Entrar

Plano de aula de Adição e Subtração de Naturais Menores que 100

Matemática

Original Teachy

'EF01MA08'

Adição e Subtração de Naturais Menores que 100

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e compreender os conceitos de adição e subtração de números naturais menores que 100. Isso inclui a capacidade de identificar os termos da operação (números a serem somados ou subtraídos) e o resultado da operação.

  2. Fomentar a capacidade dos alunos de resolver problemas simples do cotidiano utilizando as operações de adição e subtração. Isso inclui a habilidade de traduzir situações do mundo real em termos matemáticos e vice-versa.

  3. Incentivar a compreensão dos alunos sobre a relação entre as operações de adição e subtração, enfatizando que a subtração é o inverso da adição. Isso inclui a capacidade de usar a adição para verificar a resposta de uma subtração e vice-versa.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos, através de atividades práticas que envolvam a resolução de problemas matemáticos.

  2. Promover o desenvolvimento da habilidade de comunicação matemática, incentivando os alunos a expressarem suas ideias e soluções de forma clara e organizada.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando conceitos básicos de matemática que os alunos já aprenderam, como os números naturais, a adição e a subtração. Isso pode ser feito através de perguntas simples e rápidas para envolver os alunos na revisão.

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações-problema que serão resolvidas ao longo da aula. A primeira pode ser: "Lucas tinha 45 carrinhos e ganhou mais 10 de presente. Quantos carrinhos Lucas tem agora?" A segunda: "Maria tinha 75 balas e comeu 20. Quantas balas Maria ainda tem?" O professor pergunta aos alunos qual operação matemática eles devem usar para resolver cada situação.

  3. Contextualização: O professor explica que a adição e a subtração são operações matemáticas muito importantes para o dia a dia, pois nos ajudam a resolver problemas simples como contar objetos, somar dinheiro, subtrair tempo, entre outros. Ele pode dar exemplos práticos como: "Se eu tinha 3 maçãs e ganhei mais 2, quantas maçãs eu tenho agora?" e "Se eu tinha 5 chocolates e dei 2, quantos chocolates eu tenho agora?".

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar curiosidades ou desafios matemáticos relacionados ao tema da aula. Por exemplo, ele pode dizer: "Sabiam que a adição e a subtração são tão importantes que são usadas até mesmo para fazer contas de multiplicação e divisão?" ou "Vocês sabiam que a adição e a subtração são operações que existem há milhares de anos e que nossos antepassados já as utilizavam para contar e resolver problemas?". O professor pode ainda propor o seguinte desafio: "Vamos ver quem consegue resolver essa situação-problema mais rápido: João tinha 30 bolas e ganhou mais 15, quantas bolas João tem agora?".

Os alunos são encorajados a participar ativamente durante a introdução, respondendo às perguntas, resolvendo as situações-problema e compartilhando suas ideias e soluções.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria da Adição e Subtração (5 - 7 minutos)

    1.1 Apresentação da teoria da adição: O professor inicia explicando que a adição é uma operação que nos ajuda a juntar ou a somar dois ou mais números para encontrar o total. Desenha no quadro ou utiliza objetos manipuláveis (por exemplo, cubos de cores diferentes) para representar a adição. Um exemplo prático pode ser "Se eu tenho 3 balas em uma mão e 2 balas na outra mão, quando eu juntar as duas mãos, eu terei 5 balas".

    1.2 Apresentação da teoria da subtração: O professor continua explicando que a subtração é a operação inversa da adição e é usada para tirar ou subtrair um número de outro para encontrar a diferença. Utiliza o mesmo recurso de desenhar no quadro ou objetos manipuláveis para representar a subtração. Um exemplo prático pode ser "Se eu tenho 5 balas e eu dou 2 balas para o meu amigo, eu ficarei com 3 balas".

