Inicie a aula apresentando o 'Plano de aula sobre Identificação da Tese em Textos Argumentativos'. Explique aos alunos a importância de identificar a tese em textos argumentativos e como isso se relaciona com a construção do sentido. Utilize o 'Resumo sobre Estrutura do Texto Dissertativo Argumentativo' para reforçar os conceitos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Em seguida, conduza uma discussão em grupo onde os alunos possam compartilhar suas ideias sobre a tese e os argumentos apresentados em textos que já leram. Isso ajudará a contextualizar o aprendizado e a estimular o pensamento crítico.
Inicie a aula apresentando o 'Plano de aula sobre Identificação da Tese em Textos Argumentativos'. Explique aos alunos a importância de identificar a tese em textos argumentativos e como isso se relaciona com a construção de argumentos. Utilize a 'Apresentação sobre Tipos Textuais: Gramaticais' para introduzir os conceitos de classes gramaticais e sua influência na argumentação. Isso ajudará os alunos a entenderem como a estrutura gramatical pode afetar o sentido do texto. Dê exemplos práticos e incentive a participação dos alunos com perguntas e discussões. Dica: Utilize exemplos de textos argumentativos conhecidos para tornar a aula mais envolvente e contextualizada. Pergunte aos alunos se eles conseguem identificar a tese em textos que já conhecem.
Para a retenção do conteúdo, forneça aos alunos a 'Atividade Prática de Identificação de Tese em Frases'. Esta atividade permitirá que os alunos pratiquem a identificação da tese em diferentes frases, reforçando o que foi aprendido em sala de aula. Além disso, incentive-os a refletir sobre como as classes gramaticais influenciam a construção do sentido nas frases apresentadas. Para complementar, distribua a 'Prova sobre Identificação de Teses e Argumentos' como um exercício de avaliação que pode ser feito em casa, garantindo que os alunos revisitem o conteúdo de forma crítica.
Para reforçar o aprendizado, atribua a 'Atividade de Análise de Textos Argumentativos' como dever de casa. Os alunos deverão ler diferentes textos argumentativos e identificar as teses e argumentos, discutindo em grupos suas concordâncias e discordâncias. Isso permitirá que eles pratiquem a identificação de teses em um ambiente colaborativo. Além disso, forneça a 'Prova sobre Identificação de Teses e Argumentos em Textos' como uma forma de avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema. Dica: Incentive os alunos a trazerem textos de opinião que eles encontraram em jornais ou revistas para a discussão em grupo.
Para a revisão do conteúdo, forneça o 'Resumo dos conceitos de Tese, Argumento e Tema' como um material de consulta rápida. Isso ajudará os alunos a relembrar as definições e diferenças entre os conceitos. Em seguida, proponha a 'Atividade de Análise de Textos Argumentativos' novamente, mas desta vez como uma atividade de revisão em sala de aula, onde os alunos podem aplicar o que aprenderam. Para complementar, utilize o 'Texto Argumentativo | Metodologia Ativa | Projeto' para um projeto em grupo que envolva a criação de um texto argumentativo. Dica: Utilize um mapa mental para ajudar os alunos a visualizarem as relações entre tese, argumento e tema, facilitando a compreensão e memorização dos conceitos.
Aula
Aula
Fonte:
Prof. Vanessa Claudino de Freitas
Escrita e Fala, Fonema e Letra
Aula
Aula
Fonte:
Prof. maestro
🎊🎭 Carnaval - 20 Ideias de Atividades
Aula
Aula
Fonte:
Prof. maestro
🔬👩🏽🔬 Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Aula
Aula
Fonte:
Prof. Lindielly Brandão
LIVE - Como Engajar os Alunos na Volta às Aulas com Atividades Criativas
DICA DA IARA
Na Teachy você consegue montar e planejar suas aulas. Comece a criar agora!
Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp
Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!
2023 - Todos os direitos reservados