Entrar

Projeto: Classificação dos Pronomes: Relativos, Indefinidos e Interrogativos | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Classificação dos Pronomes: Relativos, Indefinidos e Interrogativos

Objetivos

- Entender e classificar pronomes relativos, indefinidos e interrogativos.

- Identificar pronomes relativos, indefinidos e interrogativos em frases específicas.

- Desenvolver habilidades de análise gramatical através de contextos digitais contemporâneos.

- Fomentar a colaboração e a troca de conhecimento entre os alunos durante a realização das atividades.

Você Sabia?

1. Você sabia que, sem os pronomes, suas frases ficariam gigantes de tão repetitivas? Imagina falar 'Você está indo ao cinema com a Maria?' toda vez que quisesse dizer 'Você está indo ao cinema com ela?' #práticos!!! 

2. Curiosidade de especialista: o pronome 'cujo' é usado para indicar posse e é frequentemente confundido com o popular 'que'. Ele substitui um substantivo que já vem com um 'de'! Sim, é tipo aquela expressão 'pra quê complicar, se a solução está ao lado?' 勞

3. Fun fact para arrasar na próxima conversa: existem pronomes chamados 'expletivos' (não se deve, mas é quase pra dizer 'palavrões'). Eles aparecem só para marcar presença e, acredite, até aí têm um motivo gramatical válido. #linguísticafashion 邏

Contextualizando

Pronomes são como as peças-chave em um quebra-cabeça linguístico. Eles ajudam a conectar as partes das frases, evitando repetições que soariam meio robóticas. Mas não é só sobre economia de palavras; é também sobre clareza e coesão. Pense em como você costuma se comunicar nas redes sociais. Quantas vezes você não usa os famosos 'isso', 'ele', 'eles' para não ter que ficar repetindo nomes toda hora?  Agora, vamos dar uma olhada nos três tipos principais de pronomes que vamos explorar: os pronomes relativos, que ‘linkam’ (como se fossem a cola) partes maiores de frases; os indefinidos, que são uma turma de nomes nada convictos, como ‘certa coisa’ ou ‘alguma pessoa’; e os interrogativos, que são os mestres do mistério, formulando perguntas diretas como 'Quem é você?' ou as cheias de possibilidades, como 'Qual filme você quer ver?' ❔ Nosso desafio será aplicar esses pronomes em atividades super modernas e interativas, usando ferramentas digitais tão familiares quanto seu app de mensagens favorito. Vamos incorporar esses conceitos nos seus vídeos no TikTok, nas histórias do Instagram e por que não, até em posts para o blog da página da escola? Prontos para trazer uma gramática super afiada para o nosso mundo digital? 

Atividade 1: Mapeando os Pronomes: A Jornada Interativa dos Detetives da Gramática

Descrição

Bem-vindos à missão mais eletrizante e divertida do 3º ano do Ensino Médio! Nesta atividade, vocês, brilhantes alunos, vão se transformar em detetives da gramática e investigar o uso dos pronomes relativos, indefinidos e interrogativos em vários tipos de textos digitais. A missão começa agora e promete muita ação, suspense e descobertas gramaticais inesperadas!

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Ferramentas de edição de texto (Google Docs, Word, etc.)

- Acesso a redes sociais (Instagram, TikTok, etc.)

- Plataforma Kahoot! ou similar para quizzes

- Projetor e tela para apresentações

- Papéis e canetas (para anotações opcionais)

Passo a Passo

  •  Dividam a turma em pequenos grupos (de 4 a 5 alunos) e atribuam a cada grupo uma tarefa específica. Além disso, definam um líder de equipe para cada grupo para facilitar a comunicação e coordenação das atividades.
  • ️ Escolham um tema principal para as análises de textos. Podem ser notícias atuais, histórias curtas, blogs, posts de redes sociais, etc. Certifiquem-se de que eles sejam relevantes e interessantes para os jovens.
  •  Cada subgrupo deve procurar, coletar e compartilhar links ou exemplos de textos digitais que se encaixem no tema escolhido. Certifiquem-se de que cada texto tenha uma boa quantidade de pronomes relativos, indefinidos e interrogativos a serem analisados.
  •  Utilizando ferramentas de edição de texto, dividam os textos nos pronomes relativos, indefinidos e interrogativos, e analisem sua função e estrutura gramatical. Façam anotações detalhadas e discutam entre os membros do grupo.
  •  Criem conteúdos interativos: utilizem o Instagram para postar enquetes e histórias curtas baseadas nos textos analisados. Chamem a atenção para o uso dos pronomes e levantem discussões entre os seguidores fictícios.
  • ⏰ Organizem um quiz no Kahoot! com base no material coletado. Desafiem outros grupos a responderem às perguntas sobre pronomes relativos, indefinidos e interrogativos.
  •  Sintetizem suas análises em um relatório detalhado usando um editor de texto compartilhado. Deixem claro como cada tipo de pronome funciona e deem exemplos concretos.
  •  Produzam um vídeo de até 10 minutos em que todos os subgrupos apresentem suas descobertas de forma clara, detalhada e divertida. Este vídeo deve ser postado numa conta fictícia no TikTok e o link deve ser compartilhado com toda a turma.
  •  Encerrem a atividade com apresentações breves para a turma inteira, mostrando o dossiê digital completo e respondendo a perguntas dos colegas. Incentivem cada membro do grupo a falar sobre o que mais aprendeu e quais foram os maiores desafios encontrados no processo.

O Que Você Deve Entregar?

Ao fim da atividade, vocês devem entregar um dossiê digital contendo: Um texto descritivo de 3 a 5 páginas (no Google Docs, por exemplo) com a análise dos pronomes relativos, indefinidos e interrogativos encontrados nas amostras de textos. Uma apresentação em slides (criada no Google Slides, por exemplo) com, no mínimo, 10 slides, destacando os pontos-chave de cada tópico. Um vídeo de até 10 minutos, postado em uma conta fictícia do TikTok, que resume as principais descobertas de vocês sobre o uso de pronomes nos textos analisados. Lembre-se: o dossiê deve ser completo, bem organizado e incluir exemplos concretos e explicações claras sobre a função de cada pronome analisado. Sejam criativos e mostrem todo o trabalho em equipe!

Atividade 2: Pronomes em Ação: Criando uma Série Digital com Scripts Gramaticais

Descrição

Alunos, preparem-se para entrar no mundo do entretenimento digital! Nesta atividade, vocês terão a missão de criar uma série ou mini novela utilizando pronomes relativos, indefinidos e interrogativos de forma criativa e relevante. Vamos mesclar a gramática com a produção de conteúdo digital de uma maneira nunca vista antes. Afinal, quem disse que gramática não é divertida? 

Materiais Necessários

- Celulares ou câmeras com função de gravação de vídeo

- Acesso a ferramentas de edição de vídeo (Kinemaster, iMovie, etc.)

- Ferramentas de edição de texto e roteiro (Google Docs, Celtx, etc.)

- Plataforma online para compartilhamento de vídeos (YouTube, Google Drive, etc.)

- Papel e caneta (para anotações e rascunhos)

- Roupas e objetos de cena simples e disponíveis

Passo a Passo

  1.  Dividam a turma em subgrupos (de 4 a 5 alunos) e definam os papéis de cada um: roteirista, diretor, ator, técnico de vídeo, etc. Cada grupo deve ter pelo menos um líder para coordenar as atividades.
  2. ⚙️ Escolham um tema ou gênero para a série (drama, comédia, suspense, ficção científica, etc.) e estabeleçam um consenso. Isso vai orientar a criação do roteiro e a forma como os pronomes serão utilizados.
  3.  Escrevam um roteiro completo para o episódio piloto, focando em diálogos que utilizem pronomes relativos, indefinidos e interrogativos. Definam bem os personagens e as cenas principais.
  4. ✂️ Realizem a leitura dos roteiros para adequar falas, ajustar possíveis ruídos ou erros de linguagem e providenciem os ajustes necessários antes de gravar.
  5.  Ensaiem as falas e as cenas. Aproveitem para fazer anotações e melhorias no roteiro durante os ensaios. A dinâmica de trabalho é essencial para haver coerência no resultado final.
  6.  Com os papéis bem definidos, gravem o episódio piloto. Utilizem diferentes cenários disponíveis e criem um ambiente agradável, mesmo que simples, para as gravações.
  7.  Editem o vídeo do episódio piloto. Adicionem trilha sonora, legendas (se necessário) e ajustem as partes que ficaram críticas. Usem ferramentas gratuitas de edição de vídeo para isso.
  8.  Postem o episódio piloto em uma conta do YouTube ou similar (certifiquem-se de que o vídeo esteja configurado em modo privado ou não listado, conforme a orientação do professor).
  9. ️ Criem um 'making of' de até 2 minutos mostrando os bastidores das gravações, os desafios encontrados e como os resolveram. Isso ajuda a mostrar o trabalho em equipe e a superação de dificuldades.
  10. 盧 Postem episódios curtos da série no Instagram ou TikTok, destacando momentos chaves que mostrem os pronomes relativos, indefinidos e interrogativos em ação.
  11.  Organizem uma videoconferência com toda a turma para assistir ao episódio piloto e ao 'making of'. Discutam as dificuldades, pontos fortes e fracos do trabalho e façam um feedback construtivo.

O Que Você Deve Entregar?

Ao final da atividade, o grupo deve entregar: Um roteiro de 3 a 5 páginas (pode ser no Google Docs) que inclua diálogos e cenas onde pronomes relativos, indefinidos e interrogativos são usados. Um episódio completo (com 5 a 10 minutos de duração) da série criada, postado em uma conta do YouTube ou similar, com o link compartilhado com toda a turma. Um 'making of' de até 2 minutos que mostra os bastidores da criação da série. Capítulos extras no formato de postagens do Instagram ou TikTok, que compartilhem momentos chave do episódio e destaquem os pronomes usados. Um feedback completo (formato de videoconferência, feito por toda a turma); devem ser destacados os pontos positivos do trabalho e sugestões de melhoria.

Atividade 3: Jornalismo em Ação: Desvendando os Pronomes nos Sites de Notícias

Descrição

Prepare-se para uma investigação jornalística cheia de ação, suspense e... pronomes! ️‍♀️ Nesta atividade, vocês serão repórteres por um dia e terão que analisar notícias atuais nos sites de veículos de comunicação, identificando e classificando pronomes relativos, indefinidos e interrogativos. O desafio é criar um relatório completo e dinâmico sobre como esses pronomes são utilizados em contextos reais. Vamos trazer o mundo da comunicação para a nossa sala de aula de uma forma super digital e interativa! ️

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Ferramentas de edição de texto (Google Docs, Word, etc.)

- Ferramentas de apresentação de slides (Google Slides, PowerPoint, etc.)

- Plataforma para compartilhamento de conteúdo (Google Drive, OneDrive, etc.)

- Papel e caneta (para anotações opcionais)

Passo a Passo

  1.  Dividam a turma em subgrupos de 4 a 5 alunos e atribuam a cada subgrupo um tema atual de notícia (pandemia, meio-ambiente, educação, etc.) ou deixem que escolham um dentre os tópicos sugeridos. É importante que o tema seja recente e relevante.
  2.  Realizem uma pesquisa preliminar sobre o tema escolhido, coletando notícias de sites de veículos de comunicação conhecidos. Cada subgrupo deve compilar pelo menos 5 notícias diferentes.
  3.  Analisem as notícias, destacando todos os pronomes relativos, indefinidos e interrogativos encontrados. Façam anotações detalhadas sobre o contexto em que cada pronome foi usado.
  4.  Organizem todas as notícias em um documento compartilhado (Google Docs ou similar) e leiam com calma cada uma delas, destacando os pronomes.
  5.  Criem um subtítulo para cada seção do relatório (relativo, indefinido e interrogativo) e organizem os exemplos de pronomes coletados, acompanhados de pequenas explicações sobre seu uso.
  6.  Elaborem uma apresentação de slides onde resumam as principais descobertas do grupo. Cada slide deve conter uma imagem do site de notícias, o exemplo de pronome destacado e a explicação resumida.
  7.  Gravem uma breve entrevista dentro do subgrupo, onde cada membro comenta sobre como foi o processo de pesquisa, encontrando os pronomes e resolvendo desafios gramaticais. Utilizem o celular para gravar, de forma que todos os membros do grupo possam aparecer na entrevista.
  8.  Compilam todos os arquivos (documento digital do relatório, apresentação de slides, e o vídeo da entrevista) e compartilhem em uma pasta online (Google Drive, OneDrive, etc.).
  9. ️ Organizem uma videoconferência com todos os subgrupos para apresentarem os resultados. Durante a videoconferência, cada grupo deve compartilhar a tela e fazer uma rápida apresentação do relatório e dos pontos-chaves que descobriram sobre os pronomes analisados.

O Que Você Deve Entregar?

Ao final da atividade, o grupo deve entregar: Um relatório digital em forma de documento (Google Docs, por exemplo), com 5 a 10 páginas, onde cada página se dedique a um tipo de pronome: interrogativo, relativo e indefinido. Cada título deve ser formatado com os exemplos encontrados e acompanhados de breve explicação de sua função gramatical. De 5 a 10 slides em uma apresentação (Google Slides, por exemplo) que sintetize os principais pontos do relatório. Uma breve entrevista filmada (de 2 a 3 minutos) onde os membros do grupo apresentam as descobertas e desafios da atividade. Lembrem-se de criar um documento de fácil leitura, organizado por tópicos e bem ilustrado com os exemplos coletados.

Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies