Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Diferentes Lugares

Lara da Teachy


Geografia

Original Teachy

'EF01GE03'

Diferentes Lugares

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Diferentes Lugares

Palavras ChaveGeografia, Diferentes Lugares, Casa, Escola, Características, Diferenças, Semelhanças, Observação, Análise, Interação
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Papel, Lápis, Borrachas, Imagens de diferentes lugares (casa, escola, parque, etc.), Projetor (opcional), Cartolina, Canetinhas
Códigos BNCCEF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.; EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico, estabelecendo uma base sólida para o entendimento do conteúdo a ser explorado. Ao definir os objetivos principais, os alunos saberão o que se espera deles ao final da aula, o que facilita a assimilação e a retenção das informações apresentadas.

Objetivos principais:

1. Identificar e descrever características dos locais que os alunos frequentam, como casa e escola.

2. Comparar e contrastar as principais diferenças e semelhanças entre esses locais.

3. Desenvolver a habilidade de listar informações relevantes sobre os locais discutidos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico, estabelecendo uma base sólida para o entendimento do conteúdo a ser explorado. Ao definir os objetivos principais, os alunos saberão o que se espera deles ao final da aula, o que facilita a assimilação e a retenção das informações apresentadas.

Contexto

Para iniciar a aula sobre 'Diferentes Lugares', comece explicando que todos nós frequentamos diversos locais ao longo do nosso dia a dia. Pergunte aos alunos sobre os lugares que eles visitam frequentemente, como suas casas, a escola, o parque, a casa de amigos ou familiares. Destaque que cada um desses lugares tem características únicas que os tornam especiais e importantes para nós. Dê exemplos claros e simples, como a sala de aula onde eles aprendem, a cozinha onde comem com suas famílias, ou o parquinho onde brincam.

Curiosidades

Sabia que cada lugar tem sua própria 'personalidade'? Por exemplo, a biblioteca é geralmente um lugar silencioso onde as pessoas vão para ler e estudar, enquanto o parquinho é um lugar animado e cheio de risadas. Assim como as pessoas, os lugares também têm suas características que os tornam únicos e especiais!

Desenvolvimento

Duração: (40 - 45 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os diferentes lugares que frequentam, focando nas características específicas de cada local. Ao discutir e comparar a casa e a escola, os alunos desenvolvem habilidades de observação e análise, essenciais para o entendimento geográfico e social desses espaços.

Tópicos Abordados

1. Características da Casa: Explique que a casa é o lugar onde moramos. Descreva as principais partes de uma casa, como a sala, a cozinha, os quartos e o banheiro. Ressalte como cada uma dessas áreas tem uma função específica. 2. Características da Escola: Detalhe que a escola é um lugar onde aprendemos e brincamos. Fale sobre as diferentes áreas da escola, como a sala de aula, o pátio, a biblioteca e a cantina. Explique a função de cada uma dessas áreas. 3. Diferenças e Semelhanças: Compare a casa e a escola. Destaque as semelhanças, como ambos serem lugares seguros e onde passamos bastante tempo. Discuta as diferenças, como as atividades que fazemos em cada lugar e quem encontramos nesses locais.

Questões para Sala de Aula

1. Quais são três áreas diferentes que você encontra na sua casa? Descreva o que você faz em cada uma delas. 2. Quais são três áreas diferentes que você encontra na sua escola? Descreva o que você faz em cada uma delas. 3. Liste uma semelhança e uma diferença entre a sua casa e a sua escola.

Discussão de Questões

Duração: (25 - 30 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, incentivando a reflexão e a discussão sobre os diferentes lugares que frequentam. Este momento permite que os alunos expressem suas opiniões e compreensões, fortalecendo o aprendizado de forma interativa e significativa.

Discussão

  • Discussão das Questões:

  • Quais são três áreas diferentes que você encontra na sua casa? Descreva o que você faz em cada uma delas.

  • Sala de estar: Onde a família se reúne para assistir TV, conversar e relaxar.

  • Cozinha: O local onde as refeições são preparadas e, muitas vezes, onde a família se reúne para comer.

  • Quarto: Um espaço pessoal para dormir, brincar e guardar pertences pessoais.

  • Quais são três áreas diferentes que você encontra na sua escola? Descreva o que você faz em cada uma delas.

  • Sala de aula: Onde os alunos assistem às aulas, aprendem e realizam atividades escolares.

  • Pátio: Um espaço ao ar livre onde os alunos brincam, fazem exercícios e interagem durante os intervalos.

  • Biblioteca: Um lugar tranquilo para ler livros, estudar e fazer pesquisas.

  • Liste uma semelhança e uma diferença entre a sua casa e a sua escola.

  • Semelhança: Ambos são lugares seguros onde passamos bastante tempo e aprendemos coisas novas.

  • Diferença: Na casa, estamos com nossa família e realizamos atividades domésticas; na escola, estamos com colegas e professores, focados em aprender academicamente.

Engajamento dos Alunos

1. Perguntas e Reflexões para Engajamento dos Alunos: 2. Qual é o seu lugar favorito na sua casa? Por quê? 3. Qual é o seu lugar favorito na escola? Por quê? 4. Você acha que é possível ter uma 'sala de aula' em casa? Como seria? 5. Se pudesse mudar alguma coisa na sua escola, o que mudaria? Por quê? 6. Como você se sente nos diferentes lugares que frequenta? Por exemplo, sente-se mais confortável em casa ou na escola? Por quê?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é resumir e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o aprendizado e garantindo que os alunos saiam com uma compreensão clara e prática do conteúdo. Este momento também permite uma reflexão final sobre a importância do tema no contexto diário dos alunos.

Resumo

  • Identificação das características dos locais que os alunos frequentam, como casa e escola.
  • Comparação das principais diferenças e semelhanças entre a casa e a escola.
  • Desenvolvimento da habilidade de listar informações relevantes sobre a casa e a escola.
  • Discussão sobre as áreas diferentes em casa e na escola, e suas funções específicas.

A aula conectou a teoria com a prática ao permitir que os alunos descrevessem e comparassem os diferentes lugares que frequentam diariamente. Ao discutir características específicas de casa e escola, os alunos puderam aplicar a teoria na observação e análise dos ambientes ao seu redor, tornando o aprendizado mais palpável e significativo.

Entender as características dos diferentes lugares que frequentamos diariamente é fundamental para nossa organização e segurança. Saber onde realizamos determinadas atividades nos ajuda a manter uma rotina mais eficiente e entender a importância de cada espaço em nossas vidas. Além disso, compreender essas diferenças e semelhanças é essencial para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Default Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Território
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | África: Fluxos Migratórios | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Técnica | Migração no Brasil
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil: Problemas das Grandes Cidades Brasileiras
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies