Plano de Aula | Metodologia Ativa | Percepção das Diferenças dos Ambientes Sociais
Palavras Chave | Percepção das diferenças, Ambientes sociais, Regras e hábitos, Escola, Casa, Atividades práticas, Análise crítica, Discussão em grupo, Metodologia invertida, Desenvolvimento de habilidades, Reflexão sobre normas sociais, Dramatização, Aplicação do conhecimento |
Materiais Necessários | Cartões com regras, Kits de detetive, Cartolinas, Marcadores, Adesivos, Roteiros para peças teatrais |
Códigos BNCC | EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é crucial para direcionar a atenção dos alunos para as competências essenciais que serão desenvolvidas durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam, esta seção serve como um mapa para que eles possam focar nas habilidades de comparação e análise necessárias para entender e questionar as diferenças nos hábitos e regras dos ambientes sociais. Isso ajuda a maximizar a eficácia do aprendizado durante as atividades práticas em sala.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e comparar as diferenças nos hábitos e regras de diferentes ambientes sociais, como escola e casa.
2. Desenvolver a habilidade de observação e análise crítica dos alunos sobre como as normas sociais se ajustam aos contextos específicos de cada ambiente.
Objetivos secundários:
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo, promovendo a troca de ideias e o respeito pelas opiniões diferentes.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A seção de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo previamente estudado com a aplicação prática em sala de aula. As situações problema propostas estimulam os alunos a pensar criticamente sobre as diferenças nos ambientes sociais e a importância de respeitar regras variadas. A contextualização ajuda a entender a relevância do tema no cotidiano, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre por que essas variações existem e por que são necessárias.
Situações Problema
1. Imagine que você tem duas regras diferentes para a mesma ação: uma em casa e outra na escola. Como você se sente ao ter que seguir duas regras diferentes? Discuta com seu grupo e tente entender por que isso acontece.
2. Pense em um hábito que você tem em casa, mas que não é permitido na escola. Por que a escola tem regras diferentes? Com base nas regras que você conhece, por que a escola proíbe alguns comportamentos?
Contextualização
A compreensão das diferenças nos hábitos e regras dos ambientes sociais é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e de adaptação. Por exemplo, entender por que na escola não podemos correr nos corredores, mas em casa podemos, ajuda a perceber como cada ambiente tem necessidades específicas. Além disso, discutir essas diferenças permite que os alunos vejam a importância de respeitar regras e normas em diferentes contextos, promovendo a reflexão sobre o que é justo e necessário em cada lugar.
Desenvolvimento
Duração: (70 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento adquirido sobre as diferenças nos ambientes sociais. Ao trabalhar em grupos, os alunos têm a oportunidade de discutir e colaborar, reforçando sua compreensão e capacidade de análise. As atividades propostas incentivam a participação ativa, a criatividade e a investigação, essenciais para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e social.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Detetives das Regras
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver a capacidade de análise e classificação das regras de diferentes ambientes sociais.
- Descrição: Os alunos, organizados em grupos de até 5, se transformarão em 'detetives das regras' para investigar as diferenças de regras entre a escola e a casa. Cada grupo receberá um 'kit de detetive' contendo cartões com diferentes regras e cenários. Eles deverão analisar os cartões, discutir em grupo e identificar a qual ambiente e situação específica cada regra se aplica.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua os kits de detetive para cada grupo.
-
Peça que cada grupo analise os cartões e os classifique em 'regras de casa' ou 'regras da escola'.
-
Cada grupo deve justificar por que cada regra se encaixa em um determinado ambiente.
-
Realize uma apresentação em que cada grupo compartilha suas descobertas com a turma.
Atividade 2 - Teatro das Diferenças
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Explorar criativamente as diferenças de regras através da dramatização e promover o entendimento das razões por trás dessas diferenças.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão encenar pequenas peças que ilustram situações onde as regras de casa e escola se contrastam. Cada grupo escolherá uma regra e criará uma cena para demonstrar a aplicação da regra em casa e na escola, destacando as razões por trás das diferenças.
- Instruções:
-
Organize os alunos em grupos de até 5.
-
Cada grupo escolhe uma regra para trabalhar.
-
Os grupos escrevem um roteiro para uma pequena peça que demonstre a aplicação da regra em casa e na escola.
-
Os grupos ensaiam suas cenas.
-
Realize uma apresentação das peças para a turma.
Atividade 3 - Mapa das Regras
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Fomentar a reflexão sobre as diferenças de regras através de uma representação visual e consolidar o entendimento das regras de cada ambiente.
- Descrição: Cada grupo criará um 'mapa' visual das regras, usando cartolinas, marcadores e adesivos. Eles devem representar as regras de casa e escola, com ilustrações e breves explicações sobre cada regra e por que ela se aplica ao ambiente correspondente.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua materiais como cartolinas, marcadores e adesivos.
-
Cada grupo cria seu 'mapa das regras', representando as regras de casa e escola.
-
Incentive os alunos a usar ilustrações e breves textos explicativos.
-
Ao final, cada grupo apresenta seu mapa, explicando as regras escolhidas.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido durante as atividades. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros. As perguntas chave direcionam a reflexão para os pontos cruciais do estudo, garantindo que os alunos possam conectar teoria e prática de maneira significativa.
Discussão em Grupo
Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar suas principais descobertas e observações. Utilize perguntas orientadoras para facilitar a troca de ideias, como 'Quais foram as regras que mais surpreenderam vocês?' ou 'Como as regras ajudam a manter a ordem em cada ambiente?'. Encoraje os alunos a explicar por que certas regras são necessárias em cada contexto e como isso pode variar culturalmente.
Perguntas Chave
1. Quais foram as maiores diferenças que vocês encontraram entre as regras da escola e as regras de casa?
2. Como as regras ajudam a definir o comportamento esperado em cada ambiente?
3. Há alguma regra que você acha que poderia ser aplicada tanto na escola quanto em casa? Por quê?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos possam vincular as atividades práticas com a teoria estudada e compreender a importância do tema no dia a dia. Esta etapa permite que os alunos articulem o que aprenderam e percebam a aplicabilidade dos conceitos em contextos reais, reforçando a aprendizagem e a valorização do conhecimento adquirido.
Resumo
Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular as principais descobertas e aprendizados da aula, enfatizando as diferenças nas regras e hábitos entre os ambientes da escola e da casa. Deve-se destacar como as atividades, como o 'Detetives das Regras' e o 'Teatro das Diferenças', ajudaram os alunos a identificar e compreender melhor essas variações.
Conexão com a Teoria
A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria estudada em casa com a prática em sala, através de atividades interativas e lúdicas que permitiram aos alunos aplicar diretamente o conhecimento adquirido. Isso foi essencial para que os alunos pudessem visualizar e manipular conceitos que, de outra forma, poderiam parecer abstratos ou distantes.
Fechamento
Por fim, é importante ressaltar a relevância do tema das diferenças nos ambientes sociais no cotidiano dos alunos. Compreender e respeitar as regras específicas de cada contexto é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e para uma convivência harmoniosa e eficaz em diferentes ambientes, como em casa, na escola e na comunidade.