Entrar

Projeto: Caminho para Colocação Pronominal

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Colocação Pronominal

Contextualização

A colocação pronominal é um importante tema dentro da língua portuguesa e refere-se à regra de onde posicionar o pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo. Essa posição pode ser próclise, mesóclise ou ênclise. A colocação pronominal é regida por determinadas regras gramaticais e compreendê-las eleva o nível de escrita e leitura do indivíduo.

Na língua portuguesa, a posição do pronome pode alterar significativamente o sentido do que está sendo expresso. A escolha adequada da colocação pronominal pode garantir a coerência e a coesão textual, aspectos essenciais para uma boa comunicação. Compreender as regras de posicionamento de pronomes átonos na frase é essencial para escrever textos que seguem a norma culta da língua portuguesa.

Um conhecimento sólido sobre colocação pronominal é indispensável para o domínio da escrita formal, essencial para redações escolares, universitárias ou mesmo no ambiente de trabalho, onde a norma culta é frequentemente requerida. Além disso, em situações de leitura, o entendimento corretamente das frases e textos também dependem deste conhecimento.

Dentre os recursos úteis e confiáveis para o aprendizado e aprofundamento deste tema, sugerimos:

Atividade Prática: "Caminho para Colocação Pronominal"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é possibilitar aos alunos explorarem a profundidade, as nuances e as várias possibilidades da colocação pronominal através de um roteiro de um curta-metragem.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas. Eles irão criar um roteiro para um curta-metragem cujo tema é um "debate" ou "conflito" entre os pronomes átonos nas suas variadas posições (próclise, mesóclise, ênclise). Pode ser um enredo simples onde os personagens (os pronomes átonos) discutem sobre quem deve ir primeiro na frase, dando oportunidade para que cada grupo explore criativamente as regras da colocação pronominal.

Materiais Necessários

  • Papel e caneta para a escrita do roteiro.
  • Computador com acesso à internet para pesquisa.
  • Livros e materiais para referência.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formação dos grupos: Os grupos serão compostos por 3 a 5 alunos. O professor pode definir os grupos ou permitir que os alunos os formem de acordo com suas afinidades.

  2. Estudo teórico: Os grupos passarão um tempo estudando a teoria da colocação pronominal usando as fontes sugeridas ou outras de sua preferência.

  3. Criação do roteiro: Com base no conhecimento adquirido, os grupos irão desenvolver um roteiro que exemplifique as regras de colocação pronominal.

  4. Escrita do roteiro: Cada grupo escreverá seu roteiro, garantindo que todas as regras da colocação pronominal sejam cobertas.

  5. Revisão e feedback: Após a escrita do roteiro, os grupos devem trocar seus roteiros entre si para revisão e feedback.

  6. Finalização: Com base no feedback recebido, os grupos irão finalizar seus roteiros e preparar-se para a apresentação ao professor.

Entregas do Projeto

Os alunos irão entregar o seguinte:

  1. O roteiro finalizado que apresente as regras da colocação pronominal de forma criativa.

  2. Um relatório detalhado que inclui os seguintes tópicos:

    • Introdução: Os alunos devem contextualizar o tema da colocação pronominal, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.

    • Desenvolvimento: Os alunos deverão explicitar a teoria por trás da colocação pronominal e explicar o roteiro em detalhes, indicando a metodologia utilizada para a criação do roteiro. Senão, devem apresentar e discutir os resultados obtidos no exercício.

    • Conclusão: Aqui, os alunos devem retomar os pontos principais do projeto, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

    • Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

  3. Uma apresentação oral do roteiro, onde os alunos irão partilhar a história criada e as regras da colocação pronominal abordadas. Isso permitirá que eles demonstrem seus conhecimentos e sua capacidade de comunicação e apresentação.

Esta atividade prática permitirá aos alunos não apenas aprender a teoria da colocação pronominal, mas também aplicar esse conhecimento de forma criativa e divertida. Além disso, permitirá que desenvolvam habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação e pensamento criativo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies