Entrar

Plano de aula de Composição e Decomposição de Naturais Menores que 100

Matemática

Original Teachy

'EF01MA07'

Composição e Decomposição de Naturais Menores que 100

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de composição e decomposição de números naturais menores que 100: Os alunos deverão ser capazes de explicar que um número pode ser formado pela junção de duas ou mais partes, e que essas partes, quando somadas, formam o número original. Da mesma forma, eles devem entender que um número pode ser dividido em suas partes constituintes.

  2. Identificar as diferentes maneiras de compor e decompor um número: Os alunos devem ser capazes de reconhecer e expressar as diferentes combinações de partes que formam um número. Isso inclui entender que nem todas as partes têm que ser do mesmo tamanho e que pode haver mais de uma maneira de compor ou decompor um número.

  3. Aplicar a composição e decomposição em situações-problema: Os alunos devem ser capazes de usar o conceito de composição e decomposição para resolver problemas do mundo real. Isso inclui a capacidade de aplicar o conceito em adições e subtrações simples, bem como em problemas de situações cotidianas.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando conceitos prévios: O professor começará a aula fazendo uma rápida revisão dos conceitos de números naturais e operações de adição e subtração que foram abordados em aulas anteriores. Serão propostos alguns desafios envolvendo esses conceitos para reativar a memória dos alunos e prepará-los para o novo conteúdo.

  2. Situações-problema contextualizadas: O professor apresentará duas situações-problema para introduzir o tópico da aula:

    • Situação 1: O professor pode perguntar aos alunos como eles poderiam dividir 20 balas igualmente entre 4 amigos. Esta situação irá introduzir o conceito de decomposição, onde o número 20 é dividido em 4 partes iguais.

    • Situação 2: O professor pode perguntar aos alunos quantas maneiras diferentes eles podem usar para comprar 10 balas em uma loja que oferece balas a 1 real cada. Essa situação irá introduzir o conceito de composição, onde o número 10 é formado por diferentes combinações de partes.

  3. Contextualização da importância do assunto: O professor explicará que a composição e decomposição de números é uma habilidade muito importante na matemática e na vida cotidiana. Por exemplo, ao fazer compras, precisamos entender como podemos combinar diferentes quantidades de dinheiro para pagar pelos itens. Além disso, a habilidade de decompor números é fundamental para a compreensão de tópicos mais avançados da matemática, como a multiplicação e a divisão.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para deixar a introdução mais envolvente, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre números:

    • Curiosidade 1: O número 0 é considerado o número mais importante na matemática, pois sem ele não poderíamos representar números menores que 10.

    • Curiosidade 2: O número 8 é considerado o número da sorte em muitas culturas, pois é simétrico e pode ser dividido em duas partes iguais.

Ao final da introdução, os alunos devem ter uma compreensão clara do que será abordado na aula e por que é importante.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Durante esta fase, o professor apresentará o conceito de composição e decomposição de números naturais menores que 100 de forma clara e didática. Serão utilizados exemplos simples e interativos para facilitar a compreensão dos alunos. O passo a passo a seguir é apenas uma sugestão de como a aula pode ser conduzida.

  1. Composição de Números Naturais Menores que 100 (5 minutos)

    • O professor irá começar explicando o que é a composição de um número. Ele deve dizer que a composição é um processo em que se juntam duas ou mais partes para formar um todo. Neste caso, as partes são os números naturais menores que 100.
    • Em seguida, o professor deve mostrar alguns exemplos de como compor um número. Por exemplo, ele pode perguntar aos alunos quantas maneiras diferentes eles podem usar para compor o número 6. O professor, então, irá mostrar que o número 6 pode ser formado por diferentes combinações dos números 1, 2, 3 e 4. Por exemplo: 1 + 5, 2 + 4, 3 + 3, etc.
  2. Decomposição de Números Naturais Menores que 100 (5 minutos)

    • O professor explicará que a decomposição é o processo oposto à composição. Na decomposição, um todo é dividido em suas partes constituintes.
    • Ele apresentará alguns exemplos de decomposição. Por exemplo, ele pode perguntar aos alunos como eles podem decompor o número 10. O professor irá mostrar que o número 10 pode ser dividido em diferentes partes. Por exemplo, 10 pode ser decomposto em 5 + 5, 4 + 6, 3 + 7, 2 + 8 e assim por diante.
  3. Composição e Decomposição em Adições e Subtrações Simples (10 - 12 minutos)

    • O professor irá propor agora que os alunos apliquem o que aprenderam sobre composição e decomposição em problemas de adição e subtração.
    • Para isso, o professor irá apresentar algumas situações-problema que envolvam adição e subtração de números menores que 100. Por exemplo: "Se eu tenho 10 chocolates e dou 5 para um amigo, quantos chocolates eu tenho agora?". Ou "Eu tenho 7 reais e quero comprar um brinquedo que custa 3 reais, quantos reais vou precisar juntar para comprar o brinquedo?".
    • O professor irá explicar que em ambos os casos, estamos decompondo um número (número de chocolates ou quantidade de dinheiro) em duas partes (chocolates que foram dados e chocolates que sobraram, ou dinheiro que temos e dinheiro que precisamos juntar).
    • Por fim, o professor irá demonstrar como os alunos podem usar a composição para resolver problemas de adição. Por exemplo, usando o problema anterior, o professor pode perguntar: "Se eu tenho 5 chocolates e ganho mais 3, quantos chocolates eu tenho agora?".

Ao final do desenvolvimento, os alunos terão uma compreensão clara e prática dos conceitos de composição e decomposição de números naturais menores que 100. Eles também terão a capacidade de aplicar esses conceitos em situações-problema do dia a dia.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor irá promover uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem as soluções que encontraram para os problemas propostos durante a aula. Cada aluno terá a oportunidade de explicar como chegou à sua resposta, enfatizando o uso da composição e decomposição. O professor deve encorajar os alunos a fazerem perguntas e a oferecerem sugestões uns aos outros, criando um ambiente de aprendizado colaborativo.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor irá resumir os principais pontos abordados durante a aula. Ele irá destacar como a teoria da composição e decomposição foi aplicada na prática, usando os exemplos discutidos pelos alunos. O professor deve garantir que os alunos compreendam que a matemática não é apenas sobre números e cálculos, mas também sobre a aplicação desses conceitos em situações reais.

  3. Reflexão Individual (3 minutos): O professor irá propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula. Para fazer isso, ele pode fazer as seguintes perguntas:

    • Pergunta 1: "Como você pode usar o que aprendeu hoje sobre composição e decomposição de números para resolver problemas do dia a dia?"

    • Pergunta 2: "Você pode pensar em uma situação em que a composição e decomposição de números seria útil? Explique."

    Os alunos terão um minuto para pensar sobre suas respostas e, em seguida, serão convidados a compartilhá-las com a classe. O professor deve elogiar as respostas dos alunos e encorajá-los a continuar pensando criticamente sobre o que estão aprendendo.

Ao final do retorno, os alunos terão tido a oportunidade de consolidar o que aprenderam, de refletir sobre a aplicabilidade do conteúdo e de se preparar para a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor fará um resumo dos principais pontos abordados na aula. Ele reiterará a definição de composição e decomposição de números naturais menores que 100, destacando que a composição é a junção de duas ou mais partes que formam um todo, enquanto a decomposição é o processo de dividir um número em suas partes constituintes. O professor também reforçará a importância desses conceitos na matemática e na vida cotidiana.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor explicará como a aula conectou a teoria da composição e decomposição com a prática. Ele ressaltará que, através de exemplos e situações-problema, os alunos puderam compreender e aplicar esses conceitos de maneira significativa. O professor pode mencionar alguns dos problemas resolvidos durante a aula como exemplos desta conexão.

  3. Materiais Extras (1 minuto): O professor sugerirá alguns materiais extras para que os alunos possam aprofundar o seu conhecimento sobre o assunto. Estes podem incluir livros de matemática com atividades de composição e decomposição de números, jogos online que explorem este conceito, e planilhas de exercícios para a prática em casa.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor explicará a importância do que foi aprendido. Ele pode mencionar que a habilidade de compor e decompor números é fundamental para a compreensão de conceitos mais avançados de matemática, como a multiplicação e a divisão. Além disso, é uma habilidade prática que pode ser usada no dia a dia, por exemplo, ao fazer compras, ao dividir algo com os amigos, ou ao planejar algo que envolva números.

Ao final da aula, os alunos terão tido a oportunidade de aprender de maneira clara e significativa sobre a composição e decomposição de números naturais menores que 100, além de terem sido incentivados a aprofundar seu conhecimento no assunto e a conectar o que aprenderam com a prática e com a vida cotidiana.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies