Contextualização
A língua portuguesa é um sistema complexo que traz uma série de regras e exceções. Entre essas regras, as que envolvem os encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação são de grande importância para o entendimento e utilização adequada do idioma. Estes conceitos são fundamentais na ortografia, na pronúncia e na estruturação de palavras e frases em nossa língua.
Os encontros vocálicos ocorrem quando temos duas ou mais vogais em uma palavra, seja na mesma sílaba (ditongo e tritongo) ou em sílabas diferentes (hiato). Encontros consonantais são a ocorrência de duas consoantes seguidas sem uma vogal intermediária, que pode ou não formar uma única sílaba. Os dígrafos são um conjunto de duas letras que representam um único fonema, como "ch", "lh", "nh", entre outros.
A divisão silábica é um conceito indispensável para a escrita e a leitura. Ela permite que saibamos quantas e quais são as sílabas de uma palavra, conhecimento que impacta diretamente na acentuação das palavras. A acentuação, por sua vez, orienta a correta pronúncia das palavras e é crucial para o sentido das mesmas, uma vez que palavras acentuadas de forma errada podem ter seu significado completamente alterado.
Saber dominar essas regras não é útil apenas em situações acadêmicas, como escrita de redações ou provas de vestibular, mas também em situações cotidianas, como escrever um e-mail, uma carta ou até mesmo um post em uma rede social. Em uma sociedade cada vez mais baseada em comunicação escrita, dominar a língua portuguesa é uma habilidade essencial.
Para auxiliar no estudo desses tópicos, sugiro a utilização do site Portal da Língua Portuguesa, que contém regras, definições e exemplos para todas as regras de ortografia, incluindo encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação. Além disso, a Plataforma Khan Academy também dispõe de uma série de vídeos e exercícios para a prática desses conceitos.
Espero que, ao final desse projeto, vocês possam compreender e aplicar esses conceitos de maneira eficaz, tanto em situações formais quanto informais de comunicação escrita.
Atividade Prática
Título da Atividade: Jogo da Ortografia
Objetivo do Projeto:
O objetivo do projeto é reforçar o conhecimento dos alunos sobre encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação, através da elaboração e execução de um jogo educativo.
Descrição detalhada do Projeto:
Os grupos devem criar um jogo de tabuleiro que aborde todas as regras de encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação.
O jogo deve ser projetado da seguinte maneira:
- Cada casa do tabuleiro representará um desafio sobre um dos tópicos (encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação).
- Projetem as regras e a dinâmica do jogo de maneira que os tópicos sejam revisados ao longo da jogatina.
- Elaborem cartas de pergunta que serão retiradas pelos jogadores ao cair em determinadas casas.
Materiais Necessários:
- Cartolina ou papelão para a confecção do tabuleiro
- Papel sulfite para a confecção das cartas
- Material para decoração (canetinhas, lápis de cor, etc)
- Dado ou algum objeto que possa substituí-lo
Passo a Passo detalhado para a realização da atividade:
- Dividam-se em grupos de 3 a 5 pessoas.
- Comecem o projeto pesquisando e revisando juntos sobre encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação.
- Planejem seu jogo: definam como será a dinâmica, as regras, como será o tabuleiro e as perguntas das cartas.
- Construam o tabuleiro e as cartas de perguntas.
- Testem o jogo várias vezes, fazendo os ajustes necessários.
- Preparem uma apresentação para a classe, explicando como se joga, as regras e a ligação do jogo com os tópicos do projeto.
- Finalizem o projeto entregando o jogo e o relatório escrito explicando como foi a construção do jogo, como ele funciona e como ele ajuda na aprendizagem dos tópicos em questão.
Entregas do Projeto:
Com base no trabalho prático desenvolvido, os alunos deverão produzir um relatório escrito contendo os seguintes tópicos:
- Introdução: Contextualização dos tópicos abordados (encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisão silábica e acentuação), relevância, objetivo do projeto e a relação do game com os tópicos.
- Desenvolvimento: Apresentação da teoria estudada, descrição detalhada do jogo criado (incluindo regras, dinâmica e exemplos de perguntas), e discussão sobre a efetividade do jogo como ferramenta de aprendizado.
- Conclusão: Retomada dos pontos principais, comentários sobre o aprendizado obtido ao longo do projeto, e considerações finais.
- Bibliografia: Indicação de todas as fontes que foram utilizadas no projeto. A bibliografia deve seguir as normas da ABNT.
O relatório deverá ser entregue em formato digital, com o mínimo de 10 e máximo de 15 páginas. O projeto terá duração de um mês e deve ser realizado de forma a demandar de cinco a dez horas de trabalho por aluno.