Entrar

Plano de aula de Vida e os Ciclos Naturais

Geografia

Original Teachy

'EF01GE05'

Vida e os Ciclos Naturais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vida e os Ciclos Naturais

Palavras ChaveCiclos Naturais, Observação, Comparação, Educação Ambiental, Atividades Práticas, Sala de Aula Invertida, Plantas, Insetos, Estações do Ano, Almanaque de Observação, Grupo de Discussão, Pensamento Crítico, Comunicação
Materiais NecessáriosLupas, Cronômetros, Cadernos de anotações, Vídeos curtos, Livros sobre insetos e ciclos naturais, Modelos de insetos, Papéis coloridos, Canetas, Adesivos, Revistas velhas para recortar imagens
Códigos BNCCEF01GE05: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer uma base clara do que se espera atingir com a aula. Ao definir objetivos bem estruturados, os alunos podem direcionar melhor seu foco durante as atividades práticas em sala, garantindo que o aprendizado seja efetivo e engajador. Esta etapa também serve para motivar os alunos, mostrando como o estudo dos ciclos naturais é relevante e impactante em suas vidas e no ambiente ao seu redor.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade de observar e descrever os ritmos naturais em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando-os com a realidade local dos alunos.

2. Fomentar a compreensão da importância dos ciclos naturais para a vida no planeta e como eles influenciam as diversas formas de vida.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos sobre os fenômenos naturais observados.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo previamente estudado com a aula prática. As situações problema incentivam a aplicação do conhecimento de forma crítica e prática, enquanto a contextualização ajuda a entender a relevância dos ciclos naturais no dia a dia e na manutenção da vida no planeta. Este momento prepara o terreno para uma aprendizagem mais significativa, estimulando a curiosidade e a aplicação do pensamento científico.

Situações Problema

1. Peça aos alunos que descrevam o que acontece com as plantas e árvores em diferentes estações do ano, baseando-se em suas observações pessoais e conhecimentos prévios.

2. Sugira uma situação hipotética onde não haveria estações do ano. Como os alunos acham que isso afetaria a vida das plantas, animais e até mesmo o clima? Peça que pensem nas consequências para o ambiente e para as atividades humanas.

Contextualização

Para contextualizar a importância dos ciclos naturais, o professor pode contar uma história, como a do ciclo de vida de uma borboleta, desde a eclosão do ovo até a metamorfose em borboleta. Essa narrativa pode ser enriquecida com curiosidades, como o fato de que as borboletas têm um papel crucial na polinização de muitas plantas, o que influencia diretamente na produção de alimentos.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para imergir os alunos em situações práticas que permitam a aplicação direta dos conceitos estudados em casa. Escolhendo uma das atividades propostas, os alunos podem explorar, de maneira lúdica e envolvente, os ciclos naturais em um contexto controlado e educativo. Através da observação, comparação e registro, eles desenvolvem habilidades de pensamento crítico, colaboração e comunicação, essenciais para a compreensão dos processos naturais e de sua importância para a vida no planeta.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Grande Observatório Natural

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de observação detalhada e comparação de ciclos naturais em plantas de diferentes espécies e idades.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos transformam a sala de aula em um observatório natural, onde cada grupo é responsável por observar e registrar os ciclos naturais de uma planta específica. Serão fornecidos materiais como lupas, cronômetros e cadernos de anotações.

- Instruções:

  • Divida a sala em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma planta dentro da sala para observar. Pode ser uma pequena planta em um vaso ou mesmo uma pequena árvore em uma jardineira.

  • Os alunos deverão usar as lupas para observar detalhes como botões de flores, folhas novas, etc. Devem também anotar quaisquer mudanças que perceberem ao longo do tempo.

  • Defina um período de observação de 20 minutos para cada grupo, durante os quais eles devem focar apenas em observar e anotar.

  • Após a primeira sessão de observação, cada grupo compartilha suas descobertas com a classe. Discuta as semelhanças e diferenças entre as plantas observadas.

  • Repetir o processo de observação por mais 10 minutos e comparar novamente as anotações.

Atividade 2 - Aventura no Tempo dos Insetos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estudar a influência das estações do ano no comportamento dos insetos e a importância dos ciclos naturais para seu desenvolvimento.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumem o papel de cientistas que viajam no tempo para observar como diferentes insetos se comportam em diferentes estações do ano. Eles utilizarão recursos como vídeos curtos, livros e modelos de insetos para simular suas observações.

- Instruções:

  • Cada grupo recebe um 'kit científico' que inclui vídeos curtos, livros e modelos de diferentes insetos.

  • Os grupos assistem aos vídeos e leem sobre os insetos e suas atividades em diferentes estações do ano.

  • Com base no material fornecido, cada grupo cria um pequeno diário de campo, anotando os comportamentos observados e as possíveis razões por trás deles.

  • Após a pesquisa, cada grupo apresenta suas descobertas para a classe, simulando uma expedição científica de volta ao presente e compartilhando o que aprenderam sobre os ciclos naturais dos insetos.

Atividade 3 - Criação de um Almanaque de Observação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Sintetizar e apresentar de forma criativa as observações realizadas sobre os ciclos naturais, desenvolvendo habilidades de apresentação e organização de informações.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos organizam suas observações em um almanaque, criando um registro visual e descritivo dos ciclos naturais que puderam observar na escola ou em casa.

- Instruções:

  • Cada grupo recebe materiais como papéis coloridos, canetas, adesivos e revistas velhas para recortar imagens.

  • Os alunos organizam suas anotações e desenhos em um almanaque, dividindo-o por estações do ano.

  • Incentive os alunos a serem criativos, usando colagens e desenhos para ilustrar o que observaram.

  • Após a conclusão, cada grupo apresenta seu almanaque para a classe, explicando o que cada página representa e o que aprenderam com as observações.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos articulem o que aprenderam e apliquem suas observações em um contexto de discussão mais amplo, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica dos ciclos naturais. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e pensamento crítico, além de reforçar a importância do trabalho colaborativo e da troca de ideias na aprendizagem.

Discussão em Grupo

Após a conclusão das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão fazendo uma breve introdução, explicando que agora é o momento de compartilhar e refletir sobre o que observaram e aprenderam. Pode-se começar com uma pergunta aberta, como 'O que mais surpreendeu vocês durante as observações?' para estimular a participação. Encoraje os alunos a usarem os registros de suas atividades para embasar suas contribuições. Certifique-se de que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e que as contribuições sejam respeitadas e valorizadas.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais diferenças que vocês observaram nos ciclos naturais das plantas e insetos em diferentes estações do ano?

2. Como vocês acham que o conhecimento sobre os ciclos naturais pode ajudar a proteger o meio ambiente?

3. Houve alguma situação durante as atividades que mudou sua maneira de pensar sobre como a natureza funciona?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da etapa de conclusão é consolidar o conhecimento adquirido, fazendo uma ponte clara entre o conteúdo teórico e as práticas observadas e realizadas durante a aula. Este momento também serve para reforçar a relevância dos temas abordados na vida dos alunos e na sociedade, incentivando uma reflexão sobre a importância de manter a harmonia entre seres humanos e a natureza. A conclusão ajuda a garantir que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e duradoura dos conceitos tratados.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre os ciclos naturais, destacando as observações feitas pelos alunos e as conclusões tiradas das atividades práticas. É essencial recapitular as diferenças observadas nas plantas e nos insetos ao longo das estações do ano, reforçando a importância da observação detalhada e da comparação para entender os ritmos naturais.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos puderam conectar a teoria estudada previamente com a prática por meio de atividades que simularam observações científicas reais. Através do método de sala de aula invertida, a aplicação dos conceitos em situações práticas permitiu uma compreensão mais profunda e significativa dos ciclos naturais, mostrando a relevância do conteúdo teórico em contextos reais e cotidianos.

Fechamento

Finalmente, é crucial destacar a importância dos ciclos naturais para a vida no planeta. Compreender esses processos não apenas enriquece o conhecimento dos alunos sobre a natureza, mas também os capacita a tomar decisões mais informadas e responsáveis em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade. Este conhecimento é essencial para que possam se tornar cidadãos conscientes e atuantes em prol do planeta.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies