Objetivos (5 - 10 minutos)
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Desenvolver a capacidade de escuta ativa: O professor deve ensinar os alunos a importância de ouvir com atenção e respeito durante a contação de histórias. Isso envolve a manutenção do contato visual com o narrador, o silenciamento e a prática de perguntas e comentários após a narrativa.
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Familiarizar os alunos com a estrutura narrativa básica: O professor deve apresentar e explicar os elementos essenciais de uma história, como personagens, cenários, enredo e conclusão. Os alunos devem ser capazes de identificar esses elementos em uma história contada e discutir sua função e importância.
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Incentivar a expressão oral e a criatividade: Os alunos devem ser encorajados a expressar suas ideias e pensamentos de forma clara e coesa. O professor deve proporcionar oportunidades para os alunos praticarem a contação de histórias, estimulando assim sua imaginação e criatividade.
Objetivos secundários:
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Promover a interação e a colaboração: As atividades propostas devem incentivar a participação ativa de todos os alunos, promovendo o respeito pelas opiniões e ideias dos outros.
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Estimular o interesse pela leitura e pela literatura: Através da contação de histórias, os alunos devem ser motivados a desenvolver o gosto pela leitura e pela descoberta de novas narrativas.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdos: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre o que é uma história e quais são seus elementos básicos. Ele pode fazer isso através de um breve questionário ou jogo de perguntas e respostas. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Quem pode me dizer o que são personagens em uma história?" e "O que é um enredo?".
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Situações-problema: Após a revisão, o professor pode apresentar duas situações para os alunos. A primeira situação pode ser: "Imagine que você quer contar a seus pais sobre seu dia na escola. O que você precisa dizer para que eles entendam o que aconteceu?". A segunda situação pode ser: "Você acaba de ler uma história muito legal. Como você pode contar essa história para seus amigos?".
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Contextualização: O professor deve então explicar a importância da oralidade e da narrativa no dia a dia. Ele pode mencionar que usamos a narrativa para contar sobre nossas experiências, para expressar nossos sentimentos e para compartilhar informações. Além disso, o professor pode mencionar que muitas formas de entretenimento, como filmes, desenhos animados e livros, são baseados em narrativas.
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Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode começar contando uma história curta, mas emocionante. Ele pode usar expressões faciais, gestos e diferentes tonalidades de voz para tornar a história mais envolvente. Após a história, o professor pode perguntar aos alunos o que eles acharam e como se sentiram durante a narrativa. Em seguida, o professor pode explicar que a maneira como a história foi contada, incluindo a entonação da voz e os gestos, também faz parte da narrativa.
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Introdução ao tópico: Por fim, o professor deve introduzir o tópico da aula, explicando que eles aprenderão mais sobre como contar histórias de maneira eficaz. Ele pode dizer: "Hoje, vamos falar sobre como contar histórias de uma maneira que seja interessante para as pessoas que estão ouvindo. Vamos aprender sobre a estrutura das histórias e como usar nossa voz e nossos gestos para aprimorar a narrativa.".
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade 1: Brincadeira do telefone sem fio (10 - 15 minutos):
- O professor divide a turma em grupos de 5 alunos e explica que eles vão participar de uma brincadeira chamada "Telefone Sem Fio".
- As crianças se posicionam em uma linha e o professor sussurra uma frase curta e simples para o primeiro aluno de cada equipe.
- O aluno sussurra a frase que ouviu para o próximo da fila, e assim por diante. Quando a frase chegar ao último aluno, ele deve dizer a frase em voz alta para que todos possam ouvir.
- O professor então pergunta aos alunos se a frase que ouviram é a mesma que o professor sussurrou no início. Geralmente, a frase sofrerá alterações, o que demonstra a importância de ouvir atentamente e de transmitir a informação de forma clara.
- Essa atividade lúdica ajuda a ilustrar a importância da oralidade e da clareza na comunicação.
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Atividade 2: Criando uma história em grupo (10 - 15 minutos):
- O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explica que eles vão criar uma história juntos.
- O professor dá um tema para cada grupo, por exemplo, "Uma aventura na floresta", "Uma viagem ao espaço" ou "Um dia na vida de um animal de estimação".
- Cada membro do grupo deve contribuir com uma parte da história, começando com a introdução dos personagens e do cenário, passando pelo desenvolvimento do enredo e terminando com a conclusão.
- O professor circula pela sala, orientando e estimulando a criatividade dos alunos. É importante que o professor incentive a participação de todos, garantindo assim a colaboração e a interação entre os alunos.
- Ao final, cada grupo deve apresentar a história que criou para a turma. O professor e os demais alunos devem prestar atenção e fazer perguntas ou comentários sobre a história. Essa atividade ajuda a desenvolver a expressão oral, a criatividade e a interação entre os alunos.
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Atividade 3: Dramatização de uma história (10 - 15 minutos):
- O professor escolhe uma história curta e conhecida, como "Chapeuzinho Vermelho" ou "Os Três Porquinhos".
- O professor divide a turma em pequenos grupos e atribui a cada grupo um papel da história (personagens, lobo, avó, caçador, etc.).
- Os alunos devem então recontar a história, usando a linguagem oral e a dramatização. Eles podem fazer isso através da encenação dos personagens e dos eventos da história.
- O professor deve orientar os alunos e ajudá-los a organizar suas ideias e a coordenar a dramatização. No final, cada grupo apresenta sua versão da história para a turma.
- Essa atividade ajuda a desenvolver a expressão oral, a criatividade, a colaboração e a coordenação motora.
Cada uma destas atividades deve ser escolhida e adaptada de acordo com o tempo disponível e com as características da turma. O professor pode optar por fazer apenas uma das atividades ou combinar duas delas, dependendo do ritmo da turma e da profundidade de aprendizado desejada.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em grupo (5 - 7 minutos):
- O professor reúne todos os alunos em uma grande roda e inicia uma discussão sobre as atividades realizadas. Ele pode fazer perguntas como: "O que vocês acharam da brincadeira do telefone sem fio? Como foi contar a história em grupo? E como se sentiram ao dramatizar a história?".
- O professor deve incentivar todos os alunos a participar da discussão, compartilhando suas experiências e sentimentos. Ele deve valorizar todas as opiniões e contribuições, criando um ambiente de respeito e colaboração.
- Durante a discussão, o professor pode fazer conexões entre as atividades e os conceitos teóricos apresentados no início da aula. Por exemplo, ele pode dizer: "Vocês perceberam como é importante ouvir com atenção na brincadeira do telefone sem fio? Isso também é muito importante quando estamos ouvindo uma história.".
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Reflexão individual (3 - 5 minutos):
- O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão:
- "Qual foi a parte mais interessante da aula de hoje e por quê?"
- "O que você vai levar da aula de hoje para as próximas vezes que for contar ou ouvir uma história?".
- O professor deve lembrar os alunos que não há respostas certas ou erradas para essas perguntas, pois o objetivo é que eles pensem sobre o que aprenderam e sobre como podem aplicar esse aprendizado em suas vidas.
- O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão:
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Conexão com a teoria (2 - 3 minutos):
- Por fim, o professor retoma os objetivos da aula e faz uma breve recapitulação dos principais pontos abordados. Ele pode dizer: "Hoje, aprendemos sobre a importância de ouvir atentamente e de contar uma história de forma clara e interessante. Também aprendemos sobre a estrutura de uma história e como podemos usar nossa voz e nossos gestos para aprimorar a narrativa.".
- O professor pode então perguntar: "Quem pode me dizer um exemplo de como vocês podem usar o que aprenderam hoje em suas vidas?". Ele deve valorizar todas as respostas e fazer comentários para reforçar a conexão entre a teoria e a prática.
O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o aprendizado dos alunos, reforçar os conceitos aprendidos e estimular a reflexão e a aplicação do conhecimento. Além disso, ajuda a promover a autoconsciência dos alunos sobre seu próprio aprendizado, incentivando-os a se tornarem aprendizes mais autônomos e responsáveis.
Conclusão (5 - 10 minutos)
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Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode destacar a importância da escuta ativa, da estrutura narrativa e da expressão oral na contação de histórias. O professor pode dizer: "Hoje, aprendemos que para contar uma história de maneira eficaz, precisamos ouvir com atenção, organizar nossas ideias em uma estrutura clara e usar nossa voz e nossos gestos para envolver o público.".
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Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como as atividades realizadas durante a aula ajudaram a reforçar os conceitos teóricos apresentados. Ele pode dizer: "Através da brincadeira do telefone sem fio, pudemos entender a importância de comunicar de maneira clara e precisa. Na atividade de criação de histórias em grupo, pudemos aplicar o que aprendemos sobre a estrutura narrativa. E na dramatização da história, pudemos explorar a expressão oral e a criatividade.".
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Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor pode então sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto. Por exemplo, ele pode recomendar livros de contos populares, vídeos de contadores de histórias profissionais ou sites com jogos e atividades sobre narrativas. O professor deve lembrar aos alunos que esses materiais são opcionais, mas podem ser úteis para enriquecer seu aprendizado.
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Importância do assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve falar sobre a relevância do tema para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar que a capacidade de contar histórias de maneira eficaz é uma habilidade valiosa em muitas situações, seja para entreter os outros, comunicar ideias ou expressar sentimentos. Além disso, o professor pode ressaltar que a prática da contação de histórias ajuda a desenvolver a criatividade, a expressão oral, a escuta ativa e a colaboração.
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Encerramento (1 minuto): Para encerrar a aula, o professor pode propor que os alunos reflitam por um momento sobre o que aprenderam. Ele pode fazer duas perguntas simples: "Qual foi a parte mais interessante da aula de hoje e por quê?" e "Como você pode usar o que aprendeu hoje em sua vida fora da escola?". O professor deve lembrar aos alunos que não há respostas certas ou erradas para essas perguntas, pois o objetivo é que eles pensem sobre seu próprio aprendizado e sobre como podem aplicar o que aprenderam.