    1.3 Relação entre adição e subtração: O professor ressalta que a adição e a subtração estão relacionadas, e que podemos usar a adição para verificar a resposta de uma subtração e vice-versa. Por exemplo, se 3 + 2 = 5, então 5 - 2 = 3.

  2. Prática de Adição e Subtração (10 - 13 minutos)

    2.1 Atividades de adição e subtração com números menores que 20: O professor propõe algumas atividades para os alunos resolverem em duplas ou grupos pequenos. As atividades devem envolver a adição e subtração de números menores que 20. Por exemplo:

     - "João tinha 10 carrinhos e ganhou mais 5. Quantos carrinhos João tem agora?" (adição)
     - "Maria tinha 15 balas e comeu 3. Quantas balas Maria ainda tem?" (subtração)
     - "Ana tinha 8 bonecas e deu 2 para a amiga. Com quantas bonecas Ana ficou?" (subtração)
    

    2.2 Jogos lúdicos: O professor pode também propor jogos lúdicos para praticar adição e subtração. Um exemplo de jogo é o "Bingo de Cálculos": O professor distribui cartelas com números de 1 a 20 para cada aluno. Ele então dita operações de adição e subtração (por exemplo, 5+3, 7-2) e os alunos devem marcar o resultado na cartela, se tiverem o número correspondente. Ganha quem marcar mais números primeiro.

  3. Reforço da teoria com prática (5 - 7 minutos)

    3.1 Discussão das soluções: Após as atividades, o professor convida os alunos para compartilharem suas soluções e estratégias. Ele questiona os alunos sobre como chegaram a suas respostas, encorajando a discussão e o pensamento crítico.

    3.2 Verificação com a teoria: O professor reforça os conceitos de adição e subtração, comparando as estratégias dos alunos com a teoria apresentada. Ele destaca a importância de entender os termos da operação e o resultado, e como a adição e a subtração são operações inversas.

    3.3 Feedback e Orientações: O professor fornece feedback positivo aos alunos pelas soluções corretas e esforço. Ele também dá orientações para os alunos que tiveram dificuldades, reforçando a importância da prática e do estudo contínuo.

Durante todo o desenvolvimento da aula, o professor deve estar atento ao ritmo de aprendizagem dos alunos, adaptando as atividades conforme necessário para garantir que todos compreendam os conceitos de adição e subtração de números naturais menores que 100.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor reúne todos os alunos em um grande círculo e solicita que cada grupo compartilhe uma das soluções que encontraram durante as atividades práticas.
    • Os alunos são incentivados a explicar o processo que usaram para chegar à resposta, reforçando a importância do pensamento lógico e das estratégias de resolução de problemas.
    • O professor deve fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos, como "Por que vocês escolheram essa estratégia?" ou "Como vocês sabem que a resposta está correta?".
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após a apresentação das soluções, o professor retoma os conceitos teóricos de adição e subtração, reforçando como eles foram aplicados nas atividades práticas.
    • Ele destaca a importância de entender os termos da operação (os números que estão sendo somados ou subtraídos) e o resultado da operação.
  3. Reflexão Individual (3 - 4 minutos):

    • O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula.
    • Ele faz duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos:
      • "Qual foi a parte mais interessante da aula de hoje e por quê?"
      • "O que vocês acham que podem fazer para melhorar suas habilidades em adição e subtração?"
  4. Feedback do Professor (1 minuto):

    • O professor encerra a aula dando feedback aos alunos sobre seu desempenho e participação durante a aula. Ele elogia os esforços e as conquistas dos alunos, destacando os pontos fortes e as áreas que podem ser aprimoradas.
    • Ele reforça a importância da prática e do estudo contínuo para o aprendizado da matemática, e encoraja os alunos a continuarem explorando e se divertindo com os números.

Ao final da aula, os alunos devem ter consolidado seus conhecimentos sobre adição e subtração de números naturais menores que 100, além de terem desenvolvido suas habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Eles também devem ter uma compreensão mais clara da relação entre adição e subtração e de como essas operações são usadas no dia a dia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies