Logo da Teachy
Entrar

Projeto: Criando palavras: o poder da morfologia

Lara da Teachy


Português

Original Teachy

Processos de formação das palavras: Derivação, Composição e outros Processos

Contextualização

A Língua Portuguesa é rica e repleta de regras e particularidades, especialmente quando se trata do processo de formação de palavras. Este processo, conhecido como morfologia, consiste na derivação e composição de palavras, dentre outras formas.

Na derivação, o processo de formação de palavras ocorre a partir da adição de afixos (prefixos, sufixos, infixos e interfixos) a uma palavra primitiva. Já na composição, o processo ocorre por meio da junção de duas ou mais palavras primitivas, formando uma nova palavra. E claro, existem ainda outros processos envolvidos que vão além da derivação e composição, como redução, hibridismo e onomatopeia.

Importância

A compreensão desses processos é essencial para que sejamos capazes de entender e interpretar adequadamente os textos, além de enriquecer e diversificar nosso vocabulário. Ademais, conhecendo o processo de formação das palavras, somos capazes de deduzir significados, mesmo em contextos onde a palavra é desconhecida.

O estudo deste tópico revela a flexibilidade da linguagem, a criatividade na criação de novas palavras e expressões, e como a língua se adapta e evolui com o passar do tempo. Além disso, aprofundar o conhecimento nessa área pode ser um importante diferencial em várias situações, como provas de vestibular, redações e até mesmo em entrevistas de emprego.

Atividade Prática: "Criando palavras: o poder da morfologia"

Objetivos do projeto

  1. Compreender os conceitos de derivação e composição na formação de palavras.
  2. Conhecer outros processos de formação de palavras, como redução, hibridismo e onomatopeia.
  3. Aplicar os conceitos aprendidos de forma prática.
  4. Aprender a trabalhar em equipe, gerenciar tempo, resolver problemas e desenvolver criatividade.

Descrição detalhada do projeto

Os grupos, compostos por 3 a 5 alunos, deverão criar um "Dicionário Criativo de Palavras Inventadas". Neste dicionário, eles inventarão palavras utilizando os processos de formação de palavras estudados (derivação, composição e outros processos). O dicionário deverá conter pelo menos 20 palavras, todas com seus respectivos significados e explicação de como foram formadas.

Materiais necessários

  • Caderno ou folhas de papel para anotar as palavras criadas e seus respectivos significados.
  • Canetas ou lápis.
  • Computador e acesso à internet para a realização de pesquisas.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Faça uma pesquisa aprofundada sobre os processos de formação de palavras. Utilize os recursos fornecidos na introdução deste projeto e qualquer outro que considerar útil.
  2. Forme grupos de 3 a 5 alunos e discuta o projeto. Defina quem será o responsável por cada etapa.
  3. Juntos, inventem 20 palavras utilizando os processos de formação estudados. Lembre-se de anotar também o significado de cada palavra e explicação do processo utilizado.
  4. Organize todas as palavras em um "Dicionário Criativo de Palavras Inventadas". As palavras devem estar em ordem alfabética.
  5. Escreva um relatório, em conjunto, seguindo os seguintes tópicos:
    1. Introdução: contextualize o tema e explique o objetivo deste projeto.
    2. Desenvolvimento: explique a teoria sobre os processos de formação de palavras e descreva em detalhes como o projeto foi realizado. Discuta os resultados obtidos.
    3. Conclusão: resuma os pontos principais do trabalho e explique o que foi aprendido com o projeto.
    4. Bibliografia: liste as fontes que utilizaram para trabalhar no projeto.
  6. Revise o relatório e o dicionário antes de enviar para a avaliação.

Entregáveis do projeto

No final do projeto, os alunos devem entregar:

  1. O "Dicionário Criativo de Palavras Inventadas" com todas as palavras criadas, seus significados e a explicação do processo de formação utilizado.
  2. O relatório escrito em 4 partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Esses dois componentes (o dicionário e o relatório) se complementam. Enquanto o dicionário mostra o resultado prático do aprendizado dos processos de formação de palavras, o relatório detalha a teoria, a metodologia utilizada, os resultados obtidos e as lições aprendidas com a atividade.


Iara Tip

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Técnico | Processo de Formação de Palavras
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Projeto Técnico | Verbo: Formas Nominais e Flexões de Modo
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Construtores da Linguagem: Desvendando as Orações Subordinadas Substantivas
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Projeto
Aventuras Linguísticas: Em Busca dos Determinantes Perdidos
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies