Entrar

Plano de aula de Composição e Decomposição de Naturais Menores que 100

Matemática

Original Teachy

'EF01MA07'

Composição e Decomposição de Naturais Menores que 100

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de composição e decomposição de números naturais menores que 100: Os alunos deverão ser capazes de explicar que um número pode ser formado pela junção de duas ou mais partes, e que essas partes, quando somadas, formam o número original. Da mesma forma, eles devem entender que um número pode ser dividido em suas partes constituintes.

  2. Identificar as diferentes maneiras de compor e decompor um número: Os alunos devem ser capazes de reconhecer e expressar as diferentes combinações de partes que formam um número. Isso inclui entender que nem todas as partes têm que ser do mesmo tamanho e que pode haver mais de uma maneira de compor ou decompor um número.

  3. Aplicar a composição e decomposição em situações-problema: Os alunos devem ser capazes de usar o conceito de composição e decomposição para resolver problemas do mundo real. Isso inclui a capacidade de aplicar o conceito em adições e subtrações simples, bem como em problemas de situações cotidianas.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conceitos prévios: O professor começará a aula fazendo uma rápida revisão dos conceitos de números naturais e operações de adição e subtração que foram abordados em aulas anteriores. Serão propostos alguns desafios envolvendo esses conceitos para reativar a memória dos alunos e prepará-los para o novo conteúdo.

  2. Situações-problema contextualizadas: O professor apresentará duas situações-problema para introduzir o tópico da aula:

    • Situação 1: O professor pode perguntar aos alunos como eles poderiam dividir 20 balas igualmente entre 4 amigos. Esta situação irá introduzir o conceito de decomposição, onde o número 20 é dividido em 4 partes iguais.

    • Situação 2: O professor pode perguntar aos alunos quantas maneiras diferentes eles podem usar para comprar 10 balas em uma loja que oferece balas a 1 real cada. Essa situação irá introduzir o conceito de composição, onde o número 10 é formado por diferentes combinações de partes.

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor explicará que a composição e decomposição de números é uma habilidade muito importante na matemática e na vida cotidiana. Por exemplo, ao fazer compras, precisamos entender como podemos combinar diferentes quantidades de dinheiro para pagar pelos itens. Além disso, a habilidade de decompor números é fundamental para a compreensão de tópicos mais avançados da matemática, como a multiplicação e a divisão.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para deixar a introdução mais envolvente, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre números:

    • Curiosidade 1: O número 0 é considerado o número mais importante na matemática, pois sem ele não poderíamos representar números menores que 10.

    • Curiosidade 2: O número 8 é considerado o número da sorte em muitas culturas, pois é simétrico e pode ser dividido em duas partes iguais.

Ao final da introdução, os alunos devem ter uma compreensão clara do que será abordado na aula e por que é importante.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Durante esta fase, o professor apresentará o conceito de composição e decomposição de números naturais menores que 100 de forma clara e didática. Serão utilizados exemplos simples e interativos para facilitar a compreensão dos alunos. O passo a passo a seguir é apenas uma sugestão de como a aula pode ser conduzida.

  1. Composição de Números Naturais Menores que 100 (5 minutos)

    • O professor irá começar explicando o que é a composição de um número. Ele deve dizer que a composição é um processo em que se juntam duas ou mais partes para formar um todo. Neste caso, as partes são os números naturais menores que 100.
    • Em seguida, o professor deve mostrar alguns exemplos de como compor um número. Por exemplo, ele pode perguntar aos alunos quantas maneiras diferentes eles podem usar para compor o número 6. O professor, então, irá mostrar que o número 6 pode ser formado por diferentes combinações dos números 1, 2, 3 e 4. Por exemplo: 1 + 5, 2 + 4, 3 + 3, etc.
  2. Decomposição de Números Naturais Menores que 100 (5 minutos)

    • O professor explicará que a decomposição é o processo oposto à composição. Na decomposição, um todo é dividido em suas partes constituintes.
    • Ele apresentará alguns exemplos de decomposição. Por exemplo, ele pode perguntar aos alunos como eles podem decompor o número 10. O professor irá mostrar que o número 10 pode ser dividido em diferentes partes. Por exemplo, 10 pode ser decomposto em 5 + 5, 4 + 6, 3 + 7, 2 + 8 e assim por diante.
  3. Composição e Decomposição em Adições e Subtrações Simples (10 - 12 minutos)

    • O professor irá propor agora que os alunos apliquem o que aprenderam sobre composição e decomposição em problemas de adição e subtração.
    • Para isso, o professor irá apresentar algumas situações-problema que envolvam adição e subtração de números menores que 100. Por exemplo: "Se eu tenho 10 chocolates e dou 5 para um amigo, quantos chocolates eu tenho agora?". Ou "Eu tenho 7 reais e quero comprar um brinquedo que custa 3 reais, quantos reais vou precisar juntar para comprar o brinquedo?".
    • O professor irá explicar que em ambos os casos, estamos decompondo um número (número de chocolates ou quantidade de dinheiro) em duas partes (chocolates que foram dados e chocolates que sobraram, ou dinheiro que temos e dinheiro que precisamos juntar).
    • Por fim, o professor irá demonstrar como os alunos podem usar a composição para resolver problemas de adição. Por exemplo, usando o problema anterior, o professor pode perguntar: "Se eu tenho 5 chocolates e ganho mais 3, quantos chocolates eu tenho agora?".

Ao final do desenvolvimento, os alunos terão uma compreensão clara e prática dos conceitos de composição e decomposição de números naturais menores que 100. Eles também terão a capacidade de aplicar esses conceitos em situações-problema do dia a dia.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor irá promover uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem as soluções que encontraram para os problemas propostos durante a aula. Cada aluno terá a oportunidade de explicar como chegou à sua resposta, enfatizando o uso da composição e decomposição. O professor deve encorajar os alunos a fazerem perguntas e a oferecerem sugestões uns aos outros, criando um ambiente de aprendizado colaborativo.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor irá resumir os principais pontos abordados durante a aula. Ele irá destacar como a teoria da composição e decomposição foi aplicada na prática, usando os exemplos discutidos pelos alunos. O professor deve garantir que os alunos compreendam que a matemática não é apenas sobre números e cálculos, mas também sobre a aplicação desses conceitos em situações reais.

  3. Reflexão Individual (3 minutos): O professor irá propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Para fazer isso, ele pode fazer as seguintes perguntas:

    • Pergunta 1: "Como você pode usar o que aprendeu hoje sobre composição e decomposição de números para resolver problemas do dia a dia?"

    • Pergunta 2: "Você pode pensar em uma situação em que a composição e decomposição de números seria útil? Explique."

    Os alunos terão um minuto para pensar sobre suas respostas e, em seguida, serão convidados a compartilhá-las com a classe. O professor deve elogiar as respostas dos alunos e encorajá-los a continuar pensando criticamente sobre o que estão aprendendo.

Ao final do retorno, os alunos terão tido a oportunidade de consolidar o que aprenderam, de refletir sobre a aplicabilidade do conteúdo e de se preparar para a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor fará um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele reiterará a definição de composição e decomposição de números naturais menores que 100, destacando que a composição é a junção de duas ou mais partes que formam um todo, enquanto a decomposição é o processo de dividir um número em suas partes constituintes. O professor também reforçará a importância desses conceitos na matemática e na vida cotidiana.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor explicará como a aula conectou a teoria da composição e decomposição com a prática. Ele ressaltará que, através de exemplos e situações-problema, os alunos puderam compreender e aplicar esses conceitos de maneira significativa. O professor pode mencionar alguns dos problemas resolvidos durante a aula como exemplos desta conexão.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor sugerirá alguns materiais extras para que os alunos possam aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto. Estes podem incluir livros de matemática com atividades de composição e decomposição de números, jogos online que explorem este conceito, e planilhas de exercícios para a prática em casa.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor explicará a importância do que foi aprendido. Ele pode mencionar que a habilidade de compor e decompor números é fundamental para a compreensão de conceitos mais avançados de matemática, como a multiplicação e a divisão. Além disso, é uma habilidade prática que pode ser usada no dia a dia, por exemplo, ao fazer compras, ao dividir algo com os amigos, ou ao planejar algo que envolva números.

Ao final da aula, os alunos terão tido a oportunidade de aprender de maneira clara e significativa sobre a composição e decomposição de números naturais menores que 100, além de terem sido incentivados a aprofundar seu conhecimento no assunto e a conectar o que aprenderam com a prática e com a vida cotidiana.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies