Entrar

Plano de aula de Oralidade e Narrativa

Português

Original Teachy

'EF01LP23'

Oralidade e Narrativa

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Fomentar a compreensão da importância da oralidade e da narrativa na comunicação cotidiana e na construção do conhecimento.

  2. Desenvolver a habilidade dos alunos de contar histórias oralmente, enfatizando a sequência lógica dos eventos, a clareza na articulação das palavras, o uso adequado da entonação e a expressão facial e corporal.

  3. Incentivar a expressão criativa dos alunos, promovendo um ambiente acolhedor e encorajador para que eles compartilhem suas próprias histórias e experiências com a classe.

Objetivos secundários:

  • Introduzir vocabulário relacionado à narrativa e à oralidade, como "personagem", "enredo", "início", "meio", "fim", "introdução", "desenvolvimento" e "conclusão".

  • Estimular a escuta ativa e o respeito pelas contribuições dos colegas, promovendo a formação de uma comunidade de aprendizagem cooperativa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor inicia a aula perguntando aos alunos sobre as histórias que já ouviram ou contaram. Ele pode pedir que eles compartilhem brevemente o enredo de uma história favorita, o que eles mais gostaram e por quê. Essa atividade serve para relembrar conceitos básicos de narrativa que serão aprofundados na aula, como personagens, enredo e conclusão.

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações para instigar o pensamento dos alunos:

    • Primeiro, ele pergunta como seria se não pudéssemos falar ou contar histórias. Isso ajuda a ressaltar a importância da oralidade na comunicação e na transmissão de conhecimentos.
    • Em seguida, o professor desafia os alunos a pensar em uma maneira criativa de contar uma história sem usar palavras, apenas com gestos e expressões. Essa atividade introduz a ideia de que a narrativa não se limita à linguagem falada, mas também pode ser expressa de outras maneiras.
  3. Contextualização da importância do assunto: O professor explica que a habilidade de contar histórias é muito valorizada na sociedade, pois nos permite compartilhar experiências, expressar sentimentos, ensinar e aprender. Ele menciona que muitos escritores famosos começaram contando histórias oralmente, e que a tradição de contar histórias é uma parte importante de muitas culturas ao redor do mundo.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades relacionadas ao assunto:

    • Primeiro, ele pode contar que, antigamente, antes de existirem livros e internet, as pessoas contavam histórias para se divertir e também para lembrar de coisas importantes, como receitas, leis e tradições.
    • Segundo, ele pode mencionar que alguns animais, como os golfinhos e as baleias, também têm suas próprias formas de contar histórias, através de sons e movimentos específicos. Isso pode surpreender os alunos e mostrar que a narrativa não é exclusiva dos humanos.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

O professor deve escolher uma das atividades abaixo para desenvolver com os alunos. Ambas possuem o objetivo de desenvolver habilidades de oralidade e narrativa, permitindo que os alunos contem suas próprias histórias de maneira lógica e criativa.

  1. Dramatização de Histórias

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e fornece a cada grupo uma história curta (pode ser uma fábula, conto de fadas, história infantil, etc.) impressa em um papel.
    • Cada grupo terá que ler a história em voz alta, discutir e planejar como irão dramatizá-la, considerando a sequência de eventos, personagens, locais, etc.
    • Depois de planejada a dramatização, os alunos começam a se preparar para a apresentação, escolhendo quem representará cada personagem, criando os diálogos e ensaiando os movimentos.
    • No final, cada grupo apresenta sua dramatização para a turma, demonstrando a habilidade de contar uma história oralmente, com clareza, sequência lógica e expressividade.
  2. Criação de Histórias Coletivas

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entrega para cada grupo uma folha de papel e canetas coloridas.
    • Cada grupo deve criar uma história coletiva, onde cada membro do grupo contribui com um trecho. Eles devem começar com a introdução, desenvolver o enredo e concluir a história.
    • Incentive a criatividade e a participação de todos, lembrando que todos os membros do grupo devem estar de acordo com o rumo que a história está tomando.
    • Uma vez que todos os grupos concluíram suas histórias, cada um lê a história para a turma. Essa é uma oportunidade para que os alunos pratiquem a habilidade de contar histórias oralmente e de ouvir atentamente.

Durante o desenvolvimento dessas atividades, o professor deve circular pelas mesas, auxiliando os grupos conforme necessário e incentivando o uso adequado da linguagem oral, a clareza na expressão e a sequência lógica dos eventos. Ele também deve promover a interação entre os membros do grupo, incentivando a cooperação, o respeito e a valorização das ideias de cada um.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • Após todas as apresentações ou leituras, o professor reúne a turma em um grande círculo e inicia uma discussão sobre as atividades realizadas.
    • Ele pode perguntar aos alunos o que eles aprenderam com as dramatizações ou com as histórias coletivas, quais foram as partes mais desafiadoras e quais foram as mais divertidas.
    • O professor também pode pedir que os alunos compartilhem suas observações sobre as apresentações dos outros grupos, incentivando-os a refletir sobre a importância da expressão oral clara, da sequência lógica na narrativa e do respeito às diferentes ideias e formas de expressão.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos):

    • Em seguida, o professor retoma os conceitos teóricos discutidos na introdução da aula e os conecta com as atividades práticas realizadas.
    • Ele pode, por exemplo, relembrar os alunos sobre a importância da oralidade na comunicação cotidiana e na construção do conhecimento, e como a habilidade de contar histórias oralmente contribui para o desenvolvimento da linguagem e da expressão criativa.
    • O professor também pode ressaltar que a narrativa não se limita à linguagem falada, mas também pode ser expressa através de gestos, desenhos e até mesmo de sons, como na dramatização e na criação das histórias coletivas.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • Ele pode fazer duas perguntas simples para orientar a reflexão:
      1. "Qual foi a parte mais interessante da aula de hoje e por quê?"
      2. "O que você vai lembrar da aula de hoje sobre a importância da oralidade e da narrativa?"
    • O professor pode pedir para os alunos compartilharem suas respostas com a turma, se sentirem confortáveis, dando a todos a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e de reforçar o aprendizado.

Durante todo o retorno, o professor deve manter um ambiente de respeito e valorização das contribuições de cada aluno, encorajando a participação ativa e a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor inicia a conclusão resumindo os principais pontos abordados na aula. Ele relembra a importância da oralidade e da narrativa na comunicação e na construção do conhecimento, e como a habilidade de contar histórias oralmente contribui para o desenvolvimento da linguagem e da expressão criativa.
    • Ele reforça que a narrativa não se limita à linguagem falada, mas também pode ser expressa através de gestos, desenhos e sons, e que a sequência lógica dos eventos e a clareza na expressão são essenciais para uma boa narrativa.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor destaca como a aula conectou a teoria com a prática. Ele menciona que, através das atividades de dramatização e criação de histórias, os alunos puderam aplicar os conceitos teóricos discutidos e experimentar na prática a importância da oralidade e da narrativa.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor sugere alguns materiais extras para que os alunos possam aprofundar o seu aprendizado sobre o tema. Ele pode recomendar livros de contos, fábulas e histórias infantis para que os alunos possam ler em casa, bem como sites e canais do YouTube que apresentam narrativas visuais interessantes e educativas.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor explica a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Ele ressalta que a habilidade de contar histórias oralmente é uma ferramenta valiosa de comunicação que eles podem usar em muitas situações, desde compartilhar experiências pessoais até apresentar ideias em sala de aula.
    • Além disso, o professor menciona que a prática de ouvir e contar histórias ajuda a desenvolver a imaginação, a empatia e a compreensão do mundo ao redor, habilidades que são fundamentais para o crescimento pessoal e social.

Ao final da aula, o professor deve reforçar a importância da oralidade e da narrativa, incentivando os alunos a continuar explorando essas habilidades em casa e na escola. Ele deve também parabenizar os alunos pelo esforço e pela participação ativa na aula, reforçando que todos são capazes de contar suas próprias histórias de maneira clara e criativa.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies