Entrar

Plano de aula de Sistema Monetário Brasileiro: Introdução

Matemática

Original Teachy

'EF01MA19'

Sistema Monetário Brasileiro: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Sistema Monetário Brasileiro: Introdução

Palavras ChaveSistema Monetário Brasileiro, Real, Cédulas e Moedas, Matemática, 1º Ano Ensino Fundamental, Aprendizagem Digital, Metodologia Ativa, Economia Cotidiana, Redes Sociais, Ferramentas Digitais, Caça ao Tesouro Digital, Influenciadores Digitais, Jogo da Memória, Educação Financeira, Trabalho em Equipe
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Ferramentas de busca online (Google, Bing, etc.), Aplicativos de edição de vídeo (iMovie, Adobe Spark, etc.), Plataforma segura para compartilhamento de vídeos (Google Classroom, grupo privado no Facebook, etc.), Ferramenta online de criação de jogos de memória (Flippity.net, Canva, etc.), Documento compartilhado (Google Docs, etc.)
Códigos BNCCEF01MA19: Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
Ano Escolar1º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar claramente os objetivos de aprendizado para que os alunos possam entender o que é esperado deles. Isso proporciona um direcionamento claro e facilita a organização das atividades subsequentes, garantindo que os alunos estejam focados em reconhecer e identificar cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

Objetivos principais:

1. Reconhecer e nomear a moeda oficial do Brasil, o Real.

2. Identificar e diferenciar as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o interesse pela economia cotidiana.
  2. Promover a contextualização do sistema monetário no dia a dia dos alunos por meio de ferramentas digitais e redes sociais.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

📝 Finalidade

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema, criando um ambiente de curiosidade e engajamento. Ao utilizar a pesquisa digital, os alunos começam a se conectar com a realidade do sistema monetário brasileiro de forma prática e moderna. Além disso, ao compartilhar suas descobertas, promovem-se a interação e a troca de conhecimentos entre eles.

Aquecendo

🥇 Sistema Monetário Brasileiro: Introdução

Para iniciar a aula, explique aos alunos que o nosso sistema monetário é composto por cédulas e moedas, que utilizamos diariamente para realizar compras e outras transações financeiras. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para pesquisar e encontrar um fato interessante sobre o Real, nossa moeda oficial, ou alguma curiosidade sobre seu uso no dia a dia. Cada aluno deverá compartilhar o que encontrou com a turma.

Reflexões Iniciais

1.  Qual é o nome da moeda oficial do Brasil?

2.  Vocês sabem quais são os valores das cédulas e moedas que usamos?

3.  Por que acham que é importante conhecer bem a nossa moeda?

4.  Qual foi o fato mais interessante que encontraram em sua pesquisa?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma aprendizagem prática e interativa, onde os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o sistema monetário brasileiro de maneira criativa. Através do uso de tecnologias digitais e do trabalho em equipe, eles terão a oportunidade de se envolverem ativamente no processo de ensino-aprendizagem, promovendo um maior engajamento e retenção das informações.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Caça ao Tesouro Digital

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a pesquisa ativa e o uso de tecnologias digitais para a aquisição de conhecimento sobre o sistema monetário brasileiro. Promover a colaboração e o compartilhamento de informações entre os alunos.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital, onde precisarão encontrar imagens e informações sobre as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. Esta atividade envolverá o uso de celulares e computadores, e os alunos deverão utilizar ferramentas de busca e redes sociais para concluir as tarefas propostas.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Peça aos alunos que acessem seus dispositivos (celulares ou computadores) e abram um navegador de internet.

  • Cada grupo receberá uma lista de tarefas a serem concluídas, como encontrar imagens de todas as cédulas e moedas do Real, descobrir curiosidades sobre cada uma delas, e identificar figuras históricas ou elementos culturais representados nas cédulas.

  • Os alunos deverão registrar suas descobertas em um documento compartilhado (por exemplo, Google Docs) e inserir links das fontes consultadas.

  • Cada grupo terá 40 minutos para concluir a caça ao tesouro e preparar uma apresentação de 5 minutos para compartilhar suas descobertas com a turma.

Atividade 2 - Influenciadores Digitais do Real

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a criatividade e o uso de tecnologias digitais para comunicar conhecimentos sobre o sistema monetário. Desenvolver habilidades de produção audiovisual e promover o trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos vão se transformar em influenciadores digitais e criar pequenos vídeos para explicar para seus seguidores o que é o sistema monetário brasileiro. Eles vão usar aplicativos de criação de vídeo e redes sociais para produzir e compartilhar seu conteúdo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo será responsável por criar um vídeo de até 5 minutos explicando aspectos do sistema monetário brasileiro, como as cédulas, moedas e curiosidades sobre o Real.

  • Os grupos deverão utilizar seus celulares para gravar os vídeos, editá-los e adicionar efeitos ou músicas, se desejarem, utilizando aplicativos de edição de vídeo como iMovie, Adobe Spark ou similares.

  • Dê 40 minutos para os alunos gravarem e editarem seus vídeos.

  • Após finalizarem a produção, peça que cada grupo compartilhe o vídeo em uma plataforma segura, escolhida previamente, como Google Classroom ou um grupo privado no Facebook.

  • Cada grupo deverá assistir aos vídeos dos outros grupos e fazer comentários positivos ou sugestões de melhoria.

Atividade 3 - Jogo da Memória Financeira

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o conhecimento sobre o sistema monetário brasileiro de maneira lúdica e interativa. Estimular a criatividade e o uso de ferramentas digitais para a criação de jogos educativos.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo da memória online utilizando ferramentas digitais para reforçar o conhecimento sobre as cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro. Cada grupo será responsável por criar e jogar o game.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Peça que cada grupo acesse uma ferramenta online de criação de jogos de memória, como o Flippity.net ou Canva.

  • Explique que cada grupo deverá criar um jogo da memória com imagens das cédulas e moedas do Real. As cartas do jogo devem conter imagens de um lado e informações sobre as cédulas e moedas do outro (valor, figuras, curiosidades).

  • Dê 30 minutos para que os grupos criem seus jogos da memória.

  • Após a criação, os grupos deverão testar os jogos uns dos outros por 10 minutos, anotando possíveis melhorias e sugestões.

  • Reserve os últimos 10-15 minutos para que os grupos discutam suas impressões e sugestões sobre os jogos criados, promovendo um momento de compartilhamento e feedback coletivo.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

Finalidade:

A finalidade desta etapa é promover a reflexão crítica e consolidar o aprendizado por meio da troca de conhecimentos e feedbacks construtivos. Além disso, ao discutir suas experiências e ouvir os colegas, os alunos podem identificar pontos fortes e áreas de melhoria, tanto em termos de conteúdo quanto de trabalho colaborativo, aumentando assim o engajamento e a compreensão do tema.

Discussão em Grupo

️ Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos para compartilhar o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Siga o roteiro sugerido para introduzir essa discussão:

Roteiro sugerido:

  1. Inicie a discussão lembrando os objetivos da aula sobre o sistema monetário brasileiro e a importância desse conhecimento no dia a dia dos alunos.
  2. Peça que cada grupo compartilhe brevemente suas descobertas, destacando fatos interessantes e curiosidades sobre o Real que encontraram.
  3. Incentive os alunos a refletirem sobre como a tecnologia e as redes sociais ajudaram na pesquisa e na criação de conteúdo durante a aula.
  4. Abra espaço para perguntas e considerações, promovendo um ambiente participativo e colaborativo.

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão:

  1. Como vocês acham que o conhecimento sobre nosso sistema monetário pode nos ajudar no dia a dia? 2. De que forma a utilização de tecnologias digitais trouxe benefícios (ou dificuldades) para a compreensão do tema? 3. O que vocês mais gostaram na atividade? O que acham que pode ser melhorado?

Feedback 360°

Feedback 360°

Instrua a turma a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno receberá feedback dos colegas de grupo sobre sua participação e contribuição nas atividades. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, utilizando frases começando com 'Eu gostei quando você...' ou 'Seria interessante se você...'. Reserve um momento para que os alunos reflitam e internalizem os feedbacks recebidos.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade da Conclusão

A finalidade desta etapa é ajudar os alunos a consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, reforçando a importância do sistema monetário brasileiro e suas aplicações práticas. Ao fazer uma conexão com a realidade moderna e digital dos alunos, promovemos um aprendizado significativo e contextualizado, que vai além da sala de aula.

Resumo

Resumo da Aula: Sistema Monetário Brasileiro

Hoje, descobrimos o fascinante mundo das nossas cédulas e moedas, conhecendo o Real, a moeda oficial do Brasil. Tivemos a oportunidade de explorar imagens e curiosidades sobre cada cédula e moeda, além de nos envolvermos em atividades digitais incríveis, como a caça ao tesouro, a criação de vídeos como influenciadores e o jogo da memória financeira. Tudo para garantir que sabemos identificar e diferenciar cada moeda e cédula do nosso sistema monetário! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual

Vivemos em uma sociedade onde o dinheiro está em todo lugar, seja físico ou digital. Entender nosso sistema monetário é fundamental não apenas para realizar compras, mas também para compreender a economia e fazer escolhas financeiras conscientes. E o mais legal é que fizemos isso utilizando ferramentas modernas, como redes sociais e aplicativos de edição, tornando o aprendizado divertido e relevante para nossas vidas digitais!

Na Prática

Importância no Dia a Dia

Conhecer o sistema monetário brasileiro nos ajuda a navegar pelo mundo com mais segurança e autonomia. Saber identificar as cédulas e moedas é crucial para realizar transações, economizar e planejar nossas finanças pessoais. É um conhecimento prático que utilizamos diariamente, contribuindo para nossa educação financeira desde cedo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies