Objetivos (5 - 7 min)
-
Introduzir o conceito de temporalidade: Os alunos devem ser capazes de entender a ideia de tempo e como ele é dividido em passado, presente e futuro. Eles devem compreender que o passado é tudo o que já aconteceu, o presente é o que está acontecendo agora e o futuro é o que ainda está por vir.
-
Familiarizar os alunos com a linha do tempo: Os alunos devem ser capazes de construir uma linha do tempo simples, colocando eventos em ordem cronológica. Isso os ajudará a visualizar claramente a ideia de temporalidade e a entender como os eventos se relacionam uns com os outros.
-
Desenvolver a habilidade de identificar eventos históricos: Os alunos devem ser capazes de identificar eventos históricos simples, como o dia do seu nascimento, o dia em que começaram a frequentar a escola, etc. Isso os ajudará a entender que todos somos parte da história e que a história não é apenas sobre pessoas famosas ou eventos importantes.
Objetivos secundários:
-
Estimular a curiosidade e o interesse pela História: Através de atividades práticas e envolventes, o professor deve incentivar os alunos a se interessarem pelo estudo da História e a verem a disciplina como uma forma de entender melhor o mundo ao seu redor.
-
Promover a interação e a colaboração entre os alunos: As atividades em grupo devem ser encorajadas, proporcionando oportunidades para os alunos trabalharem juntos, compartilharem ideias e aprenderem uns com os outros.
Introdução (10 - 12 min)
-
Relembrando conteúdos anteriores: O professor começará a aula relembrando os alunos sobre o que eles aprenderam sobre o tempo até agora. Ele pode perguntar coisas como "O que é o tempo?" ou "Como podemos medir o tempo?". Isso ajudará a preparar o terreno para a introdução do conceito de temporalidade.
-
Situação Problema - Parte 1: O professor, então, apresentará duas situações-problema para os alunos. A primeira situação pode ser: "Imagine que vocês são cientistas do futuro estudando sobre a vida no ano de 2022. Como vocês descobririam sobre o passado, sobre o que aconteceu antes de 2022?". A segunda situação pode ser: "Se vocês tivessem que contar a história da sua vida até agora, que eventos vocês colocariam e em que ordem?". Essas situações-problema ajudarão a despertar a curiosidade dos alunos e a prepará-los para a ideia de temporalidade.
-
Contextualização - Parte 1: O professor explicará que a ideia de tempo e de como os eventos estão relacionados uns aos outros é muito importante para a História. Ele pode dar exemplos simples, como "Se não soubéssemos que o Brasil foi descoberto em 1500, não poderíamos entender como o país se desenvolveu ao longo dos anos" ou "Se não soubéssemos que a Segunda Guerra Mundial aconteceu antes do homem ir à Lua, não entenderíamos como a exploração espacial se tornou possível".
-
Curiosidade - Parte 1: O professor pode despertar a curiosidade dos alunos contando que, antigamente, as pessoas não tinham relógios ou calendários e tinham que usar o Sol e a Lua para marcar o tempo. Ele pode dar exemplos, como o fato de que os antigos egípcios usavam a sombra que o Sol projetava para marcar as horas do dia, ou que os antigos romanos usavam a Lua para marcar o tempo.
-
Situação Problema - Parte 2: O professor, então, apresentará uma terceira situação-problema. Ele pode perguntar: "Como vocês acham que as pessoas daqui a 100 anos ou daqui a 1000 anos vão aprender sobre o que está acontecendo agora?". Essa situação-problema ajudará os alunos a entenderem a importância de registrar e preservar a história.
-
Contextualização - Parte 2: O professor pode explicar que, hoje em dia, temos muitas maneiras de registrar a história, como livros, fotografias, vídeos e até mesmo a internet. Ele pode dar exemplos, como o fato de que, no futuro, as pessoas poderão aprender sobre o que está acontecendo agora assistindo a vídeos do YouTube ou lendo postagens em redes sociais.
Desenvolvimento (20 - 25 min)
Atividade 1: "A Linha do Tempo do Meu Dia"
-
Explicação da atividade: O professor dividirá a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e explicará que cada grupo terá que construir uma linha do tempo do dia de um aluno, começando pelo momento em que ele acorda e terminando quando ele vai dormir. Os alunos terão que colocar os eventos do dia em ordem cronológica na linha do tempo.
-
Materiais necessários: Cartolinas, canetas coloridas, figurinhas ou desenhos de eventos do dia a dia (como acordar, tomar café da manhã, ir para a escola, almoçar, voltar para casa, fazer a lição de casa, brincar, jantar, tomar banho, etc.).
-
Passo a passo da atividade:
-
O professor distribuirá as cartolinas, canetas coloridas e as figurinhas ou desenhos para cada grupo.
-
Os alunos irão discutir juntos sobre o que fazem em cada momento do dia e decidir a ordem dos eventos.
-
Eles irão desenhar ou colar as figurinhas na linha do tempo na ordem em que os eventos acontecem.
-
Cada grupo apresentará sua linha do tempo para a turma, explicando a ordem dos eventos e como eles decidiram essa ordem.
-
Atividade 2: "A Linha do Tempo dos Meus Anos"
-
Explicação da atividade: O professor proporá que os grupos construam uma segunda linha do tempo, dessa vez sobre a vida de um aluno. Os eventos podem variar desde o nascimento, o primeiro dia de aula, a perda de um dente, até eventos mais atuais, como a pandemia, por exemplo.
-
Materiais necessários: Mesmos materiais da atividade anterior.
-
Passo a passo da atividade:
-
Os alunos irão discutir e decidir quais eventos importantes da vida do aluno escolhido colocar na linha do tempo.
-
Eles irão desenhar ou colar as figurinhas na linha do tempo na ordem em que os eventos aconteceram ou acontecerão.
-
Os grupos apresentarão suas linhas do tempo, explicando a ordem dos eventos e por que eles são considerados importantes.
-
Atividade 3: "A Linha do Tempo da História"
-
Explicação da atividade: O professor proporá que os grupos construam uma terceira linha do tempo, dessa vez sobre um período da História. O professor pode sugerir alguns períodos, como "A vida na Idade da Pedra", "A Vida na Grécia Antiga", "A Vida no Brasil Colonial", etc.
-
Materiais necessários: Mesmos materiais da atividade anterior.
-
Passo a passo da atividade:
-
Os alunos irão discutir e decidir quais eventos importantes daquele período colocar na linha do tempo.
-
Eles irão desenhar ou colar as figurinhas na linha do tempo na ordem em que os eventos aconteceram.
-
Os grupos apresentarão suas linhas do tempo, explicando a ordem dos eventos e por que eles são considerados importantes para a história daquele período.
-
O professor deve sempre circular pela sala, auxiliando os grupos e fazendo perguntas que os levem a refletir sobre a temporalidade dos eventos. No final das atividades, o professor pode fazer uma revisão geral, destacando pontos importantes discutidos por cada grupo e reforçando os conceitos de passado, presente e futuro.
Retorno (8 - 10 min)
-
Discussão em Grupo: O professor reunirá a turma toda para uma discussão em grupo. Ele pedirá a cada grupo que compartilhe suas linhas do tempo e explique como organizaram os eventos. Durante as apresentações, o professor fará perguntas para estimular a reflexão dos alunos, como "Por que vocês colocaram esse evento antes/ depois desse outro?" ou "Como vocês acham que a vida do aluno/ a história do período teria sido diferente se esse evento não tivesse acontecido?". Essa discussão permitirá que os alunos compartilhem suas ideias e aprendam uns com os outros.
-
Conexão com a Teoria: O professor, então, fará a conexão entre as atividades práticas e a teoria. Ele reforçará os conceitos de passado, presente e futuro, usando as linhas do tempo construídas pelos alunos como exemplos. Ele pode dizer, por exemplo, "Vejam como a linha do tempo do nosso dia ilustra a ideia de presente, pois mostra o que estamos fazendo agora" ou "A linha do tempo da história do Brasil mostra o passado do nosso país, o que aconteceu antes de nós nascermos".
-
Reflexão Individual: Para finalizar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre o que aprenderam. Ele fará duas perguntas simples para orientar a reflexão:
-
"O que vocês descobriram hoje sobre a ideia de tempo e como os eventos estão relacionados uns aos outros?"
-
"Como vocês podem aplicar o que aprenderam hoje em suas vidas?"
-
-
Compartilhando as Reflexões: Depois do minuto de reflexão, o professor dará a oportunidade para alguns alunos compartilharem suas respostas. Essa parte da aula é importante para que os alunos internalizem o que aprenderam e percebam a relevância do conteúdo para suas vidas.
-
Encerramento: O professor encerrará a aula agradecendo a participação de todos e reforçando que a ideia de tempo e a habilidade de organizar eventos em ordem cronológica são fundamentais para entendermos o mundo ao nosso redor. Ele pode sugerir que os alunos continuem praticando a construção de linhas do tempo em casa, tentando criar linhas do tempo de outros períodos da história ou de suas próprias vidas.
Conclusão (5 - 7 min)
-
Resumo da Aula: O professor recapitulará os pontos principais da aula, reforçando o conceito de temporalidade e a habilidade de organizar eventos em ordem cronológica. Ele lembrará aos alunos que o passado é tudo o que já aconteceu, o presente é o que está acontecendo agora e o futuro é o que ainda está por vir. Além disso, reforçará que a história é a maneira que temos de registrar o passado e entender como o mundo chegou ao estado em que se encontra hoje.
-
Conexão Teoria-Prática: O professor explicará como a aula conectou a teoria à prática, destacando que as atividades de construção de linhas do tempo permitiram aos alunos aplicar o conceito de temporalidade de forma concreta. Ele ressaltará que, ao construir suas próprias linhas do tempo, os alunos puderam visualizar a ideia de passado, presente e futuro e entender como os eventos se relacionam uns com os outros.
-
Materiais Extras: O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seu entendimento sobre o assunto. Ele pode recomendar livros infantis que tratem de eventos históricos de forma lúdica, como a série "Era uma vez..." da autora Ruth Rocha. Além disso, pode sugerir sites educativos com jogos e atividades interativas sobre a história, como o "História do Dia a Dia" (https://historiadodiaadia.com.br/). O professor também pode incentivar os alunos a continuarem construindo linhas do tempo em casa, usando eventos de sua própria vida ou de outros períodos da história.
-
Importância do Assunto: Por fim, o professor reforçará a importância do assunto, explicando que entender a ideia de temporalidade é fundamental para compreendermos o mundo ao nosso redor. Ele pode dar exemplos simples, como o fato de que, se não entendêssemos a ideia de tempo, não poderíamos planejar nosso dia, nossa semana ou nosso ano. Além disso, pode explicar que, ao entendermos a ideia de tempo, podemos aprender com os erros do passado e planejar melhor para o futuro. Ele também pode ressaltar que, ao aprendermos sobre a história, estamos aprendendo sobre nós mesmos, sobre como nos tornamos o que somos hoje.