Entrar

Plano de aula de Vida e os Ciclos Naturais

Geografia

Original Teachy

'EF01GE05'

Vida e os Ciclos Naturais

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Vida e os Ciclos Naturais

Palavras Chaveciclos naturais, metodologias ativas, jogo educativo, influenciadores ambientais, documentário digital, observação, comparação, tecnologia, aprendizado colaborativo, meio ambiente
Materiais Necessárioscelulares, computadores com acesso à internet, plataforma Scratch, aplicativos de edição de imagem e vídeo, projetor, quadro branco, marcadores
Códigos BNCCEF01GE05: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula visa estabelecer uma base clara e estruturada para os alunos compreenderem os ciclos naturais, incentivando a observação e descrição dos fenômenos em diferentes contextos. Ao definir os objetivos de aprendizagem, a aula proporciona um direcionamento que facilita a comparação entre as realidades dos alunos e outras regiões, promovendo uma compreensão mais ampla e contextualizada do tema.

Objetivos principais:

1. Compreender os ritmos e ciclos naturais e como eles se manifestam em diferentes escalas espaciais e temporais.

2. Comparar os ciclos naturais observados na realidade dos alunos com aqueles de outras regiões ou contextos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e descrição detalhada dos fenômenos naturais.
  2. Promover a conscientização sobre a importância dos ciclos naturais para o equilíbrio ambiental.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, conectando o tema dos ciclos naturais com suas experiências diárias e incentivando a curiosidade. Ao buscar fatos interessantes e compartilhar com a turma, os alunos começam a interagir e a pensar criticamente sobre o assunto, preparando-se para as atividades práticas que virão em seguida.

Aquecendo

Neste início de aula, apresente aos alunos a importância dos ciclos naturais na nossa vida e no meio ambiente. Explique que os ciclos naturais, como o ciclo da água, ciclo das estações do ano e ciclo de vida das plantas e animais, são fundamentais para o equilíbrio do planeta. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre um dos ciclos naturais e compartilhem com a turma. Incentive-os a serem curiosos e a escolherem algo que realmente desperte seu interesse.

Reflexões Iniciais

1. Quais são alguns dos ciclos naturais que vocês já conhecem?

2. Como vocês acham que os ciclos naturais afetam o nosso dia a dia?

3. Vocês conseguem identificar algum ciclo natural que acontece aqui na nossa região?

4. Alguém encontrou algum fato interessante sobre os ciclos naturais que gostaria de compartilhar?

5. Como vocês acham que seria a vida se algum desses ciclos naturais fosse interrompido ou alterado?

Desenvolvimento

Duração: 60 - 70 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa, onde possam aplicar seus conhecimentos sobre ciclos naturais de formas criativas e modernas. Utilizando tecnologias digitais, os alunos desenvolverão habilidades colaborativas, de comunicação e de pensamento crítico, enquanto se envolvem profundamente com o conteúdo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Jornada dos Ciclos Naturais: Um Jogo Educativo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a criatividade, colaboração e compreensão dos ciclos naturais através da criação e compartilhamento de um jogo educativo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um jogo digital em grupos, onde cada etapa do jogo representa um ciclo natural (ciclo da água, ciclo das estações, ciclo de vida das plantas). Eles usarão ferramentas online para criar os jogos e, em seguida, compartilharão e jogarão os games dos outros grupos, aprendendo enquanto se divertem.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça que discutam e escolham um ciclo natural para representar no jogo.

  • Utilize uma plataforma gratuita de criação de jogos (como Scratch) para começar a desenvolver o jogo.

  • Estabeleça as fases do jogo e como cada uma vai representar uma etapa do ciclo escolhido.

  • Permita que cada aluno do grupo contribua com ideias e ferramentas digitais para a criação do jogo (integrando áudio, imagem, animações).

  • Após finalizar a criação, cada grupo apresentará seu jogo para a turma e todos jogarão os jogos criados.

  • Encoraje os alunos a darem feedbacks construtivos sobre os jogos dos colegas.

Atividade 2 -  Ciclos Naturais no Instagram: Influenciadores do Meio Ambiente

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade, habilidades digitais e a conscientização ambiental ao criar conteúdos educativos sobre ciclos naturais em uma plataforma de redes sociais.

- Descrição: Os alunos criarão perfis fictícios de influenciadores ambientais no Instagram, onde postarão fotos, vídeos e stories explicando os ciclos naturais. Utilizando celulares e a internet, cada grupo trabalhará colaborativamente para produzir e compartilhar conteúdos educativos, simulando a realidade de um influenciador digital.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Explique que cada grupo criará um perfil fictício de um influenciador ambiental no Instagram.

  • Peça que escolham um ciclo natural (ciclo da água, ciclo das estações, ciclo de vida das plantas) para ser o foco de seu perfil.

  • Incentive-os a criar e postar conteúdos como fotos, vídeos curtos e stories que expliquem e ilustrem etapas do ciclo escolhido.

  • Os alunos podem utilizar aplicativos de edição de imagem e vídeo para aprimorar seus posts.

  • Cada grupo pode seguir e interagir com os perfis dos outros grupos, comentando e curtindo os posts.

  • No final, cada grupo apresenta seu perfil para a turma, explicando as escolhas de conteúdo e como tentaram engajar o público.

Atividade 3 -  Documentário Digital: Explorando os Ciclos Naturais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, redação, filmagem e edição de vídeo, além de promover a compreensão dos ciclos naturais através da criação de um documentário educativo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos farão um documentário curto sobre um ciclo natural de sua escolha. Utilizando celulares para filmar e aplicativos de edição de vídeo, eles criarão um vídeo educativo que será exibido para a turma no final da aula.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Peça que escolham um ciclo natural para ser o tema do documentário.

  • Utilize celulares para filmar cenas que representem as etapas do ciclo escolhido, podendo incluir entrevistas com pessoas (reais ou encenadas) falando sobre o ciclo natural.

  • Os alunos devem escrever um roteiro e dividir as tarefas, como quem vai filmar, quem vai editar, quem vai narrar, etc.

  • Utilize aplicativos de edição de vídeo gratuitos para compilar as cenas e criar o documentário.

  • Cada grupo deve adicionar narrações e textos explicativos para tornar o vídeo educativo e informativo.

  • No final, cada grupo exibirá seu documentário para a turma, que poderá fazer perguntas e dar feedback.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, promover a reflexão crítica e fomentar um ambiente de colaboração e respeito. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem suas experiências e perspectivas, enriquecendo o entendimento coletivo. O Feedback 360º estimula a autorreflexão e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, essenciais para o crescimento acadêmico e pessoal.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos para compartilhar o que aprenderam durante as atividades práticas. Use o roteiro a seguir para guiar a discussão:

  1. Introdução: Faça uma rápida recapitulação das atividades realizadas durante a aula, destacando os diferentes ciclos naturais abordados.
  2. Compartilhamento: Peça que cada grupo compartilhe suas experiências, desafios e aprendizados ao criar seus jogos, perfis no Instagram e documentários.
  3. Comparações: Incentive os alunos a compararem as diferentes abordagens e mídias utilizadas para representar os ciclos naturais, discutindo os pontos fortes e fracos de cada método.
  4. Conclusões: Conclua a discussão pedindo que os alunos reflitam sobre como as atividades ajudaram a entender melhor os ciclos naturais e a importância deles para o meio ambiente.

Reflexões

1. Qual foi o ciclo natural que mais chamou a sua atenção e por quê? 2. Como vocês acham que as diferentes apresentações ajudaram a esclarecer os ciclos naturais? 3. O que você aprendeu com o trabalho dos seus colegas que você não conhecia antes?

Feedback 360°

Realize uma etapa de Feedback 360º. Explique aos alunos a importância de dar e receber feedback construtivo. Oriente-os a serem específicos e respeitosos em seus comentários. Utilize o seguinte roteiro:

  1. Preparação: Cada aluno deve listar pelo menos um aspecto positivo e uma sugestão de melhoria para cada colega de seu grupo.
  2. Apresentação: Cada aluno apresenta seu feedback verbalmente ao colega, garantindo uma comunicação clara e respeitosa.
  3. Recepção: O aluno que recebe o feedback deve escutar atentamente, agradecer e, se desejar, fazer perguntas para esclarecer os comentários recebidos.
  4. Reflexão: Dê um tempo para que todos possam refletir sobre o feedback recebido e como podem utilizá-lo para melhorar suas habilidades e abordagens.

Conclusão

Duração: 5 - 10 minutos

✍️ Finalidade: A conclusão visa revisar os principais pontos abordados na aula de maneira divertida e envolvente, conectando o conteúdo ao mundo atual. Isso ajuda a solidificar o conhecimento adquirido, mostrando sua relevância prática e incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam em seu cotidiano.

Resumo

Resumo Divertido : Hoje exploramos os fantásticos ciclos naturais! Imagine um planeta sem a chuva para preencher os rios, sem as estações para colorir as paisagens e sem a vida renovando continuamente flora e fauna. Através de jogos, perfis no Instagram e documentários, nossos pequenos cientistas mergulharam nos segredos do ciclo da água, das estações e dos ciclos de vida das plantas e animais. Vimos a mágica da natureza se desenrolar de maneira prática e interativa! 

No Mundo

No Mundo: Nosso cotidiano está intrinsecamente ligado aos ciclos naturais. A dinâmica de redes sociais, jogos digitais e o acesso à informação estão revolucionando como aprendemos sobre o meio ambiente. Por meio dessas ferramentas, conseguimos entender e valorizar melhor nosso papel na preservação do planeta, conectando o aprendizado com ações concretas e conscientes. 

Na Prática

Aplicações: Compreender os ciclos naturais é vital para a tomada de decisões ambientais responsáveis. Desde a reciclagem até a jardinagem, passando pelo entendimento de padrões climáticos, esse conhecimento nos capacita a agir de maneira sustentável e informada, garantindo um futuro mais verde e equilibrado para todos. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies