Contextualização
A Língua Portuguesa é rica e repleta de regras e particularidades, especialmente quando se trata do processo de formação de palavras. Este processo, conhecido como morfologia, consiste na derivação e composição de palavras, dentre outras formas.
Na derivação, o processo de formação de palavras ocorre a partir da adição de afixos (prefixos, sufixos, infixos e interfixos) a uma palavra primitiva. Já na composição, o processo ocorre por meio da junção de duas ou mais palavras primitivas, formando uma nova palavra. E claro, existem ainda outros processos envolvidos que vão além da derivação e composição, como redução, hibridismo e onomatopeia.
Importância
A compreensão desses processos é essencial para que sejamos capazes de entender e interpretar adequadamente os textos, além de enriquecer e diversificar nosso vocabulário. Ademais, conhecendo o processo de formação das palavras, somos capazes de deduzir significados, mesmo em contextos onde a palavra é desconhecida.
O estudo deste tópico revela a flexibilidade da linguagem, a criatividade na criação de novas palavras e expressões, e como a língua se adapta e evolui com o passar do tempo. Além disso, aprofundar o conhecimento nessa área pode ser um importante diferencial em várias situações, como provas de vestibular, redações e até mesmo em entrevistas de emprego.
Atividade Prática: "Criando palavras: o poder da morfologia"
Objetivos do projeto
- Compreender os conceitos de derivação e composição na formação de palavras.
- Conhecer outros processos de formação de palavras, como redução, hibridismo e onomatopeia.
- Aplicar os conceitos aprendidos de forma prática.
- Aprender a trabalhar em equipe, gerenciar tempo, resolver problemas e desenvolver criatividade.
Descrição detalhada do projeto
Os grupos, compostos por 3 a 5 alunos, deverão criar um "Dicionário Criativo de Palavras Inventadas". Neste dicionário, eles inventarão palavras utilizando os processos de formação de palavras estudados (derivação, composição e outros processos). O dicionário deverá conter pelo menos 20 palavras, todas com seus respectivos significados e explicação de como foram formadas.
Materiais necessários
- Caderno ou folhas de papel para anotar as palavras criadas e seus respectivos significados.
- Canetas ou lápis.
- Computador e acesso à internet para a realização de pesquisas.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Faça uma pesquisa aprofundada sobre os processos de formação de palavras. Utilize os recursos fornecidos na introdução deste projeto e qualquer outro que considerar útil.
- Forme grupos de 3 a 5 alunos e discuta o projeto. Defina quem será o responsável por cada etapa.
- Juntos, inventem 20 palavras utilizando os processos de formação estudados. Lembre-se de anotar também o significado de cada palavra e explicação do processo utilizado.
- Organize todas as palavras em um "Dicionário Criativo de Palavras Inventadas". As palavras devem estar em ordem alfabética.
- Escreva um relatório, em conjunto, seguindo os seguintes tópicos:
- Introdução: contextualize o tema e explique o objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: explique a teoria sobre os processos de formação de palavras e descreva em detalhes como o projeto foi realizado. Discuta os resultados obtidos.
- Conclusão: resuma os pontos principais do trabalho e explique o que foi aprendido com o projeto.
- Bibliografia: liste as fontes que utilizaram para trabalhar no projeto.
- Revise o relatório e o dicionário antes de enviar para a avaliação.
Entregáveis do projeto
No final do projeto, os alunos devem entregar:
- O "Dicionário Criativo de Palavras Inventadas" com todas as palavras criadas, seus significados e a explicação do processo de formação utilizado.
- O relatório escrito em 4 partes: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.
Esses dois componentes (o dicionário e o relatório) se complementam. Enquanto o dicionário mostra o resultado prático do aprendizado dos processos de formação de palavras, o relatório detalha a teoria, a metodologia utilizada, os resultados obtidos e as lições aprendidas com a atividade.