Entrar

Plano de aula de Diferentes Lugares

Geografia

Original Teachy

'EF01GE03'

Diferentes Lugares

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Diferentes Lugares

Palavras ChaveDiferentes lugares, Observação, Comparação, Espaços da casa, Espaços escolares, Mudança de função, Atividades práticas, Planejamento de uso de espaços, Trabalho em equipe, Aplicação de conhecimento prévio, Discussão em grupo, Teoria e prática
Materiais NecessáriosPlanta baixa simplificada de casa, Desenho da planta da escola, Materiais recicláveis (caixas, papelão, tecidos), Tablets ou smartphones, Lupas, Fita métrica, Blocos de anotações
Códigos BNCCEF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.; EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para os aspectos essenciais do estudo de diferentes lugares. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção serve como uma bússola que orienta as atividades subsequentes, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados com os resultados de aprendizagem desejados.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de observar e identificar características distintas de diferentes locais frequentados, como a casa e a escola.

2. Promover a habilidade de comparar e contrastar esses locais em termos de função, estrutura e uso, destacando suas principais semelhanças e diferenças.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a expressão oral e a troca de ideias entre os alunos durante as discussões sobre os locais estudados.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente em casa, utilizando situações problema que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento. Além disso, a contextualização mostra a relevância do estudo de diferentes lugares, conectando o conteúdo com a realidade dos alunos e motivando a aprendizagem através de exemplos concretos e próximos de sua vivência.

Situações Problema

1. Imagine que você precisa trocar de lugar com um colega por um dia. O que precisaria ser diferente na sua casa para que ela fosse adequada para ser uma escola por um dia? E o que precisaria ser diferente na escola para ser uma casa?

2. Pense em um dia de semana normal. Começando de manhã, descreva como seria a sua casa se ela fosse uma escola. Quais cômodos seriam usados? O que seria feito em cada um deles?

Contextualização

A comparação entre a casa e a escola não é apenas um exercício teórico; ela nos ajuda a entender como diferentes espaços são projetados para atender necessidades específicas. Por exemplo, a casa é um lugar para descanso e intimidade, enquanto a escola é um espaço para aprendizado e socialização. Conhecer essas diferenças e semelhanças não só amplia o vocabulário dos alunos em Geografia, mas também ajuda a valorizar e respeitar os diferentes usos dos espaços em suas vidas diárias.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento prévio sobre os diferentes espaços. Através de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos exploram as características dos locais de maneira mais profunda, promovendo a compreensão das diferenças e semelhanças entre a casa e a escola. Esta etapa visa consolidar o aprendizado, estimulando a observação, a análise crítica, a criatividade e a comunicação eficaz.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Trocando Lugares

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e planejamento de uso de espaços, além de estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a redesenhar a planta baixa de sua casa e da escola, trocando as funções dos cômodos. Por exemplo, a cozinha de casa pode se tornar uma sala de aula, e a sala de aula da escola pode se transformar em um espaço de refeições. Eles deverão pensar em como adaptar cada espaço para as novas funções, considerando o mobiliário e equipamentos necessários.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá uma planta baixa simplificada de uma casa e um desenho da planta da escola.

  • Eles devem discutir e decidir quais cômodos trocarão de função entre a casa e a escola.

  • Os alunos devem desenhar as novas funções dos cômodos, incluindo o posicionamento de móveis e objetos que seriam necessários.

  • Após o desenho, cada grupo apresentará sua nova 'escola em casa' para a classe, explicando as mudanças e a utilidade dos espaços.

Atividade 2 - Tour Virtual

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a apreciação do espaço e a capacidade de comunicação, além de promover a utilização criativa de materiais recicláveis.

- Descrição: Os alunos criarão um 'tour virtual' de sua casa e da escola, utilizando materiais recicláveis para construir maquetes e dispositivos móveis (como tablets ou smartphones) para simular o passeio. Eles deverão identificar e descrever as áreas principais de cada local, destacando as diferenças e semelhanças entre eles.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Distribua materiais recicláveis como caixas, papelão, tecidos e outros para construção das maquetes.

  • Cada grupo deverá escolher uma área da casa e da escola para representar em sua maquete.

  • Os alunos utilizarão os dispositivos móveis para gravar vídeos ou tirar fotos dos 'tours' que criaram.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu 'tour virtual' para a classe, explicando as áreas escolhidas e destacando as curiosidades de cada espaço.

Atividade 3 - Detetives de Espaços

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação e análise crítica, além de estimular o trabalho em equipe e a apresentação oral.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos se transformarão em 'detetives de espaços', onde investigarão características e funções específicas de diferentes locais da escola e da casa. Eles usarão um 'kit de detetive' com lupas, fita métrica e bloco de anotações para registrar suas descobertas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um 'kit de detetive' contendo lupas, fita métrica e blocos de anotações.

  • Cada grupo escolherá uma área específica da escola e da casa para investigar.

  • Os alunos deverão observar, medir e anotar características como tamanho, uso, materiais de construção e decoração dos espaços.

  • Após a investigação, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, explicando o que torna cada local único.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam as perspectivas de seus colegas. Isso ajuda a reforçar a compreensão das diferenças e semelhanças entre a casa e a escola, além de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação. A discussão também serve para avaliar o engajamento e aprofundar o conhecimento adquirido pelos alunos durante as atividades práticas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe suas experiências e descobertas das atividades realizadas. Sugira que comecem falando sobre as mudanças que fizeram na planta baixa da casa e da escola e como isso afetou a funcionalidade dos espaços. Em seguida, peça que discutam o que mais os surpreendeu ou o que acharam mais desafiador durante a atividade. Encoraje-os a utilizar vocabulário específico de Geografia para descrever suas observações.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais diferenças que vocês observaram ao transformar um espaço de casa em um espaço de escola?

2. Como a função de um espaço afeta a maneira como ele é organizado e utilizado?

3. Houve alguma característica da escola ou da casa que vocês não haviam percebido antes de realizarem as atividades?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos tenham compreendido e possam aplicar os conceitos de diferenciar e comparar diferentes lugares. Além disso, busca-se reforçar a conexão entre teoria e prática, demonstrando a relevância do conteúdo aprendido na vida real dos alunos, e preparando-os para futuras aplicações do conhecimento geográfico em contextos variados.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais pontos discutidos sobre os diferentes lugares, enfatizando as características observadas e as mudanças feitas nas atividades práticas. Deve-se recapitular as diferenças e semelhanças entre a casa e a escola, destacando como a função de cada espaço determina sua estrutura e uso.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como o redesenho das plantas e a criação de 'tours virtuais', serviram para ilustrar e aplicar conceitos teóricos estudados, como a função dos espaços e a importância do planejamento urbano. Destaque como a teoria foi diretamente aplicada na prática, ajudando os alunos a visualizar e compreender melhor os conceitos.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a importância do estudo de diferentes lugares no cotidiano dos alunos. Deve-se discutir como a compreensão das características dos espaços frequentados ajuda a valorizar e a utilizar melhor o ambiente, promovendo uma maior conscientização sobre a importância da organização e planejamento dos espaços.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies