Entrar

Plano de aula de Contagem de Naturais Menores que 100

Matemática

Original Teachy

'EF01MA01'

Contagem de Naturais Menores que 100

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Objetivo Principal: Introduzir os conceitos de contagem e numeração de números naturais menores que 100, permitindo que os alunos compreendam a estrutura da sequência numérica e se familiarizem com a contagem de números crescentes e decrescentes.

  2. Objetivo Secundário: Reforçar o aprendizado da sequência numérica de 1 a 100, por meio de exercícios práticos, jogos e atividades lúdicas que envolvam a contagem e numeração.

  3. Objetivo Secundário: Estimular o raciocínio lógico e matemático dos alunos, incentivando-os a pensar criticamente sobre a organização dos números e a relação entre eles, por meio de desafios e problemas contextualizados.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre os números naturais, que são os números que usamos para contar coisas (1, 2, 3, 4, ...), e a sequência numérica de 1 a 100. Pode-se fazer uma breve contagem com a participação dos alunos para relembrar a ordem dos números. Em seguida, o professor propõe alguns exemplos de situações-problema para serem resolvidas coletivamente, como "Quantas rodas existem em 25 carros?" ou "Se cada aluno tem 2 lápis, quantos lápis temos em uma sala com 30 alunos?".

  2. Contextualização: O professor, então, apresenta duas situações que podem ser facilmente relacionadas com o cotidiano dos alunos e que envolvem a contagem de números naturais menores que 100. A primeira situação é a contagem dos dias da semana, que vai de 1 (segunda-feira) a 7 (domingo), e a segunda é a contagem dos meses do ano, que vai de 1 (janeiro) a 12 (dezembro). O professor pode perguntar aos alunos se eles sabem quantos dias tem a semana ou quantos meses tem o ano e, em seguida, mostrar o calendário para confirmar as respostas.

  3. Ganho de Atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode contar a curiosidade de que a contagem de números é uma das habilidades matemáticas mais antigas que os seres humanos desenvolveram. Os antigos egípcios, por exemplo, usavam um sistema de numeração decimal (base 10) há mais de 5 mil anos, e eles usavam símbolos para representar os números, assim como fazemos hoje. O professor pode mostrar imagens desses símbolos e propor aos alunos que tentem adivinhar o que cada um deles representa.

  4. Apresentação do Tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula, que é a contagem de números naturais menores que 100, explicando que eles irão aprender a organizar e contar esses números de forma mais eficiente. O professor também pode destacar a importância desse conhecimento para o dia a dia, como na hora de contar dinheiro, de marcar o tempo ou de organizar uma lista de tarefas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies