Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Cabra-Cega

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Cabra-Cega

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender e praticar a brincadeira da Cabra-Cega - Os alunos devem entender as regras e a mecânica do jogo da Cabra-Cega através de demonstrações e explicações. Eles devem ser capazes de discernir o papel do "Cego" e dos "Bodes" no jogo, assim como a importância do respeito às regras e aos colegas de jogo.

  2. Desenvolver a coordenação motora e a noção espacial - Através da prática da Cabra-Cega, os alunos devem aprimorar a coordenação entre os movimentos do corpo e a percepção de espaço, uma vez que o "Cego" terá que se deslocar no espaço sem o auxílio da visão.

  3. Promover a interação e o respeito entre os alunos - A brincadeira da Cabra-Cega é uma atividade coletiva que requer cooperação e respeito mútuo. Os alunos devem aprender a lidar com as emoções de ganhar e perder, assim como a importância de respeitar o espaço e as limitações dos colegas.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conceitos - O professor inicia a aula relembrando com os alunos sobre a importância do movimento e do jogo para o desenvolvimento físico e social. Ele pode fazer perguntas como: "Quem se lembra por que é importante brincar e se movimentar?" e "Quem pode me dizer algum jogo que nós já aprendemos aqui na sala de aula?".

  2. Situações problema - Em seguida, o professor propõe duas situações que vão introduzir o tema da aula. A primeira: "Vocês já imaginaram como seria brincar sem poder enxergar? Como seria se o mundo fosse só sons, cheiros e toques?". A segunda: "E se, durante uma brincadeira, um de vocês tivesse que ficar de olhos vendados, sem poder ver nada, enquanto os outros se mexem ao seu redor? Como vocês acham que isso seria?".

  3. Contextualização - O professor explica que essas situações são parecidas com o que vamos fazer na aula de hoje. Ele conta que a brincadeira da Cabra-Cega é um jogo em que um dos participantes fica de olhos vendados e precisa encontrar os outros apenas pelo tato e pela audição. Além disso, ele menciona que a Cabra-Cega é uma brincadeira muito antiga e que era muito popular entre as crianças de outros tempos.

  4. Ganhando a atenção dos alunos - O professor conta que ele mesmo costumava brincar de Cabra-Cega quando era criança e que sempre se divertia muito. Ele também revela que a Cabra-Cega é uma brincadeira que ajuda a desenvolver habilidades importantes, como a concentração e a noção espacial. Para finalizar, ele propõe uma curiosidade: "Vocês sabiam que a brincadeira da Cabra-Cega é tão antiga que existem registros dela em pinturas feitas há mais de 2 mil anos?".

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor irá propor diferentes atividades práticas para que os alunos possam compreender e se divertir com a brincadeira da Cabra-Cega. O tempo total desta fase é flexível, dependendo do ritmo e da participação dos alunos. Abaixo estão três sugestões de atividades, o professor pode escolher a que melhor se adequar à turma:

  1. Cabra-Cega Tradicional (10 - 15 minutos)

    • Todos os alunos devem formar um grande círculo no centro do espaço de aula. O professor escolherá um aluno voluntário para ser a "Cabra-Cega" e vendará seus olhos com um lenço.

    • O objetivo do jogo é para a "Cabra-Cega" encontrar e tocar em outro aluno do círculo, que será chamado de "Bode".

    • O "Cego" deve se mover pelo círculo com os braços estendidos, enquanto os "Bodes" podem se mover para evitar serem tocados.

    • Quando o "Cego" tocar em um "Bode", o professor anunciará o nome deste e o jogo recomeça com uma nova rodada.

    • A brincadeira continua até que cada aluno tenha tido a oportunidade de ser tanto "Cabra-Cega" quanto "Bode".

  2. Cabra-Cega Musical (10 - 15 minutos)

    • O professor preparará previamente uma lista de músicas variadas.

    • Os alunos formarão um círculo, como no jogo tradicional. Um lenço será entregue a cada "Cabra-Cega".

    • Quando a música começar a tocar, os alunos começarão a se mover ao redor do círculo. Quando a música parar, todos devem ficar imóveis.

    • Nesse momento, os "Cegos" devem tentar encontrar e tocar em um "Bode" mais próximo. Os "Bodes" não devem se mover, e aquele que for tocado se tornará o novo "Cego".

  3. Cabra-Cega Desafio Sensorial (15 - 20 minutos)

    • O professor montará estações ao redor da sala com objetos de diferentes texturas: algodão, plástico, madeira, papel, etc.

    • Os alunos, vendados e guiados pelo professor, deverão tocar cada objeto e descrever a textura que sentem.

    • Ao final da exploração das estações, os alunos formarão um grande círculo e o professor escolherá um aluno para ser a "Cabra-Cega".

