Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Construção das Artes Visuais

Artes

Original Teachy

'EF15AR02'

Construção das Artes Visuais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Construção das Artes Visuais

Palavras ChaveArtes Visuais, Elementos Visuais, Cor, Linha, Ponto, Expressão Artística, Comunicação Visual, Atividades Práticas, Criatividade, Percepção, Colaboração, Exploração Visual, Narrativa Visual, Arte Tridimensional, Reflexão Crítica
Materiais NecessáriosCaixas de sapatos vazias, Papéis coloridos, Tesoura, Cola, Papéis grandes, Canetas coloridas, Marcadores, Grandes papéis com 'imagens fantasma' parcialmente desenhadas em pontos
Códigos BNCCEF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para direcionar e focar a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, tanto o professor quanto os alunos podem alinhar suas expectativas e esforços. Nesta aula, o objetivo é que os alunos não apenas reconheçam os elementos básicos das artes visuais, mas também que comecem a compreender como esses elementos são usados para criar significado e expressão. Isso servirá como base para futuras explorações artísticas e um entendimento mais profundo das formas de arte.

Objetivos principais:

1. Explorar e reconhecer os elementos constitutivos das artes visuais, incluindo cor, linha e ponto, através de atividades práticas e observação de exemplos.

2. Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação visual dos alunos utilizando os elementos estudados.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a criatividade e a percepção artística dos alunos.
  2. Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tema da aula, utilizando situações problema que incentivam a reflexão e a aplicação do conhecimento prévio sobre os elementos das artes visuais. Além disso, ao contextualizar a importância desses elementos no mundo real, os alunos podem ver a relevância do que estão aprendendo e como isso se aplica em diferentes aspectos de suas vidas e da sociedade. Esta etapa prepara o terreno para um aprendizado mais profundo e significativo durante as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que você está olhando para um quadro todo em preto e branco. Como você acha que a adição de cores mudaria a maneira como você se sente ao olhar para ele?

2. Pense em uma linha reta que divide um espaço ao meio. Descreva como essa linha pode ser usada para criar diferentes emoções ou mensagens, dependendo de como é posicionada e de que forma ela é desenhada.

Contextualização

As artes visuais estão presentes em todos os lugares, desde pinturas em museus até designs de embalagens de produtos. Até mesmo os emojis que usamos diariamente são um tipo de expressão visual. A compreensão de como cores, linhas e pontos são usados em diferentes contextos pode nos ajudar a apreciar melhor o mundo ao nosso redor e a comunicar nossas próprias ideias de maneira mais eficaz. Por exemplo, o uso de cores vibrantes em uma propaganda pode nos fazer sentir alegria, enquanto cores mais escuras podem sugerir mistério ou seriedade.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para colocar em prática o conhecimento prévio dos alunos sobre os elementos das artes visuais, em particular cor, linha e ponto. Através de atividades práticas e envolventes, os alunos terão a oportunidade não só de explorar esses elementos de forma criativa, mas também de entender como eles são aplicados na criação de significado e expressão artística. Esta etapa é crucial para transformar o conhecimento teórico em habilidades práticas, promovendo o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arco-Íris na Caixa

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar o uso das cores para criar ilusões de profundidade e espaço em um ambiente tridimensional.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar uma cena dentro de uma caixa de sapatos, utilizando apenas papel colorido, tesoura e cola. Eles deverão explorar como as cores podem alterar a percepção de profundidade e espaço visual. Cada grupo de alunos receberá uma caixa de sapatos vazia e uma variedade de papéis coloridos. O objetivo é criar uma cena que represente um arco-íris, onde as cores são usadas de maneira a parecer que se estendem pelo espaço da caixa.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá uma caixa de sapatos vazia e uma variedade de papéis coloridos.

  • Os alunos deverão discutir e planejar como vão usar as cores para criar a ilusão de um arco-íris.

  • Utilizando tesoura e cola, os alunos cortarão os papéis em formas que representem diferentes partes do arco-íris e os fixarão dentro da caixa de sapatos.

  • Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua caixa para a classe, explicando as escolhas de cores e como elas influenciam a percepção da cena.

Atividade 2 - Linha que Conta Histórias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de usar linhas e pontos para expressar narrativas e emoções.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar uma história visual usando apenas linhas e pontos em papel. Cada grupo receberá uma folha grande de papel e um conjunto de canetas de diferentes cores. Eles deverão desenhar uma série de cenas que, quando vistas em conjunto, contarão uma história clara. O desafio é usar diferentes tipos de linha (retas, curvas, pontilhadas) e tamanhos de pontos para expressar diferentes emoções e ações na história.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Distribua uma folha grande de papel e um conjunto de canetas coloridas para cada grupo.

  • Cada grupo escolherá uma história simples para contar através de desenhos.

  • Os alunos desenharão uma série de cenas que, quando vistas em sequência, contarão a história.

  • Deixe que os alunos experimentem com diferentes tipos de linha e tamanhos de pontos para expressar emoções e ações na história.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua história visual para a classe, explicando como utilizaram as linhas e pontos para transmitir significados.

Atividade 3 - Ponto por Ponto: Conectando Ideias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender como a conexão de pontos pode formar uma imagem e explorar a importância das linhas na arte.

- Descrição: Os alunos irão trabalhar em grupos para criar uma grande peça de arte conectando pontos em um grande papel. Cada grupo receberá um papel com uma 'imagem fantasma' parcialmente desenhada, composta de pontos. Eles deverão usar canetas ou marcadores para conectar os pontos, criando linhas que eventualmente revelarão a imagem completa. Esta atividade é uma forma divertida de explorar como diferentes pontos, quando conectados, podem criar uma imagem significativa.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 membros.

  • Distribua um grande papel com uma 'imagem fantasma' desenhada em pontos para cada grupo.

  • Os alunos deverão usar canetas ou marcadores para conectar os pontos, formando linhas que eventualmente revelarão a imagem completa.

  • Incentive os alunos a discutir como as linhas que estão desenhando influenciam na percepção da imagem.

  • Ao concluir, cada grupo apresentará sua arte, discutindo o processo criativo e o significado da imagem revelada.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o que descobriram durante as atividades práticas. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e abordagens, o que enriquece sua compreensão dos temas abordados. Além disso, as perguntas chave ajudam a direcionar a reflexão e aprofundar o entendimento dos alunos sobre o impacto dos elementos das artes visuais na comunicação e expressão artística.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos em círculo e inicie uma discussão em grupo. Comece perguntando a cada grupo o que descobriram sobre o uso e a combinação de cores, linhas e pontos e como estes elementos podem influenciar a percepção visual e emocional de uma obra. Encoraje os alunos a compartilhar suas experiências e o que mais os surpreendeu durante as atividades. Use questões como: 'O que vocês aprenderam sobre como as cores afetam as emoções?', 'Como as diferentes linhas podem contar diferentes tipos de histórias?' e 'De que maneira a atividade do Ponto por Ponto mudou a sua visão sobre como as imagens são formadas?'

Perguntas Chave

1. Como os elementos de cor, linha e ponto contribuem para a expressão artística em suas criações?

2. De que maneira a mudança de um elemento afeta a percepção de uma obra de arte?

3. Quais desafios vocês enfrentaram ao tentar representar diferentes emoções ou conceitos visuais com os elementos estudados?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado dos alunos ao resumir e vincular os conceitos discutidos durante a aula. Ao recapitular o conteúdo, o professor ajuda os alunos a reter as informações chave e a perceber a aplicabilidade do conhecimento adquirido. Além disso, enfatiza a importância das artes visuais na formação dos alunos, incentivando a continuidade do interesse e da exploração desse campo.

Resumo

Para concluir, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, relembrando como os elementos de cor, linha e ponto foram explorados e aplicados pelas crianças nas atividades práticas. É importante reforçar as descobertas e os desafios enfrentados, destacando a maneira como cada elemento contribuiu para a expressão artística e comunicação visual.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria estudada em casa com a prática em sala, permitindo que os alunos aplicassem diretamente o conhecimento prévio em atividades criativas. Através destas atividades, os alunos puderam visualizar e experimentar como os elementos das artes visuais podem ser combinados para criar significado e expressão em suas próprias obras.

Fechamento

Finalmente, é crucial destacar a relevância dos estudos em artes visuais no cotidiano, mostrando como essas habilidades de observação, experimentação e expressão podem ser aplicadas em diversas situações, desde o entendimento e apreciação de obras de arte até a sua aplicação em projetos pessoais e acadêmicos. Esta conexão entre teoria, prática e vida real ajuda a solidificar a importância das artes na educação integral dos alunos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies