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Plano de aula de Família e Comunidade

História

Original Teachy

'EF01HI02'

Família e Comunidade

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Família e Comunidade

Palavras ChaveFamília e Comunidade, Responsabilidades, Colaboração, Papel Social, Atividades Interativas, Discussão em Grupo, Reflexão, Aprendizado Prático, Desenvolvimento de Habilidades, Engajamento, Empatia, Respeito Mútuo
Materiais NecessáriosCartões com pistas, Mapas do bairro, Papelão, Palitos de sorvete, Massinha, Baralhos customizados, Cenários de crime impressos, Marcadores, Papéis para anotações, Projetor ou quadro para apresentações
Códigos BNCCEF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.; EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer claramente o que se espera que os alunos alcancem ao final da aula. Ao definir objetivos específicos, o professor orienta tanto o planejamento das atividades quanto a avaliação do aprendizado. Neste contexto, a finalidade é garantir que os alunos sejam capazes de não apenas identificar suas funções em diferentes contextos sociais, mas também de compará-las e refletir sobre a importância dessas funções para o bem-estar coletivo.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade dos alunos de descrever e diferenciar suas funções e responsabilidades dentro da família, escola e comunidade, comparando-as com as de seus colegas.

2. Fomentar a compreensão da importância do respeito mútuo e da colaboração entre os membros da família, escola e comunidade.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a empatia ao considerar perspectivas e realidades diferentes das suas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução tem como finalidade engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com situações práticas e reais, estimulando a reflexão e o pensamento crítico. As situações problema servem para ativar o conhecimento prévio e preparar o terreno para as discussões mais aprofundadas em sala. A contextualização busca mostrar a relevância do tema, utilizando exemplos concretos e histórias que ressoem com a experiência dos alunos, facilitando a compreensão e a motivação para o aprendizado.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para imaginarem que são chefes de suas próprias famílias por um dia. Quais decisões eles tomariam e como explicariam essas decisões para os outros membros da família?

2. Proponha uma situação em que um aluno encontre lixo espalhado na frente da escola. Como ele acha que deveria agir e por quê? Discuta em grupo as diferentes ações possíveis e suas consequências para a comunidade.

Contextualização

Explique a importância de compreendermos nossas funções em diferentes grupos sociais, utilizando exemplos do dia a dia, como a divisão de tarefas em casa ou a forma como as escolas organizam eventos que envolvem a comunidade. Destaque como essas dinâmicas refletem valores sociais e promovem o bem-estar coletivo. Além disso, conte uma história ou anedota que ilustre o impacto positivo de assumir responsabilidades em família e comunidade.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A fase de Desenvolvimento no plano de aula é projetada para que os alunos apliquem, de forma prática e interativa, os conceitos estudados sobre o papel e as responsabilidades na família, escola e comunidade. As atividades propostas visam solidificar o entendimento dos alunos sobre como suas ações individuais impactam o grupo e a importância de colaborar e assumir responsabilidades. Escolhendo uma das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe, pensar de maneira crítica e criativa, e apresentar suas soluções para a classe, promovendo uma aprendizagem significativa e colaborativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives Comunitários

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de análise e solução de problemas em grupo, promovendo a conscientização sobre a importância da segurança e da limpeza na comunidade.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão detetives que precisam descobrir como melhorar a segurança e a limpeza da comunidade. Serão divididos em grupos de até 5 membros e cada grupo receberá uma 'cena do crime' relacionada à segurança ou limpeza do bairro, como uma calçada suja ou uma rua escura. Eles deverão investigar as possíveis 'causas' e 'suspeitos' por meio de cartões com pistas (por exemplo, 'não há lixeiras suficientes' ou 'lâmpadas queimadas').

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua 'cenários de crime' para cada grupo, contendo descrições de problemas comuns de segurança e limpeza.

  • Dê a cada grupo um conjunto de cartões com pistas e um mapa do bairro.

  • Os alunos deverão usar as pistas para 'resolver o crime', identificando as possíveis causas e sugerindo soluções.

  • Cada grupo preparará uma pequena apresentação para a classe, explicando suas descobertas e propondo ações concretas para melhorar a segurança e a limpeza da comunidade.

Atividade 2 - Família e Comunidade: Um Jogo de Cartas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão e a prática de ações positivas que fortaleçam os laços familiares e comunitários.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos de até 5, jogarão um jogo de cartas customizado onde cada carta representa uma ação que pode ser realizada para melhorar a convivência em família ou na comunidade. As cartas terão descrições de ações como 'ajudar um membro da família com uma tarefa sem ser pedido' ou 'participar de uma iniciativa de limpeza na comunidade'. O objetivo do jogo é coletar o maior número de 'pontos de bondade' ao realizar as ações descritas nas cartas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique as regras do jogo e como as cartas funcionam.

  • Distribua um baralho para cada grupo e inicie o jogo.

  • Monitorize o jogo, esclarecendo dúvidas e observando as interações dos alunos.

  • Ao final do jogo, discuta com a classe as ações realizadas e como essas podem ser aplicadas no dia a dia.

Atividade 3 - Construtores de Comunidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico sobre o planejamento e a importância de uma comunidade bem estruturada e acolhedora.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão engenheiros e arquitetos de uma 'comunidade ideal'. Eles deverão, em grupos de até 5, projetar e construir modelos simples de elementos que considerem essenciais para uma comunidade saudável e segura, como escolas, parques e postos de saúde. Utilizarão materiais como papelão, palitos de sorvete e massinha para construir os modelos.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo 5.

  • Explique o conceito de 'comunidade ideal' e discuta quais elementos são essenciais para essa comunidade.

  • Distribua os materiais de construção e deixe que os alunos projetem e construam seus modelos.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu modelo, justificando as escolhas de elementos e como eles contribuem para uma comunidade melhor.

  • Promova uma discussão em classe sobre as diferenças e semelhanças entre os projetos, e o que cada um pode aprender com as ideias dos outros.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular o que aprenderam e como aplicarão esse conhecimento em suas vidas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar um momento de reflexão coletiva sobre a importância de participar ativamente na construção de uma comunidade melhor. Esta etapa também serve como uma avaliação informal do entendimento dos alunos sobre o tema.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve introdução, saudando todos os alunos e expressando a importância de compartilhar as experiências e descobertas feitas durante as atividades. Peça a cada grupo que apresente um resumo do que discutiram e das soluções que propuseram. Encoraje-os a falar sobre os desafios encontrados e como os superaram. Use perguntas abertas para facilitar a conversa e permitir que os alunos reflitam mais profundamente sobre o que aprenderam.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao tentar resolver os problemas da comunidade?

2. Como as ações que vocês propuseram podem ser implementadas na realidade?

3. O que você aprendeu sobre a importância de assumir responsabilidades na família e comunidade?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos tópicos abordados, além de entenderem a aplicabilidade prática do que aprenderam. Este momento também serve para reforçar a importância do engajamento ativo e consciente na sociedade, promovendo a responsabilidade social e o respeito mútuo. Através dessa recapitulação, os alunos são encorajados a refletir sobre como podem continuar a aplicar esses princípios em sua vida diária.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deverá resumir e recapitular os principais pontos e aprendizados abordados sobre o papel e as responsabilidades na família, escola e comunidade. É crucial reforçar o que foi discutido e descoberto durante as atividades práticas, destacando como as ações individuais impactam o coletivo e a importância da colaboração e responsabilidade mútua.

Conexão com a Teoria

A conexão entre a teoria estudada e as atividades práticas realizadas deve ser enfatizada, mostrando como os conceitos teóricos se manifestam no cotidiano e nas interações sociais. Este momento de reflexão ajuda os alunos a perceberem a relevância do que aprenderam e como aplicar esse conhecimento em situações reais, fortalecendo a compreensão e a internalização dos conteúdos.

Fechamento

Por fim, o professor deve enfatizar a importância do tema Família e Comunidade, destacando como os alunos podem continuar a contribuir positivamente em seus próprios ambientes. É essencial que os alunos compreendam que pequenas ações individuais podem gerar grandes impactos coletivos, e que o aprendizado adquirido na aula pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o bem-estar de todos.

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