Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Brasil e Mundo: Migração Externa
Palavras Chave | Migração Externa, Geografia, Socioemocional, RULER, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Visualização Criativa, Histórias de Migração, Empatia, Regulação Emocional, Metas Pessoais |
Materiais Necessários | Sala de aula tranquila, Cadeiras confortáveis, Luzes ajustáveis, Quadro branco ou lousa, Marcadores, Papéis e canetas, Recursos audiovisuais (projetor ou TV), Gráficos e tabelas sobre migração, Computadores ou tablets (opcional), Material para apresentações (cartolinas, canetas coloridas, etc.) |
Códigos BNCC | EF07GE05: Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo. |
Ano Escolar | 7º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Geografia |
Unidade Temática | Território |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do Plano de Aula Socioemocional é introduzir os alunos ao tema da migração externa, focando no desenvolvimento de competências socioemocionais. Isso inclui a capacidade de reconhecer e compreender as emoções associadas à migração, a tomada de decisão responsável ao considerar as causas e consequências desses movimentos populacionais, e a promoção de um ambiente de empatia e respeito durante as discussões. Esta etapa prepara os alunos para uma análise mais profunda e holística do tema, integrando aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais.
Objetivos Principais
1. Compreender as causas e consequências da migração externa, como guerras e problemas naturais, através da análise crítica e empática.
2. Desenvolver habilidades de autoconhecimento e autocontrole ao reconhecer e nomear emoções envolvidas em situações de migração.
3. Promover a consciência social e habilidades sociais ao discutir e expressar de forma apropriada as motivações e impactos da migração.
Introdução
Duração: (20 - 25 minutos)
Atividade de Aquecimento Emocional
Viagem Imaginária
A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Visualização Criativa. Esta técnica envolve os alunos em um estado de relaxamento profundo, onde eles são guiados a imaginar cenários tranquilos e positivos. Essa prática ajuda a aumentar o foco, a presença e a concentração, preparando-os emocionalmente para a aula.
1. Preparação do Ambiente: Peça aos alunos para se sentarem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos repousando sobre as coxas. Certifique-se de que o ambiente esteja calmo e, se possível, diminua as luzes.
2. Início da Atividade: Instrua os alunos a fecharem os olhos e a respirarem profundamente algumas vezes, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Isso ajudará a acalmar o corpo e a mente.
3. Guiando a Visualização: Comece a guiar os alunos em uma viagem imaginária. Diga algo como: 'Imagine que você está em um lugar tranquilo e seguro, onde você se sente totalmente à vontade. Pode ser uma praia serena, um campo verdejante ou qualquer outro lugar que traga paz e felicidade.'
4. Detalhamento do Cenário: Incentive os alunos a explorar os detalhes desse lugar. Pergunte: 'O que você vê ao seu redor? Quais sons você ouve? Há algum cheiro particular nesse lugar? Como você se sente estando lá?'
5. Concluindo a Visualização: Após alguns minutos, peça aos alunos para lentamente retornarem ao presente. Diga: 'Quando estiver pronto, comece a mover os dedos das mãos e dos pés suavemente. Depois, abra os olhos devagar, trazendo consigo a calma e a concentração desse lugar especial.'
6. Compartilhamento Opcional: Se houver tempo, convide os alunos a compartilhar brevemente como foi a experiência para eles, mas sem pressionar ninguém a falar.
Contextualização do Conteúdo
A migração externa é um fenômeno complexo e multifacetado que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Guerras, desastres naturais, perseguições políticas e econômicas são apenas algumas das razões que forçam indivíduos e famílias a deixarem suas casas em busca de segurança e melhores oportunidades. Ao entender as motivações por trás desses movimentos populacionais, podemos desenvolver uma maior empatia e compreensão pelo sofrimento e pelas esperanças dessas pessoas.
No contexto atual, a migração externa é um tema amplamente debatido e presente nas notícias e na vida cotidiana. Ao explorar esse assunto, não apenas ampliamos nosso conhecimento geográfico, mas também nos conectamos emocionalmente com as histórias de coragem e resiliência de milhares de migrantes. Essa compreensão pode nos ajudar a tomar decisões mais responsáveis e a agir com mais compaixão em relação aos desafios globais.
Desenvolvimento
Duração: (60 - 75 minutos)
Roteiro Teórico
Duração: (20 - 25 minutos)
1. Definição de Migração Externa: Explique que a migração externa é o movimento de pessoas de um país para outro com a intenção de estabelecer residência permanente ou temporária.
2. Motivações para Migrar: Discuta as principais razões pelas quais as pessoas migram, como guerras, perseguições políticas, desastres naturais, pobreza, busca por melhores oportunidades de trabalho e educação.
3. Consequências da Migração: Aborde as consequências positivas e negativas da migração tanto para os países de origem quanto para os países de destino. Enfatize aspectos como a contribuição dos migrantes para a economia, a diversidade cultural, bem como os desafios de integração social e xenofobia.
4. Exemplos Históricos e Contemporâneos: Forneça exemplos históricos de migração, como a migração europeia para as Américas no século XIX, e exemplos contemporâneos, como a crise dos refugiados sírios.
5. Termos e Conceitos Importantes: Defina termos como refugiado, asilado, imigrante e emigrante, e explique as diferenças entre eles.
6. Estatísticas e Dados Relevantes: Apresente dados estatísticos sobre migração global, utilizando gráficos e tabelas para ilustrar as tendências atuais de migração.
Atividade com Feedback Socioemocional
Duração: (35 - 45 minutos)
Histórias de Migração
Nesta atividade, os alunos irão se dividir em grupos e criar uma história fictícia de um migrante, abordando as motivações, desafios e emoções envolvidas. A atividade visa promover a empatia e a compreensão dos processos de migração.
1. Divisão em Grupos: Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
2. Criação da História: Cada grupo deve criar uma história fictícia de um migrante. Eles devem decidir de onde essa pessoa está saindo, por que está saindo, para onde está indo e quais desafios enfrenta no caminho e na chegada.
3. Detalhamento das Emoções: Peça aos grupos que incluam na história as emoções que o migrante sente em diferentes momentos (por exemplo, medo ao sair, esperança ao chegar).
4. Apresentação: Cada grupo deve apresentar sua história para a turma.
5. Discussão e Feedback: Após cada apresentação, reserve um tempo para discutir as histórias e as emoções envolvidas, utilizando o método RULER.
Discussão e Feedback em Grupo
Após as apresentações, guie uma discussão em grupo utilizando o método RULER para feedback socioemocional. Comece reconhecendo as emoções apresentadas nas histórias, tanto pelos personagens fictícios quanto pelos alunos ao criar e ouvir as histórias. Pergunte aos alunos como eles compreendem as causas e consequências dessas emoções e incentive-os a nomear corretamente as emoções identificadas, como medo, esperança, ansiedade e alívio. Em seguida, discuta formas apropriadas de expressar essas emoções em situações reais, promovendo um ambiente de empatia e respeito. Por fim, trabalhe com os alunos sobre como regular essas emoções de maneira eficaz, discutindo estratégias para lidar com sentimentos intensos e como apoiar outros que possam estar passando por situações similares.
Conclusão
Duração: (15 - 20 minutos)
Reflexão e Regulação das Emoções
Sugira aos alunos que façam uma reflexão escrita sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Pergunte a eles: 'Quais foram os momentos mais desafiadores para você durante a aula? Como você se sentiu e como lidou com essas emoções? O que você faria de diferente numa situação similar no futuro?' Alternativamente, organize uma discussão em grupo onde os alunos possam compartilhar suas experiências e estratégias de regulação emocional, incentivando a autoavaliação e o aprendizado mútuo.
Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar os alunos a realizarem uma autoavaliação das emoções vivenciadas durante a aula e as estratégias de regulação emocional que utilizaram. Isso os ajuda a identificar formas eficazes de lidar com situações desafiadoras no futuro, promovendo o autoconhecimento e o autocontrole.
Encerramento e Olhar para o Futuro
Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Peça a eles que pensem em uma ou duas metas específicas que gostariam de alcançar nas próximas semanas ou meses, seja em relação ao entendimento do tema de migração externa ou ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Incentive-os a escrever essas metas e a refletir sobre os passos necessários para alcançá-las.
Possíveis Ideias de Metas:
1. Compreender profundamente as causas e consequências da migração externa.
2. Desenvolver empatia e respeito pelas histórias de migrantes.
3. Melhorar a capacidade de reconhecer e regular as próprias emoções.
4. Aprimorar habilidades de comunicação e trabalho em grupo.
5. Aplicar o conhecimento geográfico em contextos atuais e históricos. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a definir metas pessoais e acadêmicas. Isso visa dar continuidade ao desenvolvimento acadêmico e pessoal, promovendo um compromisso contínuo com o crescimento e a melhora em áreas específicas relacionadas ao tema da aula.