Entrar

Plano de aula de Brincadeiras e Jogos: Amarelinha

Educação Física

Original Teachy

'EF12EF01'

Brincadeiras e Jogos: Amarelinha

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Brincadeiras e Jogos: Amarelinha

Palavras ChaveHabilidades corporais, Coordenação motora, Equilíbrio, Agilidade, Trabalho em grupo, Cooperação, Criatividade, Resolução de problemas, Amarelinha, Dinâmicas de jogo, Educação física, Desenvolvimento social
Materiais NecessáriosGiz colorido, Fitas adesivas, Pedras ou marcadores, Vídeo sobre amarelinha, Papel e canetas para anotar regras
Códigos BNCCEF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.; EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.; EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.; EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é destacar a importância do desenvolvimento de habilidades práticas e corporais essenciais para a educação física e a vida cotidiana. Além disso, ao trabalhar em grupo, os alunos terão a oportunidade de desenvolver competências sociais e cooperativas, que são fundamentais tanto no ambiente escolar quanto no mercado de trabalho. Através das brincadeiras e jogos, como a amarelinha, os alunos serão incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos de forma dinâmica e divertida.

Objetivos principais:

1. Desenvolver habilidades corporais básicas, como coordenação motora, equilíbrio e agilidade.

2. Promover o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos através de dinâmicas de jogo.

3. Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas em situações práticas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a socialização e a comunicação efetiva entre os alunos.
  2. Aprimorar o senso de espaço e orientação através das atividades práticas.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir o tema de maneira envolvente e informativa, destacando a relevância da amarelinha tanto no desenvolvimento de habilidades corporais e sociais quanto em sua aplicação prática no mercado de trabalho. A atividade inicial visa captar a atenção dos alunos e prepará-los para a prática do jogo.

Contextualização

A amarelinha é uma das brincadeiras mais antigas do mundo, praticada por crianças de diversas culturas ao longo dos séculos. Essa atividade simples não só promove a diversão, mas também desenvolve habilidades motoras, como equilíbrio, coordenação e agilidade. Além disso, brincar de amarelinha ensina as crianças a seguirem regras e a trabalharem em grupo, habilidades essenciais em várias áreas da vida.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades e Conexão com o Mercado: A origem da amarelinha remonta ao Império Romano, onde era usada como treinamento físico para soldados. Nos dias atuais, atividades que envolvem coordenação e trabalho em grupo, como a amarelinha, encontram aplicações em áreas como esportes, fisioterapia e até na formação de equipes em empresas. Profissionais que possuem habilidades corporais bem desenvolvidas e sabem trabalhar em equipe têm vantagem em diversos setores, desde a educação física até o mundo corporativo.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Inicie a aula fazendo uma pergunta provocadora: "Quem aqui já brincou de amarelinha?". Em seguida, apresente um breve vídeo (1 a 2 minutos) mostrando crianças de diferentes culturas brincando de amarelinha ao redor do mundo. Isso ajudará a contextualizar a importância global da brincadeira e despertar o interesse dos alunos.

Desenvolvimento

Duração: 50 a 60 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a brincadeira de amarelinha, não apenas como uma atividade lúdica, mas como uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais. Através da construção e prática do jogo, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma prática e colaborativa, promovendo um aprendizado significativo e integrado.

Tópicos a Abordar

  1. História e origem da amarelinha
  2. Regras básicas da brincadeira
  3. Habilidades motoras envolvidas: coordenação, equilíbrio e agilidade
  4. Importância do trabalho em equipe e da cooperação

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a brincadeira de amarelinha pode ser mais do que apenas uma diversão. Incentive-os a pensar em como essa atividade simples pode ajudar a desenvolver habilidades motoras e sociais importantes. Pergunte: 'Como vocês acham que brincar de amarelinha pode ajudar a melhorar nossa coordenação e equilíbrio? E como podemos aplicar essas habilidades em outras áreas das nossas vidas?'

Mini Desafio

Construção da Amarelinha

Nesta atividade prática, os alunos irão construir uma amarelinha no pátio da escola utilizando materiais fornecidos pelo professor. A ideia é que eles trabalhem em grupo para desenhar o jogo no chão com giz, definindo as regras e experimentando diferentes formas de jogar.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5.
  2. Distribua materiais como giz colorido, fitas adesivas, e pedras ou marcadores.
  3. Oriente cada grupo a desenhar uma amarelinha no chão, explicando que podem usar a criatividade para criar diferentes formatos e tamanhos de casas.
  4. Peça que cada grupo defina as regras da sua versão da amarelinha e as escreva em um papel.
  5. Após a construção, cada grupo deve apresentar sua amarelinha e explicar suas regras aos colegas.
  6. Permita que todos os alunos experimentem jogar nas diferentes amarelinhas construídas.

Objetivo: Desenvolver habilidades motoras através da construção e prática da amarelinha, além de promover o trabalho em equipe e a criatividade.

Duração: 30 a 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Quais são as principais habilidades motoras desenvolvidas ao brincar de amarelinha?
  2. Descreva uma situação em que habilidades de equilíbrio e coordenação podem ser úteis fora da sala de aula.
  3. Explique como o trabalho em equipe foi importante na construção da amarelinha com seu grupo.
  4. Quais foram as principais dificuldades que você encontrou ao desenhar a amarelinha e como as superou?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando os conceitos teóricos e práticos abordados durante a aula. Ao promover a reflexão e a discussão, busca-se garantir que os alunos compreendam a importância das habilidades desenvolvidas e como elas podem ser aplicadas em diferentes contextos da vida. A conclusão serve para fechar a aula de forma significativa, reiterando o valor das atividades lúdicas para o desenvolvimento integral dos alunos.

Discussão

Discussão: Promova uma discussão entre os alunos, incentivando-os a refletirem sobre a experiência de construção e jogo da amarelinha. Pergunte: 'Como foi trabalhar em grupo para criar a amarelinha? Quais habilidades vocês acharam mais desafiadoras? Como essas habilidades podem ser úteis em outras situações da vida?' Incentive os alunos a compartilharem suas percepções sobre a importância do equilíbrio, coordenação e trabalho em equipe, tanto no jogo quanto em contextos reais. Discuta como a aplicação dessas habilidades pode beneficiar diversas áreas, como esportes, atividades artísticas e até mesmo no ambiente de trabalho.

Resumo

Resumo: Recapitule os principais conteúdos abordados na aula, destacando a história e a origem da amarelinha, as regras básicas da brincadeira e as habilidades motoras envolvidas, como coordenação, equilíbrio e agilidade. Ressalte a importância do trabalho em equipe e da cooperação durante a construção e prática do jogo, e como essas dinâmicas contribuem para o desenvolvimento social dos alunos.

Fechamento

Fechamento: Explique aos alunos como a aula conectou a teoria (história e regras da amarelinha) com a prática (construção e jogo), mostrando as aplicações das habilidades desenvolvidas. Enfatize a importância de atividades lúdicas, como a amarelinha, não só para o entretenimento, mas também para o desenvolvimento de competências essenciais para a vida cotidiana e futura carreira. Termine a aula destacando como a brincadeira pode ser uma ferramenta valiosa para o aprendizado contínuo e o crescimento pessoal.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies