Entrar

Plano de aula de Artes Visuais

Artes

Original Teachy

'EF15AR01'

Artes Visuais

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Introduzir os alunos ao vasto universo das artes visuais, possibilitando a compreensão de suas diversas manifestações, tanto tradicionais quanto contemporâneas.

  2. Desenvolver a capacidade dos alunos de identificar as características distintivas de várias formas de arte visual, incluindo pintura, escultura, desenho, fotografia e mídias digitais.

  3. Promover a apreciação estética, estimulando os alunos a expressar suas opiniões e sentimentos sobre as diferentes obras de arte visual apresentadas.

Objetivos Secundários:

  1. Estimular a criatividade dos alunos, incentivando-os a imaginar e descrever suas próprias criações de arte visual.

  2. Fomentar o respeito pela diversidade cultural e artística, apresentando obras de arte de diferentes culturas e períodos históricos.

  3. Desenvolver habilidades de observação e descrição, solicitando aos alunos que detalhem as características visuais das obras de arte apresentadas.

Com estes objetivos, o professor irá guiar a aula para que os alunos possam ter um contato inicial com o mundo das artes visuais de uma maneira ampla e diversificada. Cada objetivo é desenhado para cumprir uma parte específica da habilidade desejada: identificação, apreciação e conhecimento das características das artes visuais.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor relembrará os conceitos básicos de arte e as formas artísticas que os alunos já aprenderam, como desenho e pintura. Serão feitas perguntas como "Alguém lembra o que é arte?" ou "Quem pode me dizer o que é um desenho?" para envolver os alunos e ativar seus conhecimentos prévios.

  2. Situações Problema:

    • O professor mostrará aos alunos duas imagens: uma de uma pintura de Van Gogh e outra de uma arte digital contemporânea. Então, fará a pergunta: "Essas duas imagens são artes visuais?" Com essa questão, o professor iniciará a discussão sobre a diversidade das artes visuais.
    • O professor trará um objeto comum, como uma cadeira, e perguntará aos alunos: "Esta cadeira poderia ser considerada uma obra de arte visual?" A intenção aqui é desafiar as preconcepções dos alunos sobre o que constitui arte visual.
  3. Contextualização: O professor explicará que as artes visuais não se limitam a pinturas ou desenhos, mas também incluem esculturas, fotografias, filmes, danças, e até mesmo videogames e desenhos animados. Essas formas de arte estão presentes em nosso dia a dia, em casa, na escola, no cinema, na TV, nos livros e na internet.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos:

    • O professor mostrará uma imagem de uma pintura famosa, como a Mona Lisa, e compartilhará algumas curiosidades, como o fato de que ela tem seu próprio quarto no Museu do Louvre, e que seu sorriso misterioso tem sido objeto de debate por séculos.
    • Em seguida, o professor apresentará uma imagem de uma obra de arte contemporânea, como uma instalação de arte ou uma peça de arte digital. Ele compartilhará uma curiosidade sobre essa forma de arte, como o fato de que a arte digital pode ser criada e compartilhada instantaneamente por qualquer pessoa com acesso a um computador e à internet.

Com esta introdução, o professor estará preparado para iniciar a exploração das artes visuais em suas diversas formas e manifestações.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: O professor fornecerá aos alunos uma introdução ao conceito de artes visuais, explorando diferentes formas de arte, quer sejam tradicionais ou modernas, como pintura, escultura, desenho, fotografia e mídias digitais. Os principais pontos a serem discutidos incluirão:

    • Pintura: O professor explicará que a pintura é uma das formas mais antigas de arte visual, usada para expressar ideias e emoções. Ele mostrará exemplos de diferentes estilos de pintura, como a arte renascentista e o impressionismo.
    • Escultura: O professor descreverá a escultura como uma arte tridimensional, feita em materiais como argila, madeira ou pedra. Os exemplos incluirão esculturas gregas antigas e modernas instalações de arte.
    • Desenho: O professor falará sobre como os desenhos são feitos em duas dimensões, utilizando-se de linhas para representar objetos, pessoas ou cenários. Serão apresentados exemplos de desenhos a lápis, carvão e até mesmo desenhos digitais.
    • Fotografia: Aqui, o professor deve salientar que a fotografia é uma forma de arte visual relativamente recente e que utiliza a luz para criar imagens. Fotografias famosas e fotógrafos podem ser mencionados.
    • Mídias digitais: O professor deve explicar que as mídias digitais envolvem a criação de arte através de computadores e outras tecnologias. Ele pode mostrar exemplos de arte digital e design gráfico.
  2. Análise coletiva: O professor mostrará exemplos de diferentes obras de arte visual e a turma será incentivada a discutir e analisar estas obras em grupo, identificando elementos chaves como cor, forma, textura e composição. Quais sentimentos essas obras evocam? Elas contam alguma história? Essas perguntas ajudarão a impulsionar a discussão.

