Entrar

Plano de aula de Materiais: Características e Composição

Ciências

Original Teachy

'EF01CI01'

Materiais: Características e Composição

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Materiais: Características e Composição

Palavras ChaveMateriais, Características, Composição, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Metodologia Socioemocional, RULER, Respiração Profunda Guiada, Exploração Táctil, Regulação Emocional, Reflexão, Metas SMART
Materiais NecessáriosEsponjas, Pedras, Tecidos, Plásticos, Fichas para registro de observações, Folhas de papel, Canetas ou lápis, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF01CI01: Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema da aula, focando nas características e composição dos materiais. Além disso, busca-se desenvolver habilidades socioemocionais como autoconhecimento e consciência social, ao permitir que os alunos reconheçam e expressem suas emoções ao interagir com diferentes materiais. Esta abordagem integrada facilita a compreensão do conteúdo científico ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento emocional dos alunos.

Objetivos Principais

1. Identificar e descrever as características dos materiais (macios, duros, etc.) através da observação e manuseio.

2. Compreender a composição dos materiais e a importância dessa compreensão para a ciência e para o dia a dia.

3. Reconhecer e nomear emoções e sensações ao interagir com diferentes materiais, promovendo o autoconhecimento e a consciência social.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda Guiada

A atividade de aquecimento emocional proposta é a 'Respiração Profunda Guiada'. Esta atividade ajuda os alunos a focar, estar presentes e concentrados, através de técnicas de respiração que podem ser facilmente seguidas por crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. A Respiração Profunda Guiada é uma prática que envolve inspirar e expirar profundamente de maneira controlada, promovendo relaxamento e clareza mental.

1. Prepare o ambiente: Solicite aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés tocando o chão e as mãos repousando sobre as pernas.

2. Introdução: Explique brevemente que eles irão praticar uma técnica de respiração para ajudar a se concentrar e relaxar.

3. Início da Respiração: Peça aos alunos que fechem os olhos ou fixem o olhar em um ponto à frente. Oriente-os a inspirar profundamente pelo nariz contando até quatro, segurar a respiração contando até quatro e depois expirar lentamente pela boca contando até quatro novamente.

4. Repetição: Repita o processo de respiração profunda pelo menos cinco vezes, incentivando os alunos a se concentrarem na sensação do ar entrando e saindo dos pulmões.

5. Finalização: Terminado o exercício, peça aos alunos que abram os olhos lentamente e façam alguns alongamentos leves, como esticar os braços para cima e para os lados.

Contextualização do Conteúdo

Os materiais que usamos no nosso dia a dia têm diferentes características que os tornam únicos e especiais. Por exemplo, a cama onde dormimos é feita de materiais macios e confortáveis, enquanto as panelas que usamos na cozinha são feitas de materiais duros e resistentes ao calor. Assim como os materiais têm suas características próprias, nós também temos emoções diferentes em diferentes situações. Entender como os materiais são feitos e por que eles têm certas características nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor. Da mesma forma, reconhecer nossas emoções e entender suas causas nos ajuda a lidar melhor com nossos sentimentos e com os sentimentos dos outros.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 15 - 20 minutos

1. Características dos Materiais: Explique que os materiais podem ser classificados de acordo com suas características físicas, como maciez, dureza, maleabilidade e resistência. Use exemplos simples, como comparar uma esponja (macia) e uma pedra (dura).

2. Composição dos Materiais: Detalhe que todos os materiais são feitos de diferentes substâncias. Por exemplo, uma cadeira pode ser feita de madeira (um material natural) ou de plástico (um material sintético).

3. Importância do Estudo dos Materiais: Destaque que entender as propriedades dos materiais nos ajuda a escolher o material certo para cada função. Por exemplo, usamos madeira para fazer móveis porque é resistente, mas usamos algodão para fazer roupas porque é confortável.

4. Analogias e Exemplos: Use analogias para facilitar a compreensão. Por exemplo, compare materiais macios e duros aos diferentes sentimentos que podemos ter: sentimentos suaves como a alegria podem ser comparados a um tecido macio, enquanto sentimentos mais difíceis como a raiva podem ser comparados a uma pedra dura.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 - 40 minutos

Explorando Materiais: Sentindo e Descrevendo

Nesta atividade, os alunos irão explorar diferentes materiais através do tato, identificando e descrevendo suas características físicas. Além disso, eles serão incentivados a reconhecer e expressar as emoções que sentem ao tocar cada material.

1. Preparação: Distribua diferentes tipos de materiais para os alunos (ex: esponjas, pedras, tecidos, plásticos).

2. Exploração: Peça aos alunos que toquem e manuseiem cada material, observando suas características (macio, duro, áspero, liso, etc.).

3. Registro das Observações: Forneça uma ficha para que os alunos registrem suas observações sobre cada material. Inclua perguntas como: 'Como este material se sente?' e 'Que emoção você sente ao tocar este material?'

4. Discussão em Duplas: Forme duplas e incentive os alunos a compartilhar suas observações e emoções com seu colega.

5. Apresentação: Convide algumas duplas para compartilhar suas observações e emoções com a turma.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade, conduza uma discussão em grupo utilizando o método RULER.

Reconhecer: Pergunte aos alunos como eles se sentiram ao tocar diferentes materiais. Incentive-os a reconhecer as emoções que surgiram durante a atividade.

Compreender: Ajude os alunos a compreenderem por que se sentiram de determinada maneira ao tocar cada material. Por exemplo, materiais ásperos podem causar desconforto, enquanto materiais macios podem ser reconfortantes.

Nomear: Incentive os alunos a nomear as emoções que sentiram. Ofereça um vocabulário emocional para ajudá-los a expressar suas sensações de forma precisa.

Expressar: Discuta formas apropriadas de expressar essas emoções. Por exemplo, compartilhar suas sensações com um amigo ou escrever sobre o que sentiram.

Regular: Fale sobre estratégias para regular emoções desagradáveis que possam surgir ao interagir com diferentes materiais. Por exemplo, praticar a respiração profunda que aprenderam no início da aula pode ajudar a lidar com o desconforto.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para realizar a reflexão e regulação emocional, organize uma roda de conversa no final da aula. Peça aos alunos que compartilhem, oralmente ou escrevendo em suas fichas, sobre os desafios enfrentados durante as atividades e como geriram suas emoções. Incentive-os a refletir sobre momentos específicos, como ao tocar um material que não gostaram ou ao se sentirem desconfortáveis. Estimule a discussão sobre as estratégias que utilizaram para manter a calma e como se sentiram após a prática de respiração profunda.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, permitindo que os alunos identifiquem estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. A reflexão ajuda os alunos a reconhecerem suas emoções, compreenderem suas reações e desenvolverem habilidades para gerenciar seus sentimentos de forma positiva e construtiva. Aplicando esse aprendizado ao contexto da aula, eles podem fortalecer sua resiliência emocional e melhorar sua interação com diferentes materiais e situações.

Encerramento e Olhar para o Futuro

No encerramento, proponha que os alunos definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique que essas metas podem incluir objetivos como aprender mais sobre os materiais usados no dia a dia, identificar materiais em casa e descrever suas características, ou praticar técnicas de regulação emocional quando se sentirem frustrados. Estas metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um prazo definido (SMART).

Possíveis Ideias de Metas:

1. Identificar e descrever três materiais diferentes em casa e suas características.

2. Compartilhar com a família o que aprenderam sobre materiais e emoções durante a aula.

3. Praticar técnicas de respiração profunda pelo menos uma vez por semana para melhorar o autocontrole.

4. Registrar em um diário como se sentiram ao interagir com diferentes materiais ao longo da semana. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a definir e perseguir metas que promovam seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. As metas ajudam a consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula e a desenvolver habilidades de autogestão e resiliência emocional, preparando os alunos para lidarem com desafios futuros de maneira eficaz e positiva.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies