Plano de Aula | Metodologia Teachy | Planejamento de Leitura
Palavras Chave | Planejamento de Leitura, Metodologia Digital, Português, 1º ano Ensino Fundamental, Textos, Leitura Eficaz, Atividades Práticas, Redes Sociais, Colaboração, Comunicação Digital, Estratégias de Planejamento, Aprendizado Ativo |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (como InShot, Kinemaster, etc.), Aplicativos de leitura de QR Codes, Google Classroom ou plataforma similar, Google Docs ou outra plataforma online de edição de texto, Impressora (para QR Codes, se necessário), Pequeno prêmio (opcional, para a 'Caça ao Tesouro Literária') |
Códigos BNCC | EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. |
Ano Escolar | 1º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Objetivos
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para entenderem a relevância do planejamento na leitura, garantindo que eles consigam identificar o que é um texto e como se organizar antes de ler para obter melhores resultados. Esse entendimento inicial será fundamental para as atividades práticas e digitais subsequentes, proporcionando uma base sólida para um aprendizado ativo e contextualizado.
Objetivos principais:
1. Identificar e distinguir o conceito de texto de outras formas de comunicação.
2. Reconhecer a importância do planejamento para uma leitura eficaz e prazerosa.
3. Estabelecer estratégias iniciais de planejamento de leitura com base em experiências cotidianas.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades iniciais de colaboração e troca de ideias entre os colegas.
- Estimular a curiosidade e o interesse pela leitura através de exemplos práticos e digitais.
Introdução
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para entenderem a relevância do planejamento na leitura, garantindo que eles consigam identificar o que é um texto e como se organizar antes de ler para obter melhores resultados. Esse entendimento inicial será fundamental para as atividades práticas e digitais subsequentes, proporcionando uma base sólida para um aprendizado ativo e contextualizado.
Aquecendo
Início da Aula: Comece a aula explicando brevemente que o planejamento de leitura é uma ferramenta essencial para qualquer leitor. Diga que, assim como em qualquer atividade, organizar-se antes de começar a ler pode tornar a experiência mais proveitosa e prazerosa. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a importância do planejamento em atividades cotidianas, e não apenas na leitura. Por exemplo, como o planejamento ajuda em viagens, na preparação de uma refeição, ou até na organização de um evento. Incentive-os a compartilharem seus achados com a turma para criar uma atmosfera colaborativa e de troca de conhecimento.
Reflexões Iniciais
1. ❓ O que vocês acham que é um texto? Que tipos de textos vocês conhecem?
2. 樂 Por que vocês acham que é importante planejar antes de começar a ler?
3. Como vocês se preparam para ler uma história ou um livro?
4. Quais são os benefícios de se planejar antes de começar a ler um texto?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 75 minutos
As atividades propostas nesta etapa do plano de aula têm como finalidade consolidar os conceitos de planejamento de leitura, tornando este processo dinâmico, colaborativo e alinhado com a realidade digital dos alunos. Através de cenários criativos e práticos, os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos de forma lúdica e significativa, reforçando a importância de se organizar antes de ler.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Leitores Influencers
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Incentivar os alunos a reconhecerem a importância do planejamento antes da leitura e desenvolverem habilidades de comunicação digital e colaborativa.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão 'influenciadores digitais' de leitura. Eles usarão redes sociais simuladas para criar posts e vídeos curtos promovendo um livro ou história, destacando a importância do planejamento antes da leitura.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo escolherá um livro ou história que já tenha lido previamente.
-
Os grupos deverão criar um plano de leitura para o livro, destacando pontos como: tempo de leitura estimado, pontos importantes a serem observados e estratégias para melhor compreensão.
-
Em seguida, usarão seus celulares e aplicativos de edição de vídeo para criar um post e um vídeo curto (até 2 minutos) simulando uma postagem em redes sociais. Devem utilizar hashtags criativas como #PlanejeSuaLeitura e #LeituraOrganizada.
-
Os vídeos e posts serão compartilhados em uma plataforma interna (Google Classroom ou similar) para que todos os alunos possam ver.
-
Os grupos deverão comentar nas postagens dos outros grupos, destacando pontos positivos e sugerindo melhorias.
Atividade 2 - Caça ao Tesouro Literária ️♂️
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Promover a importância do planejamento na leitura e a capacidade de seguir instruções e resolver problemas em equipe.
- Descrição: Os alunos participarão de uma atividade de 'caça ao tesouro' onde seguirão pistas digitais que levarão a diferentes 'textos' escondidos. Eles deverão planejar a leitura de cada texto para encontrar a pista seguinte.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Crie uma série de pistas e textos curtos que serão distribuídos em QR Codes espalhados pela sala ou em uma plataforma online.
-
Cada grupo receberá a primeira pista e deverá planejar como ler o texto encontrado para descobrir a pista seguinte.
-
Os alunos utilizarão aplicativos de leitura de QR Codes em seus celulares para acessar os textos.
-
Os grupos deverão anotar o tempo de leitura e as principais informações de cada texto, compartilhando o que aprenderam ao final da atividade.
-
O grupo que encontrar todas as pistas e completar o ciclo de leitura primeiro ganha um pequeno prêmio.
Atividade 3 - Storytime Digital
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular a criatividade, a leitura crítica e colaborativa, além de desenvolver habilidades de planejamento e escrita.
- Descrição: Os alunos criarão uma história colaborativa usando uma plataforma online de edição de texto (como Google Docs). Cada grupo será responsável por um capítulo e deverá planejar a leitura e escrita do seu trecho para garantir coesão e criatividade.
- Instruções:
-
Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
-
Cada grupo será responsável por um capítulo de uma história colaborativa.
-
Os alunos deverão planejar a leitura do capítulo anterior para compreender a narrativa e dar continuidade coerente à história.
-
Usarão uma plataforma online de edição de texto (como Google Docs) para escrever seu capítulo.
-
Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seu capítulo, destacando como planejaram a leitura e escrita.
-
Ao final, a história completa será lida para toda a turma, destacando a importância do planejamento na construção de um texto coeso.
Retorno
Duração: 20 - 25 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos reflitam sobre suas experiências e solidifiquem seu entendimento sobre a importância do planejamento na leitura. A discussão em grupo e a troca de feedbacks promovem um ambiente de aprendizado colaborativo e ajudam a desenvolver habilidades de comunicação e pensamento crítico.
Discussão em Grupo
️ [Discussão em Grupo] Inicie a discussão em grupo pedindo que cada grupo compartilhe suas experiências durante as atividades realizadas. Sugira que falem sobre os desafios encontrados, as estratégias de planejamento que utilizaram e o que aprenderam sobre a importância do planejamento na leitura. Incentive uma troca de ideias aberta e respeitosa, onde todos os alunos possam se expressar. Utilize um breve roteiro como guia:
- Pergunte aos alunos quais foram os aspectos mais desafiadores das atividades.
- Peça para que compartilhem as estratégias de planejamento que mais funcionaram.
- Convide os alunos a falar sobre como o planejamento ajudou na compreensão e apreciação dos textos lidos.
Reflexões
1. Como o planejamento influenciou a maneira como vocês leram e compreenderam os textos? 2. 樂 Quais foram as principais dificuldades encontradas durante o planejamento e leitura? 3. Como vocês acham que podem aplicar o que aprenderam sobre planejamento de leitura em outras situações do dia a dia?
Feedback 360°
[Feedback 360°] Organize uma sessão de feedback 360°, onde cada aluno dará e receberá feedback dos colegas de seu grupo. Instrua os alunos a serem construtivos e respeitosos em seus comentários. Oriente os alunos a usar a abordagem 'Feedback Sanduíche', onde iniciam com um elogio, seguem com uma sugestão de melhoria e concluem com outro elogio. Destaque a importância de ouvir atentamente os colegas e refletir sobre os pontos levantados.
Conclusão
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar os conhecimentos adquiridos, conectando o aprendizado com o mundo real e destacando a importância prática das habilidades desenvolvidas. A conclusão também proporciona um momento de reflexão e fechamento, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e aplicável do tema abordado.
Resumo
✨ Vamos dar uma volta pelo mundo da leitura? Hoje exploramos como planejar a leitura é fundamental para tornar essa atividade mais proveitosa e divertida. Aprendemos o que é um texto, discutimos diferentes formas de se preparar para a leitura e aplicamos esses conhecimentos em atividades digitais super criativas!
No Mundo
A leitura faz parte do nosso dia a dia, seja através de redes sociais, blogs ou e-books. Planejar a leitura nos ajuda a organizar nossas ideias e aproveitar melhor o tempo. Com a internet e as plataformas digitais, podemos acessar uma infinidade de textos, mas saber escolher e se preparar adequadamente para a leitura faz toda a diferença!
Na Prática
A importância do planejamento de leitura vai além da sala de aula. Seja para estudar, ler um livro por prazer, ou até mesmo entender aquela receita de bolo complexa, planejar a leitura ajuda a absorver melhor a informação e a atingir nossos objetivos de maneira mais eficiente.