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Plano de aula de Artes Visuais

Artes

Original Teachy

'EF15AR01'

Artes Visuais

Objetivos (5 minutos)

  1. Introduzir os alunos ao conceito de Artes Visuais, abordando a diferença entre arte tradicional e contemporânea.
  2. Proporcionar aos alunos a oportunidade de identificar e apreciar várias formas de arte visual, através de imagens, vídeos e recursos interativos.
  3. Desenvolver a capacidade dos alunos de descrever as características de diferentes peças de arte, incentivando a observação cuidadosa, a discussão em grupo e a expressão de opiniões pessoais.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos:

    • O professor revisará conceitos básicos de arte, tais como cores, formas e texturas. Isso pode ser feito através de uma atividade lúdica, como um jogo de memória com cartões coloridos, formas geométricas e texturas diferentes para os alunos tocarem e identificarem.
  2. Situações problema:

    • O professor pode propor uma situação onde os alunos são convidados a identificar diferenças entre duas imagens: uma de uma pintura tradicional, como a Mona Lisa, e outra de uma obra de arte contemporânea, como uma escultura abstrata. Através dessa comparação, os alunos começarão a entender as diferenças entre as artes tradicionais e contemporâneas.
    • Uma segunda situação problema pode ser a apresentação de uma imagem de um mural de arte de rua, perguntando se eles consideram isso como arte e por quê. Isso levará a uma discussão sobre o que é arte e como ela pode assumir muitas formas diferentes.
  3. Contextualização:

    • O professor pode contextualizar o assunto, explicando que a arte não é apenas encontrada em museus, mas em todos os lugares ao nosso redor - em livros, em programas de televisão, em jogos de vídeo, na internet e até mesmo nas ruas. Ele pode, então, convidar os alunos a pensar em exemplos de onde eles veem arte em suas vidas cotidianas.
  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor pode introduzir o tópico compartilhando algumas curiosidades sobre arte. Por exemplo, ele pode contar a história de como a Mona Lisa, uma das pinturas mais famosas do mundo, foi roubada e perdida por dois anos, ou como alguns artistas contemporâneos usam materiais incomuns em suas obras, como balões, doces ou mesmo lixo.
    • Uma segunda forma de ganhar a atenção dos alunos é mostrar imagens de obras de arte que se transformam ou se movem, como esculturas cinéticas ou instalações interativas. Isso pode despertar o interesse dos alunos e motivá-los a aprender mais sobre a arte visual.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Criação Artística Coletiva:

    • Sugestão: O professor pode iniciar uma atividade onde os alunos, divididos em grupos de cinco, receberão um conjunto de materiais para a criação de uma obra de arte. Materials como argila, palitos de picolé, papel de diferentes cores e texturas, fita adesiva, botões, entre outros, podem ser disponibilizados.
    • Cada grupo terá a oportunidade de escolher se querem criar uma obra de arte tradicional (ex: uma paisagem ou retrato), ou contemporânea (ex: uma instalação ou escultura abstrata).
    • Depois de discutir e decidir que tipo de obra criarão, os alunos começarão a trabalhar na construção de sua peça. Durante esse tempo, o professor passará pelos grupos, fornecendo orientações e esclarecendo dúvidas.
    • Ao final da construção, cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua criação para a classe, explicar o que representa e por que escolheram a forma que escolheram. Assim, os alunos tanto se envolvem na prática da criação artística, como também exercitam suas habilidades descritivas e argumentativas.
  2. Atividade de "Galeria de Arte na Sala de Aula":

    • Sugestão: O professor pode transformar a sala de aula em uma galeria de arte, apresentando várias reproduções impressas de obras de arte tradicionais e contemporâneas.
    • Cada grupo de alunos receberá uma ficha de observação que incluirá perguntas como: "Que cores você vê?", "O que você acha que o artista estava tentando expressar?", entre outras. Isso ajudará os alunos a focar nos aspectos que foram discutidos durante a aula.
    • Os grupos serão então convidados a percorrer a "galeria", analisando cada obra e respondendo às perguntas em suas fichas de observação.
    • Depois de terem visitado todas as obras expostas, os grupos terão a oportunidade de compartilhar suas observações e descobertas com a classe. Esse exercício ajudará os alunos a entender ainda mais sobre a diversidade das artes visuais e a expressar suas próprias opiniões sobre as obras.
  3. Atividade de "Criação de um Mural Coletivo":

    • Sugestão: O professor pode prover um grande pedaço de papel Kraft ou lona, onde todos os alunos poderão contribuir para a criação de um grande mural de arte.
    • Cada grupo de alunos terá a responsabilidade de contribuir com uma parte da obra, seja ela um retrato, uma paisagem, uma cena abstrata ou o que eles escolherem.
    • O professor deve orientar os alunos ao longo da atividade, ajudando-os a encontrar maneiras de fazer suas contribuições individuais se unirem em uma obra coletiva coesa.
    • A atividade permitirá aos alunos experimentar a colaboração artística e a necessidade de considerar as ideias e expressões dos outros na criação de uma obra coletiva.

Lembrando que todas as atividades são sugestões e podem ser adaptadas de acordo com as necessidades de cada turma. A intenção é sempre permitir que os alunos se familiarizem com as várias formas de arte visual de modo lúdico e engajante, desenvolvendo uma melhor compreensão e apreciação por ela.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor pode começar esta etapa com uma discussão aberta sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as soluções e conclusões encontradas durante a atividade de criação artística e de "Galeria de Arte na Sala de Aula". Esta é uma chance para os alunos expressarem suas opiniões, observações e aprendizados.
    • Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas abertas para estimular o pensamento crítico e a reflexão, como: "O que vocês acharam mais desafiador na atividade? Por quê?", "Qual aspecto da atividade vocês mais gostaram? Por quê?" e "O que vocês aprenderam com a experiência de trabalhar em grupo?".
  2. Conexão com a Teoria:

    • O professor deve então conectar a discussão com os conceitos teóricos introduzidos no início da aula. Por exemplo, ele pode perguntar aos alunos como as atividades ajudaram a entender melhor a diferença entre as artes visuais tradicionais e contemporâneas.
    • Ele pode também pedir aos alunos para refletirem sobre como sua visão e compreensão da arte mudaram após as atividades. Isso pode ser feito através de perguntas como: "Como vocês veem a arte agora, depois das atividades? Mudou em relação ao início da aula?" e "Vocês acham que a arte é importante? Por quê?".
  3. Reflexão Individual:

    • Para finalizar a aula, o professor pode propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Para isso, ele pode fazer duas perguntas simples: "Qual foi a coisa mais interessante que você aprendeu hoje?" e "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida cotidiana?".
    • Os alunos podem ser incentivados a anotar suas respostas em um caderno ou diário de aprendizado, que pode ser revisado ao longo do ano letivo. Esta atividade de reflexão ajuda a consolidar o aprendizado e incentiva os alunos a aplicarem os conceitos aprendidos em suas vidas cotidianas.

Este retorno é uma oportunidade importante para o professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tópico e ajustar futuras aulas se necessário. Além disso, ele também promove a auto-reflexão e o pensamento crítico, habilidades importantes para o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Recapitulação dos pontos principais:

    • O professor pode iniciar a conclusão fazendo um resumo dos pontos mais importantes da aula. Ele pode relembrar os conceitos de arte tradicional e contemporânea, as diferenças entre elas e como as artes visuais se manifestam em diferentes formas e contextos.
    • Ele deve destacar que a arte não está apenas em museus, mas em todos os lugares ao nosso redor e que todos nós somos capazes de apreciá-la e criá-la.
    • O professor também pode recapitular as atividades praticadas durante a aula, lembrando aos alunos das diversas formas de arte que criaram e analisaram juntos.
  2. Conexão entre teoria e prática:

    • Em seguida, o professor pode explicar como a aula conectou a teoria e a prática. Ele pode ressaltar que, através das atividades realizadas, os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos de artes visuais na prática, ao criar suas próprias obras de arte e analisar as obras de outros artistas.
    • Ele pode enfatizar que esta experiência prática é uma forma efetiva de compreender e apreciar as artes visuais, pois permite aos alunos "colocar a mão na massa" e vivenciar o processo de criação artística.
  3. Sugestões de materiais extras:

    • O professor pode então sugerir alguns recursos extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Isso pode incluir livros de arte para crianças, sites de museus que oferecem visitas virtuais ou atividades interativas, programas de TV ou vídeos online sobre arte, entre outros.
    • Ele pode também incentivar os alunos a explorar a arte em suas comunidades, visitando exposições locais, observando a arte de rua ou mesmo criando suas próprias obras de arte em casa.
  4. Importância das Artes Visuais:

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância das artes visuais na vida cotidiana. Ele pode explicar que a arte é uma forma de expressar sentimentos e ideias, de interpretar o mundo ao nosso redor e de se conectar com outras pessoas e culturas.
    • Ele pode também destacar que o estudo das artes visuais ajuda a desenvolver habilidades importantes, como a observação cuidadosa, a criatividade, o pensamento crítico e a expressão de opiniões.
    • Além disso, o professor pode lembrar aos alunos que a arte é uma fonte de prazer e diversão, e que apreciar e criar arte pode enriquecer suas vidas de muitas maneiras.

Essa conclusão ajuda a consolidar o aprendizado da aula, conecta a teoria e a prática, orienta os alunos para futuros aprendizados e reforça a relevância e o valor das artes visuais.

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