  3. Atividade prática: Após a análise coletiva, o professor fornecerá aos alunos uma atividade prática onde eles terão a oportunidade de criar sua própria obra de arte visual. As crianças podem escolher entre os diferentes formatos apresentados, seja desenhando, pintando ou montando uma pequena escultura com materiais reciclados, por exemplo. Enquanto trabalham, o professor circulará pela sala para responder perguntas e fornecer orientação.

  4. Exposição de trabalhos: No final da atividade prática, os alunos terão a chance de compartilhar e discutir o que criaram com o resto da turma. Isso reforça a apreciação da arte e desenvolve a habilidade dos alunos de comunicar suas ideias.

Essas atividades são projetadas para reforçar a compreensão dos alunos sobre as diversas formas de arte visual, e desenvolver sua habilidade de identificar e apreciar diferentes formas de arte. Desse modo, os alunos não apenas aprenderão sobre as artes visuais, mas também terão a oportunidade de experimentar a criação de sua própria arte.

Retorno (5 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor reunirá todos os alunos e promoverá uma discussão em grupo sobre as obras de arte que eles criaram. Cada aluno ou grupo terá a oportunidade de apresentar sua obra, explicar o que ela representa e quais materiais e técnicas utilizaram para criá-la.
    • Durante a discussão, o professor fará perguntas para orientar os alunos a refletirem sobre os processos criativos que utilizaram, as escolhas que fizeram e as dificuldades que encontraram. As perguntas podem incluir: "Por que você escolheu essas cores?" ou "Como você decidiu o que desenhar ou construir?".
  2. Conexão com a Teoria:

    • Após a discussão, o professor fará a conexão entre as criações dos alunos e os conceitos de artes visuais que foram apresentados na aula. Ele destacará como cada obra de arte reflete uma ou mais formas de arte visual, como pintura, desenho, escultura, fotografia ou mídias digitais.
    • O professor também reforçará as características distintivas de cada forma de arte visual, relembrando os exemplos apresentados durante a aula. Eles podem perguntar: "Quais elementos da pintura você usou em seu desenho?" ou "Como você incorporou a ideia de escultura em sua construção?".
  3. Reflexão Final:

    • Para encerrar a aula, o professor pedirá aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam. Isso pode ser feito através de duas perguntas simples: "O que você mais gostou de aprender sobre artes visuais hoje?" e "Qual forma de arte visual você gostaria de explorar mais?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre as perguntas e depois serão convidados a compartilhar suas respostas com a turma. Essa atividade de reflexão ajuda a consolidar o aprendizado e a identificar áreas de interesse para futuras aulas.

Através destas atividades de retorno, o professor será capaz de avaliar a aprendizagem dos alunos, reforçar os conceitos chave apresentados durante a aula e promover uma reflexão sobre a experiência de aprendizagem. Isto permitirá que os alunos consolidem seus conhecimentos sobre artes visuais e desenvolvam uma apreciação mais profunda por esta forma de expressão artística.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação: O professor irá relembrar os principais pontos abordados durante a aula. Ele recapitulará as diferentes formas de artes visuais que foram discutidas - pintura, escultura, desenho, fotografia e mídias digitais -, destacando suas características distintivas. Também fará uma revisão das obras de arte visual que foram analisadas e discutidas, mencionando as diferentes técnicas, estilos e elementos visuais que foram identificados.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor fará um resumo de como a teoria das artes visuais foi aplicada na prática durante a aula. Ele ressaltará a importância de entender a teoria para poder apreciar e criar arte visual. O professor também lembrará aos alunos como eles usaram seus conhecimentos teóricos para criar suas próprias obras de arte, e como a análise das obras de arte ajudou a consolidar seu entendimento das artes visuais.

  3. Materiais Extras: Para aqueles alunos que desejarem aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, o professor irá sugerir materiais de leitura e sites de museus que disponibilizam visitas virtuais e catálogos online. Além disso, pode indicar vídeos educativos, documentários sobre artistas famosos e tutoriais de criação de arte visual.

  4. Importância das Artes Visuais: Para concluir, o professor irá expor a importância das artes visuais na vida cotidiana. Ele explicará que as artes visuais não são apenas uma forma de expressão artística, mas também uma maneira de comunicar ideias, sentimentos e informações. O professor destacará como as artes visuais estão presentes em vários aspectos do dia a dia - nos livros, revistas, jornais, na televisão, no cinema, na internet, nos videogames, na publicidade e até mesmo na arquitetura e no design de produtos.

Com esta conclusão, o professor finalizará a aula reforçando a relevância e a aplicabilidade do conhecimento adquirido, tanto para a apreciação artística quanto para a expressão criativa. Dessa maneira, os alunos serão encorajados a continuar explorando o mundo das artes visuais além da sala de aula, e a valorizar a diversidade e a riqueza desta forma de arte.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies