Entrar

Plano de aula de Escrita: Introdução

Português

Original Teachy

'EF01LP18'

Escrita: Introdução

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introduzir os alunos ao conceito básico de escrita e sua importância na comunicação. Os alunos devem ser capazes de entender que a escrita é uma forma de expressão que permite que as pessoas se comuniquem através de palavras e símbolos.

  2. Desenvolver a habilidade de reconhecer e diferenciar letras maiúsculas e minúsculas. Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear as diferentes formas que uma mesma letra pode ter.

  3. Incentivar a prática da escrita através de atividades lúdicas e interativas. Os alunos devem ser motivados a experimentar a escrita de forma divertida e prazerosa, desenvolvendo assim uma atitude positiva em relação a essa habilidade.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando Conteúdos: Inicialmente, o professor irá relembrar os alunos sobre os conceitos de leitura e alfabetização, que foram abordados em aulas anteriores. O professor pode fazer isso através de perguntas simples, como "Quem lembra o que é ler?" e "Lembram-se do nome de algumas letras do alfabeto?". Esta etapa é importante para estabelecer a base para a nova aprendizagem.

  2. Situações Problema: Em seguida, o professor irá propor duas situações problema para envolver os alunos e despertar seu interesse pelo tópico. A primeira situação pode ser: "Vocês já pensaram como seria se não soubéssemos escrever? Como poderíamos contar nossas histórias ou pedir algo para alguém?". A segunda situação pode ser: "E se todas as letras do alfabeto fossem iguais, como seria escrever nossos nomes ou os nomes das pessoas que amamos?".

  3. Contextualização da Importância da Escrita: O professor irá contextualizar a importância da escrita no dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar situações diárias como escrever um bilhete para um amigo, fazer anotações em classe, ler uma história em um livro ou até mesmo jogar videogame e precisar ler as instruções. O professor pode também mencionar que a escrita é uma habilidade importante para se comunicar com o mundo ao redor e para expressar nossos pensamentos e sentimentos.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode contar duas curiosidades relacionadas à escrita. A primeira curiosidade pode ser que a escrita foi inventada há mais de 5000 anos e que, inicialmente, era feita em tábuas de argila com um pedaço de osso ou cana. A segunda curiosidade pode ser que a palavra mais longa da língua portuguesa é "pneumoultramicroscopicsilicovulcanoconiótico", com 46 letras!

  5. Apresentação do Tópico: Por fim, o professor irá apresentar o tópico da aula: a introdução à escrita. Ele irá explicar que nesta aula os alunos irão aprender mais sobre as letras do alfabeto, a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas, e como começar a escrever suas primeiras palavras. O professor pode reforçar que todos os alunos são capazes de aprender a escrever e que a prática é essencial para o desenvolvimento desta habilidade.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: A Caça às Letras

    • Materiais: cartões com letras maiúsculas e minúsculas espalhados pela sala de aula, cronômetro
    • O professor divide a turma em pequenos grupos e explica que eles terão que encontrar os cartões com as letras do alfabeto espalhados pela sala.
    • Quando todos os cartões estiverem encontrados, os alunos devem organizá-los em duas pilhas: uma com as letras maiúsculas e outra com as letras minúsculas.
    • O grupo que conseguir fazer isso mais rapidamente será o vencedor. O professor reforça a importância de não só identificar as letras, mas também de reconhecer a diferença entre maiúsculas e minúsculas.
    • Esta atividade permite que os alunos pratiquem o reconhecimento das letras e a distinção entre maiúsculas e minúsculas de forma lúdica e cooperativa.
  2. Atividade: Bingo das Letras

    • Materiais: cartelas de bingo, marcadores (feijões, botões, etc.), caixa com letras do alfabeto (maiúsculas e minúsculas)
    • O professor distribui as cartelas de bingo para cada aluno e explica que eles terão que preencher as cartelas com as letras sorteadas.
    • As letras são sorteadas da caixa e mostradas para a turma. Os alunos devem então procurar a letra em suas cartelas e, se a tiverem, marcar com o marcador.
    • O primeiro aluno a preencher a cartela grita "Bingo!" e é declarado o vencedor. O professor reforça a importância de reconhecer as letras e de saber a diferença entre maiúsculas e minúsculas para participar do jogo.
    • Esta atividade é uma forma divertida e desafiadora de os alunos praticarem a identificação das letras e a distinção entre maiúsculas e minúsculas.
  3. Atividade: Construção de Palavras

    • Materiais: cartões com letras, cartões com figuras e nomes de objetos, cola e folhas de papel
    • O professor divide a turma em grupos e distribui os materiais. Cada grupo deve selecionar uma figura e colar no papel. A seguir, eles devem usar os cartões de letras para escrever o nome do objeto na figura, utilizando letras maiúsculas e minúsculas corretamente.
    • O professor circula pela sala, auxiliando e encorajando os alunos. Após concluírem a escrita, os grupos devem compartilhar com a turma o nome do objeto que escolheram e como fizeram para escrevê-lo.
    • Esta atividade permite que os alunos apliquem os conceitos de escrita, reconhecimento de letras e distinção entre maiúsculas e minúsculas de maneira prática e significativa.

Estas são apenas sugestões de atividades, o professor pode escolher uma ou mais delas para realizar na aula, de acordo com o tempo disponível e o perfil da turma. É importante que as atividades sejam planejadas de forma a garantir a participação ativa de todos os alunos, promover a colaboração e a socialização, e tornar o aprendizado de escrita um processo prazeroso e significativo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo

    • O professor irá reunir todos os alunos em um grande círculo e iniciar uma discussão sobre as atividades realizadas. Ele pode perguntar: "Quem pode nos contar o que aprendeu hoje sobre as letras maiúsculas e minúsculas?".
    • Os alunos serão encorajados a compartilhar suas experiências e aprendizados, reforçando assim os conceitos abordados durante a aula. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que suas contribuições sejam valorizadas.
  2. Conexão com a Teoria

    • O professor, então, irá fazer a conexão entre as atividades práticas e a teoria. Ele pode dizer: "Vocês se lembram quando conversamos sobre a importância de saber escrever? Hoje, com as atividades, vocês puderam perceber como as letras maiúsculas e minúsculas são importantes na escrita, não é mesmo?".
    • O professor deve reforçar que a prática é fundamental para o aprendizado, e que as atividades realizadas em sala de aula ajudaram os alunos a entenderem melhor o conceito de escrita e a importância de saber diferenciar as letras maiúsculas das minúsculas.
  3. Reflexão Final

    • Para encerrar a aula, o professor irá propor que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples para guiar a reflexão dos alunos: "O que foi mais divertido na aula de hoje?" e "O que vocês acham que podem fazer para continuar aprendendo sobre a escrita em casa?".
    • Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos para compartilharem suas respostas, reforçando a ideia de que o aprendizado é um processo contínuo e que os alunos são capazes de aprender e se desenvolver.

Este momento de retorno é crucial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que eles reflitam sobre o que aprenderam, façam conexões com a teoria e apliquem o conhecimento adquirido. Além disso, a discussão em grupo e a valorização das contribuições de cada aluno ajudam a promover a autoconfiança e a motivação para aprender.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor irá resumir os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode dizer: "Hoje, aprendemos que a escrita é uma forma importante de comunicação. Também aprendemos a reconhecer e diferenciar as letras maiúsculas e minúsculas. E, por fim, praticamos a escrita construindo palavras com as letras que encontramos".

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor irá destacar como as atividades práticas ajudaram a ilustrar e reforçar os conceitos teóricos. Ele pode dizer: "As atividades que fizemos hoje nos ajudaram a entender melhor a teoria, porque pudemos ver na prática como as letras maiúsculas e minúsculas são usadas na escrita. Além disso, a prática de escrever nos permitiu aplicar o que aprendemos teoricamente".

  3. Materiais Extras: O professor irá sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos. Ele pode indicar livros infantis que exploram a temática da escrita, sites educativos com jogos interativos de escrita e aplicativos de celular que permitem praticar a escrita de forma lúdica. O professor pode dizer: "Se vocês quiserem aprender mais sobre a escrita, podem pedir a seus pais para lerem para vocês livros como 'O Alfabeto do Professor Pardal' ou 'A Turma dos Alfabetos'. Também existem muitos jogos divertidos na internet que podem ajudá-los a praticar a escrita, como o 'ABCya' e o 'Escrevendo com Bolinhas'".

  4. Importância da Escrita: Por fim, o professor irá reforçar a importância da escrita no dia a dia. Ele pode lembrar aos alunos que a escrita é uma habilidade essencial para se comunicar e expressar ideias. Além disso, pode mencionar que a escrita é usada em diversas situações cotidianas, como ler um livro, escrever uma carta ou um bilhete, fazer anotações em aula, entre outras. O professor pode dizer: "Lembrem-se que a escrita é muito importante! Ela nos ajuda a contar histórias, a pedir coisas, a aprender coisas novas e até mesmo a jogar videogame! Por isso, é muito legal aprender a escrever!".

Esta etapa de conclusão é fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a importância do que foi aprendido e estimular a continuidade do aprendizado fora da sala de aula. Além disso, ao sugerir materiais extras, o professor está incentivando a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies