Plano de Aula | Metodologia Técnica | Sistema Monetário Brasileiro: Introdução
Palavras Chave | Sistema Monetário Brasileiro, Real, Cédulas, Moedas, Transações Financeiras, Educação Financeira, Atividades Práticas, Mercado de Trabalho, Desafio do Mercado, Consciência Financeira |
Materiais Necessários | Vídeo curto sobre a história do real, Réplicas de cédulas e moedas do real, Recortes de revistas ou desenhos de itens para a simulação do mercado, Folhas de papel para desenhar cédulas ou moedas, Folhas com desenhos de cédulas e moedas para colorir, Cartas para jogo de memória com imagens das cédulas e moedas |
Códigos BNCC | EF01MA19: Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Matemática |
Unidade Temática | Aritmética |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é estabelecer uma base sólida de entendimento sobre o sistema monetário brasileiro, essencial para a vida cotidiana e para o desenvolvimento de uma consciência financeira desde cedo. Ao reconhecer e identificar cédulas e moedas, os alunos estarão mais preparados para lidar com transações financeiras básicas, promovendo habilidades práticas que são diretamente aplicáveis no mercado de trabalho e em suas vidas pessoais.
Objetivos principais:
1. Identificar o sistema monetário brasileiro, reconhecendo a nossa moeda como sendo o real.
2. Identificar as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades práticas na identificação e uso do dinheiro.
- Conectar o aprendizado com situações cotidianas e o mercado de trabalho.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é estabelecer uma base sólida de entendimento sobre o sistema monetário brasileiro, essencial para a vida cotidiana e para o desenvolvimento de uma consciência financeira desde cedo. Ao reconhecer e identificar cédulas e moedas, os alunos estarão mais preparados para lidar com transações financeiras básicas, promovendo habilidades práticas que são diretamente aplicáveis no mercado de trabalho e em suas vidas pessoais.
Contextualização
Vamos começar nossa aula sobre o Sistema Monetário Brasileiro! O dinheiro faz parte do nosso dia a dia, seja na compra de um lanche, de brinquedos ou até mesmo para ajudar em casa. Entender como funciona o nosso sistema monetário, reconhecer as cédulas e moedas, é muito importante para que possamos fazer compras e economizar. Hoje, vamos aprender sobre a nossa moeda, o real, e como ele é utilizado em diversas situações cotidianas.
Curiosidades e Conexão com o Mercado
蓮 Curiosidades: Sabia que o real foi criado em 1994? Antes disso, o Brasil já teve outras moedas, como o cruzeiro e o cruzado. Cada cédula do real tem um animal brasileiro diferente, como a arara e a onça-pintada, o que também ajuda a reconhecer as notas. Conexão com o Mercado: No mercado de trabalho, saber lidar com dinheiro é essencial. Profissões como caixas de supermercados, vendedores e até donos de negócios precisam conhecer bem o sistema monetário para realizar suas atividades. Entender o valor do dinheiro ajuda na tomada de decisões financeiras e no planejamento de orçamentos.
Atividade Inicial
Atividade Inicial: Mostre um vídeo curto (2-3 minutos) que explique de forma simples a história do real e como ele é utilizado no dia a dia. Após o vídeo, faça uma pergunta provocadora: "Quem aqui já usou dinheiro para comprar algo? O que vocês compraram?" Incentive os alunos a compartilharem suas experiências com o uso do dinheiro.
Desenvolvimento
Duração: 50 - 55 minutos
A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa com o sistema monetário brasileiro, reforçando o reconhecimento das cédulas e moedas e a importância do dinheiro no dia a dia. Através de atividades lúdicas e desafiadoras, os alunos desenvolverão habilidades essenciais para lidar com transações financeiras de forma consciente e responsável.
Tópicos a Abordar
- Identificação do real como a moeda do Brasil
- Reconhecimento das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro
- História e curiosidades sobre o real
- Importância do dinheiro no dia a dia e no mercado de trabalho
Reflexões Sobre o Tema
Oriente os alunos a refletirem sobre a importância do dinheiro em suas vidas. Pergunte como eles acham que seria viver sem dinheiro ou com uma moeda diferente. Incentive-os a pensar sobre o papel do dinheiro no comércio, na economia familiar e em suas próprias experiências de compra.
Mini Desafio
Desafio do Mercado
Os alunos irão simular um pequeno mercado em sala de aula, onde usarão réplicas de cédulas e moedas para realizar transações. Eles serão divididos em grupos, onde cada grupo terá a tarefa de gerenciar uma 'loja' com itens fictícios e preços definidos.
Instruções
- Divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes.
- Distribua réplicas de cédulas e moedas do real para cada grupo.
- Cada grupo deve criar uma 'loja' com itens fictícios (podem usar recortes de revistas ou desenhar os itens) e definir preços para esses itens.
- Um aluno de cada grupo será o caixa, enquanto os outros serão os clientes que irão comprar e vender itens entre as lojas.
- Oriente os alunos a realizarem as transações, utilizando as réplicas de dinheiro, e a registrarem cada compra e venda.
- Após a atividade, discuta com os alunos como foi a experiência e o que aprenderam sobre o uso do dinheiro.
Objetivo: Desenvolver habilidades práticas de manuseio de dinheiro, compreensão de transações comerciais básicas e a importância do dinheiro no comércio.
Duração: 30 - 35 minutos
Exercícios de Fixação e Avaliação
- Peça para cada aluno desenhar uma cédula ou moeda do real e identificar seu valor e o animal que aparece nela.
- Distribua uma folha com diferentes cédulas e moedas desenhadas e peça aos alunos que as coloram de acordo com as cores reais.
- Realize um jogo de memória com cartas que tenham imagens das cédulas e moedas de um lado e seus valores do outro. Os alunos devem parear corretamente as cartas.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre o que foi aprendido e como isso se aplica à vida cotidiana. Ao resumir os conteúdos e discutir as experiências práticas, os alunos reforçam seu entendimento e reconhecem a importância do tema para suas vidas.
Discussão
Oriente os alunos a refletirem sobre o que aprenderam na aula, incentivando-os a compartilhar suas experiências durante o 'Desafio do Mercado'. Pergunte como a atividade prática ajudou a entender melhor o uso do dinheiro e a importância de reconhecer cédulas e moedas. Promova uma discussão sobre como essas habilidades podem ser úteis no dia a dia e em futuras profissões. Encoraje os alunos a pensar em outras situações cotidianas onde o conhecimento sobre o sistema monetário é necessário.
Resumo
Recapitule os principais pontos abordados na aula: a identificação do real como a moeda do Brasil, o reconhecimento das cédulas e moedas, a história e curiosidades sobre o real, e a importância do dinheiro no dia a dia e no mercado de trabalho. Reforce como o 'Desafio do Mercado' proporcionou uma experiência prática e divertida para aplicar esses conhecimentos.
Fechamento
Explique aos alunos que entender o sistema monetário brasileiro é uma habilidade essencial que eles usarão ao longo de suas vidas. Reforce que o conhecimento adquirido hoje os ajudará a fazer compras, economizar dinheiro e entender o valor das coisas. Agradeça pela participação ativa e elogie o esforço de todos durante as atividades.