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Plano de aula de Percepção das Diferenças dos Ambientes Sociais

História

Original Teachy

'EF01HI04'

Percepção das Diferenças dos Ambientes Sociais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Percepção das Diferenças dos Ambientes Sociais

Palavras ChavePercepção das diferenças, Ambientes sociais, Regras e hábitos, Escola, Casa, Atividades práticas, Análise crítica, Discussão em grupo, Metodologia invertida, Desenvolvimento de habilidades, Reflexão sobre normas sociais, Dramatização, Aplicação do conhecimento
Materiais NecessáriosCartões com regras, Kits de detetive, Cartolinas, Marcadores, Adesivos, Roteiros para peças teatrais
Códigos BNCCEF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar a atenção dos alunos para as competências essenciais que serão desenvolvidas durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera que os alunos aprendam, esta seção serve como um mapa para que eles possam focar nas habilidades de comparação e análise necessárias para entender e questionar as diferenças nos hábitos e regras dos ambientes sociais. Isso ajuda a maximizar a eficácia do aprendizado durante as atividades práticas em sala.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e comparar as diferenças nos hábitos e regras de diferentes ambientes sociais, como escola e casa.

2. Desenvolver a habilidade de observação e análise crítica dos alunos sobre como as normas sociais se ajustam aos contextos específicos de cada ambiente.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo, promovendo a troca de ideias e o respeito pelas opiniões diferentes.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A seção de Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo previamente estudado com a aplicação prática em sala de aula. As situações problema propostas estimulam os alunos a pensar criticamente sobre as diferenças nos ambientes sociais e a importância de respeitar regras variadas. A contextualização ajuda a entender a relevância do tema no cotidiano, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre por que essas variações existem e por que são necessárias.

Situações Problema

1. Imagine que você tem duas regras diferentes para a mesma ação: uma em casa e outra na escola. Como você se sente ao ter que seguir duas regras diferentes? Discuta com seu grupo e tente entender por que isso acontece.

2. Pense em um hábito que você tem em casa, mas que não é permitido na escola. Por que a escola tem regras diferentes? Com base nas regras que você conhece, por que a escola proíbe alguns comportamentos?

Contextualização

A compreensão das diferenças nos hábitos e regras dos ambientes sociais é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e de adaptação. Por exemplo, entender por que na escola não podemos correr nos corredores, mas em casa podemos, ajuda a perceber como cada ambiente tem necessidades específicas. Além disso, discutir essas diferenças permite que os alunos vejam a importância de respeitar regras e normas em diferentes contextos, promovendo a reflexão sobre o que é justo e necessário em cada lugar.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa o conhecimento adquirido sobre as diferenças nos ambientes sociais. Ao trabalhar em grupos, os alunos têm a oportunidade de discutir e colaborar, reforçando sua compreensão e capacidade de análise. As atividades propostas incentivam a participação ativa, a criatividade e a investigação, essenciais para o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e social.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives das Regras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de análise e classificação das regras de diferentes ambientes sociais.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos de até 5, se transformarão em 'detetives das regras' para investigar as diferenças de regras entre a escola e a casa. Cada grupo receberá um 'kit de detetive' contendo cartões com diferentes regras e cenários. Eles deverão analisar os cartões, discutir em grupo e identificar a qual ambiente e situação específica cada regra se aplica.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os kits de detetive para cada grupo.

  • Peça que cada grupo analise os cartões e os classifique em 'regras de casa' ou 'regras da escola'.

  • Cada grupo deve justificar por que cada regra se encaixa em um determinado ambiente.

  • Realize uma apresentação em que cada grupo compartilha suas descobertas com a turma.

Atividade 2 - Teatro das Diferenças

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar criativamente as diferenças de regras através da dramatização e promover o entendimento das razões por trás dessas diferenças.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão encenar pequenas peças que ilustram situações onde as regras de casa e escola se contrastam. Cada grupo escolherá uma regra e criará uma cena para demonstrar a aplicação da regra em casa e na escola, destacando as razões por trás das diferenças.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5.

  • Cada grupo escolhe uma regra para trabalhar.

  • Os grupos escrevem um roteiro para uma pequena peça que demonstre a aplicação da regra em casa e na escola.

  • Os grupos ensaiam suas cenas.

  • Realize uma apresentação das peças para a turma.

Atividade 3 - Mapa das Regras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar a reflexão sobre as diferenças de regras através de uma representação visual e consolidar o entendimento das regras de cada ambiente.

- Descrição: Cada grupo criará um 'mapa' visual das regras, usando cartolinas, marcadores e adesivos. Eles devem representar as regras de casa e escola, com ilustrações e breves explicações sobre cada regra e por que ela se aplica ao ambiente correspondente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua materiais como cartolinas, marcadores e adesivos.

  • Cada grupo cria seu 'mapa das regras', representando as regras de casa e escola.

  • Incentive os alunos a usar ilustrações e breves textos explicativos.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu mapa, explicando as regras escolhidas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido durante as atividades. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros. As perguntas chave direcionam a reflexão para os pontos cruciais do estudo, garantindo que os alunos possam conectar teoria e prática de maneira significativa.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo convidando cada grupo a compartilhar suas principais descobertas e observações. Utilize perguntas orientadoras para facilitar a troca de ideias, como 'Quais foram as regras que mais surpreenderam vocês?' ou 'Como as regras ajudam a manter a ordem em cada ambiente?'. Encoraje os alunos a explicar por que certas regras são necessárias em cada contexto e como isso pode variar culturalmente.

Perguntas Chave

1. Quais foram as maiores diferenças que vocês encontraram entre as regras da escola e as regras de casa?

2. Como as regras ajudam a definir o comportamento esperado em cada ambiente?

3. Há alguma regra que você acha que poderia ser aplicada tanto na escola quanto em casa? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos possam vincular as atividades práticas com a teoria estudada e compreender a importância do tema no dia a dia. Esta etapa permite que os alunos articulem o que aprenderam e percebam a aplicabilidade dos conceitos em contextos reais, reforçando a aprendizagem e a valorização do conhecimento adquirido.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular as principais descobertas e aprendizados da aula, enfatizando as diferenças nas regras e hábitos entre os ambientes da escola e da casa. Deve-se destacar como as atividades, como o 'Detetives das Regras' e o 'Teatro das Diferenças', ajudaram os alunos a identificar e compreender melhor essas variações.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar a teoria estudada em casa com a prática em sala, através de atividades interativas e lúdicas que permitiram aos alunos aplicar diretamente o conhecimento adquirido. Isso foi essencial para que os alunos pudessem visualizar e manipular conceitos que, de outra forma, poderiam parecer abstratos ou distantes.

Fechamento

Por fim, é importante ressaltar a relevância do tema das diferenças nos ambientes sociais no cotidiano dos alunos. Compreender e respeitar as regras específicas de cada contexto é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e para uma convivência harmoniosa e eficaz em diferentes ambientes, como em casa, na escola e na comunidade.

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