Entrar

Plano de aula de Cotidiano: Moradia, brinquedos, Roupas, Mobiliários e Objetos do Dia a Dia

Geografia

Original Teachy

'EF01GE06'

Cotidiano: Moradia, brinquedos, Roupas, Mobiliários e Objetos do Dia a Dia

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Cotidiano: Moradia, brinquedos, Roupas, Mobiliários e Objetos do Dia a Dia

Palavras ChaveGeografia, Moradia, Objetos do Dia a Dia, Diversidade Cultural, Tecnologia Digital, Metodologia Ativa, Realidade Aumentada, Brinquedos Tradicionais, Google Slides, Canva, Unboxing, Colaboração, Criatividade, Empatia
Materiais NecessáriosTablets, Celulares, Acesso à Internet, Google Slides, Canva, Aplicativos de Realidade Aumentada (AR Makr ou similar), TikTok ou Instagram, Plataforma Digital (Google Classroom ou canal de YouTube da turma), Materiais para Anotações
Códigos BNCCEF01GE06: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa preparar os alunos para entenderem a diversidade nas formas de moradia e nos objetos do cotidiano. Através do estudo prévio, espera-se que os alunos cheguem com um conhecimento básico para que possam se engajar em atividades práticas que aprofundem estas temáticas, facilitando uma aprendizagem ativa e contextualizada.

Objetivos principais:

1. Descrever e comparar diferentes tipos de moradia, destacando as técnicas e materiais utilizados em sua construção.

2. Identificar e analisar objetos de uso cotidiano, considerando sua funcionalidade e os materiais usados em sua fabricação.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa a ativação do conhecimento prévio e o engajamento inicial dos alunos. Ao buscar fatos interessantes sobre o tema com o uso dos celulares, os alunos se conectam com o conteúdo de maneira prática e contextualizada, preparando-se para um debate mais aprofundado. As perguntas-chave ajudam a guiar a discussão inicial, garantindo que os alunos estejam refletindo sobre tópicos relevantes e variados dentro do tema proposto.

Aquecendo

Para começar a aula, explique brevemente que o tema de hoje é 'Cotidiano: Moradia, brinquedos, roupas, mobiliários e objetos do dia a dia'. Enfatize como esses elementos fazem parte do nosso dia a dia e têm suas peculiaridades em diferentes culturas. Peça para os alunos usarem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre qualquer um desses tópicos. Por exemplo, como as moradias podem variar de iglus no Ártico a palafitas em regiões tropicais, ou como brinquedos de diferentes países podem variar em materiais e formas.

Reflexões Iniciais

1. Qual tipo de moradia você encontrou que chamou a sua atenção? Por quê?

2. Quais materiais são usados para construir diferentes tipos de moradia?

3. Que objetos do dia a dia você encontrou que são feitos de materiais incomuns?

4. Como a cultura de um lugar pode influenciar o tipo de brinquedo ou mobiliário que eles usam?

5. Existem roupas tradicionais de outras culturas que são feitas de materiais diferentes dos que estamos acostumados? Se sim, quais?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

Esta etapa do plano de aula visa fornecer aos alunos uma experiência prática e envolvente, utilizando tecnologias digitais para explorar e compreender a diversidade nas formas de moradia, brinquedos e objetos do cotidiano. Ao trabalhar em grupo e realizar atividades criativas, os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, apresentação e uso de ferramentas digitais, além de aumentar seu conhecimento cultural.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Casa dos Sonhos Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa digital, apresentação e trabalho em grupo, além de proporcionar um entendimento mais profundo sobre a diversidade de tipos de moradia e objetos do cotidiano.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão tablets e celulares para criar uma apresentação digital de uma 'Casa dos Sonhos'. A ideia é que, utilizando ferramentas como Google Slides ou Canva, os alunos construam uma apresentação que detalhe os diferentes tipos de moradia ao redor do mundo, destacando técnicas e materiais de construção, além de mobiliários e brinquedos locais.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 integrantes.

  • Cada grupo deve escolher um tipo de moradia (ex.: iglus, palafitas, casas de barro, etc.) e realizar uma pesquisa detalhada sobre ela.

  • Usando Google Slides ou Canva, os alunos devem criar uma apresentação que inclua imagens, descrições dos materiais e técnicas usados na construção, bem como exemplos de mobiliários e brinquedos típicos dessa cultura.

  • Os alunos devem gravar um pequeno vídeo explicando a apresentação e integrá-lo aos slides.

  • No final, cada grupo deverá compartilhar sua apresentação digital com a turma e responder a perguntas dos colegas.

Atividade 2 - Influenciadores de Brinquedos

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e habilidades digitais dos alunos, além de aumentar o conhecimento sobre a diversidade cultural através dos brinquedos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão influenciadores digitais especializados em brinquedos. Utilizando seus celulares, eles irão criar um vídeo no estilo de 'unboxing' ou resenha de brinquedos tradicionais de diferentes culturas. O objetivo é explorar os materiais e técnicas de fabricação desses brinquedos e como eles refletem a cultura local.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 integrantes.

  • Cada grupo deve escolher um brinquedo tradicional de uma cultura específica e fazer uma pesquisa detalhada sobre ele.

  • Usando os celulares, os alunos devem gravar um vídeo no estilo 'unboxing' ou resenha, descrevendo o brinquedo, os materiais usados na sua fabricação e sua importância cultural.

  • Os grupos podem usar aplicativos como TikTok ou Instagram para editar e adicionar efeitos ao vídeo.

  • No final, os vídeos devem ser compartilhados com a turma e postados em uma plataforma digital escolhida (ex.: Google Classroom, canal de YouTube da turma, etc.), onde todos podem interagir e comentar.

Atividade 3 - Realidade Aumentada na Moradia

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Integrar tecnologia avançada ao aprendizado, fomentar a colaboração e a criatividade digital, e aprofundar o entendimento sobre a diversidade de formas de moradia.

- Descrição: Os alunos usarão aplicativos de realidade aumentada (AR) para explorar diferentes tipos de moradias ao redor do mundo. Nesta atividade, eles irão criar modelos AR de diferentes casas, inserindo-os em um ambiente de escolha, como o pátio da escola ou uma sala.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 integrantes.

  • Cada grupo deve escolher um tipo de moradia e realizar uma pesquisa detalhada sobre ela.

  • Utilizando um aplicativo de realidade aumentada (como o AR Makr ou similar), os alunos devem criar um modelo 3D do tipo de moradia escolhido.

  • Os grupos devem inserir esses modelos AR em um ambiente como o pátio da escola ou uma sala, tirando fotos e vídeos para documentar.

  • Cada grupo deve preparar uma pequena apresentação explicando o modelo AR, os materiais e técnicas usados na construção da moradia e sua importância cultural.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover uma reflexão coletiva sobre as experiências vivenciadas durante as atividades, permitindo aos alunos compartilharem suas descobertas e compreenderem diferentes perspectivas. Além disso, o feedback 360° visa incentivar a autocrítica e o crescimento pessoal, fortalecendo habilidades de colaboração e comunicação entre os alunos.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Agradeça a todos pelo empenho nas atividades e explique que agora é o momento de compartilhar experiências.
  2. Peça a cada grupo para apresentar brevemente sua atividade, destacando as principais descobertas e desafios enfrentados.
  3. Durante as apresentações, incentive os outros alunos a fazerem perguntas e comentários construtivos.
  4. Após todas as apresentações, guie uma reflexão coletiva sobre as diferentes formas de moradia, brinquedos e objetos do cotidiano explorados.
  5. Conclua destacando a importância de entender e valorizar a diversidade cultural e tecnológica.

Reflexões

1. Como as diferentes culturas influenciam os tipos de moradia, brinquedos e objetos do cotidiano? 2. Qual foi o material ou técnica de construção que você achou mais interessante e por quê? 3. Como o uso da tecnologia digital facilitou ou dificultou o aprendizado sobre os temas abordados?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Explique aos alunos que o feedback deve ser construtivo e respeitoso. Seguem algumas orientações:

  1. Cada aluno deve anotar um ponto positivo e uma sugestão de melhoria para cada colega de grupo.
  2. O feedback deve ser específico e focado nas contribuições durante a atividade, como pesquisa, criatividade, colaboração e uso das ferramentas digitais.
  3. Reserve um tempo para que os grupos compartilhem seus feedbacks entre si, incentivando um ambiente de respeito e apoio mútuo.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade  A finalidade desta etapa é recapitular de forma divertida e engajante o que foi aprendido, conectando os conhecimentos adquiridos à realidade atual. Isso ajuda a consolidar o aprendizado, mostrando sua relevância no dia a dia e incentivando uma visão mais ampla e contextualizada do mundo. 

Resumo

Parada Final: Embarque na Recapitulação da Aula  Vamos fazer uma viagem rápida por tudo que exploramos hoje! Imaginemos entrar em uma máquina do tempo digital:  do gelo dos iglus ao calor das palafitas;  dos brinquedos tradicionais feitos de madeira aos ✨ modernos feitos de plástico elaborados. Além disso, exploramos diferentes roupas, mobiliários e objetos do dia a dia, desde tecidos exóticos até móveis estilosos! Todas essas culturas se uniram para nos mostrar as maravilhas da diversidade. 

No Mundo

️ Conexão Global e Moderna  O que aprendemos hoje não está isolado! Moradias, brinquedos e objetos do dia a dia são reflexos da diversidade cultural e das inovações tecnológicas que vemos no mundo moderno. Através das redes sociais, podemos ver influenciadores de todo o mundo mostrando esses elementos e como eles se transformam e se adaptam conforme as novas tecnologias e interações globais. 

Na Prática

Aplicabilidade no Cotidiano  Compreender a diversidade nas moradias, brinquedos e objetos de uso cotidiano nos ajuda a valorizar a riqueza cultural e a inovação tecnológica ao nosso redor. Isso nos torna mais empáticos, criativos e preparados para viver em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado. ❤️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies