Entrar

Plano de aula de Planejamento de Leitura

Português

Original Teachy

'EF15LP01'

Planejamento de Leitura

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Despertar o interesse dos alunos pela leitura, apresentando diferentes gêneros textuais de forma lúdica e interativa.
  2. Ensinar os alunos a identificar e diferenciar os principais gêneros textuais (como conto, fábula, poesia, etc.), promovendo a compreensão e a apreciação da diversidade literária.
  3. Incentivar o planejamento e a organização de suas leituras, auxiliando-os a estabelecer metas e a desenvolver habilidades de leitura crítica.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Relembrando Conteúdos: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre o que são textos e suas partes constituintes básicas (início, meio e fim), explorando exemplos simples do cotidiano. O objetivo é garantir que todos estejam na mesma página antes de avançar para o planejamento de leitura.

  2. Situação-problema 1: O professor então apresenta duas situações que os alunos possam se identificar. Por exemplo, "Vocês já pegaram um livro de histórias para ler, mas quando começaram, perceberam que não gostavam do que estavam lendo? O que vocês fizeram?" e "Alguma vez vocês já tiveram que ler um texto muito longo, mas não sabiam como se organizar para terminar a leitura a tempo? O que vocês fizeram?". Essas situações visam despertar a necessidade de planejar a leitura e a importância de escolher um gênero textual adequado.

  3. Situação-problema 2: Em seguida, o professor propõe duas situações que desafiam os alunos a aplicar o que aprenderão na aula. Por exemplo, "Imaginem que vocês têm 20 minutos para ler um livro e depois precisam contar a história para um amigo. Como vocês vão se organizar para fazer isso?" e "Suponham que vocês precisem apresentar um poema para a turma. Como vocês vão se preparar para isso?". Essas situações estimulam a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos em relação ao planejamento de leitura.

  4. Contextualização: O professor contextualiza a importância da leitura e do planejamento de leitura, explicando que essas habilidades não são úteis apenas na escola, mas em todas as áreas da vida. Por exemplo, ao ler um livro, os personagens e as histórias podem inspirar a imaginação e a criatividade, enquanto a leitura de um manual de instruções pode ajudar a resolver problemas práticos. O professor também pode compartilhar histórias sobre como a leitura e o planejamento de leitura o ajudaram em sua própria vida.

  5. Introdução ao Tópico: Por fim, o professor introduz o tópico da aula - o planejamento de leitura - explicando que eles aprenderão estratégias para escolher, organizar e apreciar diferentes tipos de textos. O professor pode usar exemplos de livros, revistas, quadrinhos e sites que os alunos possam estar familiarizados para ilustrar os diferentes gêneros textuais que serão explorados. O professor também pode destacar que, ao planejar a leitura, eles estarão no controle do tempo e do ritmo de sua própria aprendizagem, o que pode tornar a leitura mais divertida e gratificante.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

Atividade 1: Jogo dos Gêneros Textuais

  1. Divisão da Turma: O professor divide a turma em pequenos grupos de 4 ou 5 alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartas com diferentes gêneros textuais (contos, fábulas, poesias, receitas, etc.).

  2. Objetivo do Jogo: O objetivo do jogo é que os alunos, através de perguntas e respostas, identifiquem o gênero textual da carta que receberam. Para isso, eles poderão fazer perguntas como "Esse texto conta uma história?" ou "Esse texto tem versos?".

  3. Desenvolvimento do Jogo: Os alunos, em seus respectivos grupos, devem embaralhar as cartas e distribuí-las de forma que cada jogador tenha um número igual de cartas.

  4. Identificação dos Gêneros: Cada aluno, por sua vez, pegará uma carta e fará uma pergunta para o grupo que ajude a identificar o gênero textual da carta.

  5. Resolução Coletiva: O grupo, então, discutirá a resposta e, em consenso, dirá qual é o gênero textual da carta. Se acertarem, o aluno mantém a carta, caso contrário, a carta vai para o centro da mesa.

  6. Fim do Jogo: O jogo continua até que todas as cartas sejam coletadas. O aluno com mais cartas no final do jogo é o vencedor.

Atividade 2: Caça ao Tesouro Literário

  1. Preparação da Atividade: O professor esconde pela sala, ou espaço externo, diversos "tesouros" (pequenos objetos ou cartões) que tenham relação com um livro, poema ou texto. Esses "tesouros" serão as pistas para a próxima etapa do jogo.

  2. Divisão da Turma: Os alunos são divididos em grupos e cada um recebe uma lista com as pistas para encontrar os "tesouros".

  3. Desenvolvimento da Atividade: Os grupos devem procurar os "tesouros" pela sala, espaço externo ou biblioteca. Ao encontrar um "tesouro", o grupo deverá ler a pista e, com a ajuda do professor, identificar a obra literária a que se refere.

  4. Registro das Descobertas: Os alunos registram as obras literárias encontradas e, ao final, o grupo que encontrar mais "tesouros" é o vencedor.

Ambas as atividades são lúdicas e têm o propósito de promover a familiaridade dos alunos com diferentes gêneros textuais, ajudando-os a desenvolver a habilidade de identificar e diferenciar esses gêneros. Além disso, as atividades incentivam o trabalho em equipe, a comunicação e o raciocínio lógico.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo: O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas por cada equipe nas atividades realizadas. O foco deve ser na identificação dos gêneros textuais e no planejamento necessário para cada uma das tarefas. Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas direcionadas para garantir que os alunos compreendam os conceitos abordados. Por exemplo, "Por que vocês acham que o texto que encontraram é um poema?" ou "Como vocês decidiram planejar a leitura no Jogo dos Gêneros Textuais?".

  2. Conexão com a Teoria: Em seguida, o professor conecta as atividades práticas com a teoria apresentada na introdução da aula. Ele pode destacar como o planejamento de leitura ajuda a identificar e apreciar diferentes gêneros textuais, além de facilitar a compreensão e a retenção das informações. O professor pode, por exemplo, perguntar: "Vocês notaram como o planejamento de leitura no Jogo dos Gêneros Textuais ajudou a entender melhor o texto?" ou "Como o planejamento de leitura pode nos ajudar a escolher um livro para ler?".

  3. Reflexão Final: Por fim, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Ele faz duas perguntas simples para orientar a reflexão dos alunos:

    • "Qual foi o gênero textual que você mais gostou de descobrir e por quê?"
    • "Como vocês podem aplicar o planejamento de leitura em suas vidas além da escola?"
  4. Compartilhando as Reflexões: Após o tempo de reflexão, o professor convida alguns alunos a compartilhar suas respostas com a turma. Ele valida as respostas dos alunos, ressaltando a importância da diversidade de gostos e interesses na leitura, e como o planejamento de leitura pode ser uma ferramenta útil em várias situações.

O retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar a compreensão dos alunos sobre o tópico abordado e a eficácia das estratégias de ensino utilizadas. Além disso, promove a reflexão e a metacognição, habilidades que são essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico e da autonomia do aluno.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor inicia a conclusão da aula resumindo os principais pontos abordados. Ele reforça a importância da leitura e do planejamento de leitura, e como essas habilidades podem ajudar os alunos a apreciar e compreender melhor diferentes gêneros textuais. O professor também recapitula brevemente as atividades realizadas, destacando como elas permitiram aos alunos aplicar na prática o que aprenderam.

  2. Conexão entre Teoria e Prática: O professor então faz a conexão entre a teoria apresentada no início da aula e as atividades práticas realizadas. Ele explica como as atividades de jogo e caça ao tesouro ajudaram os alunos a entender na prática a importância do planejamento de leitura e a identificar diferentes gêneros textuais. O professor também ressalta como o planejamento de leitura pode tornar a leitura mais agradável e eficaz.

  3. Sugestão de Materiais Extras: Em seguida, o professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. Ele pode recomendar livros, sites ou aplicativos que oferecem uma ampla variedade de gêneros textuais para os alunos explorarem. Além disso, o professor pode sugerir atividades para casa, como a leitura de um livro de contos ou a criação de um plano de leitura para a semana.

  4. Relevância para o Dia a Dia: Por fim, o professor destaca a relevância do planejamento de leitura e da compreensão de gêneros textuais para o dia a dia dos alunos. Ele explica que essas habilidades não são úteis apenas na escola, mas em todos os aspectos da vida. Por exemplo, ao planejar a leitura de um livro, os alunos podem se organizar para terminar a leitura a tempo e aproveitar ao máximo a história. Além disso, a compreensão de diferentes gêneros textuais pode ajudar os alunos a interpretar e apreciar a variedade de textos que encontram em seu cotidiano, como histórias em quadrinhos, receitas, manuais de instruções, etc.

  5. Encerramento da Aula: O professor encerra a aula agradecendo a participação de todos e reforçando a importância da leitura e do planejamento de leitura. Ele ressalta que, com prática e paciência, os alunos podem se tornar leitores mais eficazes e confiantes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies