Entrar

Plano de aula de Mapas e Locais de Vivência

Geografia

Original Teachy

'EF01GE09'

Mapas e Locais de Vivência

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Mapas e Locais de Vivência

Palavras ChaveMapas, Localização, Referenciais Espaciais, Corpo como Referência, Orientação Espacial, Elaboração de Mapas, Elementos do Mapa, Profissões, Atividades Práticas, Habilidades Relevantes
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre uso de mapas em profissões, Projetor ou TV para exibir o vídeo, Papel grande (flip chart), Canetinhas coloridas, Folhas de papel A4, Lápis e borracha, Mini-mapa criado pelo professor, Pequeno 'tesouro' para caça ao tesouro
Códigos BNCCEF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Física

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de mapeamento e localização, enfatizando a importância de compreender e utilizar mapas simples. Isso é crucial para o desenvolvimento de habilidades práticas que têm aplicação direta no dia a dia e no mercado de trabalho, como a capacidade de orientação espacial e navegação em ambientes conhecidos.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a elaborar e utilizar mapas simples.

2. Desenvolver a habilidade de localizar elementos do local de vivência utilizando referenciais espaciais.

Objetivos secundários:

  1. Familiarizar os alunos com a utilização do corpo como referência espacial.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conceito de mapeamento e localização, enfatizando a importância de compreender e utilizar mapas simples. Isso é crucial para o desenvolvimento de habilidades práticas que têm aplicação direta no dia a dia e no mercado de trabalho, como a capacidade de orientação espacial e navegação em ambientes conhecidos.

Contextualização

Os mapas são ferramentas essenciais em nosso dia a dia, ajudando-nos a encontrar locais, planejar rotas e até entender melhor o mundo ao nosso redor. Desde um simples mapa de um shopping até um complexo mapa de uma cidade, eles nos ajudam a localizar pontos de interesse e a nos orientar em diferentes espaços. A habilidade de interpretar e criar mapas é importante não apenas para nossa vida cotidiana, mas também para diversas profissões no mercado de trabalho.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidade: Você sabia que os primeiros mapas foram criados há mais de 5.000 anos? Eles eram desenhados em tábuas de argila e mostravam rios e montanhas. Conexão com o Mercado: Profissões como urbanistas, engenheiros civis, arquitetos e até pilotos de avião dependem do conhecimento de mapas. Esses profissionais utilizam mapas para planejar construções, traçar rotas e garantir que tudo esteja no lugar certo.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Mostre aos alunos um vídeo curto (2-3 minutos) sobre como os mapas são usados em diferentes profissões. Após o vídeo, faça a pergunta provocadora: "Como vocês acham que a vida seria sem mapas?"

Desenvolvimento

Duração: 50 - 55 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o entendimento dos alunos sobre a elaboração e utilização de mapas simples, promovendo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Ao envolver os alunos em atividades práticas e desafiadoras, busca-se desenvolver habilidades relevantes e aplicáveis no cotidiano e no mercado de trabalho, como a orientação espacial e a capacidade de navegação em ambientes conhecidos.

Tópicos a Abordar

  1. Conceito de mapas e sua importância
  2. Elementos básicos de um mapa: legendas, símbolos e escala
  3. Localização e orientação utilizando referenciais espaciais
  4. Utilização do corpo como referência espacial

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como os mapas facilitam a nossa vida. Pergunte: 'Como seria encontrar um lugar novo sem um mapa? Como os mapas ajudam em profissões como a de um arquiteto ou urbanista?' Facilite uma discussão para que os alunos percebam a importância prática dos mapas no cotidiano e no mercado de trabalho.

Mini Desafio

Criando um Mapa da Sala de Aula

Os alunos irão criar um mapa simples da sala de aula, destacando os principais elementos e utilizando o corpo como referência para a orientação espacial.

Instruções

  1. Divida os alunos em pequenos grupos (4-5 alunos por grupo).
  2. Distribua papel grande (flip chart) e canetinhas para cada grupo.
  3. Peça que os grupos observem e identifiquem os principais elementos da sala de aula: portas, janelas, mesa do professor, lousa, etc.
  4. Explique que cada grupo deve desenhar um mapa simples da sala de aula, incluindo os principais elementos identificados e utilizando legendas e símbolos para representar cada item.
  5. Instrua os alunos a usarem o próprio corpo como referência, por exemplo, colocando o símbolo de uma cadeira onde um deles está sentado.
  6. Após a confecção dos mapas, cada grupo deve apresentar seu mapa para a turma, explicando os elementos e a orientação espacial utilizada.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, utilizando referenciais espaciais e o corpo como referência.

Duração: 30 - 35 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Peça aos alunos que desenhem um mapa simples de um cômodo de suas casas, utilizando os mesmos princípios aprendidos em sala de aula.
  2. Solicite que os alunos identifiquem e marquem em seus mapas alguns pontos de interesse, como a localização de móveis ou objetos importantes.
  3. Realize uma atividade prática onde os alunos devem seguir um mini-mapa (criado pelo professor) para encontrar um 'tesouro' escondido na sala de aula.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, reforçando a importância dos conteúdos abordados e sua aplicação prática. Ao promover uma discussão reflexiva, os alunos podem internalizar melhor os conhecimentos adquiridos e compreender sua relevância no cotidiano e no mercado de trabalho.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre a experiência de criar e utilizar mapas simples. Pergunte a eles como se sentiram ao usar o corpo como referência espacial e como essa atividade pode ser útil em suas vidas cotidianas. Incentive-os a compartilhar exemplos de situações em que poderiam aplicar essas habilidades, tanto na escola quanto em casa. Aborde também como profissões que utilizam mapas, como urbanistas e arquitetos, dependem dessas habilidades no mercado de trabalho.

Resumo

Recapitule os principais conteúdos apresentados durante a aula, como o conceito de mapas, os elementos básicos (legendas, símbolos e escala) e a importância da localização e orientação utilizando referenciais espaciais e o corpo. Enfatize como essas habilidades são essenciais para entender e navegar em diferentes espaços.

Fechamento

Explique aos alunos que a aula de hoje conectou a teoria e a prática de forma a mostrar a relevância dos mapas no dia a dia e em diversas profissões. Ressalte a importância de saber interpretar e criar mapas simples, e como isso pode facilitar a vida em vários aspectos. Finalize destacando que essas habilidades são valiosas não apenas para a escola, mas também para o futuro profissional de cada um.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies