Entrar

Projeto: Encenando o Modernismo – Terceira Fase

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: 3ª Fase do Modernismo no Brasil

Contextualização

Introdução ao Modernismo no Brasil – Terceira Fase

A terceira fase do modernismo no Brasil, também conhecida como a fase Pós-Modernista ou Geração de 45, é um período marcado por um retorno à poesia e prosa poética mais depurada, rica em vocabulário e voltada para o questionamento pessoal. Esta fase, que se estendeu de 1945 até os anos 60, tem como principais características a busca pela objetividade, a valorização da introspecção e o aprofundamento temático.

No campo da prosa, o romance e o conto tiveram lugar de destaque. Os artistas buscavam um texto claro e conciso, sem perder o lirismo e a emoção. Na poesia, a métrica e a rima voltaram a ser valorizadas, e os temas introspectivos ganharam espaço.

Autores como Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e Guimarães Rosa são alguns dos maiores expoentes deste período. Sua contribuição para a literatura brasileira é inquestionável e, por isso, o estudo dessa fase é fundamental para a compreensão de nosso patrimônio literário.

Modernismo no Brasil – Terceira Fase: Relevância e Aplicação

O modernismo brasileiro, em todas as suas fases, tem uma importância cultural, social e histórica imensa. O estudo da terceira fase modernista pode oferecer um entendimento mais profundo das mudanças que o Brasil passou na época, tanto a nível cultural quanto social.

As obras produzidas neste período refletem as inquietações, os questionamentos e as reflexões dos artistas sobre a sociedade em que estavam inseridos. Por isso, ao estudá-las, podemos aprender não apenas sobre literatura, mas também sobre sociologia, história e filosofia.

Os alunos poderão utilizar como base e para aprofundar-se nos seguintes recursos:

Atividade Prática

Título da atividade: Encenando o Modernismo – Terceira Fase

Objetivo do projeto:

Desenvolver uma compreensão mais profunda da terceira fase do modernismo brasileiro por meio da dramatização de uma cena ou situação que encapsule as características desse período literário.

Descrição detalhada do projeto:

Cada grupo de alunos (3 a 5 membros) deverá escolher uma obra literária da Terceira Fase do Modernismo, estudá-la e preparar um esquete teatral inspirado nela. O esquete deve envolver os principais temas e estilos da obra escolhida, representando de forma concisa as características do Modernismo da Terceira Fase. Cada esquete não deve exceder 10 minutos.

Materiais necessários:

  1. Obras Literárias da Terceira Fase do Modernismo
  2. Roupas e objetos para montagem dos cenários
  3. Câmera para gravação (pode ser um smartphone)
  4. Ferramentas de edição de vídeo, se necessário
  5. Materiais de pesquisa: Livros, internet, vídeos, etc.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Formação dos Grupos: Os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 membros. Cada grupo deve escolher um nome que reflita o espírito do período estudado.

  2. Seleção da Obra: Cada grupo deve escolher uma obra da Terceira Fase do Modernismo para ser a base de seu esquete.

  3. Estudo da Obra: Os alunos devem ler e analisar a obra escolhida, identificando e discutindo as principais características do período literário.

  4. Roteirização: Com base na análise da obra, o grupo deve escrever um roteiro para o esquete. O roteiro deve destacar as características da terceira fase do modernismo, tanto em termos de conteúdo como de estilo.

  5. Ensaios: O grupo deve ensaiar o esquete, trabalhando na caracterização dos personagens, na cenografia, nos figurinos e na direção.

  6. Gravação: Uma vez que o esquete esteja pronto, o grupo deve gravá-lo. A gravação pode ser realizada com uma câmera ou um smartphone.

  7. Edição: O grupo pode optar por editar o vídeo, adicionando música, efeitos, legendas, etc.

Entregas:

  1. Vídeo do esquete: De 5 a 10 minutos de dramatização.
  2. Relatório escrito: a) Introdução: Contextualização da obra escolhida e sua relevância no período do Modernismo da Terceira Fase. b) Desenvolvimento: Discussão detalhada da obra, explicando as características do período modernista que ela expressa e como eles foram representados no esquete. Além disso, justificar as escolhas feitas no roteiro, direção, figurinos, cenografia, etc. c) Conclusões: Reflexões e discussões sobre o que foi aprendido ao longo do projeto, a importância do período na literatura brasileira e como essa atividade ajudou a compreendê-lo melhor. d) Bibliografia: Referências de todos os materiais usados para pesquisa e elaboração do projeto.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies