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Projeto: Jogo da Forca Fonética

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Fonética e Fonologia: Fonema x Letra

Contextualização

A linguagem é uma forma poderosa de interação e comunicação entre os seres humanos. Ela nos permite expressar nossos pensamentos, sentimentos e ideias de um jeito único, graças à flexibilidade e riqueza das línguas faladas. Na disciplina de Português, iremos explorar um aspecto fundamental da linguagem falada: a fonética e a fonologia.

A fonética estuda os sons da fala – ou seja, as variações acústicas e articulatórias que produzimos ao falar. Enquanto isso, a fonologia se preocupa com a maneira como esses sons funcionam em uma língua específica, como o português, e como esses sons se relacionam uns com os outros. Um conceito importante aqui é o de "fonema", que é a menor unidade sonora capaz de criar um contraste de significado entre as palavras.

Por exemplo, as palavras "bate" e "gato" têm sons diferentes, e esses sons diferentes estabelecem um contraste que nos permite distinguir uma palavra da outra. Além disso, a fonologia também estuda como esses sons se combinam e as regras que regem essas combinações. Já o "letra", é a menor unidade gráfica que usamos para representar esses sons no papel.

Aprender sobre fonética e fonologia e a relação entre fonema e letra não é apenas fascinante em si, mas também tem aplicações práticas importantes. Esses conhecimentos podem nos ajudar a melhorar nossa capacidade de pronunciar corretamente palavras em português, especialmente palavras que não são escritas da maneira como são pronunciadas. Além disso, também podem nos habilitar a entender e produzir grafias corretas para palavras novas ou desconhecidas.

Em termos mais gerais, ter um entendimento sólido de como os sons da fala funcionam é uma habilidade essencial para qualquer pessoa que queira estudar ou trabalhar com línguas, seja como professor, tradutor, intérprete, linguista, fonoaudiólogo, ator, cantor, entre muitos outros.

Para este projeto, os alunos são encorajados a explorar recursos online como o Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB, vídeos educacionais sobre fonética e fonologia no YouTube e o Portal de Periódicos da CAPES.

Atividade Prática

Título da Atividade: Jogo da Forca Fonética

Objetivo do projeto

O objetivo deste projeto é desenvolver a compreensão dos alunos sobre a diferença entre fonema e letra na língua portuguesa por meio de um jogo interativo e divertido. Assim, os estudantes irão exercitar suas habilidades de diferenciar fonemas e letras, colaborando em equipe para decifrar e analisar palavras no jogo da forca fonética.

Descrição detalhada do projeto

Os alunos devem formar de um jogo da forca, porém, com uma diferença: os espaços a serem preenchidos não são letras, mas fonemas. A palavra secreta a ser descoberta é, portanto, definida em termos de seu som, e não de sua ortografia. O jogo será uma maneira lúdica de envolver os alunos na prática de distinguir fonemas de letras.

Materiais Necessários

  • Papel, lápis, borrachas.
  • Acesso à internet para consultas e pesquisas.
  • Dicionário físico ou online para consulta.

Passo a passo

  1. Forme grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Instrua cada grupo a escolher uma palavra secreta. A palavra deve ter um número suficiente de fonemas para tornar o jogo desafiador e interessante.

  3. O grupo deverá, então, representar essa palavra como uma série de linhas em um pedaço de papel, com cada linha representando um fonema, e não uma letra.

  4. Os outros grupos se revezam tentando adivinhar a palavra, sugerindo fonemas em vez de letras. Se um fonema sugerido faz parte da palavra, o grupo que escolheu a palavra deve indicar onde esse fonema aparece.

  5. O jogo continua até que a palavra seja completamente adivinhada ou todos os fonemas tenham sido sugeridos e a palavra não tenha sido completamente preenchida.

  6. Ao final do jogo, cada grupo deve documentar todas as palavras usadas, listar os fonemas encontrados e discutir a diferença entre fonemas e letras na palavra.

Entrega do Projeto

Cada grupo deve entregar um relatório detalhado do projeto em formato de documento.

  1. Introdução: Nesta seção, os alunos devem explicar a importância da diferenciação entre fonemas e letras na língua portuguesa, o objetivo do projeto e a escolha da metodologia usada.

  2. Desenvolvimento: Aqui, os alunos precisam detalhar o passo a passo do jogo, explicando a seleção das palavras, a representação de fonemas versus letras e os desafios encontrados no jogo. Além disso, os alunos devem apresentar e discutir os resultados da atividade.

  3. Conclusão: Os alunos devem expressar o que aprenderam com a atividade, reafirmando a diferença entre fonema e letra. Eles também devem mencionar as competências desenvolvidas durante o projeto, como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.

  4. Bibliografia: Indicar as fontes consultadas durante o desenvolvimento do projeto.

O relatório deve ser entregue uma semana após a atividade.

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