Entrar

Plano de aula de Figuras Planas: Introdução

Matemática

Original Teachy

'EF01MA14'

Figuras Planas: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Figuras Planas: Introdução

Palavras ChaveFiguras Planas, Quadrado, Círculo, Triângulo, Retângulo, Características, Desenho, Comparação, Objetos do Cotidiano, Identificação
Materiais NecessáriosImagens ou objetos reais (bola, livro, pedaço de queijo), Quadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Cadernos para os alunos, Lápis ou canetas, Réguas, Imagens impressas de objetos com diferentes formas (opcional)
Códigos BNCCEF01MA14: Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.; EF02MA15: Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara e detalhada sobre os objetivos de aprendizagem, de modo que os alunos saibam o que se espera deles. Esta etapa prepara os alunos para a compreensão e reconhecimento das principais figuras planas, bem como suas características, estabelecendo uma base sólida para o aprendizado subsequente.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e nomear as principais figuras planas, como quadrado e círculo.

2. Identificar e descrever as características básicas das figuras planas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema das figuras planas. Um contexto inicial bem apresentado ajuda os alunos a entenderem a relevância do que vão aprender, conectando o conteúdo com a vida cotidiana deles. Isso torna a aprendizagem mais significativa e envolvente, preparando-os para uma exploração mais detalhada das figuras planas ao longo da aula.

Contexto

Comece a aula explicando aos alunos que hoje eles vão aprender sobre algumas das formas mais comuns que vemos ao nosso redor todos os dias. Diga que essas formas são chamadas de figuras planas e são importantes em muitas áreas da nossa vida, desde os brinquedos que usamos até os sinais de trânsito que vemos nas ruas. Mostre imagens ou objetos reais, como uma bola (círculo), um livro (retângulo) e uma fatia de pizza (triângulo) para ilustrar essas figuras.

Curiosidades

Sabia que o círculo é uma forma muito especial? Ele não tem cantos nem lados, e por isso ele rola! É por isso que as rodas dos carros e bicicletas são círculos. Imagine se as rodas fossem quadradas, como seria difícil andar de bicicleta!

Desenvolvimento

Duração: (45 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as figuras planas através de explicações detalhadas e exemplos práticos. Isso permitirá que os alunos reconheçam e nomeiem as figuras planas, além de entenderem suas características distintivas. A resolução de questões práticas ajudará a fixar o conhecimento e verificar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo apresentado.

Tópicos Abordados

1. Quadrado: Explique que o quadrado é uma figura plana com quatro lados iguais e quatro ângulos retos (90 graus). Mostre exemplos de objetos quadrados, como um dado ou uma peça de um jogo de tabuleiro. 2. Círculo: Explique que o círculo é uma figura plana sem lados nem cantos, com todos os pontos à mesma distância do centro. Mostre exemplos de objetos circulares, como um prato ou uma moeda. 3. Triângulo: Explique que o triângulo é uma figura plana com três lados e três ângulos. Mostre exemplos de objetos triangulares, como uma fatia de pizza ou um pedaço de queijo. 4. Retângulo: Explique que o retângulo é uma figura plana com quatro lados, onde os lados opostos são iguais e tem quatro ângulos retos. Mostre exemplos de objetos retangulares, como um livro ou uma caixa de cereal. 5. Comparação entre figuras: Faça comparações entre as figuras apresentadas. Por exemplo, destaque que tanto o quadrado quanto o retângulo têm quatro lados, mas os lados do quadrado são todos iguais, enquanto os lados do retângulo são iguais aos pares.

Questões para Sala de Aula

1. Desenhe um quadrado, um círculo e um triângulo no seu caderno. Escreva o nome de cada figura ao lado do seu desenho. 2. Quais são as características que diferenciam um quadrado de um retângulo? 3. Encontre e desenhe três objetos na sala de aula que tenham a forma de um círculo, um quadrado e um triângulo.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula. Através da discussão das questões e do engajamento dos alunos, é possível verificar a compreensão do conteúdo e esclarecer quaisquer dúvidas. Esse momento é crucial para reforçar o aprendizado e garantir que todos os alunos tenham uma compreensão sólida das figuras planas e suas características.

Discussão

  • Discussão das Questões Apresentadas:

  • Desenho das Figuras: Ao revisar os desenhos dos alunos, assegure-se de que cada desenho está correto e que o nome da figura está escrito ao lado. Explique que o quadrado deve ter quatro lados iguais, o círculo deve ser uma linha curva fechada sem cantos, e o triângulo deve ter três lados.

  • Diferenças entre Quadrado e Retângulo: Um quadrado tem quatro lados iguais e quatro ângulos retos. Já o retângulo também possui quatro ângulos retos, mas os lados opostos são de igual comprimento. Utilize exemplos visuais para reforçar essa diferença.

  • Objetos na Sala de Aula: Peça aos alunos que compartilhem os objetos que encontraram na sala. Por exemplo, uma mesa pode ser um retângulo, um relógio pode ser um círculo, e uma placa de sinalização pode ser um triângulo. Discuta como essas formas são utilizadas em objetos do dia a dia.

Engajamento dos Alunos

1. Perguntas e Reflexões para Engajar os Alunos: 2. Por que vocês acham que as rodas dos carros são circulares e não quadradas? 3. Quem pode me dizer onde podemos ver quadrados na nossa casa ou na escola? 4. Como vocês acham que seria um parque de diversões sem a forma dos círculos nas rodas dos brinquedos? 5. Vocês conseguem pensar em um objeto que combine mais de uma figura plana? Por exemplo, um livro pode ser um retângulo, mas a capa pode ter círculos ou triângulos desenhados.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é resumir e revisar os principais conteúdos apresentados, conectando a teoria à prática e destacando a relevância do tema para o cotidiano dos alunos. Este momento final é crucial para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e prática das figuras planas.

Resumo

  • Os alunos aprenderam sobre as figuras planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo.
  • Foi explicado que o quadrado tem quatro lados iguais e quatro ângulos retos.
  • Foi explicado que o círculo não tem lados nem cantos, e todos os pontos estão à mesma distância do centro.
  • Foi explicado que o triângulo tem três lados e três ângulos.
  • Foi explicado que o retângulo tem quatro lados, com lados opostos iguais e quatro ângulos retos.
  • Comparações foram feitas entre as figuras, destacando semelhanças e diferenças.
  • Os alunos participaram de atividades práticas para desenhar e identificar essas figuras em objetos do cotidiano.

A aula conectou a teoria com a prática ao utilizar exemplos reais e objetos do dia a dia para ilustrar cada figura plana. Os alunos puderam ver e tocar nas formas, desenhá-las em seus cadernos e identificar essas figuras em objetos ao seu redor, tornando o aprendizado mais concreto e interativo.

Entender as figuras planas é importante porque essas formas estão presentes em todos os aspectos da nossa vida diária. Desde a estrutura das casas até os brinquedos e os sinais de trânsito, as figuras planas ajudam a organizar e dar sentido ao mundo ao nosso redor. Saber reconhecê-las e nomeá-las facilita a compreensão e a comunicação sobre objetos e espaços.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies