Contextualização
A língua e a linguagem são elementos fundamentais nas nossas vidas e que nos definem enquanto sociedade. A linguagem é o recurso que nos permite comunicar, expressar nossos pensamentos, emoções e interagir com os outros, seja através da fala, da escrita ou de gestos. Já a língua pode ser entendida como um sistema de signos convencionados que uma determinada comunidade utiliza para se comunicar.
O conceito de variedades linguísticas compreende as várias formas em que uma língua pode ser utilizada. Cada falante utiliza a língua de acordo com o grupo social a que pertence, sua região geográfica, sua faixa etária, seu nível de escolaridade, entre outros fatores. As variedades linguísticas são reflexos da diversidade cultural de um povo e, por isso, devem ser valorizadas e respeitadas.
A língua, a linguagem e as variedades linguísticas são assuntos que despertam curiosidade e que permitem uma infinidade de estudos e discussões. Afinal, é através da língua que podemos transmitir nossa cultura, nossas tradições e nossas histórias. É através da linguagem que nos conectamos com os outros e expressamos nossa identidade. E é nas variedades linguísticas que podemos perceber a diversidade e a riqueza de nosso povo.
Aprender sobre língua, linguagem e variedades linguísticas não é apenas uma forma de melhorar nossa comunicação, mas também uma maneira de compreender melhor quem somos e como nos relacionamos com os outros. Conhecer nosso idioma e suas variações nos permitirá valorizá-lo e utilizá-lo de forma mais eficiente e respeitosa, além de contribuir para a valorização de nossa cultura e identidade.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre este tema, sugiro as seguintes fontes confiáveis:
- O livro "Preconceito Linguístico: O que é, como se faz", de Marcos Bagno, que discute a questão das variedades linguísticas e a discriminação sofrida por alguns falantes devido ao uso de uma variedade considerada "não padrão". Disponível em algumas bibliotecas e livrarias.
- A página do Museu da Língua Portuguesa, que possui diversos recursos sobre a língua portuguesa, inclusive com exposições virtuais. Disponível em: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
- O artigo "Variabilidade Linguística: Um tema, vários recortes", disponível no site da revista Scientific Electronic Library Online (Scielo), que trata sobre a importância do estudo das variedades linguísticas. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502008000300002&script=sci_arttext
Atividade Prática
Título da Atividade: "Explorando as Variedades Linguísticas"
Objetivo do Projeto
Permitir que os alunos reconheçam as diferenças e os valores das variedades linguísticas presentes em sua comunidade e no Brasil, além de entender como língua e linguagem estão presentes em seu cotidiano.
Descrição do Projeto
Cada grupo, composto por 3 a 5 alunos, deve escolher um tipo específico de variedade linguística para investigar. Esta escolha pode ser baseada na regionalidade, no grupo social, na faixa etária ou outros aspectos que os alunos considerem relevantes. Após selecionada a variedade, o grupo deve realizar uma pesquisa sobre ela, coletando exemplos práticos (pode ser em textos, músicas, entrevistas, vídeos, etc.), e analisará as peculiaridades dessa variedade, como pronúncias, palavras e Expressões idiomáticas únicas.
Materiais Necessários
- Computador com acesso à Internet
- Caderno para anotações
- Software de apresentações (PowerPoint, Google Slides, etc.)
Passo a Passo
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Definição da variedade linguística: Nessa etapa, os alunos devem escolher a variedade linguística que irão investigar em equipe. Eles devem debater e entrar em consenso sobre a escolha, levando em conta os interesses e o conhecimento de cada membro do grupo.
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Pesquisa: Os alunos devem usar recursos diversos para coletar informações e exemplos da variedade linguística escolhida. Sugerimos que eles procurem em sites confiáveis, livros, artigos acadêmicos, vídeos, músicas, filmes, etc.
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Análise Após coletarem os dados, os alunos devem analisar as informações e exemplos encontrados. Eles devem identificar as características únicas da variedade linguística escolhida, assim como os contextos em que ela é utilizada.
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Elaboração do Relatório: Os alunos deverão elaborar um relatório detalhado de todas as etapas do projeto, incluindo: introdução (com a relevância e objetivo do projeto), desenvolvimento (explicitando a teoria e a atividade realizada), conclusões e bibliografia utilizada.
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Apresentação: Por fim, os alunos devem preparar uma apresentação para compartilhar suas descobertas com a turma. Eles podem usar um software de apresentação para organizar sua apresentação e devem estar preparados para responder perguntas e discutir suas descobertas com a turma.
Entregas do Projeto
Os alunos deverão entregar o relatório e a apresentação. O relatório deve conter todas as informações coletadas, a análise realizada e as conclusões tiradas. Na apresentação, os alunos deverão apresentar suas descobertas de forma clara e criativa, respeitando as regras da norma padrão da língua portuguesa. É importante que o relatório e a apresentação estejam alinhados, pois um complementa o outro.
Em relação ao relatório, os alunos devem seguir uma estrutura clara: a introdução deve conter a contextualização do tema, a relevância do projeto e os objetivos; o desenvolvimento deve incluir a teoria estudada e detalhar as etapas da pesquisa realizada, a análise e a discussão dos resultados; as conclusões devem refletir sobre o aprendizado obtido durante o projeto; e a bibliografia deve listar todas as fontes utilizadas.