Entrar

Plano de aula de Ideia de Temporalidade

História

Original Teachy

'EF01HI01'

Ideia de Temporalidade

Objetivos (5 - 7 min)

  1. Introduzir o conceito de temporalidade: Os alunos devem ser capazes de entender a ideia de tempo e como ele é dividido em passado, presente e futuro. Eles devem compreender que o passado é tudo o que já aconteceu, o presente é o que está acontecendo agora e o futuro é o que ainda está por vir.

  2. Familiarizar os alunos com a linha do tempo: Os alunos devem ser capazes de construir uma linha do tempo simples, colocando eventos em ordem cronológica. Isso os ajudará a visualizar claramente a ideia de temporalidade e a entender como os eventos se relacionam uns com os outros.

  3. Desenvolver a habilidade de identificar eventos históricos: Os alunos devem ser capazes de identificar eventos históricos simples, como o dia do seu nascimento, o dia em que começaram a frequentar a escola, etc. Isso os ajudará a entender que todos somos parte da história e que a história não é apenas sobre pessoas famosas ou eventos importantes.

Objetivos secundários:

  • Estimular a curiosidade e o interesse pela História: Através de atividades práticas e envolventes, o professor deve incentivar os alunos a se interessarem pelo estudo da História e a verem a disciplina como uma forma de entender melhor o mundo ao seu redor.

  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos: As atividades em grupo devem ser encorajadas, proporcionando oportunidades para os alunos trabalharem juntos, compartilharem ideias e aprenderem uns com os outros.

Introdução (10 - 12 min)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor começará a aula relembrando os alunos sobre o que eles aprenderam sobre o tempo até agora. Ele pode perguntar coisas como "O que é o tempo?" ou "Como podemos medir o tempo?". Isso ajudará a preparar o terreno para a introdução do conceito de temporalidade.

  2. Situação Problema - Parte 1: O professor, então, apresentará duas situações-problema para os alunos. A primeira situação pode ser: "Imagine que vocês são cientistas do futuro estudando sobre a vida no ano de 2022. Como vocês descobririam sobre o passado, sobre o que aconteceu antes de 2022?". A segunda situação pode ser: "Se vocês tivessem que contar a história da sua vida até agora, que eventos vocês colocariam e em que ordem?". Essas situações-problema ajudarão a despertar a curiosidade dos alunos e a prepará-los para a ideia de temporalidade.

  3. Contextualização - Parte 1: O professor explicará que a ideia de tempo e de como os eventos estão relacionados uns aos outros é muito importante para a História. Ele pode dar exemplos simples, como "Se não soubéssemos que o Brasil foi descoberto em 1500, não poderíamos entender como o país se desenvolveu ao longo dos anos" ou "Se não soubéssemos que a Segunda Guerra Mundial aconteceu antes do homem ir à Lua, não entenderíamos como a exploração espacial se tornou possível".

  4. Curiosidade - Parte 1: O professor pode despertar a curiosidade dos alunos contando que, antigamente, as pessoas não tinham relógios ou calendários e tinham que usar o Sol e a Lua para marcar o tempo. Ele pode dar exemplos, como o fato de que os antigos egípcios usavam a sombra que o Sol projetava para marcar as horas do dia, ou que os antigos romanos usavam a Lua para marcar o tempo.

  5. Situação Problema - Parte 2: O professor, então, apresentará uma terceira situação-problema. Ele pode perguntar: "Como vocês acham que as pessoas daqui a 100 anos ou daqui a 1000 anos vão aprender sobre o que está acontecendo agora?". Essa situação-problema ajudará os alunos a entenderem a importância de registrar e preservar a história.

  6. Contextualização - Parte 2: O professor pode explicar que, hoje em dia, temos muitas maneiras de registrar a história, como livros, fotografias, vídeos e até mesmo a internet. Ele pode dar exemplos, como o fato de que, no futuro, as pessoas poderão aprender sobre o que está acontecendo agora assistindo a vídeos do YouTube ou lendo postagens em redes sociais.

Desenvolvimento (20 - 25 min)

Atividade 1: "A Linha do Tempo do Meu Dia"

  1. Explicação da atividade: O professor dividirá a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e explicará que cada grupo terá que construir uma linha do tempo do dia de um aluno, começando pelo momento em que ele acorda e terminando quando ele vai dormir. Os alunos terão que colocar os eventos do dia em ordem cronológica na linha do tempo.

  2. Materiais necessários: Cartolinas, canetas coloridas, figurinhas ou desenhos de eventos do dia a dia (como acordar, tomar café da manhã, ir para a escola, almoçar, voltar para casa, fazer a lição de casa, brincar, jantar, tomar banho, etc.).

  3. Passo a passo da atividade:

    • O professor distribuirá as cartolinas, canetas coloridas e as figurinhas ou desenhos para cada grupo.

    • Os alunos irão discutir juntos sobre o que fazem em cada momento do dia e decidir a ordem dos eventos.

    • Eles irão desenhar ou colar as figurinhas na linha do tempo na ordem em que os eventos acontecem.

    • Cada grupo apresentará sua linha do tempo para a turma, explicando a ordem dos eventos e como eles decidiram essa ordem.

Atividade 2: "A Linha do Tempo dos Meus Anos"

  1. Explicação da atividade: O professor proporá que os grupos construam uma segunda linha do tempo, dessa vez sobre a vida de um aluno. Os eventos podem variar desde o nascimento, o primeiro dia de aula, a perda de um dente, até eventos mais atuais, como a pandemia, por exemplo.

  2. Materiais necessários: Mesmos materiais da atividade anterior.

  3. Passo a passo da atividade:

    • Os alunos irão discutir e decidir quais eventos importantes da vida do aluno escolhido colocar na linha do tempo.

    • Eles irão desenhar ou colar as figurinhas na linha do tempo na ordem em que os eventos aconteceram ou acontecerão.

    • Os grupos apresentarão suas linhas do tempo, explicando a ordem dos eventos e por que eles são considerados importantes.

Atividade 3: "A Linha do Tempo da História"

  1. Explicação da atividade: O professor proporá que os grupos construam uma terceira linha do tempo, dessa vez sobre um período da História. O professor pode sugerir alguns períodos, como "A vida na Idade da Pedra", "A Vida na Grécia Antiga", "A Vida no Brasil Colonial", etc.

  2. Materiais necessários: Mesmos materiais da atividade anterior.

  3. Passo a passo da atividade:

    • Os alunos irão discutir e decidir quais eventos importantes daquele período colocar na linha do tempo.

    • Eles irão desenhar ou colar as figurinhas na linha do tempo na ordem em que os eventos aconteceram.

    • Os grupos apresentarão suas linhas do tempo, explicando a ordem dos eventos e por que eles são considerados importantes para a história daquele período.

O professor deve sempre circular pela sala, auxiliando os grupos e fazendo perguntas que os levem a refletir sobre a temporalidade dos eventos. No final das atividades, o professor pode fazer uma revisão geral, destacando pontos importantes discutidos por cada grupo e reforçando os conceitos de passado, presente e futuro.

Retorno (8 - 10 min)

  1. Discussão em Grupo: O professor reunirá a turma toda para uma discussão em grupo. Ele pedirá a cada grupo que compartilhe suas linhas do tempo e explique como organizaram os eventos. Durante as apresentações, o professor fará perguntas para estimular a reflexão dos alunos, como "Por que vocês colocaram esse evento antes/ depois desse outro?" ou "Como vocês acham que a vida do aluno/ a história do período teria sido diferente se esse evento não tivesse acontecido?". Essa discussão permitirá que os alunos compartilhem suas ideias e aprendam uns com os outros.

  2. Conexão com a Teoria: O professor, então, fará a conexão entre as atividades práticas e a teoria. Ele reforçará os conceitos de passado, presente e futuro, usando as linhas do tempo construídas pelos alunos como exemplos. Ele pode dizer, por exemplo, "Vejam como a linha do tempo do nosso dia ilustra a ideia de presente, pois mostra o que estamos fazendo agora" ou "A linha do tempo da história do Brasil mostra o passado do nosso país, o que aconteceu antes de nós nascermos".

  3. Reflexão Individual: Para finalizar a aula, o professor proporá que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre o que aprenderam. Ele fará duas perguntas simples para orientar a reflexão:

    • "O que vocês descobriram hoje sobre a ideia de tempo e como os eventos estão relacionados uns aos outros?"

    • "Como vocês podem aplicar o que aprenderam hoje em suas vidas?"

  4. Compartilhando as Reflexões: Depois do minuto de reflexão, o professor dará a oportunidade para alguns alunos compartilharem suas respostas. Essa parte da aula é importante para que os alunos internalizem o que aprenderam e percebam a relevância do conteúdo para suas vidas.

  5. Encerramento: O professor encerrará a aula agradecendo a participação de todos e reforçando que a ideia de tempo e a habilidade de organizar eventos em ordem cronológica são fundamentais para entendermos o mundo ao nosso redor. Ele pode sugerir que os alunos continuem praticando a construção de linhas do tempo em casa, tentando criar linhas do tempo de outros períodos da história ou de suas próprias vidas.

Conclusão (5 - 7 min)

  1. Resumo da Aula: O professor recapitulará os pontos principais da aula, reforçando o conceito de temporalidade e a habilidade de organizar eventos em ordem cronológica. Ele lembrará aos alunos que o passado é tudo o que já aconteceu, o presente é o que está acontecendo agora e o futuro é o que ainda está por vir. Além disso, reforçará que a história é a maneira que temos de registrar o passado e entender como o mundo chegou ao estado em que se encontra hoje.

  2. Conexão Teoria-Prática: O professor explicará como a aula conectou a teoria à prática, destacando que as atividades de construção de linhas do tempo permitiram aos alunos aplicar o conceito de temporalidade de forma concreta. Ele ressaltará que, ao construir suas próprias linhas do tempo, os alunos puderam visualizar a ideia de passado, presente e futuro e entender como os eventos se relacionam uns com os outros.

  3. Materiais Extras: O professor sugerirá alguns materiais extras para os alunos que desejarem aprofundar seu entendimento sobre o assunto. Ele pode recomendar livros infantis que tratem de eventos históricos de forma lúdica, como a série "Era uma vez..." da autora Ruth Rocha. Além disso, pode sugerir sites educativos com jogos e atividades interativas sobre a história, como o "História do Dia a Dia" (https://historiadodiaadia.com.br/). O professor também pode incentivar os alunos a continuarem construindo linhas do tempo em casa, usando eventos de sua própria vida ou de outros períodos da história.

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor reforçará a importância do assunto, explicando que entender a ideia de temporalidade é fundamental para compreendermos o mundo ao nosso redor. Ele pode dar exemplos simples, como o fato de que, se não entendêssemos a ideia de tempo, não poderíamos planejar nosso dia, nossa semana ou nosso ano. Além disso, pode explicar que, ao entendermos a ideia de tempo, podemos aprender com os erros do passado e planejar melhor para o futuro. Ele também pode ressaltar que, ao aprendermos sobre a história, estamos aprendendo sobre nós mesmos, sobre como nos tornamos o que somos hoje.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies