo, redes sociais, etc.).
  • Definir o tema geral do blog ou canal (ex. moda, tecnologia, entretenimento, dicas de estudo, etc.).
  • Criar o perfil fictício vinculado à conta de rede social. Escolher um nome impactante e uma biografia chamativa e criativa.
  • Elaborar um cronograma de postagens. Definir quantas postagens serão necessárias e em qual frequência elas serão publicadas.
  • Desenvolver um banco de ideias de postagens, listando temas que serão abordados e os adjetivos e numerais que se encaixam melhor em cada descrição.
  • Escrever as postagens, garantindo o uso criativo e variado de adjetivos e numerais. Incluir imagens, gráficos ou vídeos sempre que possível para aumentar o engajamento.
  • Revisar e editar todas as postagens. Certificar-se de que estão claras, coesas e atraentes.
  • Utilizar ferramentas de agendamento para programar as postagens para as datas e horários determinados no cronograma.
  • Produzir um vídeo de apresentação do blog/canal explicando o conceito, o uso dos adjetivos e numerais e as técnicas para engajar a audiência.
  • Realizar uma sessão de perguntas e respostas (Q&A) com a turma, onde cada subgrupo pode responder dúvidas e sugerir melhorias.
  • Publicar o vídeo e blog, compartilhando o link com toda a turma e convidando para interagir e dar feedback.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável final será um blog ou canal fictício em uma rede social de escolha do grupo. Esse blog deve conter uma série de postagens com temáticas variadas, sempre utilizando adjetivos e numerais de forma criativa. Além das postagens em si, o grupo deve produzir um vídeo de até 5 minutos apresentando o canal/blog, explicando o conceito por trás das postagens, como os adjetivos e numerais foram escolhidos, e quais as técnicas utilizadas para engajar a audiência. O vídeo e o blog serão apresentados ao final do projeto, incluindo uma sessão de Q&A (perguntas e respostas).

Atividade 2: Adjetivação Interativa: Caça ao Tesouro Digital ️

Descrição

Que tal uma atividade empolgante e com um pouco de mistério? Vamos embarcar em uma caça ao tesouro digital, onde cada pista é formada por um enigma relacionado ao uso criativo de adjetivos e numerais. Vocês formarão equipes para desvendar cada enigma e, ao final, comporão um grande texto colaborativo, cheio de aventuras! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet

- Computadores para edição do texto final

- Material para anotações (papel e caneta, se desejarem)

- Plataformas de colaboração online (ex. Google Docs, Trello)

- Software de videoconferência (ex. Zoom, Google Meet) para reuniões online

Passo a Passo

  1. Dividir a turma em equipes de 4-5 alunos. Cada equipe receberá uma primeira pista para iniciar a caça ao tesouro.
  2. Cada pista terá um enigma relacionado ao uso criativo de adjetivos e numerais. As equipes devem resolver o enigma para encontrar uma nova pista.
  3. Utilizar os materiais de anotação e plataformas de colaboração online para registrar as descobertas e compartilhar com toda a turma.
  4. Após resolver uma pista, a equipe deve redigir uma parte da história em um documento colaborativo. Essa parte deve incluir o enigma resolvido, a descrição utilizando adjetivos e numerais e uma nova pista para a próxima equipe.
  5. Reuniões semanais ou quinzenais online (dependendo do tempo disponível) podem ser marcadas para acompanhar o progresso e trocar ideias.
  6. As equipes vão rotineiramente recebendo novas pistas e adicionar suas partes no documento colaborativo, sempre garantindo a coesão da narrativa.
  7. No final da caça ao tesouro, a última equipe terá a responsabilidade de compilar todas as partes e revisar o texto final, assegurando que a narrativa fique coesa e rica em adjetivos e numerais.
  8. Produção dos vídeos curtos (1-2 minutos) explicando a parte da história, destacando os adjetivos e numerais utilizados.
  9. Marcar uma data para a apresentação final, onde cada equipe apresentará seu vídeo e parte do texto, explicando o processo de criação e como os adjetivos e numerais foram empregados.

O Que Você Deve Entregar?

O resultado final será um texto narrativo coletivo, onde cada equipe terá a responsabilidade de escrever uma parte do texto com base nas pistas descobertas. O texto deve ser coeso, claro e incluir uma variedade de adjetivos e numerais. Cada parte deve respeitar a sequência do conto, iniciando com a pista resolvida e terminando com uma nova pista para a próxima equipe continuar a história. O texto final será publicado em um blog ou plataforma de escrita colaborativa. Além disso, as equipes devem produzir um vídeo curto (1-2 minutos) relativo à sua parte da história, explicando os adjetivos e numerais utilizados e como eles influenciaram a narrativa. O vídeo e o texto final devem ser apresentados para a turma em um evento online, com direito a perguntas e comentários.

Atividade 3: Concurso da Palavra Mais Poderosa: Podcast de Adjetivos e Numerais

Descrição

️ Que tal encarar um desafio digno de verdadeiros mestres das palavras? Nossa missão é criar e produzir um podcast coletivo! Mas calma, esse podcast não será apenas sobre qualquer assunto: ele será um Concurso da Palavra Mais Poderosa, com foco em adjetivos e numerais! Vamos mergulhar nas ondas sonoras da criatividade e explorar como esses elementos podem transformar qualquer discurso. Cada integrante terá a oportunidade de brilhar como redator, narrador, editor ou técnico de som. E o coletivo vai garantir que o podcast seja coeso, informativo e superdivertido! Seus ouvintes estarão em êxtase! 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com acesso à internet para gravação e edição

- Computadores para edição e publicação dos podcasts

- Microfones (pode ser o do próprio celular)

- Fones de ouvido (com microfone integrado) para uma melhor qualidade de gravação

- Plataformas de áudio para upload (ex. SoundCloud, Anchor)

- Papéis e canetas para anotações e roteiros

- Editor de áudio (ex. Audacity, GarageBand, online)

- Acesso a listas de adjetivos e numerais (online ou construídas pelos próprios alunos)

Passo a Passo

  1. Criar duplas ou trios responsáveis pela produção de cada episódio do podcast, distribuindo as funções entre redação, narração, edição e técnica de som.
  2. Decidir sobre os temas dos episódios, garantindo que cada um abordará um conceito específico sobre o uso de adjetivos e numerais (ex. 'Adjetivos nas descrições de filmes', 'Numerais em notícias', etc.).
  3. Elaborar roteiros para cada episódio, considerando a ordem das fala, os pontos a serem abordados e a inclusão de adjetivos e numerais de forma destacada.
  4. Gravar os episódios, garantindo boa qualidade de áudio (fazer testes antes de gravar). Usar música e efeitos sonoros, se desejado, para enriquecer a experiência auditiva.
  5. Editar as gravações para garantir coesão, clareza e fluidez. Atenção especial deve ser dada à correta utilização e pronúncia dos adjetivos e numerais escolhidos.
  6. Criar uma identidade visual e sonora para o podcast (ex. logomarca, vinheta musical) para aumentar o engajamento e facilitar a identificação.
  7. Publicar os episódios na plataforma de áudio escolhida, criando uma organização em formato de 'série' ou 'playlist' para os episódios.
  8. Criar um blog ou espaço dedicado no site da turma para disponibilizar os resumos escritos de cada episódio, destacando os adjetivos e numerais utilizados e o contexto aplicado.
  9. Produzir o vídeo promocional do podcast, destacando trechos dos episódios, o processo de produção e a importância dos adjetivos e numerais. Deve ser um vídeo dinâmico, que incite a curiosidade do público.
  10. Divulgar o podcast nas redes sociais e entre a comunidade escolar. Pedir feedback sobre os episódios, coletar sugestões e avaliações para possíveis melhorias em futuros projetos.

O Que Você Deve Entregar?

O produto final será uma série de episódios (mínimo de 3, podendo ser mais) produzidos em formato de podcast, onde cada episódio aborda um tema específico e utiliza adjetivos e numerais de forma criativa. O grupo deve criar um feed no Anchor ou SoundCloud para publicar e compartilhar os episódios, bem como criar um resumo escrito de cada episódio para o blog de turma. Além disso, o grupo deve produzir um vídeo promocional de 1-2 minutos, destacando trechos dos episódios e os bastidores da produção. O lançamento do podcast será acompanhado de uma campanha de divulgação nas redes sociais, incluindo a interação com a audiência e a coleta de feedbacks para melhorias futuras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies