Contextualização
As aminas são um dos principais grupos funcionais da Química Orgânica. São compostos derivados do amoníaco (NH3) onde há substituição de um ou mais hidrogênios por radicais alquila ou arila. Elas desempenham um papel fundamental na vida e em várias indústrias, sendo comuns em compostos biologicamente ativos, como hormônios, neurotransmissores, vitaminas, medicamentos, entre outros.
As aminas podem ser classificadas de acordo com o número de radicais ligados ao azoto (ou nitrogênio), sendo primárias, secundárias e terciárias. Essa classificação é fundamental para sua nomenclatura, algo que vocês estarão explorando ao longo deste projeto.
Na biologia, as aminas estão por toda parte. Elas são a base de aminoácidos, que, por sua vez, compõem as proteínas, que são vitais para a vida. Além disso, medicamentos como a adrenalina e a noradrenalina são exemplos de aminas que funcionam como neurotransmissores.
Na indústria, as aminas são usadas para fabricar todo tipo de produto, desde plásticos até corantes. Compreender como as aminas são nomeadas e estruturadas é uma habilidade que irá servi-los bem, não apenas em seus estudos futuros em química, mas também em campos relacionados, como a biologia e a medicina.
Atividade Prática
Título da Atividade: Aminas em Ação
Objetivo do Projeto:
Mergulhar no mundo das aminas, através da exploração de sua nomenclatura, estrutura e exemplos do cotidiano. Os alunos irão investigar, em grupos de 3 a 5 pessoas, exemplos de aminas primárias, secundárias e terciárias, incluindo a produção de uma mini apresentação para explicar o tema.
Descrição Detalhada do Projeto:
Neste projeto, os alunos serão responsáveis por explorar o mundo das aminas. Cada grupo será responsável por selecionar uma amina primária, uma secundária e uma terciária, explicando sua nomenclatura e estrutura, bem como fornecendo exemplos de onde essas aminas podem ser encontradas na natureza ou usadas na indústria.
Os alunos deverão explorar a fundo a nomenclatura dessas aminas, criando esquemas de como a amina é nomeada e por quê. Além disso, serão responsáveis por desenhar a estrutura dessas aminas, explicando como a estrutura influencia suas propriedades.
Os grupos também serão responsáveis por explorar exemplos do cotidiano onde essas aminas possam ser encontradas ou usadas. Isso pode incluir produtos que usamos todos os dias, alimentos ou medicamentos.
Materiais Necessários:
- Livro didático e material de referência on-line.
- Papel, canetas coloridas, marcadores para a criação de esquemas e desenhos.
- Software de apresentação (Microsoft PowerPoint, Google Slides ou similar).
- Computador com acesso à internet para pesquisa.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:
Passo 1: Divida a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
Passo 2: Em cada grupo, os alunos devem selecionar uma amina primária, uma secundária e uma terciária para estudo.
Passo 3: Os alunos devem pesquisar e compreender a nomenclatura das aminas que eles selecionaram, criando esquemas para explicar a nomenclatura para cada uma.
Passo 4: Em seguida, os alunos devem desenhar a estrutura das aminas que selecionaram, explicando como a estrutura influencia as propriedades da amina.
Passo 5: Os grupos devem pesquisar exemplos de onde suas aminas selecionadas podem ser encontradas na natureza ou usadas na indústria. Eles devem preparar uma explicação detalhada desses exemplos, incluindo como a estrutura da amina influencia sua aplicação e propriedades.
Passo 6: Cada grupo deve preparar uma apresentação de 15 a 20 minutos sobre suas aminas selecionadas, incluindo a nomenclatura, a estrutura e os exemplos da vida real que eles descobriram.
Passo 7: Os grupos devem apresentar sua pesquisa e descobertas para a turma, com tempo para perguntas e discussões após cada apresentação.
Entregas do Projeto:
Os alunos devem entregar um relatório escrito e uma apresentação.
O relatório escrito deve seguir o formato já mencionado, que possui quatro tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Nele, os alunos devem contextualizar as aminas, discorrer sobre sua importância, detalhar a nomenclatura e estrutura das aminas estudadas, relatar a aplicação e localização delas na natureza ou indústria e, por fim, falar sobre as conclusões obtidas. Além disso, precisam indicar as fontes de pesquisa utilizadas.
A apresentação deve seguir o roteiro definido no Passo 6 e será avaliada de acordo com a clareza da explicação, a correção das informações apresentadas e a criatividade. Deve-se estimular a participação do público, por meio de questionamentos ou atividades interativas.