Entrar

Plano de aula de Organização de Objetos por Atributos

Matemática

Original Teachy

'EF01MA09'

Organização de Objetos por Atributos

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Organização de Objetos por Atributos

Palavras ChaveOrganização de objetos, Atributos comuns, Classificação por cor, Classificação por forma, Classificação por tamanho, Classificação por material, Padrões, Categorização, Matemática básica, Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosColeção de objetos variados (brinquedos, blocos de construção, lápis de diferentes cores, formas geométricas), Mesa para exposição dos objetos, Quadro branco e marcadores, Cartolinas de diferentes cores, Tesouras sem ponta, Cola, Folhas de papel, Lápis de cor
Códigos BNCCEF01MA09: Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para o conteúdo da aula, destacando a importância de identificar e organizar objetos por seus atributos. Este entendimento é crucial para estabelecer uma base sólida no reconhecimento de padrões e categorização, habilidades essenciais para o desenvolvimento das competências matemáticas básicas.

Objetivos principais:

1. Entender o conceito de atributos comuns entre diferentes objetos.

2. Classificar objetos em conjuntos com base em atributos como cor, material, forma e tamanho.

Introdução

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para o conteúdo da aula, destacando a importância de identificar e organizar objetos por seus atributos. Este entendimento é crucial para estabelecer uma base sólida no reconhecimento de padrões e categorização, habilidades essenciais para o desenvolvimento das competências matemáticas básicas.

Contexto

Inicie a aula apresentando uma coleção de objetos variados, como brinquedos, blocos de construção, lápis de diferentes cores, formas geométricas, entre outros. Coloque os objetos em uma mesa de forma aleatória e chame a atenção dos alunos para a diversidade dos itens. Explique que hoje eles irão aprender a organizar esses objetos de uma maneira especial, observando características que eles têm em comum.

Curiosidades

Vocês sabiam que em supermercados, por exemplo, os produtos são organizados em prateleiras de acordo com atributos como tipo de alimento, cor e tamanho? Isso facilita nossas vidas, pois encontramos tudo mais rápido! Organizar objetos por atributos nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor, tornando nosso dia a dia mais prático e eficiente.

Desenvolvimento

Duração: 40 a 50 minutos

A finalidade desta etapa é detalhar os conceitos de atributos e classificação, proporcionando aos alunos uma compreensão prática e visual sobre como diferentes objetos podem ser organizados com base em suas características comuns. Isso ajuda a desenvolver o pensamento lógico e habilidades de categorização, essenciais para o aprendizado matemático.

Tópicos Abordados

1. Definição de Atributos: Explique o que são atributos, destacando que são características que os objetos possuem. Dê exemplos simples, como cor, forma, tamanho e material. 2. Classificação por Cor: Mostre como agrupar objetos de acordo com a cor. Utilize exemplos visuais, como brinquedos vermelhos, azuis e amarelos. Explique que todos os objetos do mesmo grupo compartilham a mesma cor. 3. Classificação por Forma: Explique como agrupar objetos pela forma. Use exemplos como círculos, quadrados e triângulos. Mostre objetos do cotidiano que possuem essas formas. 4. Classificação por Tamanho: Mostre como agrupar objetos pelo tamanho. Utilize comparações entre objetos grandes, médios e pequenos. Dê exemplos práticos, como lápis longos e curtos. 5. Classificação por Material: Explique como agrupar objetos pelo material. Use exemplos como madeira, plástico e metal. Traga objetos diferentes feitos desses materiais para a sala de aula.

Questões para Sala de Aula

1. Qual a cor dos objetos que estão no grupo vermelho? 2. Quantos objetos de forma circular você consegue encontrar na sala? 3. Podemos agrupar esses brinquedos pelo material? Quais são os materiais que você identifica?

Discussão de Questões

Duração: 25 a 30 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre o que foi discutido e aplicado na prática. Ao revisar e discutir as respostas, os alunos reforçam sua compreensão dos conceitos de atributos e classificação, além de aprimorar suas habilidades de observação e categorização.

Discussão

  • Explique que a cor é um atributo visual facilmente identificável. Por exemplo, ao perguntar 'Qual a cor dos objetos que estão no grupo vermelho?', a resposta esperada é que todos os objetos nesse grupo são da cor vermelha. Detalhe como observar e identificar cores consistentes ajuda na organização.

  • Para a questão 'Quantos objetos de forma circular você consegue encontrar na sala?', reforce a importância de reconhecer formas geométricas. Explique que observar formatos como círculos, quadrados e triângulos é essencial para agrupar objetos corretamente.

  • Ao discutir 'Podemos agrupar esses brinquedos pelo material? Quais são os materiais que você identifica?', mostre a relevância de entender os diferentes materiais que compõem os objetos, como madeira, plástico e metal, e como isso pode ser um critério para classificação.

Engajamento dos Alunos

1. Como você se sentiria se todos os objetos na sua casa estivessem organizados por cor? Isso facilitaria encontrar o que você procura? 2. Você consegue pensar em mais exemplos do cotidiano onde a organização por forma é importante? 3. Vamos imaginar um brinquedo feito de dois materiais diferentes. Como poderíamos classificá-lo? Existe uma forma mais correta ou todas são válidas dependendo do contexto?

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, recapitulando os principais conteúdos abordados na aula e destacando a importância prática da classificação de objetos por atributos. Este momento de reflexão reforça a compreensão dos conceitos e a sua aplicação no dia a dia dos alunos.

Resumo

  • Definição de atributos como características que os objetos possuem.
  • Classificação de objetos por cor, destacando agrupamentos visuais.
  • Classificação de objetos por forma, utilizando exemplos de formas geométricas.
  • Classificação de objetos por tamanho, comparando diferentes dimensões.
  • Classificação de objetos por material, identificando composições como madeira, plástico e metal.

Durante a aula, os alunos puderam ver na prática como os objetos podem ser organizados de acordo com diferentes atributos, como cor, forma, tamanho e material. A utilização de exemplos visuais e atividades práticas permitiu que eles aplicassem a teoria e entendessem a importância da categorização no dia a dia.

Organizar objetos por atributos facilita a vida cotidiana, ajudando-nos a encontrar itens com mais rapidez e eficiência. Por exemplo, em supermercados, produtos são organizados por tipo, cor e tamanho para tornar a experiência de compra mais prática. Este conhecimento é crucial para o desenvolvimento das habilidades de reconhecimento de padrões e categorização.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies