Entrar

Plano de aula de Comparação de Naturais Menores que 20

Matemática

Original Teachy

'EF01MA01'

Comparação de Naturais Menores que 20

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Comparação de Naturais Menores que 20

Palavras ChaveMatemática, Números Naturais, Comparação, Ordem Crescente, Ordem Decrescente, Ensino Fundamental, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Colaboração, Trabalho em Equipe, Redes Sociais, Criatividade, Educação Digital, Vídeos Educativos, Storytelling, Gamificação, Feedback, Discussão em Grupo
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Acesso a aplicativos de edição de vídeo como InShot ou iMovie, Projetor ou tela para apresentação, Aplicativos de criação de stories como Canva ou Instagram, Acesso a plataformas de jogos educativos como Kahoot! ou Matific, Conexão estável à internet, Papéis e canetas para planejamento de roteiros
Códigos BNCCEF01MA01: Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.; EF01MA03: Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.; EF01MA05: Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa tem como finalidade definir claramente os objetivos de aprendizado da aula, orientando tanto o professor quanto os alunos sobre as habilidades e conhecimentos que serão adquiridos. Ela serve como um guia para focar as atividades e garantir que todos os aspectos do tema sejam abordados de maneira eficaz.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a comparar números naturais menores que 20.

2. Ensinar a colocar números em ordem crescente e decrescente.

3. Identificar o maior e o menor número em um conjunto de números naturais menores que 20.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o raciocínio lógico e a capacidade de análise dos alunos.
  2. Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe através das atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa inicial tem como finalidade aquecer os alunos para o tema da aula, conectando o conteúdo ao mundo digital e à realidade deles. O aquecimento com a busca de fatos interessantes promove a integração e o envolvimento, enquanto as perguntas-chave ajudam a revisar conceitos importantes e introduzir a lógica que será trabalhada na prática. Essa etapa prepara o terreno para uma aula mais produtiva e interativa.

Aquecendo

Introdução

Explique aos alunos que hoje eles irão explorar mais sobre a comparação de números naturais menores que 20. Para começar, peça que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre números. Pode ser uma curiosidade matemática, a história de algum número famoso ou algo criativo que encontrem. Após encontrarem, peça que compartilhem com a classe. Esta atividade inicial irá despertar a curiosidade e engajar os alunos desde o começo da aula.

Reflexões Iniciais

1. 類 Quem pode me dizer o que significa comparar números?

2.  Se tivermos os números 5, 12 e 3, como colocamos esses números em ordem crescente?

3.  E se quisermos colocá-los em ordem decrescente?

4. ❓ Qual é o critério para identificar o maior número em um conjunto?

5. 樂 Alguém sabe me dizer por que é importante saber comparar números?

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A finalidade desta etapa é levar os alunos a aplicarem seus conhecimentos de maneira prática e criativa, utilizando ferramentas digitais que fazem parte de seu cotidiano. As atividades propostas visam engajar, motivar e tornar o aprendizado mais dinâmico e contextualizado com a realidade moderna, além de promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Desafio dos Influenciadores 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Os alunos desenvolverão habilidades de comparação e ordenação de números naturais menores que 20, além de trabalhar em equipe, planejar, gravar e editar um vídeo educativo, utilizando a linguagem e as ferramentas do mundo digital.

- Descrição: Os alunos se transformarão em influenciadores digitais que receberam um grande desafio: criar um vídeo educativo para seus seguidores explicando como comparar números naturais menores que 20 e ordená-los de forma crescente e decrescente. Cada grupo irá criar um roteiro, gravar o vídeo e fazer uma pequena edição antes de apresentá-lo para a classe.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema central para o vídeo, por exemplo: 'A Aula de Matemática do Super-Herói', 'Os Números Mágicos na Floresta Encantada' ou qualquer outro tema criativo.

  • Peça que os alunos planejem o roteiro do vídeo, incluindo explicações e exemplos práticos de como comparar e ordenar números naturais menores que 20.

  • Utilize aplicativos ou softwares de edição simples, como InShot ou iMovie, para adicionar efeitos, transições e música ao vídeo.

  • Os grupos devem gravar o vídeo utilizando seus celulares e realizar a edição.

  • Ao final, cada grupo apresentará o seu vídeo para a turma, compartilhando a tela do computador ou projetor.

Atividade 2 -  Storytelling Digital no Instagram 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Os alunos aplicarão os conhecimentos de comparação e ordenação de números naturais menores que 20 de forma criativa, utilizando ferramentas digitais para contar histórias interativas e envolventes.

- Descrição: Os alunos criarão uma série de postagens no formato de stories do Instagram, onde contarão uma história que envolva comparação e ordenação de números naturais menores que 20. Eles utilizarão os recursos de texto, imagem, gif e enquete para tornar a história interativa e envolvente.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve pensar em uma narrativa criativa que envolva os conceitos de comparação e ordenação de números naturais menores que 20. Por exemplo, uma competição de corrida entre números ou uma caça ao tesouro com pistas numéricas.

  • Os alunos devem planejar as postagens, decidindo quais elementos gráficos e interativos irão usar (texto, imagem, gif, enquete, etc.).

  • Utilize aplicativos como Canva ou diretamente o Instagram para criar os stories.

  • Os grupos devem postar a série de stories em uma conta de teste ou apresentar as postagens em sequência utilizando o computador/projetor.

  • Ao final, cada grupo apresenta a sua história para a classe, explicando como utilizaram os conceitos de comparação e ordenação.

Atividade 3 -  Competição de Gamers Matemáticos 

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Os alunos irão comparar e ordenar números naturais menores que 20 de maneira competitiva e divertida, utilizando plataformas de jogos educativos para consolidar o aprendizado.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição gamificada em um aplicativo ou jogo online que envolva a comparação e ordenação de números naturais menores que 20. Jogos como 'Kahoot!' ou 'Matific' podem ser utilizados para desenvolver essa atividade, envolvendo os alunos em um ambiente competitivo e divertido.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Escolha uma plataforma de jogos educativos, como 'Kahoot!' ou 'Matific', onde seja possível criar quizzes ou desafios matemáticos.

  • Crie uma série de perguntas ou desafios que envolvam a comparação e ordenação de números naturais menores que 20.

  • Explique as regras do jogo e como a competição irá funcionar.

  • Cada grupo deve acessar o jogo pelo celular ou computador e participar da competição.

  • Ao final, reveja as respostas e discuta os erros e acertos com a turma, reforçando os conceitos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre o que aprenderam e compartilhem suas experiências, promovendo uma compreensão mais profunda do conteúdo. A discussão em grupo e o feedback 360° incentivam a colaboração, o desenvolvimento de habilidades sociais e a capacidade de autocrítica, criando um ambiente de aprendizado mais rico e interativo.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo ️

Promova uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas experiências e conclusões. Use o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

Introdução - Reforce a importância das atividades realizadas e como elas se conectam à habilidade de comparar e ordenar números naturais menores que 20. Apresentação dos Grupos - Cada grupo deve ter um representante que compartilhe o que aprenderam, os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante a atividade. Compartilhamento de Reflexões - Pergunte aos alunos o que mais gostaram e o que menos gostaram na atividade, incentivando a honestidade e a troca de ideias.

Reflexões

1.O que você aprendeu sobre a comparação e a ordenação de números naturais menores que 20 ao realizar as atividades? 2.Quais foram os maiores desafios que você encontrou e como os superou? 3.Como você pode utilizar o que aprendeu hoje em outras situações do seu dia a dia?

Feedback 360°

Feedback 360°

Explique aos alunos a importância do feedback construtivo e como ele pode ajudar no desenvolvimento pessoal e coletivo. Oriente-os a dar feedbacks que sejam respeitosos, específicos e que ofereçam sugestões de melhoria. Peça que cada aluno dê pelo menos um feedback positivo e uma sugestão de melhoria para cada colega do grupo.

Lembre-se de supervisionar e mediar a atividade para garantir que todos participem de forma saudável e produtiva.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, conectando-o ao contexto moderno e às aplicações práticas do dia a dia. Ao resumir os principais conteúdos e destacar sua relevância, buscamos reforçar a importância do tema abordado e garantir que os alunos compreendam como aplicarão esse conhecimento no futuro.

Resumo

Resumo

Hoje, nossos alunos se tornaram influenciadores digitais e gamers matemáticos para dominar a arte da comparação e ordenação de números naturais menores que 20. Passaram por desafios como criar vídeos educativos e histórias interativas no Instagram, além de competir em jogos digitais. Ao comparar números, entenderam como colocar valores em ordem crescente e decrescente, identificando quais são maiores ou menores.

No Mundo

No Mundo Atual

A aula de hoje se conecta com a era digital em que vivemos, onde a habilidade de resolver problemas de maneira interativa e tecnológica é essencial. Utilizando redes sociais, criação de conteúdo e jogos educativos, os alunos perceberam que o aprendizado pode ser dinâmico e divertido, refletindo a maneira como as pessoas consomem e compartilham informações atualmente.

Na Prática

Aplicações

Comparar e ordenar números é uma habilidade fundamental na vida cotidiana, desde organizar filas até entender rankings em competições. Saber identificar o maior ou menor número rapidamente nos ajuda a tomar decisões informadas e a lidar com situações práticas de maneira eficiente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies