Contextualização
Introdução Teórica
As Amidas são compostos orgânicos de origem natural ou sintética, amplamente distribuídas em diversos tipos de tecidos vivos, principalmente de origem animal e vegetal. Elas são caracterizadas por possuírem em sua estrutura o grupo funcional -CONH2 (carbono, oxigênio e nitrogênio, ligados a um grupo de hidrogênio), que é uma combinação do grupo funcional carboxila e amina.
Os compostos que fazem parte dessa classe possuem grande variedade de características físicas e químicas, que vão desde sólidos a temperatura ambiente, como a ureia, até substâncias líquidas de baixa volatilidade, como o DMF (Dimetilformamida). Além disso, as amidas têm uma vasta aplicação na indústria, como em reações de condensação para a produção de polímeros e resinas, como solventes em extratos vegetais, em processos de tingimento e no tratamento de superfícies.
A reatividade das amidas é influenciada por diversos fatores, como a posição do grupo funcional na cadeia carbônica, o tipo e quantidade de substituintes ligados ao nitrogênio, o meio reacional e a temperatura. A compreensão desses aspectos é fundamental para a realização de sínteses químicas envolvendo estas moléculas.
Contextualização
As amidas são encontradas em uma variedade enorme de moléculas que são indispensáveis para a vida, como as proteínas, que são polímeros de aminoácidos unidos por ligações peptídicas (que são uma classe de amidas). Elas também apresentam propriedades farmacológicas interessantes, sendo encontradas em diversos fármacos utilizados para o tratamento de doenças.
Além disso, as amidas estão presentes no cotidiano de forma mais ampla do que se pode imaginar. A ureia, por exemplo, é uma diamida (possui dois grupos -CONH2) e é utilizada na agricultura como fertilizante e na indústria cosmética na composição de cremes hidratantes. A acetanilida, outra amida, foi o primeiro analgésico sintético a ser comercializado e é ainda hoje a base para a produção de muitos medicamentos.
Por isso, entender as amidas é fundamental para a formação de um cidadão informado e consciente, capaz de entender e questionar o mundo à sua volta. Entender a teoria por trás dos temas centrais, aplicar esse conhecimento de forma prática e desenvolver um relatório detalhado sobre as conclusões são a base para a formação de bons profissionais e cidadãos.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Amidas no Cotidiano: Da Teoria à Prática"
Objetivo do Projeto:
O objetivo deste projeto é construir um entendimento aprofundado quanto à natureza, propriedades, síntese, reatividade, aplicabilidade das amidas e suas implicações na saúde e no meio ambiente. Além disso, também pretende-se desenvolver habilidades de organização, pesquisa, trabalho em equipe, e comunicação através da elaboração de um relatório científico.
Descrição detalhada do Projeto:
O projeto será desenvolvido em três frentes inter-relacionadas:
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Teórica: O grupo deverá estudar profundamente a estrutura química das amidas, suas propriedades físico-químicas, métodos de síntese, e reações químicas.
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Prática: Os alunos realizarão, em laboratório, a síntese de uma amida a partir de uma amina e um ácido carboxílico. Devem identificar a amida sintetizada por meio de testes simples, como fusão, ebulição, e testes de solubilidade.
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Aplicabilidade e implicações: O grupo deverá pesquisar e refletir sobre duas vertentes:
- Aplicações das amidas no cotidiano, mostrando onde esses compostos estão presentes e quais suas utilidades.
- Impactos na saúde e meio ambiente, abordando possíveis efeitos tóxicos e de descarte inadequado dessas substâncias.
Materiais Necessários:
Para a parte prática, os seguintes materiais serão necessários:
- Amina e ácido carboxílico adequados (segundo orientação do professor)
- Aquecedor
- Tubos de ensaio e bastão de vidro
- Bureta e funil
- Material de proteção individual (jaleco, luvas, óculos de proteção)
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
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Divida-se em grupos de três a cinco alunos. Cada grupo terá que pesquisar e entender teoricamente o conteúdo, realizar a parte prática, além de desenvolver um relatório em conjunto.
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Desenvolva o estudo sobre as amidas, se aprofundando nos conceitos relacionados. Use os recursos sugeridos e outros que julgarem interessantes.
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Realize a síntese da amida em laboratório, sob orientação do professor.
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Identifique a amida sintetizada através de testes simples. Documente todo o processo com fotos e observações que serão inseridas no relatório.
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Pesquisem sobre as aplicações das amidas no cotidiano e os impactos relacionados à saúde e ao meio ambiente. Esses dados também deverão ser incluídos no relatório.
Entregas do projeto:
O principal produto deste projeto é um relatório que deve conter quatro seções principais:
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Introdução: Apresentem a amida sintetizada, o contexto do projeto e a relevância do estudo das amidas.
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Desenvolvimento: Descrevam a teoria estudada, o processo de síntese da amida, os testes realizados, a metodologia empregada e os resultados obtidos. Incluam aqui, também, as discussões sobre as aplicações das amidas e suas implicações para a saúde e o meio ambiente.
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Conclusão: Retomem os principais pontos do trabalho, destacando os aprendizados e reflexões importantes.
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Bibliografia: Cite todas as fontes que consultaram durante a realização do projeto.
O relatório deve ser entregue ao professor em formato digital, juntamente com um seminário para a turma, onde deverão apresentar seus resultados e discussões. Todas as atividades deverão ser divididas entre os membros da equipe, buscando a equidade na participação de todos.