Entrar

Plano de aula de Partes do Corpo Humano: Introdução

Ciências

Original Teachy

'EF01CI02'

Partes do Corpo Humano: Introdução

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreensão da divisão do corpo humano: A primeira meta da aula é garantir que os alunos entendam como o corpo humano é dividido e a importância dessa divisão. Eles devem ser capazes de identificar as três principais partes do corpo: cabeça, tronco e membros.

  2. Identificação das partes do corpo: Os alunos devem ser capazes de localizar e nomear as três principais partes do corpo humano em si mesmos e nos outros. Eles também devem ser capazes de identificar várias partes menores do corpo, como olhos, nariz, boca, braços e pernas.

  3. Aplicação prática: Os alunos devem ser capazes de aplicar o que aprenderam através de atividades práticas. Isso pode incluir a classificação de diferentes partes do corpo em categorias de cabeça, tronco e membros, ou a demonstração de como essas partes do corpo funcionam juntas para nos permitir fazer coisas como correr, pular e pegar objetos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor iniciará relembrando conceitos básicos de Ciências já estudados, como a diferença entre seres vivos e não vivos, destacando que os seres humanos são seres vivos e possuem um corpo com partes que desempenham funções específicas para a vida. Isso ajuda a estabelecer a base para a nova lição.

  2. Situações problema: O professor pode, então, apresentar duas situações problemas que se relacionam com a realidade dos alunos. A primeira situação pode ser a de uma criança que machucou o braço e não consegue mais pegar objetos. Isso levanta a questão de como diferentes partes do corpo, como os braços, são importantes para realizar atividades diárias. A segunda situação pode envolver a pergunta de por que não podemos respirar pela orelha ou ver com o nariz, instigando os alunos a pensar sobre as funções específicas de diferentes partes do corpo.

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor pode explicar que entender as partes do corpo humano não é apenas importante para a Ciência, mas também para a vida diária. Por exemplo, ao saber que precisamos dos nossos pulmões para respirar, podemos entender a importância de manter o ar limpo e não fumar. Ao entender que usamos nossos olhos para ver, podemos entender por que é importante proteger nossos olhos do sol.

  4. Introdução do tópico de forma atraente: O professor pode despertar a curiosidade dos alunos dizendo que eles vão se tornar "cientistas do corpo humano" por um dia. Como curiosidade, pode-se mencionar que o corpo humano tem mais de 200 ossos e que, se todas as veias, artérias e capilares do corpo humano fossem colocadas em linha reta, poderiam dar a volta ao mundo duas vezes! Isso pode encorajar os alunos a quererem aprender mais sobre o corpo humano e suas fascinantes partes.

Desenvolvimento (15 - 20 minutos)

  1. Corpo Humano com Massinha

    • Visão geral da atividade: Os alunos criarão modelos de corpo humano utilizando massinha de modelar.

    • Preparação: O professor deve preparar massinha de várias cores e palitos de sorvete ou palitos de dente. Se disponível, o professor pode preparar também imagens impressas do corpo humano para inspiração.

    • Execução: Os alunos deverão trabalhar em grupos, e cada grupo receberá uma quantia de massinha e alguns palitos. O professor orientará os alunos a modelarem as três principais partes do corpo humano: cabeça, tronco e membros, os membros devem ser divididos em superiores (braços) e inferiores (pernas). Enquanto os alunos estiverem modelando, reforce a importância de cada parte e como elas funcionam juntas para realizar tarefas cotidianas.

    • Conclusão: No final da atividade, deixe que cada grupo apresente seu modelo, explicando a função de cada parte do corpo. Essa atividade não só ajuda os alunos a entenderem as partes do corpo humano, mas também aprimora suas habilidades motoras finas.


  1. Charadas do Corpo Humano

    • Visão geral da atividade: O professor irá propor um jogo de charadas onde cada charada envolve uma parte do corpo humano.

    • Preparação: O professor deverá preparar antecipadamente várias charadas que envolvam as partes do corpo humano. Por exemplo: "Eu tenho cinco, mas não posso viver. Eu tenho dois, mas não posso ver. O que eu sou?" (A resposta seria a mão, já que a mão tem cinco dedos, mas não vive, e tem duas palmas, mas não vê.)

    • Execução: Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo terá a oportunidade de responder a uma charada. Se eles acertarem, ganham um ponto. Se errarem, os outros grupos terão a chance de responder. Enquanto os alunos estão tentando resolver as charadas, o professor pode reforçar a informação sobre as partes do corpo humano envolvidas na charada.

    • Conclusão: No final do jogo, o grupo com mais pontos é o vencedor. Esta atividade envolve os alunos em uma competição amigável, encorajando a colaboração e o pensamento crítico, ao mesmo tempo em que reforça o conhecimento adquirido.


  1. Corrida dos Ossos

    • Visão geral da atividade: Uma brincadeira de corrida em que as crianças imitam o movimento de diferentes partes do corpo humano.

    • Preparação: O professor irá preparar cartões com imagens e nomes de diferentes partes do corpo, como braços, pernas, tronco, cabeça, mãos e pés. Esses cartões serão misturados e colocados em uma caixa.

    • Execução: Os alunos serão divididos em duas equipes. Um por um, cada aluno vai, correndo, até a caixa, retira um cartão e tem que imitar o movimento dessa parte do corpo até a linha de chegada. Por exemplo, se tirar o cartão "braços", pode fingir que está nadando; se for "pernas", pode pular como um sapo. O aluno que chegar à linha de chegada primeiro possibilita que o próximo aluno de sua equipe possa fazer o mesmo.

    • Conclusão: A equipe que conseguir fazer todos os seus integrantes chegarem à linha de chegada primeiro será a vencedora. Esta atividade promove a consciência corporal, o trabalho em equipe e reforça as diferentes partes do corpo humano de maneira divertida e interativa.

A duração de cada atividade pode variar dependendo do número de estudantes, mas cada uma geralmente leva 15 a 20 minutos para ser concluída. O professor pode optar por uma das atividades ou fazer todas elas, se houver tempo suficiente disponível.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 minutos)

    • Visão geral da atividade: O professor deve reunir todos os alunos em um grande círculo e iniciar uma conversa sobre as atividades que acabaram de realizar.

    • Execução: O professor pode começar perguntando a cada grupo o que eles acharam das atividades. Em seguida, o professor pode perguntar a cada grupo o que eles aprenderam durante as atividades e como isso os ajudou a entender melhor as partes do corpo humano.

    • Conclusão: O professor deve encorajar os alunos a compartilhar suas respostas com o resto da classe, promovendo uma atmosfera de respeito e consideração pelas ideias dos outros. Essa discussão ajuda a fortalecer a compreensão dos alunos sobre o tópico e permite ao professor avaliar o nível de entendimento dos alunos.

  2. Conexão com a Teoria (5 minutos)

    • Visão geral da atividade: O professor deve conectar as atividades práticas com a teoria discutida no início da aula.

    • Execução: O professor pode perguntar aos alunos como as atividades práticas ajudaram a entender a teoria. Por exemplo, como modelar o corpo humano com massinha ajudou a entender a divisão do corpo humano em cabeça, tronco e membros? Como o jogo de charadas ajudou a entender as funções de diferentes partes do corpo? Como a corrida dos ossos ajudou a entender como as diferentes partes do corpo trabalham juntas?

    • Conclusão: O professor deve reforçar a importância de conectar a prática com a teoria, explicando que as atividades práticas ajudam a tornar a teoria mais concreta e fácil de entender.

  3. Reflexão Individual (5 minutos)

    • Visão geral da atividade: O professor deve dar aos alunos um momento para refletir sobre o que eles aprenderam durante a aula.

    • Execução: O professor deve fazer duas perguntas simples para ajudar os alunos a refletir:

      1. O que você aprendeu de novo hoje sobre as partes do corpo humano?
      2. Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida diária?
    • Conclusão: O professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas. Isso não só ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam, mas também permite ao professor avaliar o impacto da aula no aprendizado dos alunos.

Este retorno é uma componente crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar a eficácia da aula e ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Principais Pontos (2 minutos)

    • Visão geral da atividade: O professor deve começar a conclusão resumindo os principais pontos que foram abordados durante a aula.
    • Execução: O professor poderá recapitular a divisão do corpo humano em três partes principais: cabeça, tronco e membros, e a importância de cada parte no funcionamento geral do corpo. Deve-se mencionar também a ligação entre teoria e prática que foi explorada através das atividades mão na massa.
    • Conclusão: O professor pode, então, perguntar aos alunos se eles têm alguma pergunta ou dúvida sobre os pontos que foram resumidos. Isso permite ao professor verificar o entendimento final dos alunos sobre o tópico.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (3 minutos)

    • Visão geral da atividade: O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do corpo humano.
    • Execução: O professor pode destacar como as atividades práticas ajudaram a reforçar a teoria discutida no início da aula. Por exemplo, a atividade de modelar o corpo humano com massinha ajudou a visualizar a divisão do corpo humano em cabeça, tronco e membros. O jogo de charadas e a corrida dos ossos ajudaram a entender como as diferentes partes do corpo funcionam juntas e são essenciais para nossa vida diária.
    • Conclusão: O professor pode reforçar que o conhecimento não é apenas adquirido através da teoria, mas também através da prática e da aplicação do conhecimento no mundo real.
  3. Materiais Extras (2 minutos)

    • Visão geral da atividade: O professor deve sugerir materiais extras que os alunos possam usar para aprofundar seu conhecimento sobre o corpo humano.
    • Execução: O professor pode sugerir livros, sites, vídeos e jogos interativos que sejam apropriados para a idade dos alunos e que sejam focados no corpo humano. Isso pode incluir livros infantis sobre o corpo humano, sites educacionais com jogos interativos sobre o corpo humano, ou vídeos do YouTube que explicam diferentes partes do corpo de maneira divertida e interessante.
    • Conclusão: O professor pode encorajar os alunos a explorarem esses materiais em casa e a compartilharem o que aprenderam com a classe na próxima aula.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (3 minutos)

    • Visão geral da atividade: O professor deve concluir a aula explicando a importância de conhecer as partes do corpo humano para o dia a dia.
    • Execução: O professor pode dar exemplos de situações diárias nas quais o conhecimento sobre o corpo humano é útil. Por exemplo, entender as partes do corpo pode ajudar a identificar onde uma dor está vindo, a entender como certos esportes ou atividades físicas afetam diferentes partes do corpo, ou a compreender o motivo de precisarmos de óculos para ver melhor.
    • Conclusão: O professor pode reforçar que o conhecimento sobre o corpo humano não é apenas importante para a Ciência, mas também para a vida diária.

Esta conclusão permite ao professor encerrar a aula de maneira eficaz, resumindo os principais pontos, conectando a teoria com a prática, sugerindo materiais para aprendizado adicional e destacando a importância do tópico para o dia a dia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies