Entrar

Projeto: Classificação dos Pronomes: Relativos, Indefinidos e Interrogativos | Metodologia Digital | Projeto

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Classificação dos Pronomes: Relativos, Indefinidos e Interrogativos

Objetivos

- Entender e classificar pronomes relativos, indefinidos e interrogativos.

- Identificar pronomes relativos, indefinidos e interrogativos em frases específicas.

- Desenvolver habilidades de análise gramatical através de contextos digitais contemporâneos.

- Fomentar a colaboração e a troca de conhecimento entre os alunos durante a realização das atividades.

Você Sabia?

1. Você sabia que, sem os pronomes, suas frases ficariam gigantes de tão repetitivas? Imagina falar 'Você está indo ao cinema com a Maria?' toda vez que quisesse dizer 'Você está indo ao cinema com ela?' #práticos!!! 

2. Curiosidade de especialista: o pronome 'cujo' é usado para indicar posse e é frequentemente confundido com o popular 'que'. Ele substitui um substantivo que já vem com um 'de'! Sim, é tipo aquela expressão 'pra quê complicar, se a solução está ao lado?' 勞

3. Fun fact para arrasar na próxima conversa: existem pronomes chamados 'expletivos' (não se deve, mas é quase pra dizer 'palavrões'). Eles aparecem só para marcar presença e, acredite, até aí têm um motivo gramatical válido. #linguísticafashion 邏

Contextualizando

Pronomes são como as peças-chave em um quebra-cabeça linguístico. Eles ajudam a conectar as partes das frases, evitando repetições que soariam meio robóticas. Mas não é só sobre economia de palavras; é também sobre clareza e coesão. Pense em como você costuma se comunicar nas redes sociais. Quantas vezes você não usa os famosos 'isso', 'ele', 'eles' para não ter que ficar repetindo nomes toda hora?  Agora, vamos dar uma olhada nos três tipos principais de pronomes que vamos explorar: os pronomes relativos, que ‘linkam’ (como se fossem a cola) partes maiores de frases; os indefinidos, que são uma turma de nomes nada convictos, como ‘certa coisa’ ou ‘alguma pessoa’; e os interrogativos, que são os mestres do mistério, formulando perguntas diretas como 'Quem é você?' ou as cheias de possibilidades, como 'Qual filme você quer ver?' ❔ Nosso desafio será aplicar esses pronomes em atividades super modernas e interativas, usando ferramentas digitais tão familiares quanto seu app de mensagens favorito. Vamos incorporar esses conceitos nos seus vídeos no TikTok, nas histórias do Instagram e por que não, até em posts para o blog da página da escola? Prontos para trazer uma gramática super afiada para o nosso mundo digital? 

Atividade 1: Mapeando os Pronomes: A Jornada Interativa dos Detetives da Gramática

Descrição

Bem-vindos à missão mais eletrizante e divertida do 3º ano do Ensino Médio! Nesta atividade, vocês, brilhantes alunos, vão se transformar em detetives da gramática e investigar o uso dos pronomes relativos, indefinidos e interrogativos em vários tipos de textos digitais. A missão começa agora e promete muita ação, suspense e descobertas gramaticais inesperadas!

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Ferramentas de edição de texto (Google Docs, Word, etc.)

- Acesso a redes sociais (Instagram, TikTok, etc.)

- Plataforma Kahoot! ou similar para quizzes

- Projetor e tela para apresentações

- Papéis e canetas (para anotações opcionais)

Passo a Passo

  •  Dividam a turma em pequenos grupos (de 4 a 5 alunos) e atribuam a cada grupo uma tarefa específica. Além disso, definam um líder de equipe para cada grupo para facilitar a comunicação e coordenação das atividades.
  • ️ Escolham um tema principal para as análises de textos. Podem ser notícias atuais, histórias curtas, blogs, posts de redes sociais, etc. Certifiquem-se de que eles sejam relevantes e interessantes para os jovens.
  •  Cada subgrupo deve procurar, coletar e compartilhar links ou exemplos de textos digitais que se encaixem no tema escolhido. Certifiquem-se de que cada texto tenha uma boa quantidade de pronomes relativos, indefinidos e interrogativos a serem analisados.
  •  Utilizando ferramentas de edição de texto, dividam os textos nos pronomes relativos, indefinidos e interrogativos, e analisem sua função e estrutura gramatical. Façam anotações detalhadas e discutam entre os membros do grupo.
  •  Criem conteúdos interativos: utilizem o Instagram para postar enquetes e histórias curtas baseadas nos textos analisados. Chamem a atenção para o uso dos pronomes e levantem discussões entre os seguidores fictícios.
  • ⏰ Organizem um quiz no Kahoot! com base no material coletado. Desafiem outros grupos a responderem às perguntas sobre pronomes relativos, indefinidos e interrogativos.
  •  Sintetizem suas análises em um relatório detalhado usando um editor de texto compartilhado. Deixem claro como cada tipo de pronome funciona e deem exemplos concretos.
  •  Produzam um vídeo de até 10 minutos em que todos os subgrupos apresentem suas descobertas de forma clara, detalhada e divertida. Este vídeo deve ser postado numa conta fictícia no TikTok e o link deve ser compartilhado com toda a turma.
  •  Encerrem a atividade com apresentações breves para a turma inteira, mostrando o dossiê digital completo e respondendo a perguntas dos colegas. Incentivem cada membro do grupo a falar sobre o que mais aprendeu e quais foram os maiores desafios encontrados no processo.

O Que Você Deve Entregar?

Ao fim da atividade, vocês devem entregar um dossiê digital contendo: Um texto descritivo de 3 a 5 páginas (no Google Docs, por exemplo) com a análise dos pronomes relativos, indefinidos e interrogativos encontrados nas amostras de textos. Uma apresentação em slides (criada no Google Slides, por exemplo) com, no mínimo, 10 slides, destacando os pontos-chave de cada tópico. Um vídeo de até 10 minutos, postado em uma conta fictícia do TikTok, que resume as principais descobertas de vocês sobre o uso de pronomes nos textos analisados. Lembre-se: o dossiê deve ser completo, bem organizado e incluir exemplos concretos e explicações claras sobre a função de cada pronome analisado. Sejam criativos e mostrem todo o trabalho em equipe!

Atividade 2: Pronomes em Ação: Criando uma Série Digital com Scripts Gramaticais

Descrição

Alunos, preparem-se para entrar no mundo do entretenimento digital! Nesta atividade, vocês terão a missão de criar uma série ou mini novela utilizando pronomes relativos, indefinidos e interrogativos de forma criativa e relevante. Vamos mesclar a gramática com a produção de conteúdo digital de uma maneira nunca vista antes. Afinal, quem disse que gramática não é divertida? 

Materiais Necessários

- Celulares ou câmeras com função de gravação de vídeo

- Acesso a ferramentas de edição de vídeo (Kinemaster, iMovie, etc.)

- Ferramentas de edição de texto e roteiro (Google Docs, Celtx, etc.)

- Plataforma online para compartilhamento de vídeos (YouTube, Google Drive, etc.)

- Papel e caneta (para anotações e rascunhos)

- Roupas e objetos de cena simples e disponíveis

Passo a Passo

  1.  Dividam a turma em subgrupos (de 4 a 5 alunos) e definam os papéis de cada um: roteirista, diretor, ator, técnico de vídeo, etc. Cada grupo deve ter pelo menos um líder para coordenar as atividades.
  2. ⚙️ Escolham um tema ou gênero para a série (drama, comédia, suspense, ficção científica, etc.) e estabeleçam um consenso. Isso vai orientar a criação do roteiro e a forma como os pronomes serão utilizados.
  3.  Escrevam um roteiro completo para o episódio piloto, focando em diálogos que utilizem pronomes relativos, indefinidos e interrogativos. Definam bem os personagens e as cenas principais.
  4. ✂️ Realizem a leitura dos roteiros para adequar falas, ajustar possíveis ruídos ou erros de linguagem e providenciem os ajustes necessários antes de gravar.
  5.  Ensaiem as falas e as cenas. Aproveitem para fazer anotações e melhorias no roteiro durante os ensaios. A dinâmica de trabalho é essencial para haver coerência no resultado final.
  6.  Com os papéis bem definidos, gravem o episódio piloto. Utilizem diferentes cenários disponíveis e criem um ambiente agradável, mesmo que simples, para as gravações.
  7.  Editem o vídeo do episódio piloto. Adicionem trilha sonora, legendas (se necessário) e ajustem as partes que ficaram críticas. Usem ferramentas gratuitas de edição de vídeo para isso.
  8.  Postem o episódio piloto em uma conta do YouTube ou similar (certifiquem-se de que o vídeo esteja configurado em modo privado ou não listado, conforme a orientação do professor).
  9. ️ Criem um 'making of' de até 2 minutos mostrando os bastidores das gravações, os desafios encontrados e como os resolveram. Isso ajuda a mostrar o trabalho em equipe e a superação de dificuldades.
  10. 盧 Postem episódios curtos da série no Instagram ou TikTok, destacando momentos chaves que mostrem os pronomes relativos, indefinidos e interrogativos em ação.
  11.  Organizem uma videoconferência com toda a turma para assistir ao episódio piloto e ao 'making of'. Discutam as dificuldades, pontos fortes e fracos do trabalho e façam um feedback construtivo.

O Que Você Deve Entregar?

Ao final da atividade, o grupo deve entregar: Um roteiro de 3 a 5 páginas (pode ser no Google Docs) que inclua diálogos e cenas onde pronomes relativos, indefinidos e interrogativos são usados. Um episódio completo (com 5 a 10 minutos de duração) da série criada, postado em uma conta do YouTube ou similar, com o link compartilhado com toda a turma. Um 'making of' de até 2 minutos que mostra os bastidores da criação da série. Capítulos extras no formato de postagens do Instagram ou TikTok, que compartilhem momentos chave do episódio e destaquem os pronomes usados. Um feedback completo (formato de videoconferência, feito por toda a turma); devem ser destacados os pontos positivos do trabalho e sugestões de melhoria.

Atividade 3: Jornalismo em Ação: Desvendando os Pronomes nos Sites de Notícias

Descrição

Prepare-se para uma investigação jornalística cheia de ação, suspense e... pronomes! ️‍♀️ Nesta atividade, vocês serão repórteres por um dia e terão que analisar notícias atuais nos sites de veículos de comunicação, identificando e classificando pronomes relativos, indefinidos e interrogativos. O desafio é criar um relatório completo e dinâmico sobre como esses pronomes são utilizados em contextos reais. Vamos trazer o mundo da comunicação para a nossa sala de aula de uma forma super digital e interativa! ️

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Ferramentas de edição de texto (Google Docs, Word, etc.)

- Ferramentas de apresentação de slides (Google Slides, PowerPoint, etc.)

- Plataforma para compartilhamento de conteúdo (Google Drive, OneDrive, etc.)

- Papel e caneta (para anotações opcionais)

Passo a Passo

  1.  Dividam a turma em subgrupos de 4 a 5 alunos e atribuam a cada subgrupo um tema atual de notícia (pandemia, meio-ambiente, educação, etc.) ou deixem que escolham um dentre os tópicos sugeridos. É importante que o tema seja recente e relevante.
  2.  Realizem uma pesquisa preliminar sobre o tema escolhido, coletando notícias de sites de veículos de comunicação conhecidos. Cada subgrupo deve compilar pelo menos 5 notícias diferentes.
  3.  Analisem as notícias, destacando todos os pronomes relativos, indefinidos e interrogativos encontrados. Façam anotações detalhadas sobre o contexto em que cada pronome foi usado.
  4.  Organizem todas as notícias em um documento compartilhado (Google Docs ou similar) e leiam com calma cada uma delas, destacando os pronomes.
  5.  Criem um subtítulo para cada seção do relatório (relativo, indefinido e interrogativo) e organizem os exemplos de pronomes coletados, acompanhados de pequenas explicações sobre seu uso.
  6.  Elaborem uma apresentação de slides onde resumam as principais descobertas do grupo. Cada slide deve conter uma imagem do site de notícias, o exemplo de pronome destacado e a explicação resumida.
  7.  Gravem uma breve entrevista dentro do subgrupo, onde cada membro comenta sobre como foi o processo de pesquisa, encontrando os pronomes e resolvendo desafios gramaticais. Utilizem o celular para gravar, de forma que todos os membros do grupo possam aparecer na entrevista.
  8.  Compilam todos os arquivos (documento digital do relatório, apresentação de slides, e o vídeo da entrevista) e compartilhem em uma pasta online (Google Drive, OneDrive, etc.).
  9. ️ Organizem uma videoconferência com todos os subgrupos para apresentarem os resultados. Durante a videoconferência, cada grupo deve compartilhar a tela e fazer uma rápida apresentação do relatório e dos pontos-chaves que descobriram sobre os pronomes analisados.

O Que Você Deve Entregar?

Ao final da atividade, o grupo deve entregar: Um relatório digital em forma de documento (Google Docs, por exemplo), com 5 a 10 páginas, onde cada página se dedique a um tipo de pronome: interrogativo, relativo e indefinido. Cada título deve ser formatado com os exemplos encontrados e acompanhados de breve explicação de sua função gramatical. De 5 a 10 slides em uma apresentação (Google Slides, por exemplo) que sintetize os principais pontos do relatório. Uma breve entrevista filmada (de 2 a 3 minutos) onde os membros do grupo apresentam as descobertas e desafios da atividade. Lembrem-se de criar um documento de fácil leitura, organizado por tópicos e bem ilustrado com os exemplos coletados.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies