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Plano de aula de Composição de Textos

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Original Teachy

'EF01LP22'

Composição de Textos

Objetivos (5 minutos)

  1. Objetivo Principal: Introduzir o conceito de composição de textos de forma lúdica e envolvente, incentivando os alunos a se tornarem escritores mirins. Eles devem ser capazes de compreender que um texto é uma sequência de palavras que formam frases, que por sua vez, formam parágrafos.

  2. Objetivo Secundário: Fomentar o desenvolvimento da criatividade e da imaginação dos alunos, incentivando-os a criar suas próprias histórias e a expressar suas ideias por meio da escrita. Além disso, promover a prática da leitura, a fim de que os alunos possam conhecer diferentes tipos de texto e estilos de escrita.

  3. Objetivo Secundário: Estimular a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao seu próprio aprendizado. Ao terem a tarefa de assistir aos vídeos em casa, os alunos serão incentivados a se organizar e a gerenciar seu tempo de estudo. Além disso, durante a aula, serão encorajados a compartilhar suas descobertas e a colaborar com seus colegas.

Para alcançar esses objetivos, o professor deverá fornecer aos alunos os recursos necessários para sua aprendizagem em casa, como vídeos e materiais de apoio. Na sala de aula, o professor deverá planejar atividades práticas e interativas que permitam aos alunos aplicar o que aprenderam e desenvolver suas habilidades de composição de textos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando Conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre a estrutura básica de um texto, que é composto por palavras, frases e parágrafos. Ele pode pedir aos alunos que se lembrem de um texto que leram recentemente, como uma história em quadrinhos, e pergunta a eles quais partes compõem esse texto (ex: quadrinhos, balões de fala, etc).

  2. Situações Problema: O professor propõe duas situações-problema que envolvem a composição de textos. A primeira pode ser: "Se vocês fossem escritores, o que vocês gostariam de escrever em um livro?" e a segunda: "Se vocês tivessem que contar para alguém como foi o fim de semana de vocês, como vocês fariam isso por escrito?".

  3. Contextualização: O professor explica que a habilidade de compor textos é muito importante, pois nos permite expressar nossas ideias e sentimentos de forma clara e organizada. Ele também destaca que essa habilidade é utilizada em diversas situações do dia a dia, como na escrita de uma carta, na elaboração de um trabalho escolar, ou até mesmo em uma conversa por mensagem de texto.

  4. Ganhar a Atenção: O professor pode contar duas curiosidades para chamar a atenção dos alunos. A primeira é que muitos escritores famosos, como Monteiro Lobato e Ana Maria Machado, começaram a escrever quando eram crianças, assim como eles. A segunda é que a palavra "texto" vem do latim "textus", que significa "teia" ou "entrelaçamento", o que faz muito sentido, já que um texto é uma teia de palavras, frases e ideias entrelaçadas.

  5. Introdução do Tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula, que é a composição de textos. Ele explica que, ao longo da aula, os alunos aprenderão mais sobre como escrever textos de forma clara e organizada, e terão a oportunidade de praticar essa habilidade criando suas próprias histórias. O professor pode mostrar alguns livros infantis e destacar como eles são compostos, com capítulos, parágrafos, diálogos, entre outros elementos.

Esta etapa da aula tem o objetivo de preparar os alunos para o aprendizado, relembrando conceitos importantes, despertando a curiosidade e a motivação para o tema, além de contextualizar a importância e a aplicação da composição de textos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Durante esta fase, os alunos terão a oportunidade de explorar o tópico da aula em profundidade. Eles irão assistir a vídeos em casa que o professor selecionou, que irão apresentar de maneira divertida e interativa o que é um texto, as suas partes constituintes e como eles podem ser organizados. Em sala de aula, eles terão a chance de aplicar o que aprenderam através de atividades práticas e colaborativas. O professor estará presente para orientar e auxiliar os alunos durante todo o processo.

A seguir, duas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas durante esta fase:

Atividade 1: "Eu Sou o Escritor"

  1. O professor prepara cartões com diferentes imagens, como um cachorro, uma casa, uma árvore, uma estrela, etc., e os distribui entre os alunos.

  2. Em seguida, os alunos, em grupos de 4 ou 5, recebem a tarefa de criar uma história que inclua todas as imagens que receberam nos cartões. Eles devem pensar no começo, meio e fim da história.

  3. Cada grupo terá um tempo para discutir e planejar a história, e então, um representante de cada grupo irá até o quadro e desenhar a sequência de imagens que representam a história que criaram.

  4. Depois, os alunos irão escrever a história, cada um em seu próprio caderno, seguindo a sequência de imagens no quadro.

  5. O professor irá circular pela sala, ajudando os alunos com a escrita e encorajando-os a usar as palavras e frases que aprenderam nos vídeos para compor suas histórias.

Atividade 2: "Montando um Quebra-Cabeça de Palavras"

  1. O professor prepara várias palavras recortadas e embaralhadas em cartões. As palavras devem ser simples e familiares aos alunos, como nomes de animais, cores, números, etc.

  2. Os alunos, em grupos, recebem a tarefa de pegar os cartões e montar frases com as palavras que encontrarem.

  3. O objetivo é que eles montem um conjunto de frases que, juntas, contem uma pequena história ou descrição.

  4. O professor irá circular pela sala, orientando os alunos e ajudando-os a construir suas frases. Ele também poderá fornecer modelos de frases para os alunos se basearem.

  5. Após montarem suas frases, os alunos irão escrevê-las em seus cadernos, praticando a habilidade de compor um texto.

Estas são apenas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas durante a fase de desenvolvimento. O professor pode escolher a que melhor se encaixa em sua turma e adaptá-la conforme necessário. O importante é que os alunos tenham a oportunidade de aplicar o que aprenderam de maneira lúdica e interativa, desenvolvendo suas habilidades de composição de textos de forma prazerosa e significativa.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: Após a conclusão das atividades, o professor reúne todos os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar a história que criou ou as frases que montou, explicando o processo de composição e as decisões que tomaram. Durante as apresentações, os alunos são incentivados a expressar suas opiniões, fazer perguntas e fornecer feedback construtivo.

  2. Conexão com a Teoria: Em seguida, o professor facilita uma discussão sobre como as atividades realizadas se conectam com a teoria apresentada nos vídeos. Ele pode perguntar, por exemplo, "Como vocês usaram as partes de um texto que vimos nos vídeos para criar suas histórias/frases?" ou "Como vocês organizaram suas histórias/frases para que fizessem sentido?". O objetivo é que os alunos percebam como a teoria se aplica na prática e reflitam sobre suas próprias habilidades de composição de textos.

  3. Reflexão Final: Após a discussão em grupo, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, ele pode fazer duas perguntas simples:

    • "O que foi mais fácil para vocês na hora de criar suas histórias/frases?"
    • "O que foi mais difícil?"

    Os alunos são encorajados a pensar em suas respostas por um minuto e, em seguida, aqueles que se sentirem à vontade podem compartilhar suas reflexões com a classe. O professor deve lembrar os alunos que não há respostas certas ou erradas, e que o mais importante é que eles estejam dispostos a aprender e a melhorar suas habilidades de composição de textos.

  4. Feedback do Professor: Por fim, o professor fornece feedback sobre o desempenho dos alunos durante a aula. Ele pode elogiar a criatividade e a colaboração demonstradas durante as atividades, e destacar os pontos que precisam ser trabalhados para aprimorar a composição de textos. O professor também pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Esta etapa final da aula tem o objetivo de consolidar o aprendizado dos alunos, promover a reflexão e a autoavaliação, e proporcionar um momento de feedback e orientação por parte do professor. Além disso, a discussão em grupo e a conexão entre a prática e a teoria contribuem para a construção de um ambiente de aprendizagem colaborativo e significativo.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo da Aula: O professor inicia a conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados. Ele reforça a ideia de que um texto é composto por palavras, que formam frases, que, por sua vez, formam parágrafos. O professor também destaca a importância da organização e da clareza na composição de textos, e relembrando os alunos sobre as estratégias e técnicas que aprenderam para criar suas próprias histórias ou frases.

  2. Conexão com a Teoria e a Prática: Em seguida, o professor reforça a conexão entre a teoria apresentada nos vídeos e as atividades práticas realizadas em sala de aula. Ele explica que, ao assistir aos vídeos, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a estrutura básica de um texto, e, ao realizar as atividades em grupo, puderam aplicar esse conhecimento de maneira criativa. O professor destaca que a prática é fundamental para consolidar o aprendizado e que, quanto mais os alunos praticarem a composição de textos, mais habilidosos eles se tornarão.

  3. Materiais Extras: Para complementar o aprendizado dos alunos, o professor sugere alguns materiais extras. Ele pode recomendar livros infantis que exemplifiquem diferentes tipos de texto e estilos de escrita, sites ou aplicativos educativos que ofereçam atividades interativas de composição de textos, e vídeos ou jogos online que explorem o tema de maneira divertida. O professor também pode incentivar os alunos a praticar a escrita em casa, criando pequenas histórias ou diários e compartilhando com a turma na próxima aula.

  4. Importância da Composição de Textos: Por fim, o professor destaca a importância da habilidade de compor textos no dia a dia. Ele explica que, além de ser uma ferramenta fundamental na comunicação, a habilidade de escrever de maneira clara e organizada é essencial para diversas atividades, como a elaboração de trabalhos escolares, a redação de cartas ou e-mails, e até mesmo a resolução de problemas matemáticos. O professor também ressalta que a composição de textos é uma habilidade que será útil para os alunos em todas as etapas de sua vida acadêmica e profissional, e que, quanto mais cedo eles começarem a praticar, melhores escritores eles se tornarão.

Esta etapa final da aula tem o objetivo de reforçar o aprendizado dos alunos, incentivá-los a continuar explorando o tema da aula e a praticar a composição de textos, e mostrar a relevância dessa habilidade para a vida cotidiana e o desenvolvimento pessoal dos alunos. Além disso, ao sugerir materiais extras, o professor proporciona aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e ampliar suas habilidades de forma autônoma e prazerosa.

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