Entrar

Aula: Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem

Avatar padrão
Autor: Prof. Tanise Afonso Sena

📚 Pré-Aula (Preparação)

Para iniciar a aula, o professor pode utilizar o livro "Dominando a Arte do Jornalismo: Notícias e Reportagens". Este material oferece uma visão abrangente sobre as características de notícias e reportagens, além de discutir a importância de distinguir entre os dois. O professor deve incentivar os alunos a refletirem sobre a relevância desse conhecimento no contexto atual, onde a informação é disseminada rapidamente. Além disso, a lista de consolidação pode ser utilizada para revisar os conceitos principais antes da aula. É importante que os alunos estejam familiarizados com os termos e definições antes de avançar para a prática.

Imagem do conteúdo
Image
Lista de Consolidação | Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Imagem do conteúdo
Image
Dominando a Arte do Jornalismo: Notícias e Reportagens
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Imagem do conteúdo
Image
Plano de aula
Prof. Tanise Afonso Sena
-

📝 Durante a Aula (Aprendizado)

Durante a aula, o professor deve seguir o plano de aula "Metodologia Prática | Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem". Este plano inclui atividades práticas que ajudam os alunos a entenderem as diferenças entre notícias e reportagens. O professor pode dividir a turma em grupos e utilizar a atividade "Desvendando as características" para que os alunos analisem recortes de notícias e reportagens. É essencial que o professor circule pela sala, auxiliando os grupos e promovendo discussões. O uso de vídeos curtos sobre jornalismo pode ser uma boa estratégia para engajar os alunos e ilustrar os conceitos discutidos.

Imagem do conteúdo
Image
Metodologia Prática | Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Imagem do conteúdo
Image
Apresentação sobre Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-

🔍 Pós-Aula (Aplicação)

Após a aula, o professor pode propor uma atividade prática onde os alunos criem suas próprias notícias e reportagens, utilizando as características aprendidas. A atividade "Explorando a Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem" pode ser uma boa base para essa tarefa. Além disso, o professor pode solicitar que os alunos façam um resumo do que aprenderam, utilizando um mapa mental para organizar as informações. Isso ajudará a consolidar o conhecimento e a refletir sobre a importância de distinguir entre os dois tipos de textos. O uso de um vídeo que resuma os conceitos pode ser uma boa forma de encerrar a aula.

Imagem do conteúdo
Image
Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem | Metodologia Ativa | Projeto
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Imagem do conteúdo
Image
Explorando a Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Imagem do conteúdo
Image
Desafios da educação a distância no Brasil
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Imagem do conteúdo
Default Image
Perguntas Abertas sobre Gênero Jornalístico
Prof. Tanise Afonso Sena
-
Imagem do conteúdo
Image
Sequência didática
Prof. Tanise Afonso Sena
-

Quem viu essa aula também gostou de...

Iara Tip

DICA DA IARA

Na Teachy você consegue montar e planejar suas aulas. Comece a criar agora!

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies