Entrar

Plano de aula de Cotidiano: Moradia, brinquedos, Roupas, Mobiliários e Objetos do Dia a Dia

Geografia

Original Teachy

'EF01GE06'

Cotidiano: Moradia, brinquedos, Roupas, Mobiliários e Objetos do Dia a Dia

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Cotidiano: Moradia, brinquedos, Roupas, Mobiliários e Objetos do Dia a Dia

Palavras ChaveCotidiano, Moradia, Brinquedos, Roupas, Móveis, Objetos do Dia a Dia, Técnicas de Produção, Materiais Utilizados, Impacto Geográfico, Influências Culturais, Atividades Práticas, Sala de Aula Invertida, Desafios de Design, Conscientização Ambiental, Trabalho em Equipe
Materiais NecessáriosPapel, Cola, Tesoura, Materiais recicláveis diversos (jornais, revistas, sacolas plásticas, fitas, etc.), Materiais naturais (bambu, folhas, areia, conchas, etc.), Espaço para simulação de ilha deserta, Possíveis acessórios para desfile de moda (passarela improvisada, luzes, música)
Códigos BNCCEF01GE06: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos tem como finalidade estabelecer as metas de aprendizado que guiarão as atividades práticas em sala. Ao detalhar claramente o que se espera que os alunos aprendam, esta seção serve como um mapa para o professor, direcionando o foco e garantindo que todas as atividades estejam alinhadas com os resultados de aprendizagem desejados. Os objetivos delineados ajudarão na avaliação do progresso dos alunos e na verificação de seu entendimento dos temas abordados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a descrever e comparar diferentes tipos de moradia, brinquedos, roupas, mobiliários e outros objetos do dia a dia, destacando as técnicas e materiais utilizados em sua produção.

2. Fomentar a habilidade de observação e análise crítica, permitindo aos alunos identificar as influências geográficas, culturais e históricas na forma e função dos itens cotidianos estudados.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita dos alunos ao compartilhar suas observações e conclusões com a classe.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como objetivo engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram em casa, utilizando situações problema que incentivem a aplicação do conhecimento prévio. A contextualização serve para mostrar a relevância do estudo dos objetos do cotidiano, conectando o aprendizado com situações reais e passadas, aumentando assim o interesse e a compreensão dos alunos sobre o impacto geográfico, cultural e histórico no design e uso desses itens.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para imaginarem que são arquitetos e devem projetar uma nova casa para uma família que vive em uma região muito quente, como o Saara. Quais materiais e técnicas construtivas eles escolheriam e por quê?

2. Solicite aos alunos que pensem em como seria a vida de uma família que vive em uma ilha deserta e precisa construir sua própria casa e fazer seus próprios móveis e utensílios. Quais materiais naturais da ilha eles usariam e como os transformariam?

Contextualização

Explique que entender sobre moradias, brinquedos, roupas e outros objetos do cotidiano não só ajuda a apreciar a diversidade cultural, mas também é essencial para compreender como diferentes sociedades se adaptam ao seu ambiente. Utilize exemplos reais ou histórias para mostrar como as condições geográficas, culturais e históricas influenciam as escolhas de materiais e técnicas de produção desses itens.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento visa consolidar o conhecimento prévio dos alunos por meio de atividades práticas e interativas. Através da resolução de problemas em contextos lúdicos e realistas, os alunos aplicarão conceitos de geografia, sustentabilidade e design, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração. As atividades são projetadas para imergir os alunos em situações que requerem a aplicação de conhecimentos geográficos e históricos, facilitando uma compreensão mais profunda e duradoura dos temas abordados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Arquitetos do Clima

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a compreensão sobre os impactos do clima na escolha de materiais e técnicas construtivas, além de promover o trabalho em equipe e a habilidade de apresentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo representará uma equipe de arquitetos. Eles deverão projetar uma casa que seja eficiente em um clima específico, considerando materiais de construção, layout e recursos disponíveis.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolherá um clima específico (quente, frio, úmido, seco) para basear seu projeto.

  • Os alunos deverão pesquisar rapidamente sobre o clima escolhido e listar os desafios que ele impõe à construção.

  • Utilizando materiais como papel, cola, tesoura e outros materiais recicláveis, os alunos deverão desenhar e construir o modelo de uma casa que resolva os desafios climáticos listados.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu modelo para a classe, explicando as escolhas de materiais e design baseadas nas condições climáticas.

Atividade 2 - O Desafio da Ilha Deserta

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico ao enfrentar um desafio de design com recursos limitados, além de promover a colaboração e habilidades de engenharia básica.

- Descrição: Os alunos, em grupos, enfrentarão o desafio de projetar e construir móveis e utensílios a partir de materiais encontrados em uma ilha deserta.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Simule uma ilha deserta na sala de aula, onde serão disponibilizados materiais naturais como bambu, folhas, areia, conchas, entre outros.

  • Os grupos deverão discutir e planejar a construção de um móvel (por exemplo, uma cadeira) e um utensílio (como uma tigela para cozinhar).

  • Os alunos utilizarão os materiais disponíveis para construir seus projetos, considerando funcionalidade e estética.

  • Cada grupo apresentará seu móvel e utensílio, justificando as escolhas de materiais e design.

Atividade 3 - Fashionistas do Reciclável

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a conscientização ambiental e o reaproveitamento de materiais, além de estimular o design e a expressão criativa dos alunos.

- Descrição: Esta atividade propõe que os alunos criem roupas e acessórios a partir de materiais recicláveis, como jornais, sacolas plásticas e outros, demonstrando o uso consciente de recursos e a criatividade no design.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 participantes.

  • Forneça uma variedade de materiais recicláveis como jornais, revistas, sacolas plásticas, fitas, entre outros.

  • Os grupos deverão desenhar e construir roupas e acessórios utilizando esses materiais.

  • Os alunos prepararão um desfile de moda na sala de aula, onde cada grupo apresentará suas criações, explicando o conceito por trás de cada peça e os materiais utilizados.

  • Ao final do desfile, os outros alunos e o professor poderão votar na criação mais criativa e sustentável.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas, permitindo que os alunos articulem suas descobertas e reflexões. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros. Este retorno também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos sobre a influência geográfica, cultural e histórica nos objetos do cotidiano.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe uma experiência marcante durante a construção e o design de suas criações. Pode-se também incentivar os alunos a discutirem como os materiais e técnicas utilizados refletem o clima, a cultura e a história do local imaginado para a moradia ou do desafio proposto. O professor deve guiar a conversa para que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e de ouvir as diferentes perspectivas dos colegas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao projetar a moradia/móvel/roupa com base nas condições climáticas ou recursos disponíveis?

2. Como as escolhas de materiais e design refletem as características geográficas, culturais e históricas do ambiente imaginado?

3. Houve alguma descoberta surpreendente durante a atividade que mudou a forma como vocês pensavam sobre a construção de objetos do dia a dia?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos possam vincular as atividades práticas com os conceitos teóricos estudados, além de refletir sobre a aplicabilidade do conhecimento geográfico em suas vidas. Esta reflexão ajuda a reforçar a aprendizagem e a valorizar a disciplina de geografia como uma ferramenta essencial para compreender o mundo ao nosso redor.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, relembrando as diferentes técnicas e materiais utilizados na produção de moradias, brinquedos, roupas, mobiliários e outros objetos do dia a dia. Deve-se enfatizar como as condições geográficas e culturais influenciam as escolhas de design e construção.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como a construção de modelos de casas para diferentes climas e a criação de móveis e roupas com materiais recicláveis, conectam a teoria estudada em casa com a prática em sala. Destaque como a aplicação do conhecimento em situações desafiadoras permite uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos geográficos e históricos.

Fechamento

Por fim, o professor deve discutir a importância do estudo de geografia no cotidiano, demonstrando como a compreensão dos fatores geográficos influencia nossas escolhas diárias, desde o tipo de casa que moramos até os materiais que usamos. Esta reflexão ajuda os alunos a perceber a relevância do que aprendem em sua vida real.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies