Contextualização
Os pronomes são elementos fundamentais na estruturação das frases na língua portuguesa. Eles são responsáveis por indicar pessoas do discurso, substituir e acompanhar substantivos, apontar a posição de algo ou alguém e são indispensáveis na construção textual e na comunicação eficiente.
A utilização correta dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos é essencial para a construção de uma comunicação clara e precisa. Nesse sentido, o estudo desses tipos de pronomes possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico e linguístico dos alunos, além de contribuir para a melhoria de suas habilidades escritas e orais.
Os pronomes pessoais são aqueles que indicam as três pessoas do discurso: quem fala (primeira pessoa), com quem se fala (segunda pessoa) e de quem se fala (terceira pessoa). A função dos pronomes possessivos é indicar uma ideia de posse em relação às três pessoas do discurso. Já os pronomes demonstrativos têm a função de apontar a posição de algo ou alguém em relação à pessoa que fala e aos outros elementos do discurso.
A compreensão correta dos pronomes na língua portuguesa é fundamental para a comunicação eficiente, pois eles refletem a relação entre os interlocutores e o objeto do discurso. Além disso, os pronomes desempenham um papel importante na construção do texto escrito, ajudando a evitar repetições desnecessárias e tornando-o mais fluido e interessante.
Sugerimos que vocês utilizem os seguintes recursos para aprofundar seus conhecimentos sobre os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos:
- Livro "Gramática da Língua Portuguesa" de Paschoalin e Spadoto.
- Site Só Português
- Vídeos do canal Português em Foco no YouTube.
- Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa.
Atividade Prática
Título da Atividade: 'Pronomes em Ação'
Objetivo da Atividade:
Compreender a importância e a utilização prática dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
Descrição detalhada do Projeto:
A atividade 'Pronomes em Ação' irá exigir criatividade, comunicação, trabalho em equipe e o conhecimento sobre pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos. Neste projeto, grupos de 3 a 5 alunos criarão e interpretarão uma peça de teatro curta, usando pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos em seus roteiros e performances.
Materiais Necessários:
- Caneta e papel para anotações
- Câmera para gravação (pode ser a câmera de um smartphone)
- Computador com acesso à Internet para pesquisa e edição do vídeo
- Programa de edição de vídeos (pode ser qualquer programa ou aplicativo gratuito)
- Roupa adequada para as personagens (cada grupo decide)
Passo a passo do Projeto:
- Formem grupos de 3 a 5 alunos.
- Estudem sobre pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos utilizando os materiais sugeridos na introdução e outros de sua escolha.
- Cada grupo deve criar uma pequena história que faça uso de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
- Escrevam um roteiro para a sua história, no qual os diálogos devem conter pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
- Ensaie e grave a sua peça de teatro.
- Edite o vídeo e certifique-se de que os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos estão sendo usados corretamente.
- Por fim, cada grupo deve apresentar o vídeo da peça para a classe (o professor irá marcar a data).
Entregas do Projeto:
- Roteiro da peça: Deve ser entregue ao professor antes da apresentação.
- Vídeo da peça: Deve ser entregue ao professor e apresentado para a classe na data marcada.
- Relatório final da atividade: Cada grupo deve entregar um relatório, contendo introdução (contextualização e objetivo da atividade), desenvolvimento (explanação sobre a teoria dos pronomes, descrição em detalhes da atividade, metodologia utilizada e discussão dos resultados, com exemplos extraídos do roteiro e vídeo), conclusões e a bibliografia utilizada durante o projeto.
Esse relatório é uma parte importantíssima do projeto, pois é onde vocês demonstrarão o conhecimento teórico adquirido. Ele deve complementar a parte prática do projeto (o vídeo) e, portanto, é fortemente recomendado que vocês criem esse documento ao longo do projeto, e não deixem para fazer isso apenas no final.