    • Utilizando as mesmas regras do Cabra-Cega Tradicional, o "Cego" deverá tocar em um "Bode" do círculo, utilizando as informações táteis adquiridas durante a exploração das estações.

    • Esta atividade ajuda os alunos a desenvolverem a coordenação motora e a noção espacial, além de estimular outros sentidos além da visão.

Ao final de cada atividade, o professor deve promover uma breve conversa com os alunos, perguntando sobre suas experiências, o que aprenderam e como se sentiram durante a brincadeira. Essa é uma oportunidade para reforçar os objetivos da aula e para os alunos se expressarem, compartilhando suas percepções e emoções.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo de discussão. Ele faz perguntas como: "Quem aqui gostaria de compartilhar o que sentiu e aprendeu durante nossas brincadeiras de Cabra-Cega?" e "Quais foram as partes mais difíceis e as mais divertidas do jogo para vocês?".
    • O professor incentiva todos os alunos a participarem, criando um ambiente de respeito e escuta ativa. Ele reforça que todas as experiências e sentimentos são válidos e importantes.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • O professor, baseado nas respostas e reflexões dos alunos, faz a conexão com a teoria. Ele pergunta: "Como vocês acham que a brincadeira da Cabra-Cega nos ajuda a entender melhor o que é coordenação motora e noção espacial?".
    • Ele também pode perguntar: "Vocês notaram que, para o 'Cego', foi importante confiar nos outros e respeitar o espaço deles? Como isso se relaciona com a cooperação e o respeito que falamos no início da aula?".
    • O professor reforça que a aula não foi apenas sobre brincar, mas também sobre aprender e desenvolver habilidades importantes para a vida, como a coordenação, a cooperação e o respeito.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor propõe um momento de reflexão. Ele faz duas perguntas simples: "O que vocês acharam da brincadeira da Cabra-Cega?" e "O que vocês aprenderam de mais valioso com a aula de hoje?".
    • Os alunos têm alguns segundos para pensar sobre as respostas. Depois, aqueles que quiserem, podem compartilhá-las com o grupo. O professor escuta atentamente e agradece a participação de todos.

Este retorno é uma etapa crucial para consolidar o aprendizado dos alunos. Ele permite que os alunos expressem suas percepções e emoções sobre a aula, além de reforçar os conceitos aprendidos. Além disso, o professor pode obter feedback valioso sobre a eficácia da aula e fazer ajustes para a próxima sessão.

Conclusão (5 - 6 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele destaca a importância do movimento e do jogo para o desenvolvimento físico e social.
    • Ele reforça que a brincadeira da Cabra-Cega, além de ser uma atividade divertida, ajuda a desenvolver habilidades como a coordenação motora, a noção espacial, a concentração, a cooperação e o respeito mútuo.
    • O professor menciona que, durante as brincadeiras, os alunos puderam experimentar como seria se o mundo fosse só sons, cheiros e toques, e como é desafiador e ao mesmo tempo interessante brincar sem poder enxergar.
  2. Conexão com a Prática e a Teoria (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor explica que a aula de hoje foi uma combinação de teoria e prática. Ele ressalta que, durante as brincadeiras, os alunos puderam vivenciar na prática os conceitos que foram discutidos no início da aula.
    • Ele menciona que, ao refletir sobre suas experiências, os alunos foram capazes de entender melhor como os jogos e as brincadeiras podem contribuir para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
  3. Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Ele pode indicar livros infantis que falam sobre a importância do movimento e do jogo, como "O Menino Maluquinho" de Ziraldo, e sites com brincadeiras e jogos educativos.
    • Além disso, ele pode sugerir que os alunos brinquem de Cabra-Cega em casa com seus familiares, compartilhando com eles o que aprenderam na aula.
  4. Importância no Dia a Dia (1 minuto)

    • Por fim, o professor ressalta a importância do que foi aprendido na aula para o dia a dia dos alunos. Ele explica que as habilidades desenvolvidas durante as brincadeiras, como a coordenação motora, a concentração e a cooperação, são fundamentais não apenas para os jogos, mas também para as tarefas diárias, como se vestir, comer, escrever, ler, entre outras.
    • Ele enfatiza que, além disso, a brincadeira da Cabra-Cega, ao estimular a empatia e o respeito ao próximo, contribui para a formação de cidadãos mais solidários e conscientes de seus direitos e deveres.

A conclusão é o momento em que o professor amarra todos os pontos da aula, reforçando os conceitos aprendidos e sua relevância para os alunos. Além disso, ao sugerir materiais extras e destacar a aplicabilidade do conteúdo no dia a dia, o professor incentiva a continuidade do aprendizado fora da sala de aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies