Entrar

Plano de aula de Adição e Subtração de Naturais Menores que 100

Matemática

Original Teachy

'EF01MA08'

Adição e Subtração de Naturais Menores que 100

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Adição e Subtração de Naturais Menores que 100

Palavras ChaveAdição, Subtração, Números de dois algarismos, Resolução de problemas, Matemática, Ensino Fundamental, Operações matemáticas, Exemplos práticos, Explicação detalhada, Engajamento dos alunos
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores para quadro, Lápis, Borracha, Caderno, Cartazes com problemas, Objetos para contagem (lápis, borrachas, maçãs desenhadas), Folhas de exercícios
Códigos BNCCEF01MA08: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara e detalhada sobre o que será aprendido durante a aula. Ao definir os objetivos específicos, o professor estabelece uma direção clara, garantindo que tanto ele quanto os alunos saibam exatamente quais habilidades serão desenvolvidas. Isso facilita a organização da aula e contribui para que os alunos compreendam a importância e a aplicabilidade do conteúdo a ser ensinado.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a somar números de dois algarismos com e sem o auxílio de algoritmos.

2. Ensinar os alunos a subtrair números de dois algarismos com e sem o auxílio de algoritmos.

3. Ensinar os alunos a resolver problemas que envolvam a soma ou subtração de números de dois algarismos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar o interesse dos alunos e contextualizar o tema, mostrando como a adição e a subtração são importantes e presentes em diversas situações do dia a dia. Isso ajuda a tornar o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos, aumentando sua motivação para aprender.

Contexto

Para começar a nossa aula sobre adição e subtração de números naturais menores que 100, vamos lembrar de algumas situações do dia a dia onde precisamos usar essas operações. Por exemplo, quando você vai ao mercado com sua família e precisa somar o preço dos produtos para saber quanto vai gastar, ou quando você recebe um troco e precisa subtrair para conferir se está correto. Essas operações são fundamentais e muito úteis para resolver vários problemas que encontramos em nosso cotidiano.

Curiosidades

Sabia que a adição e a subtração são operações matemáticas que usamos desde a antiguidade? Os antigos egípcios, por exemplo, já usavam essas operações para construir pirâmides e organizar suas colheitas. Hoje em dia, usamos adição e subtração em muitas áreas, como na ciência, na engenharia e até mesmo em jogos de videogame!

Desenvolvimento

Duração: 50 - 60 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer explicações detalhadas sobre os conceitos de adição e subtração, bem como orientar os alunos na resolução de problemas envolvendo essas operações. Ao abordar cada tópico de forma clara e com exemplos práticos, o professor garante que os alunos compreendam e apliquem corretamente as operações matemáticas. A resolução de questões em sala de aula permite que os alunos pratiquem e consolidem seu aprendizado, garantindo uma compreensão sólida do conteúdo.

Tópicos Abordados

1. Conceito de Adição: Explique aos alunos que a adição é a operação matemática que consiste em juntar duas ou mais quantidades. Exemplifique com objetos da sala de aula, como lápis ou borrachas. Por exemplo, 'Se temos 3 lápis e adicionamos mais 2, quantos lápis temos ao todo?' 2. Conceito de Subtração: Detalhe que a subtração é a operação matemática que consiste em retirar uma quantidade de outra. Utilize exemplos visuais, como maçãs desenhadas no quadro. Por exemplo, 'Se temos 5 maçãs e comemos 2, quantas maçãs restam?' 3. Adição com Números de Dois Algarismos: Aborde como somar números de dois algarismos, começando pela unidade e depois a dezena. Use exemplos no quadro, como '23 + 45'. Explique passo a passo, começando pela soma das unidades (3 + 5 = 8) e depois das dezenas (2 + 4 = 6), resultando em 68. 4. Subtração com Números de Dois Algarismos: Explique como subtrair números de dois algarismos. Use exemplos no quadro, como '76 - 34'. Detalhe o processo, começando pela subtração das unidades (6 - 4 = 2) e depois das dezenas (7 - 3 = 4), resultando em 42. 5. Resolução de Problemas: Apresente problemas contextualizados que envolvam adição e subtração, como: 'Se João tinha 50 reais e gastou 23 reais na loja, quanto dinheiro ele tem agora?' ou 'Ana tinha 37 figurinhas e ganhou mais 25 de seu amigo. Quantas figurinhas Ana tem agora?'

Questões para Sala de Aula

1. Resolva: 47 + 32 2. Resolva: 58 - 19 3. João tinha 45 balas e deu 17 para seu amigo. Quantas balas João tem agora?

Discussão de Questões

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e reforçar o aprendizado, garantindo que todos os alunos entenderam os conceitos de adição e subtração de números de dois algarismos. A discussão detalhada das questões permite identificar e corrigir erros, promover a participação ativa dos alunos e fortalecer a compreensão por meio da reflexão e do engajamento coletivo.

Discussão

  • Questão 1: Resolva: 47 + 32

Explicação: Para resolver a soma de 47 + 32, siga os seguintes passos: Some as unidades: 7 + 2 = 9. Some as dezenas: 4 + 3 = 7.

Portanto, 47 + 32 = 79.

Questão 2: Resolva: 58 - 19

Explicação: Para resolver a subtração de 58 - 19, siga os seguintes passos: Subtraia as unidades: 8 - 9. Como 8 é menor que 9, é necessário pegar uma dezena emprestada da coluna das dezenas. Assim, 18 - 9 = 9. Subtraia as dezenas: Após emprestar uma dezena, fica 4 - 1 = 3.

Portanto, 58 - 19 = 39.

Questão 3: João tinha 45 balas e deu 17 para seu amigo. Quantas balas João tem agora?

Explicação: Para resolver este problema, realize a subtração de 45 - 17: Subtraia as unidades: 5 - 7. Como 5 é menor que 7, é necessário pegar uma dezena emprestada. Assim, 15 - 7 = 8. Subtraia as dezenas: Após emprestar uma dezena, fica 3 - 1 = 2.

Portanto, João tem 28 balas agora.

Engajamento dos Alunos

1. Alguém encontrou uma resposta diferente para a soma de 47 + 32? Como chegaram a essa resposta? 2. Alguém teve dificuldade com a subtração de 58 - 19? Onde encontraram problemas? 3. Como podemos verificar se a nossa subtração de 45 - 17 está correta? 4. Em que outras situações do dia a dia vocês usam adição e subtração? Podem compartilhar algum exemplo? 5. Se João tivesse dado 20 balas ao invés de 17, quantas balas ele teria agora? Como podemos calcular isso?

Conclusão

Duração: 5 - 10 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, assegurando que os alunos saiam com uma compreensão clara e organizada do conteúdo. A conclusão também reforça a conexão entre a teoria e a prática, destacando a relevância do aprendizado para o cotidiano dos alunos.

Resumo

  • Conceito de adição como a operação de juntar quantidades.
  • Conceito de subtração como a operação de retirar quantidades.
  • Adição de números de dois algarismos, somando unidades e dezenas separadamente.
  • Subtração de números de dois algarismos, incluindo o empréstimo de dezenas quando necessário.
  • Resolução de problemas práticos envolvendo adição e subtração de números de dois algarismos.

Durante a aula, foi demonstrado como a adição e a subtração são utilizadas em diversas situações cotidianas, como calcular trocos, somar preços de produtos e resolver problemas práticos. Exemplos visuais e problemas contextualizados ajudaram a conectar a teoria matemática com práticas reais, facilitando a compreensão e a aplicação dos conceitos pelos alunos.

O aprendizado da adição e subtração de números de dois algarismos é fundamental para a vida diária dos alunos. Essas operações são usadas em atividades cotidianas como fazer compras, controlar finanças pessoais e até em jogos e brincadeiras. Conhecer e dominar essas operações desde cedo desenvolve habilidades matemáticas importantes que serão utilizadas ao longo da vida.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies